“Chega de falação”

Pode parecer desculpa de vagabundo, mas confesso a vocês que estou ficando cada vez menos empolgado com esse negócio de post pós-jogo. O formato, vocês hão de convir, é previsível e está ultrapassado. Se ganhamos exaltamos nossos mulambos, nossa torcida e a força mística dos nossos sagrados panos vermelho e pretos. Se perdemos detonamos impiedosamente os mesmos caras aos quais na semana passada entregaríamos a mão de nossas filhas donzelas pra leva-las pra dar um rolê no Barra Music. Basicamente é sempre a mesma coisa. Não existe mais bobo no futebol, assim como não há quem se surpreenda com a tinta que gastamos nessa falação esquizofrênica.

A arte da falação futebolística, para o alegadamente não-torcedor Umberto Eco, surgiu como uma elevação à enésima potência do desperdício original que são os jogos esportivos. Para Eco (uso só o sobrenome agora pra afetar intimidade com a obra do semiólogo) a falação esportiva era a magnificação do desperdício, o ponto máximo do consumo. A falação é onde o homem da sociedade de consumo consome diretamente a si próprio.

Sem querer ficar na aba do cara, mas já ficando, tendo a concordar. Nós, os resenhistas, cronistas, comentaristas e gatos-mestres, somos absolutamente repetitivos. Repetição e trivialidade que muito se devem à imutabilidade inerente ao próprio jogo de futebol, um eterno combate entre torcedores e as forças da natureza que impedem a aniquilação absoluta dos nossos adversários. Sejam estas forças representadas pelos árbitros, dirigentes, poliças ou por nossos próprios jogadores.

Quem nunca desafiou os deuses e desejou a morte do centroavante ou do goleiro que joga contra nós tem enormes chances de ir pro céu, mas diria que esse pobre diabo não é um torcedor de raiz. Que é 99% do povo que lê as groselhas que humildemente batuco nas pretinhas do meu teclado.

Tenho absoluta consciência do quanto posso ser irritante com esses enormes prolegômenos que são pura digressão, mas um post pós-jogo diante do que foi nosso encontro com a Macaca no 7 de setembro é tão insignificante, tão distante da catarse provocada pela vitória arrancada dos braços de uma derrota no último minuto (sim, o empate com a Ponte seria uma catástrofe tão danosa às nossas heptaspirações quanto uma derrota), que se torna absolutamente necessário me desculpar antecipadamente pela minha incapacidade em fazer direito aquilo a que me proponho. Pra quê amofina-los com a visão deturpada de quem viu o jogo do sofá? É melhor nem tentar.

Porque na noite do feriado o Flamengo foi apenas épico. Assim como tem sido épica a torcida que lota o simpático Kleber Andrade em Cariacica. Os capixabas tem conseguido jogar junto com o time como se não perdessem um treino sequer no Ninho do Urubu. Eu, que ainda não tive a felicidade de formar naquelas arquibancadas coloridas à Mondrian, fico impressionado com o entrosamento e, claro, com o pé quente dessa rapaziada bem vestida.

O Flamengo simplesmente não perde ponto quando joga no Espírito Santo. E se um dia quisermos fuder pra sempre com a abjeta e inidônea Federação Carioca bastará nos desfiliarmos da FERJ e passar a disputar o Capixabão. Talvez dê algum trabalho pra confeccionar a tabela da Copa do Brasil, mas não deixa de ser uma boa botar os cabras da CBF pra trabalhar honestamente de vez em quando. Cariacica é muito a nossa casa e pra quem, como o Flamengo, é genuinamente um time nacional, qualquer lugar longe das mãos grandes de Rubinhos e seus sequazes está mais do que bom.

Poderemos voltar a esse assunto da Hégira Rubro-Negra em outra oportunidade, mas agora, para parar de encher vossos sacos, duas rápidas e humildes observações. A primeira, que não é Fora Temer, é sobre o que o futuro nos reserva. Lamento informar que não teremos nas próximas 15 rodadas nenhum jogo fácil. Todos vão querer nos fuder. O que não chega a ser novidade, mas não custa lembrar àqueles de miolo mais mole que, como eu, sonham com uma avassaladora sequência de 18 vitórias do Mengão sem tirar de dentro. Melhor estar preparado para pequenas decepções, porque essa perfuração ininterrupta muito provavelmente não vai rolar.

A segunda, que não é a vasca, é que já deu pra perceber que o Flamengo nesse Brasileiro, por mais poderoso que possa parecer, por mais setes que surjam em nosso caminho e mesmo que consiga as improváveis 18 jirombadas in a row, ainda vai depender dos vacilos e habituais peidadas dos adversários pra bordar a sétima estrela no Manto. Portanto, é prudente continuar dando pressão nos buchas da arco-íris, sabidamente cabeça-fraca e muito vulneráveis à guerra psicológica. Que é, ao lado da natural habilidade em levantar canecos do Brasileiro, uma das especialidades da indomável torcida do Flamengo.

Entrem na mente dos manés, exibam confiança desmedida, arrogância preconceituosa e afetada condescendência com os mortos de fome. Enfim, sejam nojentos. Eles não tem maturidade e nem preparo mental pra bater de frente no quesito pilha. Sejam abusados, intolerantes e soberbos. Usem o Manto em qualquer ocasião, citem nossos feitos, reverberem nossas estatísticas, arrotem nossa grandeza. Eles tremerão. Porque sabem, até melhor que a gente, que só nós temos reais motivos para tamanha fanfarronice.

Mengão Sempre
Arthur Muhlenberg

Fonte: República Paz & Amor

Veja também

  • Otimo texto como sempre do Arthur, carregado de hironias e bom humor…. aos de pouca inteligencia e cultura, que levam as palavras ao pe da letra, meus pesames !

  • Muhlemberg e sua habitual literatura flamenga impecável. Me divirto com suas crônicas. A porcalhada já está tremendo na base com o Mengão no cangote, se apertar um pouquinho eles peidam. SRN

  • Por parte da torcida não está havendo, nem dos jogadores nem da comissão, muito menos da diretoria.

    O que estou vendo é um grande cagaço e olho gordo da imprensa, todo dia matéria elogiando, falando em “Flamengo mágico” e outras viagens de modismo.

    Nada disso, todo jogo do Flamengo tem sido uma pedreira, as vezes por nossa culpa na inabilidade de resolver logo a parada, mas sempre com emoção e sufoco.

    Esse título se vier será fantástico, um fato concreto da nova realidade rubro-negra que tanto assombra e ainda vai matar muito arco-íris do coração. Será o título da afirmação.

    Vamos torcer e apioar, mas nem por isso deixar de sonhar e lembrar os rivais que o gigante finalmente despertou.

  • Arthur Muhlenberg é foda

  • bacana o texto, gostei!

  • Bem isso, os porquenses estão com medo do Flamengo! Em conversa com um ilustre palmeirense nos bancos traseiros do busão, ele me disse que espera um empate entre Palmeiras vs Flamengo. E é assim que tem que ser, guerra psicológica, e nisso sabemos que somos fortes. Vistam o Manto! SRN

  • Ótimo texto do Arthusão, só não curti a referência petista ao FORA TEMER mas tudo bem na antiga coluna dele no Globo.Com, ele ou um colaborador já enalteceu o terrorista Cesari Battisti colocando ele nunca capa da Placar dos anos 80 vestindo a camisa do mengão, então não dá para esperar muita coisa dele nessa área.
    Quanto ao cheirinho de hepta incrível como os palmeirenses já começa a se irritar com isso. Para cada provocação deles eu digo : “Lembrem-se de 2009!!”” SRN

    • O Fora Temer não é petista, é de quem tem alguma moral e mínimo conhecimento dos fatos.

      O Fora Temer não quer dizer “Volta PT” e sim, “continuem a punir todos que merecem de todos os partidos”.

      • Qual é a moral e o conhecimento dos fatos que eu não tenho então? Que crime de responsabilidade o Temer cometeu para já pedirem para ele sair!! Ele foi legitimamente eleito vice-presidente com o objetivo de substituir a presidente quando esta se afastar pelos inúmeros motivos!! Enquanto não houver nada de grave na condução do país sob o comando dele pedir que ele saia é só choro de inconformado ao ver as leis se sobreporem a uma ideologia.

        • Que isso, parceiro, aqui tá todo mundo cansado dessa raposada toda, independente de partidos, seja PSD, pmdb ou PT etc.
          O Fora Temer é o momento de nova mobilização popular, veja ai as reformas trabalhista e previdenciária que o cara quer fazer junto com aquele legislativo podre para beneficiar os empresarios.
          Quanto ao golpe, pegue a escuta telefonica do Jucá e Sarney que o Estadão publicou junto com a Folha de São Paulo e verá que o impeachment e a tomada do poder pelo Temer e pmdb foram arquitetados premeditadamente por eles junto com Cunha, mobilizando a grande imprensa, fiesp, militares e ‘os caras do stf’ como o Jucá se referiu no telefonema. O CARA DECLAROU ISSO, TÁ LÁ PRA QUEM QUISER VER.
          ENFIM, é hora de se mexer e tentar novas eleições ainda esse ano, continuar a combater essa corrupção endémica, senão serão eleições indiretas em 2017.

          E não pensemos que a luta contra a corrupção está alheia à campanha do nosso amado Flamengo, que é exemplo de transparência, inclusive, e é importante percebermos que estamos lutando fora de campo contra stjd e CBF , instituições tb corruptase que tentam claramente favorecer ao palmerda e cocôrintians .
          No mais, tb creio que essa guerra psicológica é fundamental.
          TMJ, parceiro, com o Flamengo, pelo Brasil e contra a corrupção.

          • Camarada hoje quem sai as ruas pedindo Fora Temer são os mesmos que condenavam o impeachment e pediam salvo conduto para o governo criminoso do PT.
            O impeachment foi uma artimanha criado pelos PMDB? Pode ser, mas essa artimanha só prosperou porque a Dilma cometeu crime de responsabilidade por conta própria e porque a sua gestão na economia do país foi um desastre. Sem isso a tal artimanha do PMDB não teria prosperado. O Joaquim Barbosa disse que foi golpe? Que bom então que ele se aposentou por vontade própria do STF e por isso ele não poderá participar dos julgamentos impetrados pelo PT na Suprema Corte. Quanto as reformas previdenciárias e trabalhistas elas são extremamente importantes para recolocar o país no eixo. Termino pedindo para você comparar a gestão econômica do Flamengo sob as mãos de EBM com a gestão econômica da Dilma no país para você ver o porque cada um esta na situação em que esta!!

          • Se vc está do lado do temer e do pmdb, vivendo da ilusão de que não há nada contra eles e ainda por cima acha que essas reformas serão benéficas, com jornada de trabalho de 12h por dia, então pensamos de modo oposto e respeito o seu ponto de vista, embora discorde.
            E creio que pensar que quem está na rua pedindo a saída desse governo golpista e apanhando da policia militar, como estudantes, professores, trabalhadores, assim como diversos segmentos de desfavorecidos e desempregados são partidaristas ressentidos, é reduzir uma manifestação legitima a um lugar comum. Há um movimento que defende a democracia e luta pela cidadania, e esse movimento ainda vai crescer muito mais.

          • Camarada, não defendo o PMDB, defendo quem esta na presidência desde que não haja nenhum ato tomado por ele que configure crime de responsabilidade e isso até agora não há. Não venha com essa conversa de que só eles querem acabar com a Lava Jato como se a Dilma não só quisesse como efetivamente atuou para isso afinal ela esta sendo investigada e indiciada por isso. Quanto a questão trabalhista é total desinformação sua de que estão querendo aumentar a carga horária para 12 horas diárias, na verdade estão querendo aumentar a carga horária semanal de 44 para 48 horas sendo que essas 4 horas a mais seriam cumpridas conforme o combinado entre sindicatos e patrões. Isso esta de acordo com as legislações trabalhistas da maioria das grandes nações do mundo. Não sei se você é petista mas quem esta formentando o Fora Temer é o PT que não se conforma de ter sido apeado do poder mesmo depois de tudo que se descobriu e se descobrirá desse criminoso partido.

          • Quanto a luta contra corrupção, ela não deixará de existir com Temer no poder e até agora as suspeitas contra ele são insatisfatórias para pedir a sua saída. Se descobrirem algo realmente relevante contra ele aí sim seria cabíveis pedir que ele saia do poder.

          • Joaquim Barbosa e Pelé tem algo em comum: Calados são poetas! kkkkk

        • O cara é citado nominalmente em diversas delações da Lava Jato!!!!! Ainda é citado indiretamente pelo Jucá como o nome certo para acabar com as investigações da PF!!! O cara já é condenado como Ficha Suja no STF!!!! O cara é do partido do Cunha, que tramou o Impeachment porque o PT não quis livrá-lo das acusações de corrupção!!!

          Você quer mais???

          • Camarada as citações sobre ele ainda não possuem evidencias suficientes para um indiciamento, mas mesmo se tivesse teriam ocorrido antes de ele se tornar presidente e segundo a Constituição como Dilma bem lembrou um presidente não pode ser processado por atos ocorridos anteriores ao seu mandato. Ele só sofrerá um processo de impeachment se cometer neste mandato crime de responsabilidade assim como a Dilma cometeu!! Acho extremamente hilário falar que o impeachment ocorreu porque o PT não queria proteger corrupto quando o mesmo PT tem 3 tesoureiros presos por corrupção, os principais dirigentes ou estão ou estiveram presos por corrupção e tanto o Lula quanto a Dilma correm sérios riscos de irem para a cadeia por corrupção. Mas fazer o que!!! Pedir um.pouco de lógica de pensamento seria um pouco demais!!

          • A cosa é muito mais profunda do que você vê na imprensa. Só te digo isso, e voltemos ao futebol.

            SRN.

          • Ok oh!! ser iluminado que consegue enxergar o que nós pobres mortais não enxergamos!!!

          • Não sou iluminado, mas modestamente tenho que lhe dizer que tenho mestrado em História Política pela Universidade do estado do Rio de Janeiro, e portanto eu tenho por obrigação me aprofundar muito mais nestes assuntos do que a média geral da população.

            De tanto pesquisar, é natural que eu acabe sabendo de coisas que a maioria das pessoas não têm conhecimento, seja por falta de tempo ou de interesse, recebendo tudo mastigado na boca quando ligam as TVs em suas casas.

            SRN.

          • Você tem Mestrado em História Política pela UERJ? Porque será que eu não me espanto? Um verdadeiro antro de esquerdistas que gostam de achar que só eles estudam e pesquisam e quem discorda só discorda porque é um ser manipulado pelos meios de comunicação!! Então suas pesquisas pelo jeito não incluem a leitura analítica da Constituição e suas leis complementares porque senão você saberia que independente do que o PMDB possa ter arquitetado Dilma caiu porque cometeu crime de responsabilidade no exercício da função de Presidente e por ter perdido o grande apoio politico que a elegeu em parte por causa da arrogância dela e do PT, em parte por causa dos estragos na economia causados pela politica econômica totalmente equivocada e em parte por pressão dos movimentos pro-impeachment que conseguiram colocar 4 milhões de pessoas nas ruas de todo o pais no dia 13/05 sem nenhuma ocorrência de violência. Saberia também que o Temer pela mesma Constituição e suas leis complementares é o seu substituto legitimamente eleito para essas ocasiões e que uma vez na Presidência ele só pode ser processo por atos que tenha feito no exercício da função de Presidente, ou seja, qualquer ato que ele tenha feito na Lava Jato antes de se tornar Presidente ele só poderá ser processado quando deixar o cargo de Presidente. Nesse caso não ensejaria um processo de impeachment. Se suas pesquisas envolvessem a análise analítica da Constituição e das suas leis complementares com certeza saberia disso e independente de gostar ou não do Temer, eu por exemplo não votei na chapa em que ele estava, aceitaria o fato de que ele é o Presidente legítimo segundo a legislação brasileira e enquanto não se descobrirem que ele cometeu um crime de responsabilidade estando ele na função de presidente pedir um Fora Temer é só fazer o jogo dos bandidos do PT.

      • EXATAMENTE isso, fora todos os politicos sujos e seus partidos corruptos, TODOS, do PT ao PMDB passando pelo PSDB e etc…

    • Fora Teme SIM, fora Dilma & Lula TMB, Fora PT, PMDB, PSDB e todos os políticos sujos, 90% não prestam !!

      • Então camarada fala aí quem é que esta nos 10% que prestam, vamos ver o naipe dos escolhidos!!

        • Vc tocou no ponto, onde estão os hipoteticos 10% ? Chegam a tanto ? Mais isso não elimina o obvio, 90% ou mais de nossos políticos, partidos, ou seja, de todo o sistema, esta em avancado estado de deterioração, e não eh de hj… apenas atualmente veio a tona grande parte da sujeira do que ja se pratica a décadas, por quase todos…. Politica nao eh futebol, que precisamos escolher um time e torce arduamente contra os outros, haja o que houver… Dane-se PT PMDB PSDB, so tem gatuno, 90% ou mais, simples assim !

          • Ou seja você não sabe !!! A questão aqui não é torcer para um partido ou outro a questão aqui é seguir a lei. Dilma caiu não é porque não gostamos dela mas porque ela cometeu crime de responsabilidade. Sem isso nem toda impopularidade conquistada por ela seria suficiente para tira-la da presidência. Quem pede Fora Temer não consegue apontar nenhum crime cometido por ele só indícios muito mal formulados ainda de participação dele no Petrolão e fazem isso só para estimular a bagunça. Veja que todos os partidos políticos que apóiam o Fora Temer são os mesmos que não queriam o impeachment da Dilma pois se refastelavam com a roubalheira e os desmandos do PT. Se um dia aparecer uma evidência realmente forte de que o Temer cometeu crime de responsabilidade aí sim não só esses partidos pelegos mas os movimentos que apoiaram o impeachment da Dilma também pedirão o seu afastamento. Até lá isso é só movimento criado para tentar proteger os larápios do PT.

  • Falando sobre o último parágrafo.

    O Dudu já começou a bufar dando respostas a assuntos que não foi perguntado.

    Inclusive ele já está sentindo o cheirinho de hepta.

  • “Se ganhamos exaltamos nossos mulambos, nossa torcida e a força mística dos nossos sagrados panos vermelho e pretos. Se perdemos detonamos impiedosamente os mesmos caras aos quais na semana passada entregaríamos a mão de nossas filhas donzelas pra leva-las pra dar um rolê no Barra Music. Basicamente é sempre a mesma coisa.” — ME TIRA DESSE “MEIO”… &;-D

  • “heptaspirações”
    “18 vitórias do Mengão sem tirar de dentro”
    kkkk
    o Arthur é fera!

Comentários não são permitidos.