Notícias

Como o G-4 do Brasileiro pode virar G-3 ou G-5

Compartilhe

O Campeonato Brasileiro vai se afunilando em 2016 e, mais uma vez, os times já pegam as suas calculadoras para fazer as contas de onde podem chegar. E, para quem quer chegar à Libertadores, um ponto é fundamental: quantas serão as vagas para a competição?

Desta vez, de novo sem o título da Libertadores, uma coisa é certa: não haverá um G-6. Mas ainda existem três possibilidades: G-3, G-4 ou G-5.

A maior ‘confusão’ acontece por conta da Copa Sul-Americana, que classifica o campeão, mas não dá uma vaga a mais para o país que fica com o troféu. Assim, se um brasileiro levar o título e ficar fora do G-4, o Brasileirão acaba ‘perdendo’ uma de suas vagas.

Hoje, o país tem quatro times vivos na Sul-Americana: Flamengo, Coritiba, Chapecoense e Santa Cruz. Destes, só os cariocas estão na briga na parte de cima da tabela.

A possibilidade de o principal campeonato nacional classificar apenas os três primeiros só existe se o país ganhar a Sul-Americana. Esse time, assim como o futuro campeão da Copa do Brasil, também não pode ficar dentro do chamado G-3.

Para o G-5, há duas possibilidades, uma com o Brasil sem o título da Copa Sul-Americana e outra com um time do país campeão e dentro do G-4. Ambas, porém, dependem de o campeão da Copa do Brasil estar entre os quatro primeiros.

Hoje, são 12 times da primeira divisão ainda vivos na Copa do Brasil: São Paulo, Fluminense, Corinthians, Santos, Palmeiras, Atlético-PR, Grêmio, Internacional, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG e Ponte Preta.

Já o G-4 ‘original’ também tem as mesmas duas opções para acontecer, uma com o Brasil sem o título da Copa Sul-Americana e outra com um time do país campeão e dentro do G-4. Ambas, porém, dependem do contrário: o campeão da Copa do Brasil não ficar entre os quatro primeiros.

Hoje, o Corinthians é o quarto colocado do Brasileirão, e o Santos, o quinto. Palmeiras (1º), Flamengo (2º) e Atlético-MG (3º) completam o G-4.

Fonte: ESPN

Ver comentários

    • Vai ver o jornalista passou a infância trabalhando no açougue do pai dele.

  • Na minha projeção será G3, com Mengão sendo Campeão Brasileiro e da Sulamericana, é o cuzeiro ganhando a Copa do Brasil.

Notícias recentes

  • Destaque

Real Madrid anuncia renovação de contrato com Vini Jr, cria do Flamengo

Arsenal (ING) tentou a contratação de Vinicius Júnior O Real Madrid (ESP) anunciou, nesta quinta-feira…

06/08/2026
  • Notícias

Próximo adversário do Flamengo, Vitória joga pela Copa do Brasil hoje; saiba onde assistir

Vitória encara a Athletico-PR nesta quinta-feira (06) Flamengo e Vitória se enfrentam no próximo domingo…

06/08/2026
  • Notícias

Jogos da Copa do Brasil hoje: Corinthians x Internacional e mais 1 partida fecham as oitavas de final nesta quinta

Dois jogos acontecem pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira…

06/08/2026
  • Notícias

Bastidores: Flamengo recusa pedida salarial de quase R$ 3 milhões de Almada, e negócio trava por questão de equilíbrio no elenco; entenda

Thiago Almada pedia salário que ultrapassaria de forma drástica os vencimentos pagos aos principais atletas…

06/08/2026
  • Destaque

Torcedores do Flamengo ‘invadem’ rede social de Luiz Henrique, alvo do clube

Flamengo avançou em negociação para contratar Luiz Henrique O Zenit (RUS) venceu o Baltika (RUS)…

06/08/2026
  • Notícias

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta quinta, 06/08/2026

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 06 de agosto O Coluna do Fla reuniu…

06/08/2026