“Flamengo entre a vergonha e o caminho da salvação”

Compartilhe com os amigos

ncrédulos e extenuados, os jogadores do Flamengo foram caindo, atônitos, diante de olhares de decepção de milhares de torcedores que lotaram os assentos disponíveis no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Bastava um empate diante do Palestino, a quem houvera vencido por 1 a 0 no jogo de ida, em Santiago, no Chile, que a vaga nas quartas-de-final da Sul-Americana estaria garantida.

Mas o Flamengo pedeu…

Foi derrotado por 2 a 1 e deu adeus à competição que, além da pompa de título internacional, garante vaga na Libertadores.

E perdeu por quê?

Perdeu porque geralmente os times que brigam pelo título no Brasileiro não vão longe em disputas paralelas.

Talvez até haja exceção, mas é feito dos mais improváveis achar um time brasileiro que tenha obtido êxito em duas competições disputadas num segundo semestre qualquer.

Lembremos aqui, por exemplo, os infortúnios dos campeões brasileiros nas três últimas edições da Copa do Brasil.

Falo do Cruzeiro, bicampeão em 2013 e 2014, e do Corinthians, campeão em 2015.

Três campanhas irretocáveis, lembram?

Pois em 2013, o time de Marcelo Oliveira caiu nas semis do torneio diante de um Flamengo que cambaleava na Série A e acabou campeão da Copa.

E em 2014, o bicampeão brasoleiro, vencedor antecipado da Série A, tombou na final da mesma competição diante do Atlético-MG, seu maior rival.

Porque não é mesmo fácil…

O Corinthians de Tite viveu na pele, em 2015, o quão difícil é essa “dupla jornada”, eliminado que foi pelo Santos nas oitavas dessa mesma Copa do Brasil…

Voltando ao Flamengo…

A formação que Zé Ricardo levou a campo neste jogo talvez não tenha sido a ideal, mas esteve longe de ser considerada inapropriada.

Não esqueçamos que o jogo era contra o 13º colocado do campeonato local.

Sem Arão e Diego, o técnico optou por fechar o meio com Márcio Araújo e Cuellar.

Deixou a criação a cargo de Alan Patrick, com Cirino e Fernandinho aberto nas pontas, atacando com o apoio laterais Pará e Chiquinho, e Guerrero pelo meio.

Em tese, ok.

O problema é que estes jogadores não acreditavam no potencial dos chilenos.

Não levaram fé nas bolas vadias e acabaram se dando mal: sofreram dois gols em chutes de fora da área e sofreram desgaste grande para evitar o pior.

Este, sim, a meu ver, pode ter sido o maior erro de Zé Ricardo!

Submeter jogadores como Vaz, Márcio Araújo, Patrick, Mancuello, Cirino, Guerrero e Fernandinho a tamanho esforço.

Pois nenhum deles é reserva do time que luta pelo título brasileiro.

Como tenho dito e escrito, são “reforços que sabem do banco”.

O foco do Flamengo não deveria ter sido dividido, pois a Série A é a meta!

Dica que serve também para Palmeiras, Atlético-MG e Santos, clubes que, com maior ou menor probabilidade, lutam pela conquista do título brasileiro.

Insisto: não lembro de times que tenham conquistado duas competições disputadas simultaneamente no segundo semestre.

A tentativa de fazer história, portanto, com uma dupla conquista na reta final da temporada, é um preço alto, por vezes ingrato…

Ou seja, como Palmeiras, Atlético-MG e Santos ainda têm compromissos pela Copa do Brasil, essa eliminação do Flamengo oferece uma outra face.

Hoje, a moeda do jogo reluz com o brilho trágico da vergonha…

Amanhã, quem sabe, poderá ser interpretada como um facho para o caminho da salvação…

Fonte: Gilmar Ferreira

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Concordo plenamente com o autor do texto o Flamengo não tinha elenco para chegar a final da sul-americana e continuar disputando o Brasileiro, Acho que o Flamengo se eliminou, tudo hoje no Flamengo é realizado na base do estudo e do planejamento estava claro que não tinhamos elenco pra isso e talvez eles tenham colocado como meta o Brasileirão, acho q já teria saido lá contra o figueiro mas por causa da surra que levamos no jogo de ida resolveram botar o titular pra não ser tão “feio” assim. Acredito que sabado Flamengo entre em campo com muita força de vontade e determinação pra vencer o jogo espero que a gnt golei os bambi.

  • Maior vexame! Materia ridicula!
    Vemos que o Flamengo está na posição que está nesse Brasileira mais pela disposição, porque tem um bando de jogadores mediocres nesse time!
    Ridicula a apresentação do Flamengo ontem!

  • apesar de vascaíndo, concordo com o texto do Gilmar…

  • ? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    calma, não precisa desesperar agora, sábado tem outro vexame ?

  • HAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • Tem que manter o foco e bola pra frente. O que me deixa p***é o fato do Flamengo ter “entrado” sonolento e meio desinteressado…desde o jogo contra o figueira eu notei isso. Não levou a sério a competição. Nas derrotas é que a verdade vem a tona, se tivesse ganho nossa!Tudo Azul!!!! Ficou mais do que claro quem pode ser titular e quem não, quem merece chance e quem não…agora cabe ao Zé fazer uma profunda reflexão sobre um tema muito importante: ATITUDE. foi o que faltou e muito. Só no segundo tempo com a entrada de Mancuello o time teve volume de jogo. como pode ser banco…incrível. Agora é focar no brasileirão, e na vaga para a liberta.

    • Concordo contigo Almir. Isso que fiquei puto também, mas confesso que estou de acordo com o que foi escrito no texo. Uma comeptição anula outra, ainda mais no segundo semestre.

    • vaga é o caralho, se for pra ter vaga que perca eu quero TITULOOOOOO.

  • Ótimo texto

Comentários não são permitidos.