Arena McFla na Gávea e o mimimi

Compartilhe com os amigos

Já há algum tempo o Flamengo tem o projeto de construir um arena multiuso na sua sede. O projeto foi desenvolvido junto com o McDonalds, que teria uma loja adjacente ao estádio e, presumo, o direito de venda dos seus produtos dentro da arena também. Mas desde que a ideia existe também há uma forte oposição de moradores.

O argumento dos moradores é que o local não comporta eventos de tamanho porte. Que a autoestrada Lagoa-Barra viraria um caos. Que não há estacionamento. Que não há meios de transporte. Que seria um absurdo derrubar arvores para construir a arena. Há até o argumento de que a construção iria interferir no espelho d’água da Lagoa e, por este ser tombado, não poderiam construir a arena.

Alguns dos argumentos até parecem fazer algum sentido. Mas quem se der ao trabalho de investigar um pouco mais a fundo e tiver um pouco de bom senso vai acabar vendo que os argumentos contra a arena são fracos.

Primeiro ao tamanho. Pelas noticias veiculadas a arena teria uma capacidade de aproximadamente 3600 espectadores. Some a isso as equipes, jornalistas, funcionários, etc e o público para um evento cheio ficaria em torno de 4000 pessoas. Para colocar isso em perspectiva: O Maracanazinho tem uma capacidade de 12 mil pessoas. Ou seja. A arena do Flamengo terá uma capacidade de menos de um terço.

Quanto a acessibilidade. É evidente que o local não teria estacionamento para os espectadores, e não deve ter mesmo justamente para evitar transito. O que deve haver é possibilidade de estacionar nos arredores. E há. 600 metros do local fica o estacionamento do Parque dos Patins, na Lagoa, que tem mais de 300 vagas. Além deste há centenas de vagas na Epitácio Pessoa, mais ou menos a 1km de distância. As vagas dos dois locais são largamente subutilizadas no período noturno (e no Caso do Parque dos Patins durante a semana inteira).

Mas evidentemente é sempre melhor que os espectadores deixem seus carros em casa. Pois bem. Além das linhas de ônibus que passam pela Lagoa-Barra em direção ao Rebouças e Dois Irmãos, há uma novíssima estação de metrô a 800 metros de distância de onde ficará a arena. Vale lembrar que cada composição do metrô tem capacidade aproximada de 2000 pessoas. Ou seja, capacidade para escoar os espectadores não falta.

Mas e o caos no transito? O caso já foi levado para uma analise da CET-Rio e simulado em computadores e o resultado: Foi aprovado. Por não ter estacionamento no local, a capacidade ser reduzida e os acessos poderem se dar por dentro das dependências do clube (em vez de pela Lagoa-Barra) o impacto pode ser reduzido.

Ah, mas e as arvores? Esse é um argumento cativo de madames de Ipanema e do Leblon, que já o usaram para tentar barrar uma estação de metrô na Praça Nossa Senhora da Paz. Arvores podem ser replantadas. E verdade seja dita, uma cidade sem verde trás problemas. Mas esses podem ser inteligentemente mitigados. Por exemplo: exigindo do clube que ele implante um telhado verde em cima da arena e em cima da sua sede.

arena-mcfla-768x6611Por fim, haverá quem argumentara que não é necessário mais um estádio para Basquete, Vôlei ou Handball uma vez que já temos o Maracanazinho e as novas Arenas Olímpicas na Barra. Mas há grandes diferenças. As arenas existentes são muito grandes e caras. Ademais estão longe de boa parte do público consumidor. Uma arena com tamanho restrito certamente será mais barata de operar e mais atrativa para uma boa parte do público. Levar as pessoas para o estádio de Vôlei, Basquete e Handball não é apenas um negócio bom para o Flamengo, é para a cidade inteira. Cria-se empregos, renda e se fortalece uma indústria que gira em torno destes esportes que, em comparação com o futebol, são muito negligenciados.

Espero que a arena saia do papel e que seja um fator que fortaleça a pratica desses esportes e a indústria de serviços que gira em torno dessa atividade.

Fonte: caoscarioca.com.br

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Resumindo: bando de madames que não fazem nada o dia inteiro e ficam caçando pelo em casca de ovo para arranjar o que fazer com o tempo que as sobra.
    Lutar por uma causa justa ninguém quer né?

    Não tenho paciência com essas pessoas.

  • Gente a arena mcfla é para o basquete, vôlei e handebol! Não confundam com o estádio pra o futebol que se for aprovado será para no máximo 20 mil pessoas! São duas coisas totalmente diferentes!

    • E nem vai ser aprovado estádio de futebol algum lá. Até eu acho isso um absurdo! Aquele espaço é pequeno..(

  • Ultimamente estão arrumando treta até com arvore dentro da sede do clube, local realmente complicado.

  • Entendo a preocupação por parte dos moradores no entorno do projeto. Mas devemos destacar alguns pontos:
    A sede do FLAMENGO existe a quase 100 anos e a mesma é para cunho social e esportivo;
    Os empreendimentos do entorno muitos deles foram construídos após a sede do FLAMENGO;
    As instalações esportivas mencionadas foram feitas pelo governo, nesse caso há hipocrisia por parte dos moradores, pois muitos alegam que empreendimentos feitos pelo governo não devem ser repassados aos clubes;
    A questão ambiental é muito importante sim, porém não vejo esse interesse da população quanto ao despejo de esgoto na Lagoa Rodrigo de Freitas e nem nas praias do Leblon, Ipanema e Copacabana.
    Vemos como é muito difícil, para o FLAMENGO ter sua auto-suficiência, isso para uma Arena localizada dentro da própria sede. Imaginem para um projeto de estádio próprio. SRN

    • Soma-se o fato do Flamengo ter cedido parte da Gávea em prol do bairro, mas isso essas múmias não gostam de lembrar.
      SRN

  • 3500 n vale nem a pena. Quando vao perceber que ter uma arena (estadio) pequeno e outro maior gera 2 custos de manutencao? Ou estao achando que o c

    • Esa arena e pro basquete nao para o futebol

      • Eu sei, mas é o mesmo raciocinio. Vai jogar na arena da Barra ou na Tijuca nas finais e outros jogos importantes.

        • As finais poderão ser todas no Maracanãzinho, que cabe 12 mil.

    • Amigo, quem acompanha o basquete do Flamengo sabe que o público nos jogos da temporada regular (80% dos jogos) não passa das 1500 pessoas. A média de público do Flamengo na primeira fase do último NBB foi de 800 pessoas por jogo. Jogos de basquete só lotam nas finais, quando a turma vai la tirar selfie e aparecer na TV, portanto um ginásio de 3000 pessoas é mais do que suficiente, fora que vai ser 0800, o Mc Donald’s vai bancar tudo. Não adianta ter a megalomania de ter estádio pra 1 milhão de lugares ou ginásio pra 400 mil… precisando de uma capacidade maior é só alugar o que tem no RJ (Maracanã, Maracanãzinho, HSBC Arena, Arena Carioca, etc…)

  • Não era capacidade pra 20 mil?

    • Nunca foi no projeto. É para basquete e volei.

    • Essa arena é pra Basquete!

  • Esse Rio de Janeiro é complicado mesmo, sempre uma dificuldade para empreendimento principalmente quando envolve o Mais querido.

Comentários não são permitidos.