2017 já começou! Adeus 2016!

Compartilhe com os amigos

Seja bem vindo 2017! Já que o cheirinho foi embora, e com ele a expectativa de fecharmos bem um ano que até o momento foi decepcionante. Tínhamos tudo para ter um ano histórico, conquistar a Primeira Liga, disputar o carioca com os garotos e revelar mais bons nomes, conquistar a Sulamericana e ano que vem disputarmos a Recopa, Copa Suruga, conquistar o Hepta jogando fora de casa em todo o Campeonato praticamente.

Mas na prática, o ano histórico tornou-se mais um ano improdutivo, com direito a vexames para times de pouca ou nenhuma expressão e agora o sopro de ar que nos mantem esperançosos é a vaga direta para a Libertadores.

Muitos vão dizer que ainda há esperança, não os recrimino, mas utilizei esse espaço sempre para me agarrar a esse fio de esperança que parece ter se rompido com o empate do sábado diante do minúsculo botafogo, e hoje, acredito que o foco deve ser sim, se preparar para fazer uma Libertadores digna de respeito, inclusive já tinha cantado a bola que esse Planejamento já deveria ter começado.

Sendo assim, terminar o campeonato entre os três torna-se uma obrigação! E se possível, dando a oportunidade de grandes investimentos mostrarem que podem nos ajudar em 2017. Porque não dar uma oportunidade para Cuellar, Mancuello, Vizeu e até Paquetá jogarem? Ou seria arriscar muito? Preferem seguir até o final do campeonato vendo Marcio Araujo, Gabriel, Fernandinho, Sheik sendo os caras que vão garantir se você vai ir pra casa feliz ou triste?

Será que é difícil de notar que o Marcio Araújo é esforçado, mas isso não basta para ele ser titular do Flamengo? E não adianta vir com o argumento de que ele jogou bem em alguns jogos, pois e nos demais?  Será que não tá claro que Guerrero precisa jogar com alguém no ataque, que tabele com ele e não fique alçando bola para área o tempo inteiro?

A realidade é que precisamos sim de uma melhoria no elenco, nomes como Vitinho, Felipe Melo e Bernard seriam excelentes para esse time encorpar e brigar por títulos, mas talvez muitos dos reforços que precisamos para sermos mais competitivos podem estar dentro do próprio elenco.

Que esses últimos jogos ao menos tenham servido para mostrar que: Precisamos de reforços, precisamos de jogadores que tenham capacidade de decidir e precisamos de um time com ao menos 18 titulares. Lembrando ano que vem teremos Libertadores, Primeira Liga, Copa do Brasil, Brasileiro, carioca… Enfim precisamos pensar em 2017 e acertar de vez o Planejamento, pois as competições serão em paralelo e elenco será fundamental.

2016 ainda não terminou mas 2017 já começou. Chega de ser coadjuvante, chega de quase, é hora de ser campeão. É hora de fazer valer dentro de campo os resultados obtidos fora dele. É hora de voltar a ser Flamengo.

Feliz 2017.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Os próximos 2 jogos das Peppas é contra a melhor defesa do campeonato e contra o Atlético Mineiro na casa deles. Já do Mengão é contra o América e depois o Coxa no Maraca.
    E depois ainda mais 2 jogos.
    Eu acredito.

  • Jerônimo Júnior…

    Pensei um bocado em elaborar um texto comentado sobre seu post…
    Mas por coisa melhor pra fazer agora vou te mandar na lata um “copiar/colar” do Ilustre Arthur Mulhemberg que mais, muito mais do que eu poderia, exprime meu pensamento e sentimento sobre nosso 2016 em curso que você tanto no final das contas desmereceu…
    Exercício de futurologia sobre o que passará nas cabeças pensantes dos carecas da Gávea em futuro próximo ou na atualidade do momento é perda de tempo.
    Então vamos ao Textículo do fora de série, o “humildão” Arthur Mulhemberg,
    Fala aí Mulha;;;

    “”Encontrei o amigo das antigas na fila de espera do restaurante. Fora as amenidades não tinha muito assunto com ele. Trocamos as figurinhas de rigor, idades dos filhos, atualizamos os nomes das novas mulheres e os novos empregos. Mas como a mesa demorava e o chopp garoto não dá nem tempo de esquentar no copo fomos esticando, para além do que as boas maneiras recomendam, o que deveria ser apenas um breve cumprimento de fila de mesa em restaurante bombado. A cônjuge do amigo (já esqueci o nome da bisca) olhou de cara feia quando a conversa adentrou no tema Mengão tá dando mole, mas a essa altura já era. Chamei o cara pra fumar um careta na rua enquanto madame ficava lá de tromba esperando mesa.

    Foi só lá fora, encostado no poste cravado na calçada estreita que o amigo expôs as bases da sua teoria. Que não era nada original, era a mesma conversinha mole de que o Flamengo está deixando escapar o Hepta por entre os dedos, que Zé Ricardo não é técnico e que certos uns e outros abrigados em nosso elenco não reúnem as qualidades mínimas necessárias para o exercício das funções para as quais foram contratados. Em resumo, uma cornetagem tipo A dos que sofrem com a falta de roupa no tanque. Ando tão sem saco pra esse papo que quase apeguei meu cigarro e voltei pra fila pra ficar conversando com a mulher do cara, com tromba e tudo.

    Mas perseverei naquele Marlboro e, na humildade sempre, apresentei meus argumentos ao amigo infeliz no casamento. Disse pra ele, escandindo as sílabas como se fosse uma professora do C.A. ensinando aos pimpolhos de 5 anos a usar um calendário: – Há menos de 6 meses atrás nem o mais alucinado rubro-negro sonhava com algo além no Campeonato Brasileiro do que os cretinos 45 pontos obrigatórios para a manutenção da honra de jamais ter sujado os sacrossantos calções rubro-negros na lama impura dos campinhos de pelada onde se disputam as divisões subalternas do futebol pátrio.

    Quando tive certeza que o conceito da contextualização histórica tinha sido bem assimilado pelo amigo atalhei com um uppercut que julguei ser suficiente para que a ideia idiota de que o Flamengo deu mole fosse definitivamente extirpada daquele cérebro sofredor: – Sem falar que das 34 partidas do campeonato o Flamengo só jogou duas no Maraca, o que fez o Flamengo, aconteça o que acontecer no campeonato, o detentor de um recorde maluco de enfrentamento de adversidades esportivas provocadas pela incúria e pela ganância de inúmeras quadrilhas de ladrões dedicados a roubar tudo que encontraram pela frente durante o exercício de seus mandatos. Capaz de rolar até um Nobel da Paz pro Mengão.

    O amigo ensaiou uma boca aberta, mas fui mais rápido e mandei na lata: – Sim, é preciso que as coisas sejam ditas claramente. O Flamengo está se fudendo todo em 2016, sem casa pra jogar, porque o Estado do Rio vem sendo governado há anos por quem demonstra enorme dificuldade em compreender a diferença entre o que é publico e o que é privado. Diante de verdade tão cristalina crucificar Zé Ricardo, Rodrigo Caetano, Márcio Araújo e o próprio Flamengo antes da lapidação devida a Sérgio Cabral, Pezão et caterva é apenas covardia.

    E ainda assim, com o governo, a prefeitura, a cúria metropolitana e a AMALeblon contra si, o Flamengo vem fazendo apenas a sua melhor campanha em Brasileiros desde o advento dos pontos corridos. Será que se o Flamengo tivesse podido exercer o seu direito, comum aos outros 19 times da competição, de jogar 19 jogos em casa estaria 7 pontos atrás de qualquer um deles? Por pior que você seja em contas, a matemática diz que não. Essa mesma matemática não permite que um rubro-negro fique de mimimi jogando toalhinha enquanto ainda faltam 4 jogos nessa porra. Que que é isso, meu chapa? O jogo ainda tá todo na mesa. Vai pipocar? Nem parece rubro-negro.

    Mas o amigo parecia não querer voltar pra companhia da mulher de jeito nenhum: – Mas, porra, Arthur, dois jogos no Maraca e o Flamengo não ganha! A torcida calada no Maraca. Sábado dava até pra ouvir a torcida do Botafogo usando suas bombinhas de asma e nada da nossa torcida cantar. A menção à bombinha de asma me fez acender outro cigarro antes de responder: – Peraí, amigo, a culpa é da torcida? Mas não era o Flamengo que tava dando mole?

    Ficou aquele silêncio no ar, musiquinha de roda pião do Sílvio Santos embalando mentalmente aqueles segundos de hesitação do amigo, até ele ser salvo pelo gongo. Chegou o maître todo simpaticão: – Doutor, sua mesa está pronta. Me acompanhe por favor. O amigo se despediu com o clássico carioca vamo combinar de sair um dia desses e foi lá almoçar com o trubufu. Fiquei na calçada fumando e dizendo entredentes:
    – Flamengo deu mole teu cu.

    Mengão Sempre””

    • Carlos, entendo sua opinião e respeito, ainda mais usando como base para grande Arthur Muhlemberg, mas na boa? Se vc quiser continuar sem ganhar nada ano que vem mantenha esse discurso de que está tudo ótimo, o problema é só externo.

      • E aí Jerônimo… beleza ???
        Não vou dizer que discordo de você em querer ganhar tudo em 2017…
        Ganhar é bom demais !!!
        Massss
        Meu ponto de vista desde 2013 é:
        1º Passamos tantos perrengues, sufocos, esculachamentos nas mídias e fizemos tantas e tantas continhas de 45 medíocres e muquiranas pontinhos na última década, que seria bom ganhar tudo e a todos agora, mas PREFIRO me ater a realidade de nossos números contábeis e a cotação do dólar e do Euro pra mais de ano a mais de 3 reais o que restringe e muito nossa condição de amplo e irrestrito domínio das Américas em contratações, salários e etc…
        2º Em segundo o Vasco.
        3º Tenho a irrestrita e absoluta certeza que pra onde você gostaria que estivéssemos em 2017, pra lá estamos indo no rumo certo…
        4º Não me pergunte pra quando será isso nem os números da Sena porque isso realmente não sei…
        Rsrsrsrsrsrs
        Grande abraço e saudações.

        • Boa Carlos! Vou torcer para você estar certo! Grande Abraço! SRN!

          • Tomara mesmo !!!!
            Chega de tanta mediocridade e apequenamento do nosso Mais Querido…
            Precisamos melhorar ainda pra começar a ficar bom…
            Hoje razoavelmente vamos levando, mas a Diretoria e a Torcida estão precisando de regularidade e boas e convincentes atuações mas um título ou outro nessa caminhada não cairia nada mal mesmo…Valeu Jerônimo!
            Aquele abraço!!!
            Ps.: Já reparou como o “nível” dos comentários aqui na Coluna estão melhorando ???
            Poucos xingamentos e agressividades e melhores r mais textos com opiniões r ideias realmente interessantes de se ler e não apenas mimimis e botafoguismos como já vi antes.
            Bom, não é???

          • Abraço!!!!

  • ? ? . ? ? ? ? ? . ? ? ? ? . ? ? ? . ? ? ? ? ? ?

    (repetindo pra quem não viu)

    Jogadores retornando em 2017:
    César (Gol) ……………………..<= Ponte Preta
    Léo (Lad) ………………………..<= Atlético PR
    Rafael Dumas (ZAG) ……… .<= Goa FC, da Índia
    Jonas(1ºVOL) ………………….<= Dínamo Zagreb, da Croácia
    Jajá (2°VOL) ……………………<= Avaí
    Recife (1°VOL) …………………<= Tupi MG
    Trindade (2°VOL) ……………..<= Goa FC, da Índia
    Luis Antônio (2°VOL) ………..<= Bahia
    Rodolfo (MEI) …………………..<= Oeste
    Thomas (MEI) …………………..<= Joinville
    Paulinho (ATA) ………………….<= Santos
    Rafinha (ATA) ……………………<= Thai Honda FC, da Tailândia
    Douglas Baggio (ATA) ………..<= Luverdense
    Nixon (ATA) ………………………<= América MG
    Cafú (ATA) ………………………..<= Mumbai City, da Índia
    Daniel (GOL) …………………….<= Maccabi Tel Aviv, de Israel (08/2017)
    Canteros (2°VOL) ………………<= Vélez Sarsfield
    Lucas Mugni (MEI) ……………..<= A Volta dos que não foram

    Contratações de Peso:
    Marcio Araújo (VOL) ……………<= Renovação
    ?
    ?
    ?

    • Cafu é bom jogador.
      Leo, Jonas eu aproveitaria.
      Contratações;
      Felipe Melo
      Montillo ou Hyoran
      Vitinho e Maicosuel

      • Deus me livre! Tirando Felipe Melo e Vitinho o resto não da….

  • Já começem o planejamento chutando pra fora Paulo Victor, Juan, Chiquinho, Pará, Márcio Araújo, Alanbik, Fernandinho, Cirino, Sheik e Gabriel. E mandem o Zé Ricardo se aprimorar na Europa e contratem jogadores melhores que os que vão compor a barca.

    Que a diretoria seja futuramente no futebol o que é na parte administrativa. Caso contrário, se só preocuparem com a parte financeira e não se importarem com futebol, demonstrando amadorismo e mediocridade, que caçem algo de melhor no mercado financeiro!! Isso aqui é Flamengo!!

  • 2017 Ficar com:
    Goleiros: Muralha e Tiago
    Laterais: Rodinei, Tiago Ennes e Jorge
    Zagueiros: Revér, Vaz, Donatti e Léo Duarte
    Volantes: Arão, Cuellár e Ronaldo
    Meias: Diego, Mancu, Ederson, Adryan e Paqueta
    Pontas: Everton
    Atacantes: Vizeu e Damião

    O Resto Pode Tudo Embora!!!

    • Damião?? Tava curtindo mas Damião não! Acho q esses aí mais Guerrero , Trindade e Cafu, willian bigode e luan do galo , Thiago Neves e Felipe Melo !

      • Thiago Neves Nãoooo, fiquei bem atento ao futebol dele na ultima passagem pelo a FluminenCe, o cara tava de arrasto! Pelo amor de Deus, esquece!

  • É hora de pensar em contratações pontuais, não pode esperar acabar o ano.
    Assim que acabar o campeonato, já tem que ter a lista de dispensa, assim espero, fora Pará, MA, Chiquinho, Sheik, Alan, Gabriel, Cirino e Fernandinho.

    • Tô com você! É hora de reforçar e nos livrar dessas malas!

  • Todo planejamento começa com a NÃO renovação do Marcio Araujo. Kkkkkk
    independente de qualquer coisa….
    Em segundo lugar, umas 4 ou 5 contratações para 2017 e 4 ou 5 dispensas. Se serão reforços, só se descobre na pratica.
    E em terceiro lugar, saber reconhecer que o time e o técnico foram muito mais longe do que toda a torcida esperava. ficar no g4 ou g3 seria muito bom para um time que foi sendo montado no primeiro turno.
    Se é para ficar com o Zé de técnico, ai é outra coisa….

    • Flavio, qualquer jogador que entra no lugar de Marcio Araujo, Gabriel, Chiquinho, Cirino é reforço! precisamos reforçar se quisermos ir longe na Libertadores! SRN!

      • Kkkkkkk
        Claro que não. Mas entendi a crítica…Rsss
        Mas realmente, eu dispensaria m.a, fernandinho, chiquinho, Cirino é mais complicado, Sheik e juan e de repente até o p.v e “traria” uns 4 ou 5 nomes. mas isso também passa por saber quem seráo treinador em 2017. Se for o zé. essa lista de dispensa aí vai pro lixo, já que ele curte esses caras.

  • O Flamengo precisa é parar de criticar o tecnico, pois o mesmo tem muito mais acertos do que erros, o elenco é fraco no ataque pois o melhor atacante é sempre o que está de fora. 2017 precisamos de mais um lateral esquerdo, mais dois meias, um reserva para o Arão e URGENTEMENTE atacantes que decidam as partidas, chega desse monte de pontas maluco que marcam demais e acrescentam quase nada na parte ofensiva.

    SRN !

    • Verdade Luiz, ninguém merece mais esses pontas acéfalos que hoje acabam com nosso sono! Precisamos reforçar para o ZR trabalhar! SRN!

      • O palmeiras está largando na frente para o próximo ano e a nossa direção pelo menos por enquanto tem dormido no ponto. Renovar com Fernandinho é assumir um atestado de burrice, o cara jogou bem durante 1 mês e nada mais pode deixar que o mesmo volte para o Sul, aproveita e põe como moeda de troca o Gabriel e o Cirino, se a base não tiver jogadores iguais ou melhores que esses três manda fechar as portas que ninguém presta. Sheik, M. Araujo, Juan e Chiquinho estão com contrato acabando em dezembro próximo pode deixar que procurem outro destino, precisamos pensar grande e não cabe ficar insistindo no que deu errado, ZR salvou um time que caminhava para mais um ano ridículo com eliminações vexaminosas, vamos deixar o cara trabalhar e parar de apostar em jogadores que são moeda de troca ou terceira opção em outros clubes.

  • De que adianta conseguir só a vaga na Libertadores se não formos campeões dela???

    • Isso é uma preocupação ou isso é um recado de quem veio do futuro???? rsrsr. Você que viaja direto para lá, ajuda a gente a dizer quais jogadores precisam entrar e sair desse time para ganharmos a Liberta! SRN!

      • Não viajo mais porque o DeLorean foi destruído por um Trem e o Doutor sumiu, gostaria muito de saber o que vai acontecer mano.

        • Rsrsr! Boa Marty!

  • Terminar o campeonato em vice, apesar da zoação, é importante pela parte financeira. São R$ 10 milhões. Passamos o ano todo esperando o Maracanã para fazer a diferença, mas acabou fazendo o contrário, o aproveitamento como mandante caiu com dois empates em 2 jogos. Deixamos Cariacica com 100% no brasileiro

    • Elias, temos ao menos que terminar entre os 3. Mas ainda assim será pouco perto do que a torcida merece! SRN!

  • Que venha 2017, esse ano já era. Se conseguir a vaga direta pra Libertadores está ótimo, pra quem acompanha o Flamengo desde os anos 80 e ter sofrido uns 25 anos só vendo o clube lutar contra o rebaixamento, já é um alento ver pelo menos o time brigando na parte de cima da tabela, o que importa é manter a regularidade, títulos virão com continuidade do trabalho, pagamentos em dia e confiança no treinador. Bora pra frente, isso aqui é Flamengo, estamos ainda nos reestruturando depois de anos de administrações melancólicas, não chegamos no buraco da noite pro dia, não sairemos dele tão facilmente.

    • Pois é Agnaldo, mas poderíamos ter um ano melhor né? Tivemos algumas eliminações ridículas e perdemos o brasileiro para nós mesmos. Uma pena. Abraços!

      • Perdemos para nós mesmos??? Tudo bem que o Palmeiras não é um timaço, mas com certeza tem seus méritos dentro da mediocridade que é o campeonato…os caras pegaram um sequência violenta e não perderam NENHUM jogo. Fica pior se vc analisar a tabela Planejada do Rica Perrone…o Fla tem 102%, ou seja, pontuação de campeão, mas as Peppas tem mais (108%)…Poderíamos ter ganhado o Hepta? SIM, MAS ELES FIZERAM POR ONDE TMB.

        • Elder, vou pegar 5 jogos: SP, Botafogo, Fluminense (1º Turno) Corinthians e Sport (2º turno). Aí seriam mais 12 pontos. Jogos fáceis que fizemos tudo para não ganhar! Entendeu?

          • Jogamos para ganhar esses jogos? e quantos outros não merecemos perder ponto e ganhamos? não se pode analisar assim para dizer q perdermos para nós mesmos.

      • Pois é, poderíamos ter um ano melhor, infelizmente a tentativa do trabalho foi certa, na hora de executar deu erro…trouxemos o Muricy, mantivemos a base e trouxemos Mancuejo, Cuellar, Fernandinho, Juan. Ser eliminado pelo Fortaleza e pelo Palestinos realmente é vergonhoso, apesar de ser algo corriqueiro no Flamengo, porém, prefiro me apegar a esperança de que estamos entrando num caminho certo, talvez os frutos não venham tão rápido, talvez demore, mas o importante é estarmos ali, no topo da tabela disputando títulos. Nossa hora vai chegar, nossa parte é torcer…SRN

  • Iniciar o carioca com a molecada jogando contra os pequenos e nos clássicos botar os reservas mesclando com essas molecadas. E ir com força total na libertadores. Eskecer essa merda de primeira liga. Torneio amistoso n serve de nd. Eu tb colocaria nesse torneio Ronaldo, Paquetá , Matheus Sávio e cia para ir adquirindo experiência. E no decorrer dos jogos mesclando os medalhões. N valorizo essa primeira liga, acho q n vai a frente, pois vai contra os interesses de muita gente graúda. Portanto se contratarmos titulares n iremos passar sufoco novamente ano q vem. Que venha 2017!

    • Pelo contrário…se a primeira liga vingar é muito mais vantajoso esquecer o carioca, esse sim é um torneio irrelevante pro Flamengo, explico o por que:

      1º Campos ruins e times fracos.
      2º Rendas deficitárias, sem contar o trocado da FERJ que é alto.

      3º Baixo público e consequentemente baixa renda.

      A primeira liga dá a oportunidade do Flamengo jogar em estádios fora do RJ, como Cariacica, Juiz de Fora e Brasília, além de ter jogos mais chamativos como: Flamengo X CAM, Flamengo X Grêmio ou Internacional, Flamengo x Criciúma ou Figueirense… resumindo: Primeira liga é muito mais negócio e com jogos muito melhores que Flamengo X Friburguense, Volta Redonda, Macaé etc…Pelo menos eu acho que é mais vantajoso. Que venha 2017!

      • Amigo, disse eskecer a primeira liga em 2017 e priorizar o máximo a libertadores. Agora, lógico q o carioca acabou. Por isso disse que colocaria a molecada para jogar o carioca. Faltou compreender o texto meu amigo. SRN.

      • À meu ver, o Carioca deveria ser utilizado para colocar o “Time B” em campo e fazer os reservas mostrarem serviço, para que possam encarar a titularidade no “Time A” quando precisarmos deles. Pois aí, não vai haver as desculpas de que o Cuellar e o Mancuello entraram sem ritmo, com o time desconjuntado, na fogueira, etc. &;-D

        • É bem por aí Ednei! temos que dar oportunidade para alguns jogadores, mas principalmente para a base. Um time com os meninos campeões da Copinha seria uma boa para o carioca, não acha?

          • E bem “encorpados” com alguns jogadores reservas… &;-D

    • Felipe, temos que dar oportunidade aos garotos! acho que o carioca é o grande laboratório para isso. A Primeira Liga também não será prioridade, nossa prioridade terá que ser a Libertadores. SRN!

      • Concordo e isso que tem q ser feito, mas convenhamos que a torcida eh exigente e vai kerer ser campeão de td. Então temos que ter paciência em deixar a molecada a vontade sem pressão e apenas como teste no carioca. E usar aos poucos no brasileiro.

Comentários não são permitidos.