Flamengo e mais 9 campeões: veja quem espera o time na Libertadores

A vitória sobre o Santos ainda não garantiu a segunda posição do Campeonato Brasileiro. Mas deu ao Flamengo a possibilidade de pensar em 2017. Mais especificamente a Libertadores. O placar de 2 a 0 no Maracanã, neste domingo, confirmou o Rubro-Negro classificado diretamente na fase de grupos ao lado de outros 24 times de nove países. Nove deles são campeões continentais, mas há a ausência considerável do medalhão Boca Juniors. O River Plate, campeão de 2015, ainda busca uma vaga.

Entre os times tradicionais já classificados para a fase de grupos estão os uruguaios Peñarol e Nacional, que somam oito títulos de Libertadores. Da Argentina vêm San Lorenzo, campeão em 2014, e Estudiantes, que conquistou quatro vezes a competição, sendo a última em 2009. O último classificado do país será o campeão da Copa Argentina, que está na semifinal.

Lanus campeão argentino 2016 (Foto: AP)No Brasil, os já garantidos na fase de grupos ao lado do Flamengo são Palmeiras e Santos. O Atlético-MG tem no mínimo presença na etapa eliminatória, mas entra nos grupos se for campeão da Copa do Brasil.

Vale lembrar que Barcelona de Guayaquil, Emelec, Olimpia, Libertad, Guaraní e Zamora já estão classificados para a Libertadores, mas ainda sem posição definida. Serão 44 equipes disputando a competição em 2017, sendo 16 começando a etapa eliminatória e 28 diretamente na fase de grupos.

Confira os times já classificados para a Libertadores de 2017

Argentina

Lanús
San Lorenzo
Estudiantes
Godoy Cruz
Atlético Tucuman (fase eliminatória)

Bolívia

Sport Boys
Jorge Wilstermann
The Strongest (fase eliminatória)

Brasil

Palmeiras
Flamengo
Santos
Atlético-MG (fase eliminatória no mínimo)

Chile

Universidad Católica

Colômbia

Atlético Nacional
Independiente Medellín

Equador

Barcelona
Emelec

Paraguai

Libertad
Olimpia
Guaraní

Uruguai

Peñarol
Nacional
Cerro (fase eliminatória)

Venezuela

Zamora
Carabobo (fase eliminatória)

Fonte: GE

Veja também

  • É uma competição difícil, mas é uma competição que você vai encorpando, que você vai impondo respeito, e é isso que o Flamengo precisa.
    Montar um time, treinar um time competitivo, que se defenda bem, consiga se comportar bem com diversas circunstâncias, e ter uma maneira agressiva e inteligente taticamente dentro de casa.
    Cleber pra jogar com o experiente em libertadores Donatti.
    Felipe Melo, joga demais, jogador com a cara de um Flamengo disputando uma libertadores.
    Vitinho e Taison, ou Bernard, precisamos desse investimento, a torcida e o clube merece.
    Tem o Jonathan Cafu também, bom jogador e joga na ponta direita.
    Com 4 contratações pontuais, montaremos um time muito forte e favorito em qualquer competição.
    SRN

  • A sul-americana foi um teste pra libertadores. E fomos reprovados. Estão bora abrir o olho, e ter fé que o bi vai vim.

  • Que saudades! Não há como haver uma competição dessa grandeza e o Fla ficar 2 anos sem participar. Chega dessa de ficar anos vendo times paulistas e do Sul lá e nós ficarmos só reféns da CB (quando era disputada só no 1º semestre). Por mais que seja óbvio, é bem verdade: Pra vencer uma competição, primeiro precisa disputá-la.

    Não adianta nada sonhar com Libertadores e Mundial e terminar em 12º lugar como em 2015.

    Que essa época de mediocridade não volte NUNCA MAIS! SRN

  • Essa será uma libertadores diferente, ou melhor dizendo a primeira em que os clubes brasileiros terão de aprender a não perderem força na janela européia.
    Por conta disso, alguém teria a informação que mostrasse as janelas de inscrição das fases da libertadores contra a janela de transferência da Europa e Ásia?
    SRN

  • Parece uma liberta fácil,

    • “Liberta” fácil??!! Nunca. Ainda mais se lembrarmos a recente Sulamericana “fácil” e a “fácil” classificação contra o Palestino. Falou de futebol sulamericano, seja Libertadores ou Copa Sulamericana, ou joga com raça, sem mimimi, ou volta para casa mais cedo.

      • Por isso eu disse “parece”
        Essa liberta ta sem muitos dos times classicos.

  • Imagina o Márcio Araujo jogando na Bombonera.

    • Para quem já sofreu a expectativa da própria torcida no Maracanã, La Bombonera é pinto… &;-D

      • Péssima comparação.
        A torcida que vai nesse novo Maracanã é tão modinha, que mal sabe cantar o hino do clube.
        Se a verdadeira torcida do Flamengo tivesse condições de frequentar o maraca, esse esterco já estaria longe bem longe daqui.
        Eu vejo que você defende bastante ele por aqui… Provavelmente é um dos poucos que quer que ele permaneça pro ano que vem, ao invés de irmos atrás de um volante á nível de Flamengo, então me diga dois clubes grandes contra quem o Flamengo jogou, em que o caramujo jogou bem, não se escondeu, fez lançamentos pra frente ao invés de só tocar pro rever ou pelo menos deixou de comprometer o time com passes na fogueira ou com cagadas no geral (expulsão contra o palmeiras).
        OBS: TIMES GRANDES.

        • Kkkk não se preocupa o Ednei nao vai responder, ele normalmente não tem argumentos mas adora opinar nos comentarios dos outros, ele gosta de defender um pereba

          • Lamentável.

    • O Boca ta fora da libertadores.

  • Tem de ter em mente que todos os jogos são decisivos. Não pode bobear, principalmente em casa.

Comentários não são permitidos.