As especulações que envolvem o Flamengo de 2017 são precisas e boas. Em um espaço de um mês, ganharam força os boatos de que estaríamos interessados em nomes de mais peso, cirúrgicos e inquestionáveis esportivamente. Dentre estes, estão Bernard e Vitinho, para as pontas, Felipe Melo, para disputar posição com Márcio Araújo, e – mais recentemente, Éverton Ribeiro, para… para que?
Vamos aos fatos.
É inegável no Flamengo de hoje uma certa contradição: enquanto nosso plantel se enquadraria melhor tecnicamente em um esquema com mais meias, visto a qualidade de Mancuello, Diego, Arão e Alan Patrick frente a limitação de Cirino, Gabriel, Fernandinho e Éverton, nosso treinador trabalha melhor com esses pontas. Aqui cabe uma observação: Zé Ricardo faz um excelente trabalho com essa tática, e é uma pena que nossos mais lúcidos não se encaixem em tal. A questão de hoje é se os jogadores devem se enquadrar ao esquema vigente, ou se o esquema deve atender às melhores peças do time. A primeira máxima tem prevalecido.
Apesar de ainda considerá-lo um pouco teimoso e confiar em seu trabalho durante a próxima pré-temporada, Zé Ricardo já mostrou que não sabe fazer o time render no 4-4-2. O que seria mais óbvio e fácil, para ele não o é; e o que seria mais difícil e irracional, para ele foi suficiente para alavancar o time à disputa pelo título. Ainda esperamos o casamento perfeito.
Mas voltamos ao ponto: qual seria a posição de Éverton Ribeiro hoje, no time do Flamengo? Banco de Diego. Um jogador caro, com altos vencimentos e com renome seria reserva no Flamengo. O porquê reside na utilização de dois meio-campistas recuados, um armador, dois pontas e um centroavante fixo. Ou joga um, ou outro. Éverton Ribeiro não é o típico ponta, e utilizá-lo correntemente como tal seria um desperdício.
Mas e se mudarmos a tática? Aí mudamos toda a lógica de jogo e de contratações. Então, se tornaria obsoleto renovar com Fernandinho, manter Éverton, Cirino e Gabriel e ainda trazer Vitinho e Bernard.
Ou seja, ou os boatos estão completamente aleatórios, ou estaremos outra vez contratando e gastando dinheiro sem planejamento, como aconteceu com Mancuello. O argentino tem qualidade, tem poder de decisão, custou altos valores e amarga uma terrível reserva.
A minha opinião é direta: prefiro o 4-4-2, aproveitando ainda o fato de Vitinho poder jogar como segundo atacante. Nesse esquema, poderíamos jogar com dois meias, sendo Éverton Ribeiro e Diego, ou então com três recuados e Diego isolado, com o apoio de trás de (Felipe Melo), Arão e Mancuello. Facilmente poderíamos alterná-lo para o 4-3-3 em ocasiões específicas, contando com algum ponta no banco, ou até mesmo com o deslocamento de Éverton Ribeiro para um lado e Vitinho para o outro.
Falar é fácil demais, eu sei. Mas é esse o trabalho que Zé Ricardo deve fazer na pré-temporada. Como já disse outras vezes, acreditar que somente o domínio do 4-3-3 vai funcionar contra todos os times que vamos enfrentar durante todo o ano é falta de inteligência. Precisamos de variações táticas consistentes e bem treinadas.
E continuo a espera de tiros certeiros.
SRN!
Rodrigo Coli
rodrigo.coli@colunadofla.com
Estudo aponta que ligas nacionais do Chile e da Colômbia tiveram faturamento inferior ao Flamengo…
Possível ida de Neymar para o Santos pode levar Gabigol a assinar com o time…
David Luiz foi autor de gol do Flamengo sobre o Cruzeiro, na Arena Independência A…
Natan marcou o primeiro gol do Bétis (ESP) contra o Celje (ESL) pela Conference League…
O Flamengo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na 32ª rodada do Brasileirão, mas…
Filipe Luís avalia situações de Arrascaeta, De La Cruz e Luiz Araújo no Flamengo Faltam…
Ver comentários
Parabéns cara. ..sério mesmo. na parte tática/número. Acho a melhor opção o 4-3-2-1...mas sobre a falta de critério dos boatos ou da diretoria.... Tudo a ver.
Fala sério ele não fez pré temporada com esse grupo, esse esquema era o do Muricy ele apenas melhorou e agora terá tempo prá testar e implantar outros esquemas táticos, é claro que se vier um jogador dessa magnitude será titular absoluto e outro esquema será testado.
O E. Ribeiro jogava pela direita no cruzeiro, com ele acho que seria a melhor contratação pra o time, 0pois tem o drible e ajudaria muito o Diego na armação!!
mas ele aguenta voltar pra marcar?
O Messi e o CR7 aguentam?
O E. Ribeiro é top three mundial e faz em média 50 gols por temporada? Se ele fizer, pode ficar tomando agua de coco fora do campo quando o time tiver sendo atacado.
O Flamengo joga contra os melhores times do mundo, joga a UCL?
Mais um motivo pra não usar o Messi e o CR7 como parametro.
Só quis dizer que ele poderia representar para o Flamengo algo proporcionalmente igual ou próximo do que Messi e CR7 representam pra Barcelona e Real Madrid...
mas pra fazer 50 gols tem que ta la na frente né e não aqui na intermediaria do proprio time marcando o lateral dos caras...aí alguem toma a bola e cade o cara pra um lançamento longo?? a 2 metros de distancia...acho horroroso esse negocio de atacante ter que voltar pra marcar,se isso vale mais que fazer gol,coloca o jorge e o rodnei de ponta então...
Sim.
Então excelente. Mas vai precisar de um bom reserva.
Ele não recompõe com perfeição mas é de um nível aceitável.
Também me recordo dele pela direita e revezando com o Goulart.
SRN
Um colega ontem na coluna já afirmou que o Everton Ribeiro jogava como ponta direita no Cruzeiro. E se observarmos os nomes: Vitinho, E.ribeiro, F.Melo, todos para o esquema com pontas.
Não precisa de colega nenhum afirmar, acho que todo mundo aqui viu o time do Cruzeiro ganhar os 2 campeonatos seguidos, não?
Se não viu, por favor nem opine sobre o jogador. Acompanhando ele na Arábia é que esse galera não tá kkkk
Rodrigo, pessoalmente eu não gosto dessa definição de sopa de números. O time tem é de ficar compacto e agressivo na marcação com revezamento de posição. Se um volante adianta marcação na saída de bola, um atacante tem de recuar um pouco para preencher o espaço.
Noves fora isso, penso que deveríamos dar ao Zé Ricardo o benefício da dúvida - direito que ele conquistou ao longo do ano com o resultado do seu trabalho - até a estréia na libertadores no ano que vem. Espero também que a Diretoria possa bancar a utilização do time B no carioquinha para que o Zé possa melhor trabalhar o time para o ano.
SRN
Faz sentido. No 4-3-3 ele não tem onde jogar. Se mudar pro 4-4-2, o Mancuello continua banco, pois seria Diego e E. Ribeiro. Enfim, acredito que ele não mudou o esquema porque não queria ter o trabalho de adaptação, que poderia levar a alguns resultados ruins, que ele não poderia se dar ao luxo de ter. Outro ponto, provavelmente ele não vai mudar, porque nossa pré temporada será minúscula devido à Florida Cup.
Penso que o Zé não teve tempo prá implantar outro esquema tático, lembra que Murici jogava assim, só não tinha compromisso com a marcação, acredito que com uma pré temporada tudo vai se ajustar.
Todos os últimos esquemas do Tite tem um ponteiro armador, na seleção atual Coutinho Faz isso! No Cú.... Danilo, Jadson fizeram! SRN
Aquele esquema do tite funcionava mt bem mesmo. Mas a marcação era mt adiantada, parecia uma parede. No esquema com 3 atacantes não fica tão fechadinho. Mas concordo com vc, o 451 bem treinado é dificil de bater.
No 4-2-3-1 do Zé tínhamos um meia armador, Éderson, ele fazia muito bem a esquerda e vinha de uma boa sequência, que na verdade, foi no período da nossa arrancada para o G-4. Everton Ribeiro faria o mesmo papel, só que na direita.
kkk o engraaçado desse texto que ele diz que se mudarmos a tática mudou todo o planejamento ele mesmo cloca vitinho de segundo atacante, pq o nossos treinador não pode mover os jogadores para onde o time renda melhor?
tem uns 2 ou 3 dessa coluna aqui que não tem o que falar e fala besteira.
Parei quando disse ele não joga na ponta, mas eu nunca vi o Éverton Ribeiro jogando de armador pelo meio, sempre jogou ou na direita ou na esquerda, inclusive ele foi revelado como lateral esquerdo pelo Corinthians em 2007.
Acabei de escrever isso. Acho que pensam nele como um meia-armador, o que nunca foi, por jogar com a 10 e não ser apenas um corredor que auxilia o lateral, mas que também participa da criação. Taticamente não teria problema nenhum em jogarem juntos pois ele cai pelos lados, normalmente pela direita.
Mas cara, no Cruzeiro ele deitava pela direita. Quem jogava no meio era o Goulart.
Poo vc já ta criticando o Zé e a diretoria pq vão contratar o cara para ser reserva, são só especulações e ngm assinou nd ainda e já tem nego criticando a reserva kkkk
Banda da Torcida... FlaDepressão!!!!
Hehehehe