Encontrei o amigo das antigas na fila de espera do restaurante. Fora as amenidades não tinha muito assunto com ele. Trocamos as figurinhas de rigor, idades dos filhos, atualizamos os nomes das novas mulheres e os novos empregos. Mas como a mesa demorava e o chopp garoto não dá nem tempo de esquentar no copo fomos esticando, para além do que as boas maneiras recomendam, o que deveria ser apenas um breve cumprimento de fila de mesa em restaurante bombado. A cônjuge do amigo (já esqueci o nome da bisca) olhou de cara feia quando a conversa adentrou no tema Mengão tá dando mole, mas a essa altura já era. Chamei o cara pra fumar um careta na rua enquanto madame ficava lá de tromba esperando mesa.
Foi só lá fora, encostado no poste cravado na calçada estreita que o amigo expôs as bases da sua teoria. Que não era nada original, era a mesma conversinha mole de que o Flamengo está deixando escapar o Hepta por entre os dedos, que Zé Ricardo não é técnico e que certos uns e outros abrigados em nosso elenco não reúnem as qualidades mínimas necessárias para o exercício das funções para as quais foram contratados. Em resumo, uma cornetagem tipo A dos que sofrem com a falta de roupa no tanque. Ando tão sem saco pra esse papo que quase apeguei meu cigarro e voltei pra fila pra ficar conversando com a mulher do cara, com tromba e tudo.
Mas perseverei naquele Marlboro e, na humildade sempre, apresentei meus argumentos ao amigo infeliz no casamento. Disse pra ele, escandindo as sílabas como se fosse uma professora do C.A. ensinando aos pimpolhos de 5 anos a usar um calendário: – Há menos de 6 meses atrás nem o mais alucinado rubro-negro sonhava com algo além no Campeonato Brasileiro do que os cretinos 45 pontos obrigatórios para a manutenção da honra de jamais ter sujado os sacrossantos calções rubro-negros na lama impura dos campinhos de pelada onde se disputam as divisões subalternas do futebol pátrio.
Quando tive certeza que o conceito da contextualização histórica tinha sido bem assimilado pelo amigo atalhei com um uppercut que julguei ser suficiente para que a ideia idiota de que o Flamengo deu mole fosse definitivamente extirpada daquele cérebro sofredor: – Sem falar que das 34 partidas do campeonato o Flamengo só jogou duas no Maraca, o que fez o Flamengo, aconteça o que acontecer no campeonato, o detentor de um recorde maluco de enfrentamento de adversidades esportivas provocadas pela incúria e pela ganância de inúmeras quadrilhas de ladrões dedicados a roubar tudo que encontraram pela frente durante o exercício de seus mandatos. Capaz de rolar até um Nobel da Paz pro Mengão.
O amigo ensaiou uma boca aberta, mas fui mais rápido e mandei na lata: – Sim, é preciso que as coisas sejam ditas claramente. O Flamengo está se fudendo todo em 2016, sem casa pra jogar, porque o Estado do Rio vem sendo governado há anos por quem demonstra enorme dificuldade em compreender a diferença entre o que é publico e o que é privado. Diante de verdade tão cristalina crucificar Zé Ricardo, Rodrigo Caetano, Márcio Araújo e o próprio Flamengo antes da lapidação devida a Sérgio Cabral, Pezão et caterva é apenas covardia.
E ainda assim, com o governo, a prefeitura, a cúria metropolitana e a AMALeblon contra si, o Flamengo vem fazendo apenas a sua melhor campanha em Brasileiros desde o advento dos pontos corridos. Será que se o Flamengo tivesse podido exercer o seu direito, comum aos outros 19 times da competição, de jogar 19 jogos em casa estaria 7 pontos atrás de qualquer um deles? Por pior que você seja em contas, a matemática diz que não. Essa mesma matemática não permite que um rubro-negro fique de mimimi jogando toalhinha enquanto ainda faltam 4 jogos nessa porra. Que que é isso, meu chapa? O jogo ainda tá todo na mesa. Vai pipocar? Nem parece rubro-negro.
Mas o amigo parecia não querer voltar pra companhia da mulher de jeito nenhum: – Mas, porra, Arthur, dois jogos no Maraca e o Flamengo não ganha! A torcida calada no Maraca. Sábado dava até pra ouvir a torcida do Botafogo usando suas bombinhas de asma e nada da nossa torcida cantar. A menção à bombinha de asma me fez acender outro cigarro antes de responder: – Peraí, amigo, a culpa é da torcida? Mas não era o Flamengo que tava dando mole?
Ficou aquele silêncio no ar, musiquinha de roda pião do Sílvio Santos embalando mentalmente aqueles segundos de hesitação do amigo, até ele ser salvo pelo gongo. Chegou o maître todo simpaticão: – Doutor, sua mesa está pronta. Me acompanhe por favor. O amigo se despediu com o clássico carioca vamo combinar de sair um dia desses e foi lá almoçar com o trubufu. Fiquei na calçada fumando e dizendo entredentes:
– Flamengo deu mole teu cu.
Arthur Muhlenberg
Fonte: República Paz & Amor
Muito bom texto…como sempre!
Gostei particularmente da parte:
“Essa mesma matemática não permite que um rubro-negro fique de mimimi jogando toalhinha enquanto ainda faltam 4 jogos nessa porra. Que que é isso, meu chapa? O jogo ainda tá todo na mesa. Vai pipocar? Nem parece rubro-negro.”
Penso igual, o campeonato NAO ACABOU.
Cam ganha do palmeiras.
Botafogo empata com palmeiras.
Confirmamos os jogos contra América e Coritiba e pronto. Vamos pro clássico contra o santos com moral, confirmamos mais uma vitoria. O palmeiras se caga todo na última rodada e perde pro vitória fora, fugindo do rebaixa. Anota aí.
palmeiras é fregues do vitória em salvador, vide goleada de 6×1 no ano de seu rebaixamento
“Que que é isso, meu chapa? O jogo ainda tá todo na mesa. Vai pipocar? Nem parece rubro-negro.”
ISSO É SER FLAMENGO
Próxima rodada, as Peppas e o Mengão vão no Independência, a diferença vai ser o adversário: América para o mengão e Atlético (melhor ataque) para as Peppas. E na outra rodada, Mengão recebe o coxa no Maracanã, e as Peppas pegam o Botafogo, a melhor defesa. Se ficar 1 ou 2 pontos de diferença (2 derrotas ou 1 derrota e 1 empate das Peppas)…daí eu quero ver…já consigo imaginar uma quantidade absurda de “jornalistas” e comentaristas esportivos da imprensa paulista sem ter como admitir que são fracos de entender futebol. Meu Deus. Onde que está ganho? Esse povo fumou crack na cracolândia antes de ir para o estúdio? O quê o Haddad anda dando na água para essa galera? ACORDA MEU, o Palmeiras vai pegar a melhor defesa do campeonato e o melhor ataque (e na casa do Atlético).
Minha preocupação é q resolvemos parar de jogar amigo, não ganhamos mais nada há 5 jogos. Se mudarmos esse panorama nesse Sprint final temos tudo pra chegar fungando forte!
Essa porra “mermo” irmão!
Quem morre de véspera é peru de Natal. Enquanto houver 1% de chance, haverá 100% de luta. Isso aqui é Flamengo. SRN7
E eu que pensava que só o Vinny Dunga arrebentava nas colunas… &;-D
por favor, amigo, comparar vinny uga dunga com o Mulehmberg é sacanagem…pqp
kkkkkkkkkkkkkk
comparar vinny uga dunga com o Mulehmberg é sacanagem (2)
No mínimo um sacrilégio, mas não dá pra esperar muito de um cara que acha que o MA é ótimo jogador.
Menos mto mas mto menos cara! Muhlemberg é um mito dos textos flamengais! Está anos luz a frente de qqr cronista flamenguista atualmente
Perfeito
perfeito! Saudades da melhor coluna Flamenga de todos os tempos….SRN
100% de aproveitamento em cariacica.
2 vitórias no pacaembu.
Não sera por falta de estádio que não seremos campeões.
Se chama incompetência mesmo e alguém com mais experiencia para comandar o time . Se continuar persistindo em um erro tao grave que é a permanecia deste treinador a desclassifcação na sula e copa do Brasil e deixar o brasileiro escapar da forma que vem fazendo , nao tera valido nada , pois um objetivo ao menos foi conquistado a libertadores e se não aprender com o erro de nada tera adiantado.
Prezado Muhlenberg, você esqueceu de citar alguns detalhes:
1 – Diferente do Palmeiras, o Flamengo não iniciou o campeonato com o atual técnico;
2 – Diferente do Palmeiras, o Flamengo não fechou o elenco no começo do campeonato. Não tínhamos zagueiros para enfrentar o Figueirense na 7ª rodada! O Vaz mal chegou e jogou. O Diego só chegou bem depois.
3 – Com o Zé o Flamengo aprendeu a ganhar jogos fora de casa. Antes eram minguadas 2 a 3 vitórias fora de casa no campeonato todo.
Esse Muhlenberg é uma figuraça rs…. se analisar pela ótica dele, beleza, já estamos no lucro, mas para quem já chegou tão longe, dava para chegar mais um pouco, é escrever mais uma página histórica e heróica na história do clube. O time que do nada nos encheu de esperança, derrepente puxou nosso tapete, coisas do futebol!
É amigo continua com a sua filosofia de buteco que vou ficar com a minha ! E grave bem este nome !!!!! Zeh ruela nao é tecnico para estar a frente do Fla e estamos hoje com Cirino, marcio araujo ,gabriel e as demais mulas do elenco pq vcs dao corda com esta balela de apoiar um bosta de um tecnico que so faz cagada , lugar de aprendizado nao é no profissional !! É pegando experiencia em times medianos , quer dizer que vc pega o cargo de presidente da empresa sem ter passado por uma gerencia em outras empresas ou virou diretor de uma poderosa empresa sem ao menos ter feito o mesmo em uma de porte menor ? A unica patifaria que nao falou foi o que é mais claro , a papagaiada que fazem com o maraca é bem simples e se chama corrupção ! E este pais ja esta afundado e parece que luta para nao deixar , fizeram tudo no maior palco do futebol brasileiro, menos entrega lo ao povo , ao verdadeiro torcedor que se alegrava em poder ir ao maracana nos finais de semana e gastava seus 30 reais e voltava para casa satisfeito e hoje o que estamos vendo é uma picaretagem das mais rudes , ingressos a 40 a 300 reais , se for torcedor e claro que seja socio torcedor para poder acompanhar as partidas num lugar mais privilegiado , mais o que mais me incomoda é ver tal palhaçada e ainda insistir , lucram milhoes e aquele torcedor que na minha opiniao é o coraçao do clube que sempre acompanhou o time , hoje nao pode ir ao estadio ou pelo menos a todos , pois financeiramente é inviavel a nao ser que deixe de comprar as coisas para casa e ir ao estadio e hoje mais do que nunca devemos sim dar prioridade ao estadio que tanto sonhamos ! E parar com esse lengo tengo de defender pessoas que nao tem capacidade de estar tanto no comando como jogando no FLA .E a diretoria do mais querido o meus parabéns por tudo que tem feito na parte administrativa dando condiçoes ou tentando da las ao dirigentes da parte de futebol que estao devendo !!
Mais uma resalva sera que alguem sabe de onde veio o jogador Mina do parmerda ? Sim do futebol sulamericano onde ja ouvi dizer que temos monitoramento da área . SRN !!
Gosto do Arthur, mas parei na frase:”…jogamos 2 jogos no maraca…”. Essa desculpa está muito Muricy! O time ia bem até jogar no Santo New Maraca…última vitória foi 3×0 no Pacaembu.
Pará, Cirino, Gabriel e MA tremem só de pensar que podem ser vaiados no santuário do Zico.
Zé Ricardo tem méritos por nos levar a disputa do título e por nos tirar dela. Então: meio termo será a análise mais racional quanto ao trabalho do mesmo. Só não pode deixar tanto pereba no elenco pq Zézin já demonstrou ser viciado em drogas. Srn sempre!
Também acho o Arthur o melhor cronista rubro negro, disparado, consegue ser irreverente, crítico sem perder a poesia. Mas não concordo com essa isenção de responsabilidades, porque perdemos tudo até agora, e de modo melancólico.
Cá pra nós, esse time pratica o que conhecemos por ‘futebol’? Qual é a competência desse time? Quem contrata e ainda renova com araujo, chiquim, cirino, sheik, alambik e gabriel? Quem treina e escala araujo, chiquim, cirino, sheik, alambik e gabriel, preterindo outros melhores, como os gringos e amolecada da base? E quem é que em vez de montar um esquema assimilando o potencial do elenco, colocando a forma a serviço do homem, inverte tudo e coloca o elenco a serviço de um esquema que até o américa mineiro já sabe como o Flamengo jogará?
É a tal estória: temos chances matemáticas? Sim. E já vencemos muitos campeonatos nos estertores, mas como o próprio autor citou no texto:
“Mas não era o Flamengo que tava dando mole?”