Muhlenberg: “#ForçaChape”

Compartilhe com os amigos

De uma semana que começou com o Palmeiras campeão já não dava para esperar muita coisa. Mas jamais imaginei que ela pudesse ficar tão escrota. Evidente que qualquer comentário que eu tivesse a fazer sobre a primeira e última vitória do Flamengo no Maraca em 2016 perdeu completamente a sua relevância, que já não era muita. E olha que o Flamengo jogou direitinho, finalmente com ares de dono da casa, sufocou o Santos e acabou com a palhaçada do Brasileiro em grande estilo. Muito bem, rapaziada, cumpriram com sua obrigação. Mas por que não jogaram assim nos outros 3 jogos no Maracanã? Esqueçam, não precisa responder.

Ainda falta uma rodada, mas o Brasileiro acabou. E acho que o Flamengo foi muito bem, superando as minhas expectativas. Tivemos um inicio claudicante e demoramos um pouco de tempo demais para encontrar a melhor formação. O que parece ser algo natural quando o elenco é montado durante a competição. O Flamengo teve falta de atacante jogando com o Guerrero, não adiantou nada ter Damião e Vizeu no banco, eles deveriam ter jogado mais com o nosso 9. Faltou um meio de campo mais capaz de municiar o ataque. E faltou o Flamengo ganhar jogos contra os reais postulantes ao título. Que por uma dessas coincidências da vida esportiva nacional, são todos membros da Federação da qual é oriundo o presidente da Confederação. É, aquele mesmo. Aquele paulista que não pode nem ir à Las Vegas encontrar os mano e as mina na hora do ratatá.

Nós, fechados com o certo, não podemos culpar a ninguém. Tá tudo na nossa conta. O Flamengo não ganhou de nenhum dos times paulistas, com exceção do Santos na última rodada. Ora, sem ganhar deles fica muito difícil ser campeão brasileiro. Seria inédito, um campeão brasileiro que não ganhou de nenhum paulista o ano todo. Inédito e ligeiramente embaraçoso. Poderia até ensejar maledicências ao estilo daquela lenda de que o Flamengo ganhou a Libertadores de 1981 porque os times argentinos não participaram por causa da Guerra das Malvinas. Ainda que a tal guerra só tenha se iniciado em 1982, quando o Flamengo lutava com o Peñarol pelo bicampeonato do continente, é um saco ter que ficar explicando história continental pros pequenos.

Portanto, podem anotar aí nos seus caderninhos de receita que para ganhar Brasileiro é preciso vencer mais, perder menos, um elenco equilibrado, um treinador ousado, uma diretoria não porra-louca, uma torcida participativa, contas e salários em dia e ganhar da porra dos paulistas! Se não for pra ser campeão assim eu nem quero.

Assim como também não quero nem falar do que rolou nas imediações do aeroporto de Medellín na madrugada de terça-feira. Uma tragédia nacional, um evento de consequências globais, que arrancou com extrema violência um pedaço enorme do esporte brasileiro. Um pedaço que vamos demorar um longo tempo para reconstruir. Impossível não se sensibilizar com a resposta que o mundo do esporte deu à tragédia. Sem megalomania, deu até para suspeitar de que façanhas cívicas seríamos capazes se um dia resolvermos lutar todos pelos mesmos objetivos.

Contudo, a aspereza da realidade se impõe até diante do mais nobre gesto de galanteria esportiva. A ideia de anular a última rodada do Brasileiro em respeito às vítimas é bonitinha e imbecil. E abre um precedente extremamente perigoso. Ainda que as quatro últimas equipes na tabela concordem em abrir mão dos seus jogos, o campeonato não pode parar. Ainda que a sombra do terrível desfecho reservado ao time da Chapecoense obscureça qualquer possível alegria esportiva que brote em 2016, o campeonato não pode parar. Ainda que tudo que aconteceu coloque em cheque o protagonismo que o futebol exerce em nossas vidas, o campeonato não pode parar.

O campeonato não pode parar porque quando o céu desaba em nossas cabeças o que mais precisamos de um chão sólido onde se firmar. Precisamos de alguma estabilidade, de algum resquício de ordem e continuidade. Se com 38 rodadas jogadas os cartolas fazem o diabo nos tribunais esportivos para defenderem seus interesses, imaginem o conflito que vai dar se não tiver a última rodada. Será uma porta aberta para todo tipo de malandragem, tapetada e canetada, recursos antidesportivos nos quais nossa classe dirigente demonstra inquestionável proficiência e uma inconfessa predileção. Recursos indignos que, infelizmente, temos notícia de que já vem sendo tentados por clubes nem tão grandes assim.

Penitenziagite! Penitenciem-se, cartolada sem vergonha! Preservem o mínimo de moralidade no fim da jornada. Parem de esculhambar com a competição. Não façam como nossos congressistas, que se aproveitaram da comoção nacional para agirem como reles descuidistas e se cobrirem ainda mais de vergonha e desadmiração. Respeitem o luto alheio. Tenham compostura! Ou o Palmeiras, coitado, corre o risco de ter que pendurar mais um fax na sua sala de troféus. Bem, pelo menos ele não seria o único fax pendurado na parede.

Mengão Sempre
Arthur Muhlenberg

Fonte: República Paz & Amor

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pra vc o brasileiro e contra o paulista?se perder os 8 jogos mas ganhar o campeonato já estou satisfeito,perdemos 2 de 8.

  • “Portanto, podem anotar aí nos seus caderninhos de receita que para ganhar Brasileiro é preciso vencer mais, perder menos, um elenco equilibrado, um treinador ousado, uma diretoria não porra-louca, uma torcida participativa, contas e salários em dia e ganhar da porra dos paulistas! Se não for pra ser campeão assim eu nem quero.” — Por mim, sendo campeão já me dou por satisfeito… &;-D

  • concordo com o muhlemberg. tem que haver a última rodada, com homenagens e tudo. mas não dá pra confiar nos nossos cartolas, basta um time entrar em campo e a confusão tá feita. difícil acreditar que o inter vai concordar ser rebaixado e o corinthians vai abrir mão da vaga na liberta, sem que haja nenhuma repercussão depois.

  • Luto pelo verdadeiro verdao, e lamentaçoes por nao termos conseguido trazer o título esse ano, mas deu pra sentir o flamengo sendo grande de novo, nos deixa animados para o futuro. SRN

Comentários não são permitidos.