Colunas

Por um Guerrero ‘brocador’ em 2017

Qual seria o seu pedido para 2017? Bom, eu como rubro-negro fanático, quero ver o Flamengo voando na próxima temporada, com mais vitórias, e consequentemente mais gols.

Com o espírito natalino presente, vou bancar o bom menino, e dessa vez, eu deixarei de lado o tradicional cunho crítico, e ranzinza, desta coluna para trazer bons fluídos ao homem que teoricamente carrega a responsabilidade de balançar as redes no Flamengo.

É inegável como Paolo Guerrero se esforçou, teve a sua temporada mais artilheira desde que chegou ao Brasil, mesmo sendo pouco para o absurdo salário que recebe do Flamengo, mas, nesse caso, a culpa não é sua, e sim de quem paga.

A qualidade do Guerrero é clara, e ficou evidente durante a última temporada, mas infelizmente centroavante não sobrevive apenas de pivôs, matadas no peito, toques para o lado, e dribles curtos, nosso camisa 9 precisa aumentar ainda mais a quantidade de gols.

Não precisa ter classe refinada, nem ter plástica rebuscada, pode ser de bico, aos trancos e barrancos, de canela, de qualquer jeito, afinal de contas: ‘não existe gol feio, feio é não fazer gols’ como diria o poeta, e notável artilheiro, Dadá Maravilha.

A pré-temporada pode servir para aprimorar, e aperfeiçoar o faro de gols do peruano, com trabalhos intensivos de finalização, assim como posicionamento dentro da grande área. Veja bem, não estou querendo ensinar padre a rezar missa, mas é que a missa tá dando sono.

Se Guerrero tivesse um terço do cheiro de gol que tem o nosso saudoso Hernane, o Brocador, o craque do Peru seria um dos maiores centroavantes do futebol mundial, aliando a sua técnica ao verdadeiro espírito de um centroavante, juntaria a fome com a vontade de comer.

Enfim, voltando para o mundo real, e trabalhando com o que temos em mãos, não tem como abrir mão do Guerrero no momento, além do alto investimento que foi feito para contar com o seus serviços, ainda acredito, por incrível o que pareça, que ele pode ser decisivo.

Certamente terá um papel importante na campanha da Libertadores 2017,  Paolo é um atacante internacionalmente conhecido, e na América do Sul é mitificado em muitos países, ele terá o seu peso, impondo respeito aos adversários.

O clima tem que ser esse, por mais que não concordemos com uma coisa ali ou outra aqui, nesse time do Flamengo, nós como torcedores temos que acreditar. E nesse momento o apoio é imprescindível para que o clima no Ninho do Urubu seja o melhor possível.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Vinny Dunga

Ver comentários

  • Preferia que o Mengão pagasse 6 milhões € pelo Giovani dos Santos, mexicano 27 anos joga Fácil de meia ou de ponta, atualmente está nos EUA, seria a contratação do ano de 2017, e ainda nem precisava vir o D. Conca, trazia um outro atacante, o D. Tardelli está sem clube, Willian Bigode do cruzeiro ta de reserva, e o Marinho ta de C. Doce. Bora Mengão, vamo com Tudo em 2017. Selefla.

    • Concordo com vc amigo, o cara joga muitoooo.
      Canhoto, habilidoso, sabe jogar como meia clássico e ponta direita, seria uma dupla perfeita com Diego.

      Detalhe Giovani dos Santos é Mexicano/Brasileiro.

      • Dessa eu não sabia, mas sei que seria um sonho não tão distante pra 2017, basta esquecer esses caras que jogam uma temporada razoável e se acham craques, e olhar mais para o mercado. #G.dosSantosnoMengão

  • Pronto! Agora vão fazer várias Colunas Tentando Dizer a Mesma coisa "Guerrero vai Jogar Muito ano que vem".

  • Quando um atacante fica isolado na frente (e consequentemente bem marcado), ele não tem outra solução a não ser sair da área e buscar mais jogo, fazendo o futebol do Guerrero aparecer mais como pivô. Por isso, acredito que se os atacantes de lado forem mais decisivos, obrigará o sistema defensivo do adversário a dar menos atenção a eles e consequentemente, facilitar a vida do Guerrero, possibilitando-o a jogar mais na área e fazer mais gols, assim como ele se encaixou melhor em um 4-4-2... &;-D

    • Mas não é vc que defende a permanência de Gabriel, Fernandinho e cia?

  • Cara guerrero não é um brocador e nunca vai ser. E isso não é ruim, jogadores como o hernane, como o fred que "só" fazem gols são considerados limitados no futebol moderno. O guerrero quando chegou no fla era o melhor atacante do brasil, mas o flamengo não sabe aproveitar o talento dele justamente porque ainda temos esse pensamento atrasado de que centroavante tem ficar dentro da area e fazer gol. No corinthians o cara saia da area, se movimentava, abria as jogadas pra os homens de meio chegarem até cruzamento ele fazia. No flamengo ele joga enfiado no meio dos zagueiros e só. É claro que ele não vai funcionar desse jeito. Aqui ainda tem essa historia de que 1 volante tem que ser ruim tecnicamente e centroavante tem que ser caneleiro e fazer gol como era o brocador (com todo respeito ao brocador mas é a verdade). Ta na hora do flamengo se livrar dessas coisas.

    • Futebol moderno é uma merda amigo! Na equipe de Zico, Andrade, Adílio, Junior e Leandro tinha uma Nunes "Brocador". Como diria Marcão Beton o que faz ganhar no futebol é bola na casinha. Matada, toque de lado, são plasticamente bonitos, mas o gol é o Grande momento do futebol.

      • Pode ser uma merda mas é a realidade que vivemos. A época de zico ja foi o futebol evoluiu dos anos oitenta e noventa pra ca e a gente tem que evoluir tambem.

        • Evoluiu? Evolução implica em melhora, no meu ver ele só melhorou fisica e taticamente, tecnicamente ele regrediu e muito. Hoje temos jogadores menos técnicos. Quantos exímios batedores de falta? Jogadores que decidem em jpgada individual? Evoluiu sim para se tornar a grande bosta que é hoje, dentro e fora de campo.

          • Eu quis dizer no sentido de mudar. O futebol mudou. O futebol de 2016 é diferente da decada de 80, 90 ou até mesmo de dez anos atrás. E esse futebol de 2016 não cabe mais atacantes que só fazem gols (como o brocador) mas que são ruins tecnicamente . E sinceramente eu acho que essa é sim uma boa mudança. E cara o futebol de hoje é ruim aqui no Brasil, em outros lugares ele mudou pra melhor sim, vide a europa.

          • Não cabe? Nessa sua evolução o que faz uma equipe sair de campo com vitórias?
            No meu tempo era gol, hoje mudou? Está mais evoluído? Bola na casinha amigo, se o cara guardar, dane-se o futebol moderno. R. Oliveira com seus 900 anos volta pra marcar e faz muitas funções táticas né? Grande abraço evoluído!

    • Desculpe mas nao da pra comparar fred com brocador. Pelo amor de deus. Um eh bonde com um ano atipico o outro um artilheiro nato.

  • Perfeito, não trocaria nada!

    "Não é ensinar padre rezar a missa, mas..."

    Pô**a! Bola cruzando a área, se joga na menina, perde o gol mas para lá na rede embolado, se choca com a trave. Perdeu a bola, ajuda ate o time se recompor, sem reclamar falta, sem amarelos bobos.

    Nós não exigimos além do que ele pode oferecer. A cobrança é justamente pela qualidade que tem. Ele faz o mais difícil, e o simples (E MUITO MAIS IMPORTANTE E EFICIENTE), ele perde, bate cabeça, se enrola.

    Sao dois anos de retrospecto muito semelhante. Teve maior quantidade de gols? Ok, correto. Vamos analisar o contexto? Melhor campanha dos pontos corridos, time organizado (até demais) a maior parte do tempo, um bom meio campo, bola totalmente em função dele, 3 oportunidades pra fazer uma.

    Entendo os que acreditam e gostam do cara no Flamengo. Mas eu, com oportunidade de troca, não pensaria uma vez. Uma redução de salario não é praticável, mas valendo uns 500k/mês estaria show!

    Ele não se importa com o número de gols por ano. Isso e um fato. Se eu fosse centro avante de um clube como o Flamengo, com a torcida que tem, primeira coisa que eu ia fazer seria abrir o contato do Zé Ricardo no whattsApp, e mandar:

    "Ow seu Zé Panela, blz? E o seguinte, me ajuda aí. Preciso meter gol. Tá difícil e tal.. os pênaltis ali vou assumir, firmeza chefia? Me ajuda a te ajudar. Com confiança as coisas fluem. Abraço, quando aparecer lá em Lima deixo você escolher um cavalo meu e colocar o nome de MÁRCIO ARAÚJO, já que tu gosta tanto."

  • Grande Vinny hoje fizeste um gol com a categoria de Careca, Romário, Ronaldo e Adriano.
    Na Coluna de Vinny vemos a diferença entre um craque e o bom jogador e jogador grosso.
    Adriano, Ronaldo e Romário tinham mais técnica que Guerrero e tinham o faro de gol de Hernane. Mas ser assim no futebol MODERNO é um atentado violento, jogo é coletivo, atacante não precisa viver de gols, precisa ajudar o time. É amiguinhos o Brasil devia ser vanguarda, mas quer imitar a Europa. O futebol atualmente é ditado pela obediência tática e imposição física. Isso justifica porque o Kashima jogou de igual para igual com o Real Madrid. Infelizmente técnica individual é algo secundário, pela minha tristeza o importante é fechar o corredor e cumprir a função tática. Márcio Araújo que o diga.

  • Tem que ter mais um atacante junto com ele. O dia que o Damião entrou e jogou com ele, o Guerrero mesmo disse que se sentiu "livre" e que gostou de jogar assim, tendo com que dividir o trabalho. Então é isso: arma o time com o Vizeu ou o Damião junto com ele no ataque. Simples assim.

    • Não concordo muito com isso Victor.

      Vale a pena montar um time pra ele? Jogar em função, da maneira que "ele se sente bem" ?

      E a capacidade do jogador de se adaptar, de buscar melhores espaços? Ele tem que render nesse esquema mesmo. Não o vejo como astro incontestável, em que a prioridade seja seu rendimento próprio, saca?

      • Concordo, Ruan. Mas é preciso ter ousadia e várias o esquema, as vezes. Até para surpreender o adversário.

        • Com certeza. Contra a chapecoense foi um bom jogo, depois ZR nunca mais usou, só no desespero.

          Estamos de olho, esse ano ele tera uma pré temporada, tempo pra oferecer variações.

          • Aquele tempo com Diego, Mancuello, Guerrero e Damião, o Fla chegou até a jogar bonito, e estranhamente esse esquema nunca mais foi repetido, nem em situações eventuais de jogo... uma pena. Na minha opinião, aqueles foram os melhores 45 min do time na temporada, junto com o 1° tempo contra o Figueira na Sulamericana...

          • Pra mim foi o jogo contra o Figueirense no Pacaembu.

            Cuellar substituiu Márcio suspenso, Arão infiltrava bastante, fez o gol em lançamento excelente do Vaz.

  • Guerrero é o melhor no momento!! Outra sobre comentários...
    Creio que o Brocador não queria ficar na reserva...mas melhor que o Damião tenho certeza que ele é!!

  • O Guerrero não é atacante de muitos gols, é jogador de fazer gols importantes, de ajudar o time, ele faz pivô muito bem, tem bom passe.
    Mas teria que ter um goleador ao seu lado, poderia jogar com Vizeu, ou sonhando alto imagina a dupla Guerrero e Robinho.

    • "O Guerrero não é atacante de muitos gols, é jogador de fazer gols importantes, de ajudar o time, ele faz pivô muito bem, tem bom passe".
      E tem uma matada no peito... (só faltou isso).

      "Mas teria que ter um goleador ao seu lado, poderia jogar com Vizeu, ou sonhando alto imagina a dupla Guerrero e Robinho".
      Não dá pra pagar 900k pra um cara que precisa de tantas condições pra jogar bem.

Notícias recentes

AO VIVO: assista a Flamengo x Peñarol com o Coluna do Fla

Transmissão mais rubro-negra da internet é no YouTube do Coluna do Fla Hoje é dia…

19/09/2024

Flamengo x Peñarol – Comente o jogo aqui!

Jogo começa às 19h (horário de Brasília) desta quinta-feira (19), no Maracanã O Flamengo enfrenta…

19/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

19/09/2024

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo contra o Peñarol, pela Libertadores

Transmissão de Flamengo x Peñarol (URU) é no Coluna do Fla O Flamengo volta a campo…

19/09/2024

SAIU! Sem Léo Ortiz, Flamengo divulga escalação para jogo contra o Peñarol, pela Libertadores

Flamengo enfrenta o Peñarol (URU) pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores…

19/09/2024

Zagueiro pede Gabigol “para sempre” no Flamengo e manda recado: “A gente só dá valor quando perde o jogador”

Léo Duarte, que jogou com Gabigol em 2019, opinou sobre o momento do atacante do…

19/09/2024