Notícias

PVC: “Flamengo no pior grupo. Palmeiras e Grêmio nos melhores”

O Flamengo caiu na chave mais difícil da Libertadores, fruto do ranking produzido pela Conmebol e que colocou o rubro-negro no pote 2. De surpresa, a Chapecoense também ficou no mesmo pote, o que produziu confusão no momento em que seu nome apareceu. O Palmeiras, no mesmo pote, deu mais sorte por cair junto com o Peñarol, tradicionalíssimo, mas 14o colocado no Campeonato Uruguaio e em processo de reconstrução, com a contratação do técnico Leonardo Ramos, ex-Danúbio.

Abaixo, veja a avaliação dos oito grupos da Libertadoes. Também a situação de Botafogo e Atlético Paranaense, que começam na fase 2, de confrontos mata-mata.

GRUPO 1

ATLÉTICO NACIONAL, ESTUDIANTES, BARCELONA (BOTAFOGO OU COLO COLO OU OLIMPIA OU MUNICIPAL OU INDEPENDIENTE DEL VALLE)

O Botafogo começa contra o Colo Colo, confronto com história. Em 1973, o Colo Colo tornou-se o primeiro time chileno a vencer no Maracanã ao vencer justamente o Botafogo e eliminá-lo na fase semifinal. Se o Botafogo passar pela equipe de Pablo Guede, campeã da Copa Chile, enfrentará Olimpia ou Deportivo Municipal ou Independiente del Valle, que estava na chave em que o alvinegro foi eliminado na Libertadores de 2014.

Se passar pelos dois mata-matas, o Botafogo cairá num grupo idêntico ao que Atlético Nacional e Estudiantes conseguiram a classificação em 2015, contra o mesmo Barcelona de Guayaquil – daquela vez, o Libertad completava a chave.

Com a permanência de Reinaldo Rueda, mas com a chance concreta de Redín ser o técnico interino até o titular sair da cirurgia no quadril, o Atlético Nacional deve perder mais jogadores da base campeã da Libertadores. No Mundial, havia sete diferentes da estreia na campanha vitoriosa de 2016. O Estudiantes tem Nelson Vivas como técnico e terá Juan Sebastian Verón, o presidente, dentro de campo como jogador. O Barcelona é o campeão equatoriano.

Favoritos – Atlético Nacional e Estudiantes (a vida do Botafogo não é fácil).

GRUPO 2

SANTOS, SANTA FÉ, SPORTING CRISTAL (UNIÓN ESPAÑOLA OU CERRO DO URUGUAI)

O maior rival do Santos será o Santa Fé. Campeão da Copa Sul-Americana de 2015, o clube de Bogotá voltou a ter Gustavo Costas como treinador. Foi ele quem começou a montagem da equipe vencedora do segundo torneio de clubes do continente, há dois anos. Ainda há jogadores importantes como o zagueiro Tesillo e o meia Omar Pérez, que entra e sai da equipe, mas é o homem da bola parada.

O Sporting Cristal perdeu o técnico e passará por reformulação. Vice-campeão em 1997, foi eliminado na fase de grupos nas duas últimas edições.

O Unión Española foi o campeão do Torneio Clausura, tem Martín Palermo (ele mesmo!, o centroavante argentino campeão pelo Boca Juniors em 2000) como técnico. Jose Luis Sierra, o filho, está no elenco.

O Cerro entra na disputa por ser o mais vem classificado na soma dos turnos do Campeonato Uruguaio.

Favoritos – Santos e Santa Fé

GRUPO 3

RIVER PLATE, EMELEC, INDEPENDIENTE MEDELLÍN, MELGAR

Campeão da Copa Argentina, o River Plate de Marcelo Gallardo classificou-se com a última chance, vitória por 4 x 3 sobre o Rosario Central na decisão. Pelo Campeonato Argentino, estaria eliminado. O Emelec é o vice-campeão equatoriano, mas está trocando de técnico e perdeu o atacante Mena para o Cruz Azul, do México. O Medellín (é assim chamado na cidade do campeão Atlético Nacional) foi campeão do Apertura, no primeiro semestre. Terminou o ano com mudanças, como a saída do técnico Leonel Alvarez, que se ofereceu para trabalhar de graça na Chapecoense. O Melgar é o vice-campeão do Peru. Ano passado, disputou a fase de grupos com o Atlético Mineiro. Perdeu os seis jogos.

Favoritos – River Plate e Emelec

GRUPO 4

SAN LORENZO, UNIVERSIDAD CATÓLICA, FLAMENGO (ATLÉTICO PARANAENSE OU MILLONARIOS OU UNIVERSITARIO OU DEPORTIVO TÁCHIRA OU DEPORTIVO CAPIATÁ)

É o grupo mais difícil da Libertadores. San Lorenzo e Flamengo fizeram a final da Copa Mercosul em 2001, com vitória do San Lorenzo. O San Lorenzo é dirigido por Diego Aguirre, semifinalista pelo Internacional em 2015, chegou às quartas-de-final de 2016 pelo Atlético, e mantém a base do ano passado, com Cauterruccio, Caruzzo, Ortigoza… A Universidad Católica é dirigida por Mario Salas e tem Noir e Buonanotte, ex-River Plate, como destaques.

O Millonarios será reformulado totalmente.

O Atlético Paranaense é favorito no confronto da segunda fase, mas precisa decidir em casa, se seguir a lógica de não vencer como  visitante, predominante no Brasileirão 2016.

Favoritos – Flamengo e San Lorenzo

GRUPO 5

PEÑAROL, PALMEIRAS, JORGE WILSTERMANN (CARABOBO OU JUNIOR DE BARRANQUILLA)

O Peñarol contratou o técnico Leonardo Ramos, campeão uruguaio pelo Danúbio em 2014. A tentativa de tentar a reconstrução, no entanto, passa pela possível contratação de Cristian Rodriguez, o mesmo que fracassou no Grêmio e no Independiente. Na última campanha, foi 14o colocado no campeonato nacional de 2016.

O Jorge Wilstermann classificou-se como campeão do Torneio Clausura. Cochabamba não tem a altitude de La Paz.

No confronto pela quarta vaga, o Junior de Barrranquilla é favorito. Mas está em reformulação depois da saída do técnico Giovanny Hernández e da venda de Vladimir Hernández para o Santos. Se o Junior não se classificar, é porque não tem mais cara bobo no futebol.

Favoritos – Palmeiras e Peñarol

GRUPO 6

ATLÉTICO, LIBERTAD, GODOY CRUZ E SPORT BOYS

O Atlético é o melhor elenco do grupo e treinado por Roger Machado por ganhar o conjunto que não conseguiu em 2016. O Libertad foi campeão do Torneio Apertura, é dirigido por Roberto Torres e tem o meia Cañete, ex-São Paulo e ex-Portuguesa no elenco. O Godoy Cruz foi quarto colocado do Campeonato Argentino de transição, mas é o vigésimo do torneio atual, liderado pelo Boca Juniors, que está fora da Libertadores.

O Sport Boys não é o tradicional clube peruano. É da Bolívia e estreia na Libertadores.

Favoritos – Atlético e Libertad

GRUPO 7

NACIONAL, CHAPECOENSE, LANÚS E ZULIÁ

Martin Lasarte é o técnico do Nacional, que mantém jogadores como Sebastián Fernández, o goleiro Conde, o ponta Barcia, o volante Romero. Todos ajudaram a eliminar o Palmeiras na fase de grupos de 2016. Nico López foi embora, mas o Nacional foi campeão uruguaio.

O Lanús foi o campeão do Campeonato Argentino de transição, no primeiro semestre. Agora é o sexto colocado, mas segue treinado por Jorge Almirón, o treinador campeão. Atenção ao atacante Sand.

O Zuliá é presidido por Cesar Farias, único técnico a levar a Venezuela a uma vitória sobre o Brasil, em 2008. Pouco para ameaçar a Chapecoense.

Qual Chapecoense? Essa é a dúvida para saber se pode incomodar os campeões do Uruguai e da Argentina.

Favoritos – Nacional e Lanús

GRUPO 8

GRÊMIO, GUARANÍ, ZAMORA E IQUIQUE

O Grêmio tem tudo para confirmar ser o mais forte. Mais elenco, mais investimento. Mas o Guaraní foi o último campeão paraguaio, dirigido por Daniel Garnero, meia brilhante do Independiente de Avellaneda campeão da Supercopa Libertadores de 1994 e 1995. O Guaraní também tem o volante Palau, ex-Atlético Paranaense.

O Zamora chega sem destaques, mas como campeão venezuelano.

O técnico do Iquique é Jaime Vera, jogador do Colo Colo que eliminou o São Paulo na fase de grupos de 1987.

Favoritos

Grêmio e Guaraní

Fonte: PVC

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Mais é assim lado bom ou ruim na história Flamengo pega os mais tradicionais, Mais agora não pode jogar off . dormindo como já aconteceu se jogar ligado passamos tranquilo'' . Porco e grêmio pega moleza mais nos mais difíceis pode cair

  • O grupo está equilibrado, e se tratando de elenco o Flamengo é favorito, é bom que pegue um grupo assim, já vimos o quão o Flamengo é capaz de nos decepcionar contra times pequenos, e tem outra, as vezes pega um time fraco, porém joga em altitude, ou em gramado esburacado, quem faz um bom campeonato brasileiro estará sempre pronto para uma libertadores, Flamengo sempre joga bem contra times médios/bons. SRN ST

  • Mais uma eliminação na fase de grupos.
    Cade a turminha do cheirinho agora? Cade os otimistas fãs do Zé e do Marcio Araújo.
    Proxima eleição é choque de ordem Cacau Cota!

  • Acho até melhor um grupo forte do que com times pequenos. O Flamengo tem sérios problemas para jogar contra adversários recuados, simplesmente não consegue criar, já que o esquema com pontas rápidos se torna inútil contra um time que não da espaço.

  • Eu acho o Grupo do Atlético Nacional, Barcelona e Estudiantes mais dificil que o nosso

  • Pra ser campeão tem que ganhar, não pode querer escolher adversário... Pra cima deles Mengão... SRN!

  • Meu medo é o Flamengo jogar bem até abrir o placar e recuar o time, como aconteceu esse ano, se isso acontecer contra U. Católica e San Lorenzo estamos ferrados, então meu único medo é se o ZR vai continuar com esse medo de perder.

    • O Flamengo é mestres em fazer 1,2 até 3 e depois tomar o empate ou a virada.

    • Pq é a culpa de recuar é só do técnico... Jogador não senta em cima de resultado.
      Srn

      • São os jogadores que pedem pro técnico encher o time de volante, entendi.

        Se isso acontecesse em um jogo ou outro contra times fortes, até dava pra achar que a culpa pudesse ser dos jogadores, mas isso sempre acontecia, até contra o América.

        • Quando foi o q o Flamengo se encheu de volante? (Se tiver falando depois dos 40 min, todo técnico faz isso).
          A culpa é toda dele, por isso a gente escuta e vê os jornalistas falando que ele está puto pelo time chamar o adversário para seu campo...
          O América no segundo turno nos jogos que fez em casa fez jogo duro com todo mundo... Inclusive antes do returno ganhou do Santos.

    • Pois é. É aí q tá o grande problema. Acredito q se o FLA não tivesse feito isso contra o Palestino, acho q poderia até ter levado a sulamericana

      • Também acho, na época todo mundo criticou o fato do ZR escalar um time misto, mas pra mim foi a atitude e a estratégia adotada pelo treinador que foi errada, ele queria ficar os 90 minutos segurando o resultado, o time só tentou ir pra cima quando já havia tomado o segundo gol.

  • PVC é palmeirense vai secar os outros times rodarem cedo...ontem na hora que apareceu o flamengo ele queria colocar no grupo do Atl Nacional...aí o fla entrou num grupo razoável que nem considero grupo difícil..ou mais difícil...outra ficou muito bom para o Fla...as viajens não serão tão longas pelo menos na primeira fase e ainda contaremos com datas longas etc

  • Grupo dificil, bons times, bom torneio, so resta saber quem levantará a taça....Réver, Arão ou o Muralha. Isso aqui é Flamengo.

  • PVC, logo vc escrevendo coisas erradas??? A Fox está te contaminando. O Flamengo ficou no pote 3. Poderia ser apenas um erro de digitação, mas ele depois diz que a Chapecoense ficou no mesmo pote. Uma lambança só no texto.

    De madrugada ele disse que o grupo 1 era o mais difícil, no qual concordo, pois o Barcelona é o melhor time equatoriano do momento. No blog escreveu que vê o nosso grupo o mais difícil. Pode ser, só que, para mim, é o segundo.

    • Depois de umas conversas e leituras por aí, passei a concordar com o PVC. Nosso grupo é o pior e será o inferno na Terra se o Atlético-PR passar.

    • Ele disse que o grupo 1 era díficil, mas no lugar do Barcelona ele disse que poderia ser Atlético-PR ou Botafogo, como isso não aconteceu, o nosso grupo que virou o da morte, pois Millonarios com certeza vai ganhar do Atletico-PR, eu já vi eles jogando e vai dar trabalho para eles e para nós também.

      • O Atlético-PR é fraco, mas se prevalece do campo sintético. Ganhar deles na Baixada é muito difícil. Por isso acho que eles se classificarão.

        • Acho que eles não devem nem passar do Millionarios. Só uma dúvida, eles decidem em casa?Se não, eles não passam, pois na altitude é dificil de ganhar deles.

Notícias recentes

Flamengo tem vantagem importante para jogo contra o Fortaleza, no Brasileirão

Rubro-Negro enfrenta o Fortaleza pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo se reapresentou nesta sexta-feira…

23/11/2024

Flamengo sofre virada do Bauru e perde a 3ª partida seguida na Superliga de Vôlei

Bauru chegou a estar perdendo por 2 a 1, mas virou o confronto contra o…

23/11/2024

Ex-Flamengo marca, mas Fortaleza só empata com Fluminense; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…

22/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024