Um dos vários jargões que o recente momento financeiro do Flamengo trouxe à tona é o de que “a fila anda” na Gávea. Mais do que nunca, temos fôlego para não precisar suportar certas carências, com poderio e respeitabilidade para trazer sempre novos jogadores. Se algo não anda bem, é certo que reporemos com a maior rapidez possível.
Trata-se de um processo analítico, portanto, que julga a adaptação, a eficiência, os números e vários outros fatores que fazem um jogador ser considerado importante para o elenco e para o clube. Listar todos aqui seria impossível, pois talvez nem a diretoria saiba criar tal lista, ainda mais com sua respectiva ordem de importância. Mas, para nós, torcedores passionais, é mais fácil: o critério é um só; convencer.
Paolo Guerrero já convenceu pelo Flamengo?
Essa é uma das perguntas que mais divide a torcida, apaziguada pelo debate chamado Márcio Araújo. Somos divididos em dois, os que criticam o custo-benefício do atacante e os que acreditam em seu potencial e técnica.
Considero-me como parte deste segundo grupo. Não consigo ver suas matadas de bola, seus passes geniais e seu excelente pivô e considerá-lo como dispensável. Particularmente, vejo em Guerrero qualidades que nunca havia visto em outros atacantes que jogaram em solo nacional (como o já mencionado pivô e sua facilidade em brigar pela bola aérea com zagueiros adversários), que me fazem ter a sensação de que faltam poucos ajustes para o peruano fazer história no Flamengo. Talvez seja um erro de posicionamento de seus companheiros de ataque, ou ainda um erro tático de Zé Ricardo… fato é que vejo muita capacidade pouco aproveitada.
Porém, não posso deixar de reconhecer que é cansativo somente esperar e ver pouco resultado no presente. Guerrero chega agora a sua segunda pré-temporada e recebe outra oportunidade de começar do zero, ainda contando com certa moral por parte da torcida. O “caô” foi deixado de lado, e é tarefa do próprio trazê-lo de volta.
Os números de sua carreira o caracterizam como um atacante de poucos gols, o que não é um absurdo para o futebol moderno. Mas aí encontro uma outra dificuldade peculiar ao Flamengo, que é a falta de reconhecimento de atacantes-cooperadores. Aqui, meu amigo, atacante tem que marcar gol. E, mesmo que não exijamos gols em todas as partidas, fica difícil defender um jogador com vencimentos tão altos que perde gols fáceis, como muito já vimos. Os 45 minutos jogados contra o CAP, na última rodada do Brasileirão, evidenciaram erros bobos e não condizentes com o status de Guerrero, que nos fazem lamentar – e muito.
Acredito, portanto, que a próxima Copa Libertadores representará a última chance de Guerrero arrebatar de vez a torcida rubro-negra. Um título ou uma atuação consistente durante a competição darão a ele nada mais do que se espera. Entretanto, caso sejamos eliminados com fracas participações do atacante, não haverá mais ambiente paciente para Paolo. Mesmo defendendo-o, tudo tem um limite, inversamente proporcional à folha salarial. É agora ou nunca, Guerrero.
Obs.: Para embasar o debate sobre Paolo, recomendo que assistam um dos últimos Resenhas sobre ele, com alguns feras aqui do site.
SRN!
Rodrigo Coli
rodrigo.coli@colunadofla.com
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Paolo Guerrero está sendo sacrificado pelo zé panela...Não tem como um jogador desenvolver todo seu potencial jogando ao lado de Gabriel, Fernandinho, Sheik e Cirino. Jogamos num 433 com ele centralizado e sendo rodeado por esses encostos que citei acima...nem R9 e nem o Baixinho conseguiram ser quem são, ao lado dessas ínguas.
Exatamente
Antes a bola não chegava. Agora chega, e ele perde, e perde muito, mas muitos, MUITOS, gols.
Isso independe dos companheiros.
Com jogadores melhores ao lado, chegaria mais vezes, e ele teria a OBRIGAÇÃO de fazer mais.
Exemplo: agora ele faz 1/3 das chances. Com melhores companheiros, faria 2/6. Matemática básica. Continuaria fraco, apenas em proporções fracionárias distintas.
Kkkkkkkklkkk o cara conseguiu comparar R9 e Romario com essa mula do Guerrero.
Romário com meio metro de altura e 40 kg fazia chover modelos peruanas nuas em campo.
Perdoe essas pessoas baixinho, você era fora do comum. Elas não sabem o que dizem.
sabeeem de naaaadaaa....
Ótimo jogador que não faz os gols que deveria.
Não corresponde em clássicos.
Nao tem equilíbrio psicológico condizente com o status.
Ja viram atacante que não gosta de bater pênalti?
Posicionamento pra jogadas aéreas muito fraco.
Ótimo pivô, passe e cadencia de bola.
Finalização de longa distância relativamente boa.
Grife e mais grife nesse cabelo de cacatua com gripe, pouquíssimo futebol.
Perde 2 chances claras por jogo pra fazer o terceiro.
Reclama o tempo todo. Dele mesmo, do árbitro, do clima, da umidade relativa do ar. Reclama de tudo, com cara de Gabriel Jesus chorão.
Me tragam um centroavante que tenha mais capacidade artilheira do que grife, faz favor, nunca pedi nada a vocês.
Cara de Gabriel Jesus chorão foi a melhor kkkkkkkkk
O guerreiro só fica em evidência no flamengo por conta do alto salário. Nunca ví um camisa 9 perder tantos gols, parece pedra em frente a área adversária. O que aconteceu e que foi contratado pelo nome, o DP de futebol do flemengo contrata nome. Relação custo benefício é zero.
É isso ai, onde eu assino ?
Pow Rodrigo, deixa o Guerrero em paz...
Tá certo que em 2013, o Brocador foi o maior do país, mas e antes dele?
Adriano e Edilson NESTE SÉCULO!!!!
E a lista é tão grande que não caberia aqui...
Alecone, Deivid, Val baiano, Josiel, Marcelo Moreno, Souza Caverão, Denis Marques, Wagner Love, Obina, Jean...
Então a conta certa é: Guerrero joga mais que eles ou joga menos que o salário que ganha?
SRN
Cara acho e voce foi um pouco injusto.
Deivid perdeu aquele gol contra o Vasco e outros inacreditaveis mas o Deivid metia gol pra caramba( Lembra do jogo contra o Santos e contra o Cruzeiro 5x1?) Souza tambem, fazia gol paks mesmo sendo caneludo. Alecsandro era ruim mas era matador. Wagner Love perdia mts gols mas tbm fazia mts. P Resto eu concordo.
Guerrero não faz muitos gols por característica.
Compare ele com o Fred: Ou ele fazia gol ou o flu não fazia.
Já no Fla ele faz gol e o Fla tbm.
Ele é uma espécie de atacante armador, por isso. Prepara as jogadas. O correto era ter o Vizeu do lado, que é definidor, mas o Zé não pensa assim.
No Fla ele joga isolado e recebendo tijoladas e pancadas dos zagueiros adversários.
Sabe o que falta pra ele ser aceito ? Tomar menos cartões e parar urgentemente de perder gols bobos, e sendo sincero Guerero não consegue parar com isso.
Queria ver Pato e Guerrero
Meu sonho.
hoje ele destruiu o sistema defensivo do Gion no campeonato espanhol
Ele joga demais, diferenciado.
Flamengo não entrou em um acordo com ele porque ele exigiu um apartamento em Ipanema, coisas desse tipo.
Uma perda em tanto, Villareal comprou ele por apenas 10 milhões de reais. Só de lembrar disso eu já choro!
creio que esta supervalorizado no Villa, será difícil repatria-lo
Sim, só se conseguisse um empréstimo.
Mas Vargas ou Tardelli já estava ótimo.
Sem esquecer do Taison que tem contrato até o meio do ano que vem, e creio que o Flamengo, pelo menos já entrou em contato com ele, agora se avançou nas negociações, eu já não sei dizer.
No Corintians ele tinha mais liberdade, mts gols ele vinha com a bola pelo lado esquerdo como um ponta as vezes. No Fla ele nao tem essa liberdade. Eu acho ele bom, mas se chegar uma proposta tinha q vender ele LOGO e trazer um desses: Gustavo Bou, Lucas Alario, Téo Gutierrez, Nico Lopez, Marco Rubens ou Eduardo Vargas que é um ponta mas tbm faz essa função mt bem.
GABIGOL E MARINHO....
FARFAN E MARINHO....
VITINHO E MARINHO...
WILLIAM E MARINHO...
O GUERREIRO está sendo o que foi sempre. 16,17,18 por temporada. O problema não é ele, e sim os demais atacantes horríveis que tivemos ano ao longo dos últimos 3 anos, ( gabriel, cirino, fernandinho, sheik, everton ) ninguém sabe fazer gold, só correr e marcar lateral. Deixaram a responsabilidade pro Guerreiro somente, no futebol atual não pode jogar com 3 atacantes, que somente um faça gols.
Ano que vem, com a chegada de pontas goleadores, que saibam fazer gols, o GUERREIRO sera ainda mais importante, com seu domínio de bola, passes, tabelas, pivô, para ajudar os dois pontas a fazer mais gols.
Eu traria o MARINHO e o FARFAN, pelo seu entrosamento com GUERREIRO.
So não fez mais gol nessa temporada por falta de criatividade do time e convocações,sem falar que levou muitos amarelos e desfalcou o time varias vezes mas ele é matador.
Se tem algo que ele não é, é matador.
Ou nossas definições pra esse termo são completamente diferentes.
ESSE ANO FOI O SEU MELHOR ANO, E JOGANDO NUM TIME COM WALLACE, CESAR MARTINS, MARCIO ARAUJO, ALAMBIQUE, CIRINO, GABRIEL......
Arão, Jorge, Rever, Pará, Diego
ANO QUE VEM PROMETE
MELHOR GOLEIRO: MURALHA
MELHOR ZAGUEIRO: REVER
MELHOR LATERAL:JORGE
MELHOR SEGUNDO VOLANTE: ARAO
MELHOR MEIA: DIEGO
Pessoal a verdade é que o Guerrero nunca foi um cara goleador. Chega-se a essa conclusão quando em 2016 foi a temporada que ele mais fez gols(18) numa mesma temporada na carreira dele.
O Guerrero é um cara que de vez em quando decide partidas, assim como foi contra o Chelsea.
E que ganha 800 pila ocupando vaga de estrela inquestionável.
Verdade absoluta!!
Creio que não conseguiremos vender. Final do contrato, deveriam reduzir o salário um pouco pra renovar. Ai beleza, nunca criticaria.