Sob nova administração de Gianni Infatino, a “nova FIFA” decide manter a decisão de apenas considerar os vencedores a partir do ano 2000, como campeões mundiais. Sendo assim os clubes brasileiros campeões anteriormente como o próprio Flamengo em 1981, não seriam considerados campeões mundiais pela entidade.
Essa ideia parte da premissa de que apenas a partir do ano 2000, o campeonato começou a ser realizado pela FIFA.
Em 2014, o então presidente Joseph Blatter respondeu ao portal UOL sobre o caso:
“A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”, disse o ex-presidente.
O fato é que, todos os clubes que foram campeões antes de 2000 como Flamengo, Grêmio, Santos, etc, terão o título de Campeão Mundial, porém não será reconhecido pela FIFA.
Confira a lista dos últimos campeões mundiais:
Confira a coluna no Blog do Maurício Capela, do Estadão sobre o assunto:
Defina o verbete “mundial”? Nos dicionários da língua portuguesa, expressões como “geral” e “universal” estabelecem claramente a idéia de amplitude que a palavra pede. Agora, combine à mundial a nomenclatura “campeonato”? Bem, nesse caso, Antônio Houaiss é taxativo, “trata-se de qualquer certame, torneio ou disputa em que se concede o título ao vencedor.”.
Desta forma, não precisa ser graduado em Física, Matemática ou Mecatrônica para notar que “campeonato mundial” significa qualquer certame, torneio ou disputa envolvendo algo universal.
Pois bem… Mas na ausência de “mundial” a palavra “intercontinental” teria lá alguma serventia? Como explica Houaiss, “intercontinental” é um adjetivo que denota algo situado entre continentes, geralmente dois.
Portanto, apesar de a semântica favorecer o entendimento atual da Fifa, de que campeonato mundial de clubes só existe desde a edição de 2000, apesar disso, é evidente que se demanda entender o contexto. E o contexto parece obviamente claro. Antes de 2000, a Fifa andava muito mais preocupada com as diversas copas do que exatamente em promover uma competição global entre equipes dos cinco continentes.
Então, a razoabilidade ou o bom senso manda dizer que de 1951 para cá os títulos intercontinentais, universais, globais, desde que tenham sido jogados no Planeta Terra, sejam reconhecidos como mundiais. Afinal, não existiam campeonatos mundiais de clubes chancelados pela entidade, pela Fifa, até 2000. Mas existiam competições.
Mas agora sob o comando de Gianni Infantino, o entendimento é que uma coisa é “intercontinental” e outra é “mundial”. Desta forma, Pelé jamais foi campeão com o Santos, Di Stéfano com o Real Madrid tampouco ou Ronaldo com os madrilenhos idem. Sem contar Raí, Muller, Telê Santana, Zico e tantos outros.
Trocando em miúdos, trata-se de um jogo de palavras, cujo resultado terminará em provocações entre torcidas rivais, talvez agressões ali e acolá, e mais nada, absolutamente nada. Até porque o que deveria realmente importar, como por exemplo discutir a crescente diferença de poderio econômico entre as agremiações europeias e sul-americanas ou o necessário ato fiscalizatório em jogos de azar, que têm o futebol como alvo, aparentemente aparecem de vez em quando. Em menor frequência do que exatamente o debate “mundial” e “intercontinental”.
Em suma, a semântica por si só é pura espuma. Uma espuma que os amantes do futebol, acredito, já deixaram para lá faz tempo.
E então torcedor, o que acha da atitude da FIFA?
Deixe seu comentário abaixo.
Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Cuiabá O Flamengo encerrou preparação…
Bruno Henrique está liberado para atuar em jogo do Flamengo nesta quarta-feira (20), pelo Brasileirão…
Luiz Eduardo Baptista garantiu a permanência de Filipe Luís no Flamengo Na última segunda-feira (18),…
Lateral do Flamengo se tornou destaque do time com boas atuações pelo Rubro-Negro Um dos…
Contrato atual de Evertton com Flamengo é até dezembro de 2026 Flamengo e Evertton Araújo…
Rogério tem contrato com o Wolfsburg (ALE) até junho de 2027 O Flamengo segue focado…
Ver comentários
O lance da FIFA é dinheiro, só isso interessa. É uma instituição profundamente atrasada que só serve pra criar regras idiotas e tirar recursos do clubes.
Não sei o por que desse assunto novamente.
Todos nos sabemos que essas instituições (FIFA,CBF,COMEBOL) reconhecem e "desreconhecem" tutulos a seu bel prazer, sempre levando em conta aspectos obscuros, quase nunca tecnicos.
O QUE IMPORTA, PARA NÓS RUBRO-NEGROS, É QUE EM DEZEMBRO DE 1981, O FLAMENGO PASSOU POR CIMA DO LIVERPOOL E SE TORNOU O CAMPEÃO MUNDIAL DAQUELE ANO.
Manda a fifa ir a merda , e o presidente levantar o rabo e ir trabalha.
A FIFA não e dona do futebol! !
Dizer que os únicos clubes campeões mundiais são aqueles que ganharam o Mundial da FIFA é tão ridículo quanto dizer que os únicos jogadores eleitos melhores do mundo foram eleitos pela FIFA. Nesse caso, jogadores como Beckenbauer, Di Stéfano e Eusébio nunca foram agraciados com esse prêmio. Se a FIFA não organizou, alguém o fez antes de que eles pensassem nisso.
Sempre foi assim e na verdade oq importa é oq nós sabemos, o que vimos e a nossa história. Flamengo campeão da Libertadores, Mundial e Hexacampeão Brasileiro e ngm pode e vai conseguir nos tirar isso.
Daqui a pouco a FIFA diz que não havia futebol antes da entidade ser criada.
Ué, mas tem até torneio de verão nessa lista
Final com o Vaixco ainda kkkkkkk que piada
FIFA É RIDÍCULA, considera 2000 onde os gambás foram convidados, kkkk ridículo.
É uma questão de nomenclatura, porque na prática ambas as competições tem o mesmo valor.
Uma coisa seria se existe o Mundial da FIFA e o Intercontinental da UEFA/CONMEBOL coexistindo e disputando importância desde 1960. Aí sim, não haveria sequer discussão, o Mundial seria o Mundial e o Intercontinental da mesma forma.
Acontece que o Mundial de Clubes da FIFA só conseguiu se estabelecer porque foi negociado com a UEFA a extinção do Intercontinental em 2004. Tanto é que o torneio da FIFA só começou pra valer cinco anos depois daquela tentativa do ano de 2000.
Então, sinceramente, vamos continuar batendo no peito por sermos campeões intercontinentais, porque a importância continua sendo enorme para nós aqui do Brasil; e segue sendo um privilégio e mérito apenas de Santos, Flamengo, São Paulo e Grêmio.
Bem lembrado Edinho, a fifa só começou a colocar nome no torneio, pois viu que a tentativa dela de fazer o torneio sozinha não deu certo. O próprio Blatter foi até o Japão para negociar com a Toyota.
Tiveram que negociar com todos Madruga, o Intercontinental era uma competição tradicional e estabelecida, com 40 anos de estrada. Só foi possível começar Mundial de Clubes com a extinção da outra.
A importância permanece, independentemente do nome.
Esse infantino não dura até a próxima copa. Esse cara só fala merda atrás de merda.