Os três primeiros jogos oficiais contra equipes de menor expressão no Carioca deixaram a impressão de que o objetivo maior de Zé Ricardo na temporada começava a ser alcançado: tornar o Flamengo mais criativo, imprevisível.
Por isso a escalação de Mancuello como ponta articulador para tornar o 4-2-3-1 mais móvel e criar espaços dentro de uma ideia de propor o jogo, ocupando o campo de ataque com posse de bola.
Foram 11 gols marcados e um sofrido em três partidas. Protagonismo, trocas de passes, mobilidade, pressão na saída de bola dos adversários. Mancuello saindo da ponta e Pará, Arão, Diego e até Guerrero aparecendo pela direita. Um repertório mais amplo.
Mas bastou enfrentar dois times grandes, com elencos mais qualificados e com postura defensiva por conta do contexto para o time rubro-negro repetir um equívoco dos momentos mais complicados do Brasileiro de 2016: a insistência em tocar a bola até abrir o jogo e levantar na área.
Foram 25 cruzamentos diante do Grêmio nos 2 a 0 pela estreia na Primeira Liga no Mane Garrincha e mais 31 nos 2 a 1 sobre o Botafogo no Engenhão que garantiram classificação para as semifinais da Taça Guanabara e os 100% de aproveitamento na temporada.
Mesmo considerando que é um reinício de trabalho com pouco mais de um mês e jogos seguidos, sem muito tempo para treinamentos, não deixa de ser algo a ser observado e corrigido. Principalmente porque sem espaços e diante de oponentes mais atentos e bem posicionados, Mancuello apareceu pouco.
Porque o time, na dificuldade, ainda procura o flanco para efetuar o cruzamento. Usando pouco as diagonais, as tabelas no centro. Sem ideias. Toca, toca, toca e joga na área. Neste cenário, a função de Mancuello perde o sentido e a equipe uma peça para as combinações com Pará e Arão.
Não por acaso, o argentino deu lugar a Berrío no segundo tempo das duas partidas e Everton seguiu em campo. Confortável com a proposta antiga, o ponta velocista foi destaque com dois gols e boas jogadas.
Diego segue com liderança, inteligência, presença de área e bons passes. Mas o toque de primeira para fazer o jogo fluir, furar as linhas de marcação e acionar o companheiro que se desloca em situação mais confortável não acontece. Na proposta de Zé Ricardo é fundamental para criar a brecha na retaguarda postada. Missão para o meia criativo.
Há também falhas defensivas de quem joga com a última linha adiantada e não consegue ter intensidade para manter a pressão sobre o adversário com a bola em boa parte do tempo. Contra o Bota, erros de posicionamento em cruzamentos que ocasionaram duas finalizações no travessão de Leandrinho poderiam custar o empate com os reservas do rival que só pensa em Libertadores.
As cinco vitórias transmitem confiança e tranqüilidade para o trabalho seguir. Mas a seqüência precisa de evolução. Nos dois jogos maiores até aqui o Flamengo que se viu foi o estagnado, que sofreu e, na reta final, deixou de disputar o título nacional do ano passado. O que Zé Ricardo não quer ver em 2017.
Fonte: André Rocha | UOL
O problema e tatico, o esquema do 4-2-3-1 com pontas marcadores não consegue furar o bloqueio de esquemas como o 4-4-2 com 3 cabeças de area ou o 4-5-1, isso vem desde o ano passado. A razão é que os pontas recuam muito para ajudar os laterais e acabam jogando num posicionamento onde sempre teremos o Guerrero isolado na frente, e os pontas tendo que vencer 3 a 4 adversarios. O esquema precisa ser adaptado, se mudar para um 4-4-2 com homens de area vai jogar muito melhor contra os times que jogam fechados e no contra-ataque. Esse é a maior critica ao Zé, ele só joga em um esquema tático e isso tem atrapalhado muito a forma de encara os times que jogam atras.
Vai apanhar.
Não te avisaram que só é permitido falar bem do Zé Ruela Ricardo?
Boa observação.
mas que saco estes comentaristas,que eles querem que o flamengo
de goleada sempre?tem que ver que do outro lado tem 11 jogadores
também,se ganha de um time pequeno é porque é pequeno se ganha
de um grande não evoluiu assim não da
O placar nao foi o problema, mas sim a atuaçao, ele só disse a verdade
A verdade é que o time não jogou bem e foi mostrado os mesmos problemas e vícios do ano passado. O esquema já está manjado e fácil de ser anulado. Continuam as jogadas áreas, aquela correria pelas pontas e um meio campo sem criação de jogadas.
Temos um elenco muito forte e variado pra ficar só nisso ai. O time continua sem ambição de ampliar mais o marcador quando está na frente. Sinceramente eu não gostei.Aguardemos os próximos jogos.
No caso dos classicos regionais, acho que o problema eh psicologico. Ontem o time do foguinho tava calmissimo, enquanto o nosso, mesmo ganhando, tava pilhado, nervoso. A mesma coisa nos jogos contra o vice. Precisa ter mais calma.
Isso se deve bastante as limitaçoes técnicas do elenco, que nao é essa máquina que alguns pensam, mas o Zé Ricardo precisa achar um jeito de fazer esse time jogar bola. Mancuello nao jogou nada nesses jogos, e ele é o cara que mas faz o time jogar com a bola no chão, eu nunca confiei nele fazendo essa funçao. Também nao aconteceu a mágica que alguns imaginavam de tirar o MA e de repente a saída de bola acontecer naturalmente. Pará errando passes, até o Trauco tem errado bastante, e quando o time chega no ataque nao tem um jogador sequer que possa driblar no mano a mano e criar numa jogada individual, além de como o André Rocha disse, nao saem tabelas e diagonais. O Paquetá deveria ter umas chances agora nessa funçao do Mancu, tem um pouco mais de agilidade, apesar de nao ter ido bem no mundial sub-20, e os volantes precisam se oferecer mais pra receber a bola. SRN
*Corrigindo, Mancuello saiu no jogo contra o botinha por contusão no ombro. E vinha bem na partida. Realmente noto o time meio desarrumado mas acredito que seja pelas mudanças de postura e no esquema. Diego está jogando mais nos lados, Arão acho que recuou muito, poderia jogar mais no meio e se juntando a guerreio, vindo de trás para finalizar. Realmente falta mais profundidade e Mancuello rende por dentro, acho a ideia boa do Zé Ricardo em usar o Argentino na direita, mas vido para o meio e recompondo. O lado Esquerdo tem que ter uma maior cobertura, pois Everton e Trauco não são muito de marcar e dão espaço, como vi no jogo contra o botinha. Outro ponto que tem que ser revisto é o Vaz, acho que Donatti tem que ser usado. Zé terá oportunidade de fazer mudanças e testar Donatti, Cuellar e Ronaldo , por exemplo (poupando o Rômulo), mas ai lá vem o Zé com Gabriel e MA ao invés disso…ai ninguém Aguenta. O jogo é contra o Madura, que vai dar trabalho e testar o time. Isso é bom, pois vitórias fáceis contra times menores , são ilusórias. Pés no chão e trabalho duro.
Ontem o Mancuello fez um jogo apagado. Tirando duas jogadas em que conseguiu sair bem da marcação, ficou preso ao lado esquerdo e pouco apareceu. Até comentaram aqui que faltou ao time a movimentação dos primeiros jogos, com trocas constantes de posição. Talvez pela sequência de partidas quarta e domingo desde o começo, o que aliás só acontece no Brasil. As equipes ainda estão buscando a melhor forma e já precisam encarar uma sequência de jogos e viagens. Até por isso concordo em testar os jogadores que você citou e vamos ter duas boas oportunidades de rodar o elenco contra América-MG e Madureira. Espero ver o Renê em campo, pois por melhor que seja o Trauco acho que ele ainda vai precisar de um período de adaptação na parte defensiva. De repente pode ser uma boa revezar os dois dependendo das características do adversário. SRN
concordo mais particularmente eu acho o Trauco mais meia do que lateral ele gosta de partir pra dentro dos adversários
Flamengo ganhando e a pequena oportunidade aparecem os cornetas, o poderoso time do Palmeiras perdeu para um time de série D, deixa o time trabalhar, inicio de temporada ainda. Confio no time e no técnico mesmo não concordando muito com ele as vezes. SRN.
Não é corneta, é cobrança. O time não jogou bem contra o time reserva do foguinho. Tem muita coisa pra acertar por isso temos que cobrar, não só cobrar mas também apoiar. Se o time jogar a Liberta igual jogou ontem vai dar vexame.
Nos testes mais difíceis até o momento(que são fáceis comparados aos adversários da Libertadores) apresentamos os mesmos erros do ano passado, falta um zagueiro melhor no lugar do Vaz e um técnico com variações táticas.
A verdade é que pode contratar os melhores jogadores que tem, e não vai adiantar nada, o Zé não vai abrir mão desse esquema tático e nem dos seus jogadores preferidos,sempre vais ser a mesma substituição, sempre a mesma coisa, ele levou um baile do treinador do foguinho com o time reserva, e outra sabe o que falta no flamengo um jogador de pulso firme,ontem aquele jogador do foguinho foi de maldade no Mancu ele já tinha tocado a bola igual o Fagner foi no Ederson, E vc não ver atitude nenhuma, todos apáticos dentro do campo.assim não dá.
Lógico que o técnico precisa ser cobrado pelas más atuaçoes, mas esse papo de só tem um esquema tático é ridículo, como se os outros times todos nao jogassem igual, e ainda que o Mancu tá de titular e nao jogou nada nos jogos importantes, mas a culpa nao é do jogador, é do técnico
Bom texto! Concordo!
O Flamengo está tendo uma boa caminhada de início de temporada, como não lembro de ter visto anteriormente.
É natural que existam melhorias a serem feitas. As jogadas de meio vão acontecer e devem melhorar, pois o Zé Ricardo já deve estar olhando para isso.
De qualquer forma, é importante valorizar que, independente deste ponto, o Fla está trazendo o resultado nos dois jogos mais difíceis através das jogadas que sabe fazer melhor, usando os pontas no fundo e cruzamentos. Mesmo os adversários sabendo que essa é a jogada do Flamengo, o time ainda continua efetivo em sua jogada em todos os jogos.
Esse time do fla tem muitos pontos positivos, mas só focam nos problemas… eu acho que O problema maior do Flamengo é a falta de um jogador habilidoso no ataque, pois o time fica refém de passes certos, o que é difícil acertar sempre…um jogador habilidoso faz o time respirar e abre Defesa!Talvez venha o Taisson no meio do ano?
Não concordo! Início de trabalho, mas os objetivos alcançados. O Flamengo evoluiu sim! Mas vai melhorar mais. O cansaço bateu. Teremos a semana cheia, ganharemos bem o AMG, e ainda assim os cornetas aparecerão na segunda-feira, reclamando do jogo com o Madureira.
deixa eu ver se entendi. Teremos a semana cheia e ganharemos do AMG? E depois do Madureira?
Semana cheia com 2 jogos?
Eu tava assistindo o jogo do Palmeiras na primeira rodada do Paulistão pelo YouTube, e mesmo com o time ter vencido pir 1×0, boa parte dos torcedores deles no Chat estavam cornetando o EB, mas tinha outros dizendo a mesma coisa que muitis aqui dizem, “ah o time ganhou e estão reclamando”, mas ganhou jogando mal de um time pequeno com um gol do Tche Tche de fora da área, poxa nem sempre ele vai acertar um chute desses com o time jogando mal, e era por isso que os palmeirenses estavam insatisfeitos com aquele jogo, pois mesmo com a vitória eles sabiam que com aquela atuação eles pideriam perder para um time um pouco melhor que o Botafogo-SP e acabaram perdendo pro Ituano, dessa forma eles poderiam ser goleado por um Sabtos por exemplo, é a mesma coisa do Flamengo ontem, ganhou,mas ganhou jogando mal do Botafogo com o time reserva, e se jogar dessa forma contra o San Lorenzo, dificilmente vai cobseguir ganhar e pode até perder.
Agora o Flamengo tem de começar a poupar o time principal dessas viagens pela Primeira Liga, quando estiver com todos os garotos vão de: Thiago, Rodinei, Juan, Donatti, Renê, M. Araújo, Cuellar, L. Paquetá, Berrio, Adryan, Vizeu.
1º Houve uma evolução sim que foi a entrada do Mancu
2º o time cansou, logo não conseguia pensar mais em nada se não somente levantar a bola na área do adversário.
3º o trabalho não está só começando, afinal a base é mantida desde 2016, então algo esta errado ai.
4º o Arão caiu de produtividade, chego a falar que o M.Araujo daria mais combate que ele pelo menos.
5º pra libertadores precisamos urgente, dar um jeito de colocar o Donatti pela experiencia que tem no torneio.
6º com nosso estilo de jogo o Berrio não conseguirá jogar muito, a não ser que voltemos para o velho 4-3-3
1 – houve modificação. porque o time se aperta ele volta correndo para o esquema antigo.
2. Esse papo de time cansado nao cola mais. Muricy ficou falando disso o tempo todo. Se o time tá “cansado”, roda o time, elenco tem.
3 – perfeito
4 – M.A nao!!1 rsss. Mas tem o ronaldo e cuellar, porque nao testar? o proprio Mancuello.
5 – Eu continuo achando que nao precisa contratar zagueiro, mas ontem vimos um pouco da avenida trauco. Com o Vaz na cobertura, vai ficar complicado.
6 – Essa é a “critica” do André. O berrío vai virar o Cirino/Fernandinho, ou seja, ajudante de lateral.
Na parte Ofensiva e claro que teve uma melhora significativa, na parte defensiva ( principalmente em bolas aéreas ) e que está o problema o Trauco e pará são fracos nesse ponto, e na libertadores isso é explorado a todo momento.
Acredito que deveria ser testado contra o madureira uma formação de 3 zagueiros, com 5 no meio do campo e 2 atacantes ( everton ou berrio) caindo sempre para uma ponta hora para outra.
Muralha
VAZ REVER Leo D( Juan/Donatti).
Ronaldo ( marcio araujo)
Mancuello Romulo Trauco
Diego Adryan
Guerreiro
obrigado pela análise, boa tb
Agora o Andre Rocha me explicou…..
Depois do jogo contra o gremio, eu disse, posso estar so cornetando, mas parece que o time ficou muito grande para o zé. Ontem, depois do jogo contra o botafogo, essa sensação aumentou. Tá explicado, o time/tecnico tá viciado no modelo do ano passado, a tal zona de conforto. O time se aperta e ele prontamente volta para essa “zona”. só que troca o Cirino/Fernandinho pelo Berrio/Gabriel.
PRECISO REPETIR ATE QUANDO AQUI.. DIZENDO QUE NÃO TEMOS TECNICO… QUE NÃO TEMOS VARIAÇÕES….. QUANDO O TIME ENFRENTA ALGUM DIFICULDADE .. VOLTAMOS AO JOGO BUROCRATICO DE SEMPRE…. AI EU COMENTO.. E DIZEM QUE EU SOU ANTI !!! SRN
Padawan, calma vc deve ter, coisas no seu devido tempo hão de ocorrer.
to calmo cara… so que não deixo de dizer a verdade… time, elenco ele tem.. so não sabe fazer o que se deve !! pode ganhar mundial, libertadores, o raio que o parta.. mas vai ser pelo elenco e por sorte.. pq se for por ele.. estamos fritos !!
Seu descontentamento pelo técnico demasiado é, o passado com a metade do Brasileirão 2016 e início de 2017 te mostra que retrospecto positivo ele ter.
ai voce vai me desculpar… maior parcela de não ganharmos ano passado, ta na conta dele…. ele é fraco.. simples
Caro padawan, em alguns meses alegrias vc terá.
Esses comentaristas são comédia mesmo, ontem o Lédio Carmona disse que: “foi a pior partida do Flamengo” Flamengo venceu clássico na casa do adversário
Palmeiras Corinthias Perderam os comentaristas: Alê (ESPN) .” tem que ressaltar que é início de trabalho, ainda falta chegar o grande reforço…” palmeiras jogou contra Ituano “em casa”…com Guerra, Willian, Keno, Dudu, Alecssandro, Felipe Melo, Zé Roberto, Jean,Thiago Santos, Vitor Hugo, e não conseguiu dá um chute a gol no segundo tempo, mas os comentaristas…disseram…”o time foi bem” o mesmo para curinga
Cara tu tá preocupado com Flamengo ou comcomentarista e outros times? O Flamengo foi horrível ontem, acha que vai ganhar alguma coisa com esse futebolzinho? Blz então .
estou preocupado com você!!!
Fica não, estou super bem.
O time realmente cansou, eu acredito que deveria poupar todo mundo nos 2 próximos jogos e dar minutos ao donatti, renê e o Berrío, pq ja estamos classificados e o time vem de uma maratona de jogos seguidos
Pra mim ficou nítido que precisamos de um Primeiro Volante Clássico, estilo Ralf. Dos segundos volantes subindo ao mesmo tempo deixa muito espaço pra nossa defesa, e convenhamos que o Rafael Vaz não está jogando muita coisa. Por o Donatti contra o Madureira PoW. Arão Pífio. ZÉ Fraco. COLETIVO razoável.
E essa gestão linda que não acaba, eles merecem um beijo coletivo de todos os torcedores!
Muitos não percebem, mas o Flamengo está tomando um caminho sem volta, a cada dia está se distanciando de todas os outros clubes.
Está se tornando uma instituição de alto rendimento, e atingirá níveis europeus de patrocínio, pois é um clube nacional.
Isso um dia iria acontecer, naturalmente, só não aconteceu antes por causa do câncer que existia lá gerindo de forma amadora o clube (Kleber Leite, Edmundo S. Silva, Márcio Braga, P. Amorim, Capitão Léo, etc).
As vendas de latinhas de Carabao serão tão intensas, que eu acredito que o clube e empresa terão de rever daqui há uns anos certos termos contratuais, tamanho o sucesso que vai ser a venda dessa bebida.
Que felicidade é saber que não estamos nas mãos de Diretorias pífias e amadoras de antigamente.
Que sofrimento esse caminho sem volta…
https://uploads.disquscdn.com/images/10bba40c8cdedf10957cbce9c4459cbc31dc39537139a7ffa942e4a8aa43d816.jpg
Eu apostaria em um esquema 4-1-4-1, sendo mais ofensivo com Conca ou Mancuello pelo meio, tirando 1 volante.
——————–Muralha——————
Pará (Rodinei) – Rever – Donatti (Vaz) – Trauco
———Rômulo (Arão, Cuellar, Ronaldo)——–
Berrío – Diego – Conca (Mancuello) – Éverton
——————-Guerrero————————–
O time iria ter 2 velocistas em cada ponta e 2 excelentes criadores de jogadas pelo meio.
Pra mim ainda tá faltando um pouco de habilidade no ataque… o time não tem drible… bem ou mal, o único que tentava dribles no Fla era o Fernandinho (e errava em 90% das vezes, eu sei, mas pelo menos tentava… agora não tem ninguém). E isso quebra defesas em jogos mais fechados, e no ataque não tem ninguém com essa característica do drible curto, só velocistas. Isso e chutes de fora da área, que tbm quebram retrancas (o Mancu e o Arão pegam bem na bola, mas ontem estavam apagados).
Boa matéria. Sendo um torcedor exigente e sabendo do potencial que esse time tem, o jogo de ontem foi decepcionante. Ganhos os 3 pontos? Ok. Mas o Flamengo deixou um time suplente se igualar a nós em campo quando deveríamos ter jogado mais do que jogamos. Desgaste? Início de temporada? Não sei qual é a desculpa que irão inventar para a atuação ruim de ontem (principalmente no segundo tempo), mas vi algo ontem que vi com freqüência no ano passado: Sair na frente e não saber administrar resultados. Recua em hora indevida e acaba pagando caro pela covardia. Perdemos um título ano passado por não manter a intensidade e abdicar do jogo ofensivo ou não contra atacar com qualidade no momento de se poupar fisicamente, mas ser letal na hora das saídas para contra ataque.
É bom analisar o jogo de ontem como algo que deu errado e modificar muito para a Libertadores. Por pura sorte não tivemos um placar ruim contra nós. Não faz mal fazer um placar mais folgado se quiser diminuir o ritmo em campo, afinal o Flamengo já provou diversas vezes ano passado que não sabe segurar resultados. SRN.
Amigo, eu acho que esse é o ponto mais interessante a ser discutido. Boa análise. O flamengo não sabe jogar segurando resultado. O time é altamente ofensivo, então que se mantenha a postura até o final. SRN
Ué, mas os cruzamentos, agora, resultam em gol. Foram x cruzamentos contra o Grêmio, o que resultou no segundo gol. Contra o Botafogo, foram mais x cruzamentos, sendo que os dois gols saíram em jogadas assim. Não vejo toda essa bronca. A diferença é que agora temos mais eficiência nesse tipo de jogada (os números do Guerrero dizem por sí). SRN
Perfeitas observações, é exatamente isso que ocorre em jogos contra times que sabem se defender, comentava isso ontem com outros torcedores.
Flamengo não tem criatividade no ataque, é bola no Guerrero ou chuveiro.
Jogo horrível do Flamengo. Flamengo estava ganhando de time pequeno e o povo achando o máximo, que o ano será mágico. Pegou dos times grandes com sua equipe B e foi horrível . Não levo muita fé que irá ganhar alguma coisa com esse futebolzinho. O Flamengo não melhorou absolutamente em nada.
Perfeito comentário!
Cometário excelente, esse foi o pior jogo do fla no ano, toda vez que pega um jogo um pouco mais difícil os caras se apequena, não intendo o que acontece com esse elenco( coisas assim vem acontecendo contra vasco, corinthians … Msm o fla sendo superior joga muito mau respeita muito o adversário, falta sangue no olho ), esses chuverinhos do jogo contra o botafogo lembrou muito o final de brasileiro do ano passado tive sem criatividade lento, com aquele toque de bola com os zagueiro de um lado a outro.
É isso mesmo!