71 estádios das Série A, B e C do Brasileirão serão inspecionados nos próximos meses, para analisar como está a iluminação de cada um. Técnicos da CBF e de uma empresa especializada vão medir os níveis de iluminação, buscando elaborar projetos para atender o padrão sugerido pela Fifa, que é de 2.500 lux.
Inicialmente a CBF vai gastar mais de R$ 1 milhão neste programa. Como os recursos da Fifa estão bloqueados, o dinheiro sairá do caixa da CBF. Após isso, os estádios visitados e seus responsáveis (clubes, prefeituras, governos estaduais) decidem se colocarão em prática e bancam o projeto elaborado e sugerido pela CBF.
não será obrigatória a aplicação dos projetos, no enatanto a CBF afiram que 1) infra-estrutura é um dos pilares do Programa de Licenciamento recém-lançado; 2) investimentos desse tipo se pagam em pouco tempo, por causa da economia gerada por tecnologias mais novas.
A troca dos velhos sistemas de iluminação por lâmpadas de LED reduzem os custas em até 80%, além de permitir o reacendimento automático em caso de queda de energia.
A CBF também oferecerá aos clubes uma consultoria permanente, onde se poderá realizar algumas sugestões, e caso for, alterações no projeto e orçamentos. A instituição espera que a recepção dos clubes a este projeto seja positiva.
CBF fazendo algo útil!?
Só falta tirar o gramado sintético do Atletico Paranaense e colocar grama de verdade… Sabemos que é mais dificil de tratar, mas todos clubes o fazem, e eles não podem ter essa vantagem, assim como o campo em si obviamente dá uma vantagem de ambientação com o “gramado” que nenhum clube da serie A normalmente enfrenta, a não ser na Arena da Baixada.
Não a toa o CAP foi um dos melhores times em casa (na grama sintética) e um dos piores fora de casa (ma grama normal).
Não podemos encarar tal disparidade como coincidência.
Se tal desproporçao é aceitavel, o Flamengo deveria fazer um campo de areia com um pouco de gramana arena da ilha… Assim jogariamos de igual para igual nos campos de grama Brasil a fora e seriamos os melhores no futebol sobre “grama e areia”.
SRN