Época: “Fla calcula que terá o maior faturamento do país em 2017, R$ 425 milhões”

Compartilhe com os amigos

O clube abre uma dianteira considerável perante adversários em relação a receitas, mas depende de alguns fatores, sobretudo o Maracanã, para cumprir seu orçamento.

Se estiver correto na matemática, o Flamengo deve se tornar o clube mais rico do país em 2017. A Diretoria Financeira do clube projeta, no orçamento para a temporada, uma receita de R$ 425 milhões. Nenhum outro orçamento no país vai tão longe. O Palmeiras, único a competir de igual para igual nas finanças, espera arrecadar R$ 389 milhões nesta temporada. Os demais adversários estão todos abaixo da linha dos R$ 300 milhões em faturamento. Na prática, o Flamengo terá mais dinheiro para gastar em atletas, portanto terá melhores condições de formar um elenco e disputar títulos. Isso se estiver correto na matemática.

A julgar pelos números projetados pela Diretoria Financeira, o Flamengo põe fé em dois fatores para continuar a crescer em grana: patrocínios e Maracanã. A estimativa de arrecadação com a área comercial é R$ 25 milhões maior do que no ano passado. Até aí tudo bem. Com a maior parte do uniforme já negociado, a depender apenas da renovação com a Caixa em abril, o time já fez a lição de casa e pode chegar lá sem percalços. Já em relação ao Maracanã a história muda de figura. Entre bilheterias e sócios-torcedores o clube projeta arrecadar R$ 26 milhões a mais do que em 2016. Para que isso aconteça, a Odebrecht precisa transferir a concessão do estádio para outra empresa, esta nova empresa tem de se acertar com o Flamengo, e o futebol, dentro de campo, precisa dar resultado para empolgar o torcedor. É uma meta cheia de condições, muitas fora do alcance do clube, para ser cumprida conforme o orçamento.

O critério adotado por ÉPOCA, bem como em todos os outros clubes, desconsidera da projeção de receitas o valor estimado para transferências de atletas. Há quem coloque no papel dezenas de milhões de reais com vendas de jogadores, uma perspectiva difícil de cumprir, visto que não há quem possa cravar quantos atletas serão vendidos, por quais valores e quanto disso vai para as mãos de intermediários e empresários. Mas isso não é um problema no Flamengo. A Diretoria Financeira colocou apenas R$ 10 milhões no orçamento, que fariam a receita chegar a R$ 435 milhões. A saída do lateral Jorge para o francês Monaco por quase R$ 30 milhões já cumpriu e deixou uma sobra considerável em relação ao orçado.

Apesar dos contínuos esforços desde 2013 para reduzir o endividamento do clube, o orçamento também mostra que os erros do passado ainda pesam. O Flamengo reservou R$ 50 milhões para o pagamento de despesas financeiras – são os juros sobre as dívidas feitas por gestões anteriores. O adversário Palmeiras, cujo endividamento foi sanado por empréstimos do ex-presidente Paulo Nobre, vai queimar menos da metade desse valor com despesas financeiras: R$ 23 milhões. Isso faz diferença no dia a dia. O Flamengo calcula que arrecadará mais na temporada, mas também admite que dedicará uma parte maior disso para dívidas. Só em 2017 a Diretoria Financeira rubro-negra calcula que R$ 140 milhões serão destinados à redução do endividamento. Nada de anormal nisso. Um problema que se agravou por décadas não se resolve em alguns anos.

Fonte: Época Esporte Clube / Rodrigo Capelo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ótimo. Agora é conquistar resultados em campo, isso trará ainda mais patrocínio e receita com arrecadação e vendas futuras de Atletas, camisas, Carabao… Por isso é que não pode deixar jogadores de potencial encostados e dar preferência a jogadores ruins e com valor de mercado “nulo” sem perspectivas de negócios. Essa é a visão de hoje para um clube como o Flamengo, com projetos fortes de crescimento autossustentável não às custas de “presidente riquinho” como o caso do Porco. Aliás o grande trunfo deles é o Estádio…isso é fundamental para pretensões de crescimento forte do Fla no futuro. A diretoria vem fazendo um trabalho maravilhoso e o legado será imenso para a próxima gestão. O Fla já vem crescendo agora com a melhoria da Estrutura, com CT de primeiro mundo, Gávea revitalizada, imagina com o Estádio próprio…não vai ter para ninguém. NINGUÉM.

  • Minha pergunta é: “Que 140 milhões são esses?”

    Pergunto isso pois ja li que após nossa divida se reduzir à 400 milhoes nós não iriamos mais pagar grandes quantias, pois nao faria sentido, ja tendo baixado a divida a ponto de ser paga em somente um ano.

    Que 140 mi sao esses?

    Entraremos em 2018 com uma divida de 260 milhões (400-140) ou esses 140 milhoes de dividas serão pagos a dividas trabalhistas, e acordos em tribunais, comi o caso do ronaldinho, do romario, dorival, plaza, etc…?

    • Então, não posso dizer que sou entendido dessas coisas, mas pelo que acompanho, acredito que a dividas

      • Boa… Foi o que o Edvaldo disse tambem.

        Valeu por esclarecer essa parte!

        Mas a minha duvida ainda persiste.

        Esses 140 serao usados na divida contabilizada ou em novas dividas adquiridas?
        Ex: dorival junior / consorcio plaza / romario / etc… Flamengo tem muitos processos trabalhistas que nao entram na divida pois ainda nao foram julgados.

        Esses recursos podem ser para pagar futuros acordos, nao?

    • A matemática é um pouco mais complexa do que se propoe no seu raciocinio, mas é mais ou menos por aí. O Flamengo trabalha com aquisições de empréstimos de curto prazo para fomentar o fluxo de caixa e garantir um capital de giro para aquisições de atletas e um possível deficit em algum determinado mês. Suponhamos que possua os 400 milhoes em divida, seria assim:
      400-140+x, onde X seria o valor de emprestimo adquirido no exercício atual. Mas pra saber melhor, precisamos esperar sair o balanço no final de cada ano e observar as notas explicativas onde detalha os valores gastos e as receitas recebidas.

      • Boa Edvaldo! Tem toda razão, nao seria 260 mesmo… Teria que somar os emprestimos.

        Agora minha duvida ainda nao foi respondida.

        É que eu li uma materia dizendo que a partir desse ano nossa divida demoraria mais para diminuir, sendo ela parcelada nos proximos 20 anos (algo assim).

        Se você pensar bem, nada melhor pro clube que pagar a divida em um longo prazo, com juros a quase zero.

        Por isso repito minha pergunta, esses 140 milhoes são para pagar dividas ja contabilizadas (esses 400 milhoes) ou para pagar alguma novas divida trabalhista ainda não contabilizada?

        Espero que nao seja por dividas novas, e espero que o clube nao pague tanto esse ano… Todo clube grande tem dividas, e se temos a opçao de paga-la a prazo pelo profut sem juros, por que nao faze-lo?

        Quando um clube paga a prazo, ele investe os recursos que sobram e colhe os frutos de forma antecipada.

  • Temos a obrigação, como flamenguistas, de nunca esquecermos do presidente Eduardo Bandeira de Mello, por tudo o que ele e sua equipe fez e ainda fará pelo nosso MENGÃO. Senão ainda vai aparecer um espertalhão, pegar a “casa” arrumada, ganhar alguns títulos e sair dizendo por aí: “Nunca antes na história deste time houve um presidente como eu.”
    Qualquer semelhança não será mera coincidência.
    Muito obrigado, EBM!
    #ogiganteacordou
    #EBMppresidentedoBrasil

  • Foi considerado chegar na semi-final da libertadores e 80 mil sócios torcedores, não tá difícil. Outro detalhe, Não Foi Considerado a concessão do Maracanã, se conseguirmos o maraca aí acabou vamos superar com folga a projeção.

    • Não foi considerada a cota de TV do carioca e a verba com patrocínio foi estimada em 70 milhões, que também vai ser ultrapassado

  • Eu acho muito, mas muito legal, essa arrancada do Flamengo. No entanto, num futuro próximo, resolvendo o problema “doméstico”, o Flamengo, junto com outros clubes, terá que pensar nos outros clubes, na crescente assimetria, e na criação de um campeonado liga competitiva.

    A assimetria de receitas me incomoda bastante. Mas, enfim… veremos como se dará no futuro..

    • Só uma pergunta…
      Você acha que o Flamengo deva ganhar a mesma cota de televisão um botafogo ou vasco ou fluminense ???
      Quando 50% do Rio é Flamengo e os outros 50% se rateia em torcedores por esse três acima ???
      Você acha que o Flamengo deva ganhar a mesma cota que o Atlético Paranaense, Coritiba ou Criciúma ???

      Aguardo com curiosidade a sua resposta.

      • Amigo Carlos, bom dia.

        Não acho que deve ganhar a mesma quantia, mas concordo que a forma de divisão das cotas televisas é desproporcional. O que o Torcedor Racional quis dizer, é que quando o Flamengo resolver seus problemas internos, deveria estimular os demais e se juntar para criar uma liga mais forte e competitiva, atraindo patrocinadores e proporcionando maiores ganhos, maiores públicos e maior mídia para o esporte. De nada adianta um time monstruoso, milionário, cheio de craques e ficar ganhando campeonato onde se joga sozinho, vide campeonato espanhol, onde Barcelona e Real Madrid geralmente protagonizam sozinhos a disputa pelo título nacional

        • Legal, vamos criar uma Liga… Sem federaçao e confederaçao!
          Concordo plenamente… Só falta uma coisa!

          Clubes profissionais.

          Vasco nao irá entrar pois fecha com FERJ, Botafogo nao Vai entrar por causa do Willian Arão ?, Atletico paranaense e coritiba nao entrarao pois não aceitam receber cota televisiva menor que o Flamengo, Clube de maior vizibilidade.

          Utopicamente, sua ideia é incrivel… Mas isso aqui é BRASIL!

          Local onde o Individualismo é MUITO mais prezado que o coletivismo.

          É nossa cultura, cara… Não somos coletivistas como os Japoneses.

          Infelizmente.

          Portanto utipicamente concordo contigo.

          Na prática, é um plano praticamente inatingível.

          SRN

    • Quer igualdade, vai pra cuba!

      Sofremos por anos como chacota dos outros por sermos uma bagunça… Um clube mal pagador. Riam da nossa cara, e ainda riem por nao termos estadio (o qje daqui a uns anos deixara de ser motivo de piada).

      Agora que o clube esta galgando seu espaço de protagonismo nacional você quer pensar nos outros?

      Acorda, amigão!

      • Renan, vou complementar sua dica. Se quiser igualdade & liga mais competitiva, poderia ir pra Inglaterra, ver a premier league.. ou para para os EUA (na verdade, já estou aqui), e ver a organização da NFL ou NBA..

        Brincadeiras a parte, discordo de você. Acho que uma crescente assimetria no futebol brasileiro, como é tendência — ainda não é muito, pois o flamengo ainda não está totalmente organizado e o curitia, uma zona .. –, seria ruim para o “espetáculo” futebol. Só isso. Desenvolvi o argumento um pouco melhro na resposta ao Carlos. abaixo. Mas ainda não apareceu.

        • Bom, tenho que discordar de você. Primeiro pq NBA e NFL são esportes nacionais. E também por que essa troca de protagonismo, tão comum desses esportes, não me interessa muito. Em relação à tão aclamada Premier League, é realmente um campeonato interessante, mas os principais times de lá (que recebem e sempre receberão muito mais grana do que os daqui) só fazem sucesso dentro de casa.
          Eu penso o seguinte: a competitividade e a rivalidade é o que move o nosso futebol. A partir do momento que crescermos, outros clubes darão um jeito de se estruturar e crescer tbm. Nesse meio tempo, acredito que iremos viver um período de hegemonia maior e mais completo do que o dos anos 80, pois não dependeremos de uma geração especial e única de craques.
          SRN

        • Se eu quiser igualdade, vou para EUA e Grã-Bretanha?
          Locais notoriamente capitalistas que prezam corretamente pela meritocracia?

          Então por favor, se quer igualdade, aproveite sua relativa proximidade geográfica e vá pra Cuba mesmo. Embora tenha de ir rapido, pois eles já estão acordando para o capitalismo.

          Enfim, bobagens a parte, entendi seu raciocínio desde o princípio, mas não pode-se misturar “alhos com bugalhos”.

          Você compara clubes completamente profissionais com clubes amadores (vide botafogo banindo o Flamengo do engenhao, sendo que primeiro eles lucram mais com nossa presença lá e segundo eles nem são donos do estádio. São amadores a ponto de banirem quem paga suas contas).

          Você compara LIGAS (NFL/NBA/MLB/HNL/MSL) profissionais que sabem vender seu nome nacionalmente e internacionalmente e sabem produzir espetáculos com CAMPEONATOS organizados por FEDERAÇÕES e pela CBF (todas corruptas e que NUNCA largarão o osso).
          Em nenhum país do mundo as federações tem tanto poder quanto aqui no Brasil.

          Enfim, no meio corrupto em que vivemos e onde nenhum clube é capaz de pensar no todo, o Flamengo tem sim que brigar somente por seu protagonismo.

          Vale ressaltar que o Flamengo já estava tentando melhorar o futebol carioca a algum tempo, brigando com a FERJ por direitos basicos para TODOS OS CLUBES.
          Batalha essa que creio ter sido perdida no momento em que assinamos com a Globo pelo campeonato carioca sem a FERJ acatar nenhuma demanda exigida, tais como:

          – direito de placas para os clubes

          – baixar a fatia de 10% para 5% da taxa paga a FERJ por partida

          – cada clube poder quantificar o valor de seu ingresso (direito básico para poder impulsionar o Sócio torcedor, disponibilizando meia entrada para os mesmos)

          – maior transparência da FERJ (para inibir a corrupção)

          Dentre MUITOS OUTROS…

          Resultado:

          O Flamengo foi o ÚNICO A BATER O PÉ POR TAIS NORMAS QUE BENEFICIARIAM A TODOS!

          Nenhum clube, pequeno ou grande, foi capaz de perceber que tudo o que o Flamengo reivindicava era para o bem de todos, além de si proprio, obviamente.

          Entao, Meu querido torcedor racional, racionalize o seguinte… um clube no futebol brasileiro nao é capaz de mudar PORRA nenhuma.

          Portanto, se nenhum clube é capaz de pensar no bem maior quando falamos de direitos basicos e eles sao capazes de os entregam de mão beijada para a manipulaçao a bel prazer de federaçoes e confederaçoes (obviamente a troco de algum tipo de propina), NÃO ESPERE QUE O CLUBE DE REGATAS FLAMENGO SEJA CORDIAL E PENSE “NO BEM MAIOR” SOMENTE NA HORA DE PARTILHAR RECURSOS ORIUNDOS DAS COTAS TELEVISIVAS!

          Os clubes fracos usam o discurso de “união” e “Divisão igualitária” somente quanto lhes convém.

          Quando eles têm o poder de voto assegurado pela maioria, se juntam covardemente contra o Flamengo (único clube com propostas modernas e que tenta tirar poder da Federação), afim somente de receber sua parcela de propina anual.

          PS: Desculpe ter me delongado demais.

      • Concordo com você. Fla ainda tem um cacetão de dividas pra resolver, estádio próprio pra conseguir, categorias de base pra investir, basquete, esportes olimpicos.

        Daqui a uns 10-15 anos, se estivermos com tudo certo e sobrando demais a gente se preocupa em ajudar aos outros. Por hora nosso compromisso tem que ser manter o rumo, arrumar os nossos problemas que ainda são muitos, e servir de exemplo.

  • Já postei isso aqui ha alguns anos e vou repetir:
    “Mengão campeão do mundo em 2018”

  • Acho que vai passar de meio bilhão. Já foi superado mais que o dobro com a venda do Jorge. Mais os 17 milhões dá globo no Carioca, não previsto. Os 15 da carabao não previsto e mais a participação nas vendas. Basta agora atingir a meta em sócio torcedor e bilheteria e vencer um título importante. Por exemplo, o campeão dá copa do Brasil esse ano leva 50 milhões de prêmio.

    • Aqui tem muitos que não torcem pelo time, mas por jogadores e treinadores!
      Não gostam do técnico e de algum jogador e fica torcendo pra da errado. Mas estou dando certo, graças

    • Não, cara,são 50 milhões em premiações, pois o campeão leva 12 milhões e o campeão brasileiro leva 20 milhões.

      • Não. A cbf renovou com a globo para esse ano e o campeão levará 50 milhões sozinho. Busque no google: “premiação copa do brasil 2017”. Aqui não deixa postar link.

        • Pior que é verdade. Isso deve forçar a CONMEBOL a pagar mais pela libertadores
          A premiação do BR 2017 deveria aumentar também.

        • Não vi nada de aumento esse ano, irá aumentar a partir do ano que vem. O único lugar que vi falando que era em 2017 foi na flahoje e não confio muito. Irá aumentar em 2018, como está no site da cbf.

        • Este aumento e para 2018

    • Porra, 50 milhões sozinho????

    • Está correto o campeão leva 50 milhões , e a partir de 2018 o campeão leva 68 milhões .

    • Ainda tem o dinheiro do Brocador

    • kkkk ótima!
      ++++$$$$

  • Cada ano o clube fica mais forte… Fico me perguntando: Onde estava Bandeiras nesses últimos 20 anos?!

    • Aí hoje em dia já não teria mais graça ver futebol…

      • Teria sim, o Flamengo teria mudado pra Espanha ou Inglaterra, só pra ser campeão por lá e disputar a Champions’ League.
        SRN

    • Diretoria no BNDES

    • No BNDES, onde se aposentou !!

      • Poderia ter vindo mais cedo para o Mengão… mas a vida quis assim e assim está sendo!

  • EBM agora reina soberano… mas quando seu mandato acabar, será que conseguirão manter esta boa gestão?

    Disto é o que tenho mais medo no futuro do Flamengo…

    • Com certeza vão! Tem muitos outros no grupo que poderiam ser tão bons quanto EBD! Para cirar um, o Claudio Pracownik

    • Lembra da lei de responsabilidade fiscal, essa aprovação será o maior legado deixado pelo EBM…

      • Concordo, mas isso afasta os mal intencionados, o problema é que existe ainda os incompetentes que mesmo com boa intenção podem acabar prejudicando o clube.

    • Além da Lei de Responsabilidade Fiscal inserida no estatuto do clube, tem o aspecto político. É muito difícil que o grupo que apoia o Bandeira perca alguma eleição nos próximos 10 anos. Pelo menos.

      E se perder, será para o Wallim, Bap e cia. Estaríamos em ótimas mãos de qualquer forma. Aquela corja que tanto mal fez ao clube jamais voltará a ter algum poder no Flamengo, seja na Administração, seja nos conselhos.

      • Que São Judas Tadeu com a permissão do bom Deus e as graças de Jesus Cristo nos protejam para sempre !!!!

    • Conseguirão, todos da Chapa Azul são qualificados para assumir a presidência, destaque para o Pracownik e Wrobel.

  • para termos o valor de arrecadamento com ingressos, precisamos ir muito bem na libertadores (Vamos ser campeão, eu tenho fé rs) e levar o hepta.. ai pode colocar 500 facil facil.

  • Vizeu vai sair por uns 50 milhões e isso vai ajudar.

    • Vizeu só sai no meio do ano que vem.. pode escrever

    • O Flamengo só tem 50% do passe dele.

  • Chegará próximo aos 500 milhões. Sobra da venda do Jorge + direitos de TV do carioca.

    Só aí já da mais de 455 milhões. Deve chegar a uns 470 milhões

    • Só a sobra dá venda de Jorge mais o valor recebido pela transmissão do carioca já cobre o aumento esperado na arrecadação com bilheteria.

    • Tem ainda a verba com patrocínio que foi orcada em 70 milhões, mas hoje com os contratos assinados já ultrapassa isso com facilidade.

    • Ta mas não se esqueça que teve despesa com o estadio e possivelmente, muita despesa com o maracanã. No fim das contas vai bater mais ou menos no planejado. Se o Fla ganhar algum titulo a coisa muda. Temos time pra superar as metas, mas não foram metas tão tranquilas de bater addim não.

  • Sem mecenas (Palmeiras), empresas amigas (Fluminense) ou ajuda de subsídios gordos do BNDES com presidente da república dando uma mãozinha(Corinthians), o Flamengo mostra que é possível se reestruturar por conta própria sem se lamentar culpando os outros por seus problemas (Botafogo) ou ficando de rabo preso com federação corrupta (Vasco). Espero que todo esse sucesso na gestão consiga surtir efeito também em campo.

    • Perfeito, é isto aí!
      Sem por, nem tirar!
      SRN

    • Mais alguma coisa? um cafezinho, um suco ou uma água?

      • Não, valeu hahahahaha

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Não phode Madruga !!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • … sim sim, só uma coisinha, uma Libertadores, por favor!

  • ótimo,mas quero ter este orgulho no campo,acho que este ano vai…

  • Ótimo trabalho mais já estou assim desde 2013 comemorando resultados financeiros, esse ano não tô ligando pra isso não quero comemorar títulos não se esqueça diretoria quero gritar e campeão dentro de campo, uma liberta em.cima do San Lorenzo no Pacaembu ainda seria demais

    • Por pensamentos assim q o nosso time entrou no buraco financeiro q ainda se encontra!! Primeiro arrumar a casa, e os títulos virão. Se vierem antes, melhor. Também quero títulos, mas não a qualquer custo! De que adianta um título nacional a cada década e passar os outros anos na penúria!

      • Exatamente, o Rodrigo Caetano disse que o Flamengo vem desde 2013 se preparando pra ser campeão, montando uma estrutura para tal, e acredito que agora o clube esteja preparado.
        SRN

      • Nem ao ceu e nem ao inferno. O flamengo precisa de titulos sim. Crescer de forma organica sim mas tem que vir titulos.

      • Rapaz parabens pela sua opiniao aqui no meu post mas essa ai é a minha, eu estou cansado de comemorar finanças e o ano do flamengo ser sempre o próximo, se você ta feliz parabéns, eu quero mais e estou cansado de esperar, quando não ganhar nada esse ano vem um falar que o ano do flamengo é 2018 e isso ja me cansou se for pra ficar torcendo pra financeiro eu torço pra BOVESPA mas eu torço é pra time de futebol e quero gritar é campeao, zuar meus amigos vascainos, soltar foguete nos postos nas finais de campeonato, se você se esqueceu como é ser torcedor estou aqui pra te lembrar e dizer que o flamengo não é pra ganhar dinheiro sao titulos, e se você nao for tao imbecil vai ver que a situaçao ja esta controlada que o objetivo principal e ser campeão e não ficar dizendo que gastou menos ganhou mais, e que vai voltar a ficar devendo todo mundo, que bla bla bla, ate pq ja tem regras internas pra evitar isso, viva aos torcedores do flamengo futebol e regatas, e sejam felizes aos torcedores de financeiros! SRN

        • A situação está controlada? Somos ainda um dos maiores devedores do Brasil. Sou torcedor sim, e cansado de ver meu time passando vergonha dentro e fora de campo. Mas como eu disse: zoe os rivais um ano e passe nove sofrendo zoação. Acompanho o Flamengo desde a década de 80 e cheguei a pensar q uma hora fechariamos as portas. Agradeço todos os dias por termos a partir de 2013 uma diretoria competente e não imediatista, que joga pra torcida e depois que se dane clube . Se informe antes de postar qualquer coisa. Ah, e educação não faz mal a ninguém!

          • É torcedor desde 1980 e nao sabe que nao somos mais os maiores devedores ja temo o botafogo e vasco a nossa frente e alcançaremos o ataletico mineiro ate o fim do ano mas como eu disse, seja feliz com sua torcida nao queira mudar minha opiniao e nao queira que concorde com a sua va para a bovespa tambem la voce sera mais feliz ainda pra mim quero titulos e espero ver mais noticias disso do que so de finanças amem!

            • Kara, vc é muito mal informado. Só o Chorafogo deve mais do q nós. E te dou uma dica: vai torcer pro Vasco q a filosofia deles é a mesma q a sua, pq a nossa diretoria felizmente vai continuar administrando da mesma forma.

              • Amigo eu nao sou filosofo eu nao tenho filosofia sou torcedor que torce pro flamengo por causa de titulos se fosse por dinheiro eu tava torcendo para o Barcelona ou Real Madri e outra quem é voce pára falar que time devo torcer ? voce e um ninguem que ta preocupado com a opiniao alheia seja feliz e fique contando quanto dinheiro temos abraços!

                • Então torça para o Vasco q vc vai ser muito mais feliz. Se é q já não torce.

  • O orçamento é sim factivel, mas depende sim de bom desempenho na Liberta e no Brasileiro. Acho que o clube vai arrecadar sim com a venda de mais atletas, e deve fechar o ano acima dos 425 milhões. Só acho que esse tanto de matéria falando em quanto o Flamengo arrecada gera uma consequência para o futuro que é o preço Flamengo. Sabedores de que o clube vai ter mais bala na agulha, empresarios e jogadores vão tentar pedir mais e mais do clube, cabe aos diretores manter o padrão austero atual. Muito feliz com a administração do clube, com a montagem do elenco, agora espero a performance em campo ir melhorando aos poucos para chegarmos nas fases decisivas da Liberta como protagonistas.

    • pode acontecer isso sim,mas também a questão da atratividade que o clube vai conseguir,alias já tem,posso arriscar que diante desse cenário poderá é facilitar a vinda de jogadores,ou seja qdo o jogador quer vir é dificil segurar,e hj o flamengo é desejado por muitos!

      • E será cada vez mais Alfredo !!!

        Saudações!
        Mengão sempre!

    • Isso aí….

      Uma boa solução é NUNCA revelarmos quanto dispomos de recursos para aplicar no futebol…

      Fazer como o bom mineiro e ir comendo pelas beiradas…

      Saudações!!

      • Ou, como o Atlético, na”cara dura”, dar calotes de 05 anos !!!

        • kkkkkkkkkkk

          Aqui ACHO que isso NUNCA mais !!!!

          Saudações !
          Mengão sempre !!!!

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Essa parada, quem come quieto come de novo.
        SRN

    • Tem esse lado realmente de jogadores e empresários quererem tirar um pouco mais do Flamengo, mas em contra partida, como o elenco melhorando cada vez mais, quero ver qual jogador não vai querer vir jogar no Flamengo…Qual jogador não vai fazer pressão no empresário para poder baixar o preço (pedido pelo empresário) e vir jogar aqui…
      Exemplo disso é o Diego, Conca, Berrio, Mancuello, Rômulo, Donatti, Guerrero (ainda pelo valor alto oferecido no salário)…virão outros pelo nome Flamengo, pela camisa, pela história e pela vontade de fazer parte da nação…

      SRN

      • … pelas condições de trabalho, pela visibilidade, pela probabilidade de títulos, por ser Brasil, por ser o Rio…

    • “Sabedores de que o clube vai ter mais bala na agulha, empresarios e jogadores vão tentar pedir mais e mais do clube, cabe aos diretores manter o padrão austero atual.” — E se não conseguirem os valores desejados, esses empresário e jogadores “vão” para onde? &;-D

    • Da mesma forma que pode afetar o preço de jogadores, também afeta o valor dos patrocínios, pois sabendo que o Flamengo já ganha isso tudo, vão saber que não adianta oferecer merreca. Quanto aos jogadores é só manter o estilo de negociação atual, mas vai chegar o dia que poderemos competir com os Europeus por alguns jogadores e aí não tem como “economizar”.

  • Sem mecenas e trabalhando duro. Orgulho de ser rubro negro.

    • Isso…

Comentários não são permitidos.