Notícias

Mancuello veio pra ficar

Saudações, caros rubro-negros!

O começo de temporada do Flamengo já vem nos mostrando como nos esquecemos, às vezes, do que é ser Flamengo. Muita preocupação com os resultados ruins durante o período de preparação sumariamente substituída por muita calmaria e esperança com as grandes atuações nas partidas iniciais do Campeonato Carioca. As instantâneas indas e vindas do céu ao inferno são uma constante em nossa história, e temos que ser fiéis aos costumes.

Dentre os destaques da recente ascensão coletiva, trago aqui para especial atenção nosso injustiçado argentino: Federico Mancuello. Que o cara é bola, todos sabem. Que as oportunidades dadas não equivalem a sua qualidade, idem.

No ano passado, mesmo com boas atuações e com gols importantes, Mancu foi por diversas vezes esquecido no banco de reservas, principalmente pelo fator tático. A preferência pelo esquema com pontas inibia seu espaço, bem preenchido por Willian Arão, em grande fase, e por Márcio Araújo – este dispensa comentários.

O ano virou e Zé Ricardo vem surpreendendo positivamente pela maior variação com as boas peças que temos no elenco. Dessa forma, Mancuello passou a ser mais valorizado, jogando em uma posição que não lhe é tão familiar, porém afastando-se da função de ponta marcador. Apesar do pouco tempo de adaptação, o argentino mostrou outra vez como está acima da média e, com bons passes, já se mostra muito importante.

Mas a injustiça e insegurança fazem parte do cotidiano de Mancu no Flamengo. Hoje, ele é nada mais que o “esquenta lugar” de Conca. Alega-se que Zé Ricardo utiliza o jogador como um tampão, preparando o time taticamente para a chegada do segundo hermano. Será?

Contra fatos não há argumentos, e hoje Federico Mancuello é titular absoluto do Flamengo. Que Conca já apresentou futebol superior, todos sabemos, porém ninguém pode assegurar como será o retorno do argentino. Retornando de lesão e com idade avançada, confiamos em sua qualidade como um excelente reforço, porém há de se analisar qual será sua capacidade física e se poderá voltar a atuar com o potencial que já mostrara em outros tempos. E quem pode afirmar que a máxima é verdadeira, e que Conca irá, de fato, bancar a Mancuello? Até lá, muito futebol terá que ser apresentado.

Enquanto a sadia disputa não ocorre, vamos nos empolgando e acompanhando a evolução tática de Mancuello. Talvez haja até espaço para a utilização de ambos (e aqui confio na criatividade de Zé Ricardo), mas, no momento, eu confio plenamente em Federico Mancuello. Independentemente de nomes e históricos, queremos o melhor para o Flamengo!

SRN

Rodrigo Coli

Acompanhe-me no twitter! @_rodrigocoli

Rodrigo Coli

Ver comentários

  • Mesmo se fosse possivel equilibrar a marcacao usando ambos, faltaria profundidade ao time, mas vao disputar posicao com certeza, Mancu ta muito bem. Incrivel que ainda apareceram alguns aproveitadores dizendo que se ele tivesse sido usado assim ano passado seriamos campeoes, sendo que o proprio jogador que nao se sentia a vontade pra fazer aquela funcao

    • Boa, concordo. Ano passado nem físico ele tinha pra ser usado dessa forma. Aliás, ele jogou sim como ponta nesse 4-1-4-1 do ZR em algumas partidas, e cansou, foi substituído.

  • Eu também confio. Totalmente. Não só confio como digo que se equipara ao Diego nos quesitos técnica e habilidade, inteligência e criatividade. Jogador imprescindível e insubstituível. Não tem ninguém melhor do que ele fazendo o que ele faz, com muita versatilidade e eficiência. Não pode sair do time. Como o Trauco não é tão bom marcador quanto o Renê e este parece ser muito bom no ataque também (como o Trauco), acho que o peruano vai dançar pra poder acomodar 3 gringos no time. No caso, Berrío, Guerrero e Mancu.

    • Não mesmo , o René no seu melhor ano em 48 jogos deu 4 assistências . Trauco e muito superior ofensivamente .

    • Mancuello tem técnica refinada, isto já falei em outros posts, é indiscutivel. O que pesou e pesa contra ele, é a sua capacidade física. Ano passado, foi muito mal neste quesito, alternou boas partidas com outras bem ruins. Este ano com um trabalho mais forte e direcionado na pré-temporada com apoio do CEP, a tendência que evolua muito e isto já trouxe evidências no ultimo jogo, quando suportou o jogo todo, apoiando, recompondo, se apresentando na area e fazendo gols.
      Se ele crescer fisicamente, trará uma dor de cabeça interessante ao Zé Ricardo e não duvido dele manter o Mancuello e sacar, o Arão ou Romulo para entrada do Conca.
      Imaginem um meio e ataque com Romulo, Mancuello, Diego, Conca, Berrio e Guerrero? Muito forte, mas que precisa de coordenação na recomposição defensiva e pode ser utilizada em necessidades extremas contra pequenos em nossos dominios, situações em que precisamos atacar.
      Quanto a comparação com Diego, acho que ele não é igual nem superior, mas que chega perto na técnica e fica abaixo na mobilidade e vazão de jogo, que ´o "X" da questão de sua permanência no time titular.

      • Conca no Arão já é ter que fazer adaptação, o que é algo complexo para um jogador que retorna após longa recuperação de lesão; Conca no Rômulo eu acho que fica inviável.

    • Podem ser escalados e jogar até 5 se não me engano...
      Saudações.

  • O que me deixa mais feliz é que com o Mancuello ?? fazendo essa função de meia mais aberto é que teremos uma variação tática para mudar jogos mais difíceis, o Mancu pode sair e entrar o Berrio para dar mais amplitude ao time, ou o Mancuello jogar mais pela esquerda e com o Berrio na direita, como foi contra o Boa Vista quando o Mancu foi para a esquerda e o Rodnei fez a ponta direita, o jogo mudou e achamos algumas triangulações maravilhosas. Enfim, o importante é que tenhamos opções para confundir a marcação adversária durante os jogos.
    SRN

    • Impressionante a versatilidade do Mancu, joga de 2° volante, 3° homem de meio campo, meia armador e agora ponta armador.
      Isso sem citar a raça e a entrega dentro de campo, não me surpreende em nada ele ter sido o Capitão do maior vencedor da libertadores.

      • Também Vini, esse Argentino nunca me surpreendeu, sua capacidade e versatilidade de jogar em muitas posições com qualidade de alto nível, ele nunca foi e nem deve ir pro banco, embora ZR ainda duvida de seu futebol, a cada coletiva a gente ver discretamente isso, ele não admite que o Mancu improvisado e jogando de mais é o titular absoluto!

        • Ah sim, o Ze Ricardo deve ficar triste quando os gringos jogam bem... pfv

          • Nick...
            Tem gente tão preocupada em buscar apoio em sua cornetagem pessoal e perseguidora que acabou curtindo sem entender que você REPROVAVA esse pensamento do "Zé ficar triste"...
            Ao contrário do que você disse, entenderam que você ACREDITAVA piamente nesse disparate.
            Não entenderam seu "por favor" no final...
            Sinceramente não sei se rio ou se choro...
            Grande abraço.
            Mengão sempre !!!

          • Eu entendi, curti pela mesma ironia CARLOS CAMPOS
            GRANDIOSO ABERRAÇO!
            Ah, Não comento por ibope, opinar é proibido?

        • Kkkk acha que o Zé o coloca de titular pra agradar torcida ? Duvido kkk, o Zé é muito convicto, e sendo justo, esse ano ele está dando espaço pra quem tem qualidade.

          • Acabei de ler um comentário do Evandro dizendo:

            "Zé Ricardo tá tentando queimar o argentino na direita, mas está se dando mal"

            Kkkkkkkkkkkkkk pqp

          • Eu li essas coisas também, tento ignorar né kkk, no proximo jogo que o Mancu não marcar o gol vão dizer " Zé proibiu o Mancu de chutar só pra queimar o cara"

          • Flamenguista não consegue curtir o bom momento, tem que ter algo pra encher o saco, a bola da vez é o Vaz.

          • Vaz e arão. eu nao torço para jogador, torço para o mengão, independente de estar um jogador q eu ache q deveria ser reserva, pqp, quem sou eu pra questionar a escalação, se eu estivesse todo o dia la blz, mas não estou, agora tem umas pragas de torcedores q so reclamam.

          • Não estou enchendo o saco, não preciso puxar saco, estou curtindo o bom momento do meu mengão, sem encher ou puxar saco de ninguém.

          • Tá vendo Ruan...
            Por essas coisas que de vez em quando ALOPRO e toco a corneta nos cornetas...
            Um péla saquismo ducarai mano...
            São Judas Tadeu... nos protegei dos "Seca Pimenteira" !!!
            Grande abraço !!!

          • Tá vendo Junior...
            Por essas coisas que de vez em quando ALOPRO e toco a corneta nos cornetas...
            Um péla saquismo ducarai mano...
            São Judas Tadeu... nos protegei dos "Seca Pimenteira" !!!
            Grande abraço !!!

          • Direi não, mas sempre que achar que devo falar, eu falo, ou é proibido?

          • POIS É, DÊ SUA OPINIÃO E EU DOU A MINHA, RESPEITA A MINHA E EU RESPEITO A SUA, VC PODE DISCORDAR E EU POSSO DEFENDER A MINHA OPINIÃO, SE SOU DIVERGENTE, EU APENAS LEIO OU IGNORO, MAS NÃO DOU PIADAS EM NINGUÉM, MAS REPLICO VC E QUALQUER UM AQUI...VC SABE O QUE É LIBERDADE DE EXPRESSÃO? SE NÃO SOUBER, PESQUISE E SABERÁ.

          • E foi isso que aconteceu, se você não percebeu eu apenas ignorei a sua opinião, afinal eu não sou dono da verdade mas não preciso concordar com tudo, sobre a piadinha, não foi eu quem te deu.

          • Aqui veja milk;
            Tá vendo Junior...
            Por essas coisas que de vez em quando ALOPRO e toco a corneta nos cornetas...
            Um péla saquismo ducarai mano...
            São Judas Tadeu... nos protegei dos "Seca Pimenteira" !!!
            Grande abraço !!!

            Sua resposta irônica Junior Vinicius;
            Kkkkkkk é verdade, as vezes, precisamos combater

          • Kkkkkk o cara pergunta minha opinião sobre o que o povo escreve e eu respondo sobre o que eu acho, em nenhum momento eu peguei e criei uma mensagem pra me preocupar se Você acha que o Zé ta querendo queimar alguém, o que você não pode querer é que quem leia isso concorde com você.

          • kkkkkkkkkkkkkkkk shuashuashua achou grossa não foi...hahaha...

          • E sai dando resposta a cada um dos que me ironizaram a altura da ironia, dar para vc ver cada uma resposta a altura.

            A partir dessa onda vc foi soltando o verbo junto c outros 4;

            Acabei de ler um comentário do Evandro dizendo:

            "Zé Ricardo tá tentando queimar o argentino na direita, mas está se dando mal"

            Kkkkkkkkkkkkkk pqp

          • Obviamente se me perguntarem minha opinião eu irei responder, aqui é um espaço público, da mesma forma que vc tem o direito de escrever, eu tenho o direito de discordar.

          • É cornetar muito né, umas pragas de torcedores desse q estragam o time, pois torcem mais contra pra no final poder falar mal.

          • Perfeito, o tecnico não quer agradar a torcida, quer ganhar jogo, do q adianta colocar o time q o torcedor quer se eles não estão la vendo o dia a dia, tem torcedor tão burro q acha q o ze não gosta do mancuello, são tão burros q naõ tem esse negocio d não gostar, a diretoria pagou caro por ele e se ele não joga é pq o tecnico tem os motivos dele, ou algum torcedor burro acha q a diretoria não quer q os jogadores q foram comprados caro estejam jogando, mas é o mal de muito torcedor, se achar o dono da verdade, e se achar melhor do q quem ta la todos os dias.

          • O Zé não colocava o MANCUELLO pra jogar porque não tem capacidade pra ser treinador do nosso FLAMENGO!

          • CLARO QUE NÃO É PARA AGRADAR A TORCIDA, VC ACHA QUE ELE TERIA ESCALADO GABRIEL, CIRINO E MA PARA O JOGO CONTRA O NOVA IGUAÇU?

          • Pois é! Se o Zé utiliza é por convicção seja bom ou ruim.

  • Bom texto. O Mancuello com o Zé não teve as mesmas chances que Gabriel, Cirino, Fernandinho...mesmo em situações que poderia ter sido usado, no ultimo jogo a entrada de Patrick, um jogador na ocasião fora dos planos, e nada fez,foi uma prova clara disso, mas Zé não colocou o mancuello, que seria o natural. O treinador tem o direito de escalar quem ele quiser, mas dentro de uma coerência.
    Um pequeno resumo:
    Zé chegou, nada conhecia, foi pegando um e outro, treinando e montou o time dentro de um padrão tático, que faltou com Muricy. O time se acertou, isso é fato, mas ficou previsível, e o Zé Ricardo novo no cargo, preferiu não arriscar e manteve a mesma ideia até o final. Sem variar taticamente o time.
    Mancuello, Cuellar e Donatti amargando banco, e não tendo oportunidades. *Incomodava MA como titular absoluto, podendo em muitas ocasiões ter dado oportunidades ao Cuellar, que ao contrário do que pensam é sim primeiro volante, (Isso é outro assunto). Podendo então fazer um rodízio e não perder ritmo de jogo e se desvalorizar. Eis um erro a meu ver de Zé Ricardo, falta de rodar mais o elenco. Variar mais. Ronaldo - poderia ter sido mais testado e não foi, e pelo que vejo continua não tendo as oportunidades (MA voltando a ser titular no jogo contra o Nova iguaçu, porque Ronaldo não pode entrar?), Cirino, Gabriel, novamente em campo, isso me preocupa, já que o discurso é o de utilizar a base.
    O fato é que Mancuello é um jogador diferenciado e a meu ver sempre teve lugar no time, e volto a dizer; ESQUEMA É PARA PRIVILEGIAR OS MELHORES DE FATO e não os "lampejos ambulantes" de alguns, que só servem para enganar. Tomara que o Zé continue fazendo as mudanças e que escale os MELHORES DE FATO. Tem material para isso, não tem mais o porque de manter no time jogadores fracos e enganadores.Torço pelo Zé, mas sobre tudo pelo CRF. SRN.

  • "Willian Arão, em grande fase"
    Até o meio da temporada sim, mas depois foi só caindo de produção, até chegar nesse nível fraquíssimo dos últimos jogos. Acho Arão um bom jogador, mas q tá achando q é craque e se perdendo com isso!

    Se conca já estivesse disponível, tiraria Arão e colocaria Mancu ou Cuellar no Lugar dele!

    • Concordo que Arão caiu muito mesmo. Acho que ele anda meio "desligado" displicente, coisa que tem que ser tratada com o Zé. Um puxão de orelhas cae bem...um banco quem sabe.

    • Nivel fraquissimo? Ta certo, o melhor volante do brasileiro e convocado para seleção, realmente o nivel dele esta fraquissimo, estala os dedos q aparecem duzentos times qrendo contratar esse jogador fraquissimo para o time titular.

      • Vc acha realmente q o Arão vem jogando bem? Ele é um bom jogador, disso não discordo, mas q caiu de produção é inegável... caiu tanto de produção que nessa temporada é o pior jogador do time, destoando dos demais!

        Repito, não estou dizendo q ele é ruim,muito pelo contrário, é um bom jogador, mas que não deve ter cadeira cativa somente pelo q fez no primeiro semestre do ano passado!

    • Sobre o Arão, acho que ele atua numa faixa do campo que é a que mais demora para se consolidar, logo, é fato que ele vai ter mais baixos do que altos no inicio da temporada. Ele precisa adquirir ritmo para compor defensivamente e ir para o ataque no apoio, no inicio da jogada e como elemento surpresa. Mas já vimos ele jogar muita bola e sabemos o que ele pode render.
      Para mim tem crédito e no final do ano passado, não foi somente ele que caiu de produção, o time todo, sentiu, sejamos justos também.

      • Eu acho q no final do ano passado o rendimento dele, mesmo o time jogando mal, foi pior do q os demais (tirando MA pq ai é sacanagem comparar), mas com concordo contigo q ele pode render muito, até pq foi um dos principais jogadores do primeiro semestre. Entretanto,um rodízio dele e de Cuellar na posição faria bem ao time e ao próprio Arão!

  • Concordo que o Arão poderia pegar um banquinho. Apesar de eu achar ele um excelente jogador, a fase não tá boa.

    Rômulo
    Mancuello
    Diego
    Éverton
    Berrio
    Guerreiro

    Meio campo e ataque ideais, no meu ponto de vista

    • parece time de guardiola, 1 volante em campo o resto é meia e atacante

      • O ewerton nao eh atacante, nao eh meio campo. Hauhauahau. Pelo amor de deus. Tirem o ewerton dessa lista.

    • Tiraria o Everton e colocaria o Arão. Acho que ficaria mais equilibrado.

  • Cade os torcedores de videogame que disseram que Mancu deveria sair, somente para explicar o erro do Ze ano passado em preferir Gabriel que ele ? Eu nao sou esse tipo de torcedor eu prefiro o Rodinei que o Pará com certeza e muito mais jogador, eu vejo o Arão se arrastando em campo, e cuellar sedento pela vaga de titular, não sou esse torcedor que torce para jogadores ou técnicos ou seja pessoas eu torço pelo flamengo e se alguém errar eu estarei aqui pra criticar, o que mancuello tá fazendo ele já fazia ano passado, ele fazia gols inclusive de falta coisa que ninguém fez ano passado a não ser ele, alguém tem que dizer ao Vaz que ele não sabe bater falta então quando tiver alguma cobrança que ele se ponha no seu lugar fica passando vergonha desde o ano passado será que o ze não tem culhao pra falar opa meu filho saia daí que os outros tem mais qualidades pra fazer isso, no resto pra mim está tudo ótimo mas pra mim a temporada começa agora!

    • Ja foi dito que o proprio Mancu nao se sentia a vontade tendo que recompor pelos lados, demorou pra comprar a ideia, e o Cuellar de fato tem mostrado mais que o Arao, mas temos que ficar de olho no limite de gringos. SRN

      • Quanto ao mancu perfeito quanto aoo cuellar nao concordo, mas realmente ele tem que jogar pra saber se sera melhor .

      • O q o cuellar tem mostrado se ele nem entra direito???? cara, vc esta la nos treinos acompanhando os dois nos treinos? eu naõ estou, então suponho q quem treina para merecer ser titular é o arão, alem de todo o jogo eu vejo ele q mais corre e marca, agora pessoal quer q ele continue fazendo gol em todo jogo, o cara é VOLANTE, tem q marcar em primeiro lugar.

    • Vaz batendo falta é patético. Guerrero é melhor e não tem essa sanha de bater falta. Ano passado o cara se colocou a frente do Diego pra bater falta. É um comediante.

    • Cara, quem decide quem bate falta são os jogadores, eles conversam entre si e na hora quem se sentir melhor bate, pqp, mania de torcedor d achar q tudo q acontece d ruim é culpa do tecnico, e outra coisa, o Vaz bate bem falta sim, mas vc não quer q alguem seja igual o zico né. Outra coisa, arão se arrastando em campo??? Parei, com certeza não to vendo o jogo q vc esta vendo pois eu vejo sempre o arão se matando em campo, quando alguem perde a bola la na frente ele é o primeiro a volta e dar combate.

    • André...
      Estamos entrando na 2º Fase da pré temporada...
      A pré temporada termina se não me engano no dia seguinte ao jogo do foguinho.
      Saudações.

  • O gol contra o Cruzeiro, ano passado, foi um dos momentos mais emocionantes, da história recente do Flamengo. Mancuello tem DNA rubro negro.

  • O Arão nunca vai ser banco nesse time... Pq ele faz o que o técnico manda, o que o torna diferente são as chegadas dele ao ataque e ele diminuiu isso muito pra ajudar o time por uma opção do técnico. Alguém aqui acha que o MA jogou mais a frente pq? Pq o Arão teve que ficar atras. Pessoal fala que a partir do segundo semestre ele caiu de produção, mas isso se deve a melhora do meio campo com a chegada do Diego, e esse ano melhorou mais ainda com a efetivação do Mancuello e a chegada do Romulo.... Hoje não existe a necessidade das subidas a todo momento do Arão e o Zé sabendo disso colocou mais obrigações defensivas pra ele cumprir

    • concordo plenamente.antes ele armava muito.agora temos outras opções .ele precisa marcar mais, e sair na boa como surpresa este é seu forte ,e o tecnico esta prevendo isso

    • O cara foi o ladrão de bolas do campeonato e eu ainda vejo gente repetindo que ele depois do jogo contra o botafogo foi mal kkkk, tem cada maluco aqui.

      • Pois é Junior...
        A turma tem que comprar a ideia de que "vestiu Rubro Negro não tem pra ninguém".
        Estou mais preocupado com a Torcida esse ano do que com o time...
        Temos que comprar a ideia e se unir em favor do Flamengo.
        Vitórias virão mas derrotas também.
        Tão importante quanto saber ganhar é saber como se comportar na derrota.
        Estamos no caminho certo, com profissionais qualificados e trabalho executado com seriedade dentro e fora do campo.
        Mengão sempre.
        Grande abraço !!!

    • E tem uns retardados q ainda criticam o Arão, o cara é VOLANTE e faz a parte dele q é marcar o campo todo, vira ou meche quando o time perde a bola quem vc ve igual um doido voltando voando pra marcar é ele, e alem disso tudo o cara ainda chega na frente muitas vezes, pau no c.... de quem reclama de um jogador desse, são essas pragas de torcedores q estragam o time, pois se o time não ganhar de 4 ou 5 ja não presta, se for bem contra o gremio mas não ganhar pronto, o time ja não presta, o tecnico é ruim, olha so o q estou falando.

      • Pois é Fabiano...
        Estou mais preocupado com a Torcida esse ano do que com o time...
        Temos que comprar a ideia e se unir em favor do Flamengo.
        Vitórias virão mas derrotas também.
        Tão importante quanto saber ganhar é saber como se comportar na derrota.
        Estamos no caminho certo, com profissionais qualificados e trabalho executado com seriedade dentro e fora do campo.
        Mengão sempre.
        Grande abraço !!!

  • Belo texto,
    Acrescentaria dois centavos apenas:
    1. As boas atuações do Macu forçam - não é só o caso do Mancu - que todos os que não estejam no time se esforcem muito para conquistarem no campo uma oportunidade e vaga no time titular.
    2. Me parece também que a sua preparação física está bem melhor esse ano. Ano passado ele também sofreu com algumas lesões por choque e musculares que tenho certeza que atrapalharam seu melhor rendimento.
    SRN

    • André...
      Você como sempre uma das vozes de visão e bom senso aqui do espaço...
      Imperdíveis seus "coments".

      Grande abraço !!!

Notícias recentes

AGORA | Gabigol deve ser relacionado para próximo jogo do Flamengo no Brasileirão, contra Cuiabá

Gabigol não jogou contra o Atlético-MG, mas existe a possibilidade de atuar contra o Cuiabá,…

14/11/2024

Filipe Luís elege ‘culpado’ por empate do Flamengo contra o Atlético-MG

Flamengo empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG nessa quarta-feira (13) O Flamengo desperdiçou…

14/11/2024

Saiba onde assistir ao jogo do Brasil hoje contra a Venezuela; 2 jogadores do Flamengo estão à disposição

Venezuela x Brasil acontece a partir das 18h (horário de Brasília) desta quinta-feira (14) A…

14/11/2024

Tabu mantido: técnico do Atlético-MG, Gabriel Milito segue sem vencer o Flamengo

Com empate nesta quarta-feira (13), Gabriel Milito segue sem saber o que é vencer o…

14/11/2024

“Não está em boa fase”: Filipe Luís é realista sobre momento de jogador do Flamengo

Ayrton Lucas foi titular em seis dos dez jogos do Flamengo de Filipe Luís Filipe…

14/11/2024

Shola escreve nome na história do Flamengo ao entrar em campo contra o Atlético-MG; entenda

Shola estreou pelo profissional do Flamengo nessa quarta-feira (13) Joia da base do Flamengo, Shola…

14/11/2024