Bandeira crê que modelo para a Gávea não encontrará rejeição de associação

Compartilhe com os amigos

Hoje apoiado pela prefeitura, o sonho de o Flamengo voltar a jogar na Gávea, recentemente praticamente impossível, tornou-se viável. Agora é preciso vencer outra resistência: a da AmaLeblon (Associação de Moradores e Amigos dos Leblon), que sempre reclamou do barulho e dos impactos no trânsito provocados pelas partidas realizadas no local. Eduardo Bandeira de Mello crê que isso será superado sem maiores problemas.

O aumento de opções no transporte público para chegar à casa rubro-negra, aliado à modernidade que o Flamengo entregará segundo afirma o presidente, serão trunfos para derrubar a oposição tradicionalmente feita pela AmaLeblon. No que o clube projeta, não está previsto estacionamento no estádio e ainda haverá um sistema capaz de inibir a propagação de barulho.

Acho que não (a associação não reclamará). A ideia é fazer um estádio com proteção acústica. Hoje você já tem praticamente três estações de metrô que minimizam qualquer impacto de tráfego que no passado poderia ser problema. Vai ser um equipamento bonito e que vai valorizar a região – afirmou Bandeira, momentos após apresentar a palestra “Governança do Futebol: Tendências e Novos Padrões”, na PUC-RJ.

Questionado se está mais esperançoso em ver o time profissional retornar à Gávea após o aceno positivo do prefeito Marcelo Crivella, Bandeira lembrou que o desejo é antigo. Em contrapartida, tratou o processo como embrionário.

Não é segredo para ninguém que temos esse sonho e que conversamos com todos os candidatos no ano passado, inclusive com o prefeito Crivella. Sinto que está com muito boa vontade para nos atender. Agora a coisa está no início, e ainda temos um longo caminho a percorrer.

O mandatário do Flamengo ainda não discute capacidade. No ano passado, durante o período das eleições municipais, falava em um palco para 20 mil pessoas. Como garante que o projeto para a Gávea ainda está engatinhando, não fala com precisão se será um estádio de pequeno, médio ou grande porte.

Nós estamos no início ainda de conversas, isso tudo teria que ser avaliado com arquitetos. Tudo depende do andamento da questão do Maracanã. Se o Maracanã for entregue a uma entidade hostil ou a atravessadores, vamos ter que partir para um estádio próprio maior. Pode ser na Gávea ou não ser.

Em caso de o Maracanã ser excluído das opções rubro-negras – diante de todo o impasse que se observa – e a Gávea ter de ser remodelada em tamanho reduzido, o presidente não descarta a possibilidade de o Rubro-Negro trabalhar com duas arenas. Uma maior, a ser construída em terrenos que estão sob avaliação do clube – Niterói e Zona Oeste são opções – e a Gávea como a opção para jogos de menor porte.

Pode. Cabe sempre trabalhar com um estádio pequeno e com um maior, mas isso é uma coisa para se tratar daqui para frente – desconversou.

Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Desde que o estádio menor não implique em investimento muito alto, inclusive de manutenção, não haveria problema ter e manter dois estádios. Mas só expresso minha opinião. A Diretoria sabe fazer muito mais conta que eu.

  • O Mestre dos Magos é f…eroz rs, “Se o Maracanã for entregue a uma entidade hostil ou a atravessadores” heuheuauheua

  • Não sei o que mais o nosso presidente está esperando com relação ao Maracanã. É caso perdido.

    • Estádio na Gávea também era. E a dívida de quase 900 milhões e 600 ações trabalhistas também.

  • sou torcedor do flamengo e na minha opinião continuará sem ter nenhum estadio vai acabar abrindo as pernas e alugando o maracanã, essa é o melhor momento para se construir um estadio e não consegue, acreditam mesmo que vai construir 2 fala sério.

    • Calma amigo. Disseram que a dívida do Fla era insolúvel, que fazia parte da nossa tradição a bagunça política/administrativa, que a indisciplina de jogadores, sempre envolvidos em escândalos, era nossa marca, que o Clube sempre seria caloteiro e irresponsável financeiramente, que não sabíamos contratar, que jamais terminaríamos o CT, enfim, espero ter esgotado a lista. Disseram tanta coisa, mas tudo foi desmentido no tempo certo por essa nova mentalidade criada por Bap e cia e implementada pelo Presidente Bandeira e cia. Entendo sua frustração e pressa em ver o nosso estádio construído, mas acho que o grupo e o pensamento que hoje domina o Fla te dará satisfação no tempo certo e que a solução será implementada com a competência de sempre. SRN.

  • A idéia de dois estádios é mercadologicamente interessante, com a possibilidade da Gávea. A Gávea é um espaço super bem valorizado no RJ, e um estádio pequeno, fechado com proteção acústica seria formidável para shows, espetáculos e outros, que certamente pintariam como ótima fonte de receita, além do futebol. Este modelo seria um atrativo excelente para naming rights ou até financiamento no modelo da Arena Macfla, onde o Clube não coloca praticamente nenhum recurso. No caso do estádio maior, nosso palco (caso não tenhamos o Maraca) as maiores chances são de que seja em local mais distante, com menor apelo de mercado para incremento de shows, etc, etc, apesar de ótimas possibilidades também para naming rights. É isso. SRN

  • Se EBM conseguir esse estadio na Gavea, pode mandar fazer uma estatua gigante dele logo na entrada

  • Com a arena da ilha em mãos dá pro Flamengo se organizar tranquilo na busca por uma solução definitiva. O que não pode é aquele périplo do ano passado, desgastando o elenco com inúmeras viagens.

  • Acho que, dificilmente, um estádio com elevada capacidade seria permitido na gávea pela associação de moradores e prefeitura. Uma arena pequena, moderna e multiuso ( shows e eventos) seria ideal.

  • porque reclamar de uma diretoria que desde que entrou vive batendo em todas as portas tentando…agora somos mais de 50milhoes de torcedores e temos apenas 85 mil socio torcedores… tem time de segunda que seus torcedores ajudaram a construir sua casa e nois torcedores ficamos so cobrando da nossa e de braços cruzados nem pra ser ST quer ser…estress

    • Mas se todos ajudarem não teremos mais problemas, aí como vão fazer para reclamar? Tem um pessoal aqui que quando o Flamengo for campeão do CB ou Libertadores é capaz de mudar de time, só para continuar reclamando.

  • A ideia de termos dois estádios é boa. Um pequeno (Gávea) e outro maior, para jogos de maior demanda. A intenção é de gerir o Maracanã, mas o Flamengo não quer e não pode ficar em segundo plano. O Bandeira está certíssimo.Quanto ao custo, Flamengo sempre vai atrair investidores, seja na Gávea ou em outro lugar.

  • O problema não é a prefeitura nem a associação. Quem não quer esse estádio de jeito nenhum são os torcedores rivais, inclusive aqueles que moram bem longe da Gávea/Leblon.
    Quem tiver curiosidade, é só ler os comentários na fonte na página do globo esporte. Estão organizando até abaixo-assinado…
    Por isso, devemos mostrar a nossa força pressionando as autoridades e comparecendo em reuniões de associações!

  • A área onde fica o estádio da gávea é maior que o da arena corinthians ? Eu n sou de rj .

    • A Arena da Propina ou do falido fica na favela de Itaquera, aquela que toda semana fecha Name Rights. A sede do Flamengo fica no Leblon, o metro mais caro do Brasil, aliás fica no melhor ponto do Leblon. Pode passar tranquilo ali,diferente da zona leste de SP.

      • Ontem assistindo o jogo da seleção eu achei pequeno a arena propina e cabe 45 mil, fiquei pesando que é possível fazer um estádio de 45MIL na gávea.

        • O estádio do Palmares tbm é para 40 mil e estão felizes da vida, faturando horrores, média de público muito alta. Nossa torcida é muito maior, mas a realidade é que jogo de futebol bom será espetáculo cada vez mais caro. Um estádio de 40 mil na Gávea seria fantástico nesse momento. E nos permitiria arrecadar muito, até para pensar em um estádio maior a longo prazo, CASO se mostre necessário.

  • Está difícil obter a licença de um estádio, imagine de dois. Tem que ser realista e tentar partir para uma opção viável. Estádio com capacidade entre 30 a 40 mil já está de bom tamanho. Dois estádios pra quê?

    • Tô tentando entender tbm.

    • A melhor média de publico de um ano foi 27 mil… Pra que dois estádios?

      • Não precisa de 2 estádios , mas nos anos 80 o Flamengo tinha média de 60 mil e nos 2000 , 40 mil de média (2007,2008,2009).

        • Anos 80 o Maracanã tinha capacidade pra quantas pessoas ? Umas 150 né ? Hoje não existe um estádio com este tamanho, nem um preço acessivel como aquele.
          A torcida do Flamengo não tem uma regularidade de publico do jeito que esperamos, acho que um estádio de 45mil no atual momento seria o ideal.

          • A média de público do Flamengo quando não é a maior, está entre as maiores.
            O problema é que o time ficou muitos anos brigando para não cair…
            Se o Fla se mantiver brigando por títulos todo ano e agora isso tem tudo para acontecer, se o Maracanã tivesse 100 mil lugares lotaria n9s jogos importantes

            .

            • Sem duvida, mas em 90% dos jogos ficaria abaixo de 40 mil. O custo beneficio de um estádio para 100 mil não fecha mais a conta

              • 90% abaixo dos 40 mil ? tirando o carioca (seriam 4 jogos contra pequenos em casa), seriam 7 jogos libertadores (até a final) , 19 do brasileiro (11 contra grandes times ) Copa do brasil , mais 4 ; sempre disputando a liderança , fácil ,fácil média acima disso.

          • 45mil ficaremos equiparados a Corinthians , Palmeiras e até Botafogo , e a torcida não tem essa regularidade por causa da não regularidade do Maracanã por causa das obras. O Borussia tem a maior capacidade da Europa mas isso por que há lugares em pé , o que deveríamos ter aqui com ingressos mais baratos.

          • O mundo mudou muito, violência, a excelente transmissão dos jogos pela tv, a decadência dos estaduais e, possivelmente, outros fatores, devem ter afastado as torcidas no Brasil dos estádios. Mas a verdade é que o Mengo bate todos os recordes desde que o brasileiro iniciou em 71. Na época do Maracanã gigante o Mengo pôs muitas vezes muito mais que cem mil torcedores nas arquibancadas em jogos mais importantes. Assim, não sei se podemos falar em irregularidade da nossa torcida. Aliás, os clubes que têm estádios maiores não são justamente os que estão com maiores públicos?

    • Pode ser uma possibilidade sim,atualmente os políticos estão fazendo muitas concessões. Trabalho na área de construção, e cansei de ver áreas protegidas,terem leis derrubadas.Sempre que há interesse $$$,inclusive contratam laranjas pra entrarem contra a secretaria do meio ambiente, bancadas por construtoras, com canetadas de políticos.

    • A burocracia certamente seria grande, mas talvez, pelo fato dali já ter um estádio de futebol fique mais fácil conseguir as licenças para ampliar o estádio, do que para construir em outro lugar…

  • Pessoal não é difícil entender o projeto do EBM. Estádio acústico para que ? Peguenos jogos e shows , mas como shows ? Um evento ali não sairia por menos de 3 milhões de reais o Leblon e uma região rica teria no mínimo 2 shows​ por mês , vai somando 6 milhões , um jogo com 25 mil pagantes daria no mínimo 2 milhões de reais limpos para o Fla , qualquer pessoa pagaria pois é muito acessível vc não precisa ir de carro , não precisa pagar estacionamento a 100 reais o ingresso ficaria muito mais barato que ir com o carro , de carro 100 é só gasolina e estacionamento , vai somando 2 a três jogos mensais são mais 6 milhões , só aí teríamos 12 milhões a mais nos cofres mensalmente , pagariamos um estádio de grande porte em qualquer outra localidade sem ficar pensando de onde arrumar dinheiro , entenderam o projeto agora ? O EBM quer deixar o estádio e a renda para pagar ele , e ou não é o melhor gestor do mundo . Sua cabeça está pensando mais adiante no futuro sem loucuras ,sem chacotas de não poder pagar nas parcelas de um futuro estádio de grande porte em outra região. EBM mito dá Gávea.

    • Mais tem a questão do gramado, em relação ao shows, mais se isso acontecer, o lucro vai ser grande!

  • Caracas. ..Acho que vou me dar o direito de sonhar um pouco….pra quem vivia devendo até as cuecas e sendo zoado por não ter CT e nem estádio ,bastou o clube ser administrado por pessoas sérias e competentes que as dívidas diminuíram contraímos o nosso CT e já pensou construíram logo 2 estádios 1 pra 15 a 20 mil e outro pra 50 mil…

    • Um de 25 e outro de 70mil seria o ideal, Flamengo em reta final de campeonato disputando título coloca 70mil tranquilo!

      • Estadio pra 70 mil é impensavel para os dias atuais. Nenhum clube no Brasil tem condições de bancar um estadio desse porte. 50 mil já tá bom e olhe lá.

  • os planos do bandeira. Estadio na Gávea acústico no estadio dá Gávea que fica no Leblon , serviria para jogos pequenos e grandes shows pela sua localização e alto poder aquisitivo dá região , o EBM quer explorar o lado comercial dá Gávea que é muito alto um show ali não sairia por menos de 3 milhões e estaria com agenda pró ano todo , o estádio do flamengo lógico que será em outro lugar e com capacidade para mais pessoas , a Gávea vai ser uma grande fonte de renda para o Flamengo elevando nossas receitas para casa do bilhão anualmente , aí sim pagaria um estádio em qualquer lugar do rio de janeiro , que suporte a capacidade de 50 a 60 mil torcedores.

    • Eu diria que só de shows daria muito dinheiro, porque ali é uma área de alto poder aquisitivo. Jogar ali seria um bônus.

  • Já passou dá hora de está associação parar de travar projetos do Flamengo por pura Bira o clube está ali a mais de 85 anos tem plenos direitos ao crescimento natural tem seus projetos travados anos pela associação o Leblon e um dos bairros mais valorizados do país e o clube quer investir para melhorar a sua estrutura e até beneficiar os próprios moradores , hora se não deixam fazer nada no local o Flamengo deveria processar Taís moradores e pedir uma indenização anual carrissima para poder tocar seus projetos em outra localidade então , a própria prefeitura deveria cobrar o IPTU do Leblon e repassar o dinheiro ao flamengo , quando o IPTU passar de 10 para 50 mil anuais , duvido se essa associação não muda de ideia rapidinho , eles estão muitos confortáveis nessa situação quem quer mandar na propriedade alheia tem que indenizar o proprietário .

  • Só no Rio de Janeiro que se acha normal um clube de futebol ter toda uma estrutura pra se ter um estádio e não pode por causa de associação de Moradores.
    Um estádio na Gavea pra 40 mil pessoas ou mais seria perfeito pra os anseios do clube, nos preocuparia apenas com o gasto da obra e economizariamos com custo do terreno, a torcida e a diretoria deveria comprar essa briga.

    • Fala Junior. Amigo esses moradores representam votos…ai já viu né. SRN.

      • E votos e outras coisinhas a mais $, mas acho que é uma briga justa que a torcida e diretoria pode comprar.
        Passeatas, protestos, faixas, pressão midiática e outros artifícios nos ajudaria a ter o que é nosso por direito.

    • O Flamengo já deveria ter começado um processo a anos contra essa associação exigindo compensação pelos danos causados por eles ao crescimento do clube . A própria prefeitura deveria triplicar o IPTU e repassar ao flamengo .

      • O que passou, passou, vamos nos conscientizar e lutar pelo futuro.

  • Os Franceses já estão com o Maracanã, logo, tem que partir para o Estádio próprio. Eu defendo que seja fora da Gávea a princípio, em terreno que comporte a construção de um Estádio para 40 mil. Acho um bom número. Claro que não é fácil, e vai levar tempo. Aprovação, verba…a Gávea seria ótimo, mas tem toda essa frescurada desses moradores que acham que tem que viver em um mosteiro. Barulho sempre vai ter e não é por ser um jogo de futebol que vai piorar. Os tempos são outros. Fechando o Estádio já diminui bem o barulho e com o Metrô o transporte está de boa, ou seja, NADA IMPEDE, exceto a má vontade política e local. Vai ser uma novela. Sempre que é o Flamengo é assim…não veem na ilha? O foguinho jogou lá e ninguém falou nada, mas como é o Fla tem que virar “drama” Ridículo.

  • Pena que não deixarão construir , mas um estádio na Gávea para 55 mil pessoas seria muito legal, daria para fazer em dois anéis independentes, o inferior para 30 mil e o superior para 25 mil, assim nos dias de jogos ddde menor apelo usariam somente o anel inferior e nos dias de jogos de grande amarelo usariam os dois.

    • Amizade o espaço físico não comporta um estádio deste porte . Lá apenas depois de um projeto bem elaborado poderia se construir um estádio para no máximo 25 a 30 mil pessoas , más já falam em 20 mil.

  • Poderia fazer igual a arena da baixada, 45 mil lugares, teto retratil, uma mega insolação acústica e um estacionamento subterrâneo

    • Ótima idéia

    • Boa.

  • Entrega o morro dá viúva de graça para a igreja universal e teremos nosso estádio na Gávea para 60 mil pessoas e desalojamento de um quarteirão inteiro desses amaleblon chatos pra cacete para fazermos um bom estacionamento.

  • Será q o Flamengo conseguiria bolar um projeto que aumentasse a capacidade na Gavea.. para uns 47Mil lugares? Estadio de consepção alto estilo bombonera rubro-negra.. Imaginem só..rs

    • Se vai ser acustico, com certeza vai ser estilo bombonera, arena da baixada, e vou te contar amigo, tem qur tirar o chapéu pra arena da baixada, o patetico fez um bom trabalho em relacao a pressao, prende bem o barulho… Podemos fazer muito melhor, vai ficar loko!

    • Amigo o espaço físico não comporta isso . Lá no máximo a capacidade será de 25 mil lugares .

  • Eu fico só imaginando o tanto de merda que deve ter nesse Maracanã, cartel, propina, superfaturamento, manipulação da licitação. Como tudo no país vira teta pra corrupção mamar, por que seria diferente com o estádio? Sempre achei que o maior entrave para o Flamengo não ser “dono” do Maraca, não é a FERJ, nem o Estado, é a atual postura do clube. Afinal, quem melhor do que o Flamengo para lotar o estádio, para gerar renda e manter o local com bom faturamento? A questão é saber quanto o clube teria que repassar pra esses Cabral da vida.

    Dá a entender que o Bandera só fica no aguardo do MP, TCE e etc caçarem a licitação pelas milhares de irregularidades. Só faltou lembrar para ele que no nosso país, nada anda rápido, tudo se arrasta. Olha o tempo que a Lava Jato tá levando pra expor as coisas, mesmo se o estádio vier a ter a licitação anulada, é um processo que pode levar anos e provavelmente vai levar anos. Um estádio para 40,000 ~ 45,000 pessoas já deveria estar encaminhado. É justo o discurso do Bandera de que o Maraca é casa do Fla e que não quer deixar o clube refém de parcerias por décadas. O problema é que no final, o clube tá sendo refém da própria conduta com o Maracanã, nada se resolve e o clube não tem nenhum “plano B” em condições de entregar uma arena para ontem.

    Enfim, já até encheu o saco esse papo de estádio. É sempre isso. “Vamos fazer na Gávea… Ah não, Maracanã” “Terreno na baixada é oferecido… Ah não, Maracanã” “Terreno em Niterói, terreno na Barra… Maracanã é a prioridade” Ai fica difícil.

    • O “plano B” está em prática, a permuta do Morro da Viúva está aí para isso, mas entregar “para ontem” é bem complicado mesmo.

  • Bandeira vc piso na bola com esse comentário de estádio na gavea, todos sabem q isso nunca vai acontecer não tente enganar O torcedor com esse papo furado!

    Terreno na barra ao meu ver série a melhor opção p um estádio, local de grande poder aquisitivo para o flamengo as chances de dar certo são de 99,9%

    • Por que não na Gávea? Os moradores do Leblon não são donos do mundo não, o clube ja tem todo um aparato numa das áreas mais nobres da cidade e tem que sair e gastar mais dinheiro pela vontade da associação de Moradores? É demais, acho que é uma luta que deveriamos comprar, a gávea é nossa e não dos riquinhos.

      • Ficaria muito feliz q fosse verdade ali não tem condições nenhuma de fazer um estádio.

        O único lugar séria a Lagoa um estádio flutuante ficaria show o mais belo do planeta vamos sonhar não custa nada e de graças.

        • Não sou do Rio, mas pelo google maps nosso estádio não é menor que o de itaquera por exemplo, e la tem 45k.

    • Desculpe, mas discordo Jailson. Não é papo furado a meu ver. Porque não? É possível sim, mas claro que não depende só do Fla e vai ter toda uma fala. BM não está enganando ninguém amigo. É uma ideia apenas inicialmente, e está só no começo, conversas e só.

    • Amigo vc não entendeu os planos do bandeira. Estadio na Gávea acústico no estadio dá Gávea que fica no Leblon , serviria para jogos pequenos e grandes shows pela sua localização e alto poder aquisitivo dá região , o EBM quer explorar o lado comercial dá Gávea que é muito alto um show ali não sairia por menos de 3 milhões e estaria com agenda pró ano todo , o estádio do flamengo lógico que será em outro lugar e com capacidade para mais pessoas , a Gávea vai ser uma grande fonte de renda para o Flamengo elevando nossas receitas para casa do bilhão anualmente , aí sim pagaria um estádio em qualquer lugar do rio de janeiro , que suporte a capacidade de 50 a 60 mil torcedores.

      • Entendo vc perfeitamente Carlos mais tenho que falar uma coisa,
        Sabe quando vai ser construído um estádio nessa região nunca meu amigo.

        Bandeira gostou muito do seu trabalho como presidente do flamengo o melhor disparado
        Mais para de tentar enganar o torcedor com esse papo furado.

      • Carlos. um velho ditado sonhar não custa nada, séria genial mas vamos para aqui e ser consciente q não a menor chance disso acontece meu caro, exemplo olimpíadas no Rio o fizeram de construção na zona Sul? Um mega evento amigo trabalho no Leblon a uns 15 anos o trânsito aqui e caótico sem condições para um estádio de futebol.

  • Seria perfeito um estádio para 45 mil pessoas na gávea, bem feito, moderno. E de quebra, renova com a portuguesa e continua usando a ilha, se passar dos 6 anos do atual contrato (3 renováveis + 3 assinados), aluga novamente, é um bom negócio pro flamengo e pra portuguesa. Mas se não for possível, faz um estádio pra 20.000 na gávea pra jogos menores e bora construir nossa casa nova em outeo lugar, pra 60.000!!! Bombaria ST, venderia naming rigths bem rápido, lucraria muito com bilheteria, e de quebra calaria a boca de todos!!! SRN

    • O espaço físico não comporta 40 mil lugares , nem com o melhor engenheiro do mundo . Lá no máximo 25 mil lugares.

      • Comporta sim!
        Leste e oeste sem cadeira, norte com 2 a 3 anel e sul com 2 anel com cadeiras. Dava de boa 45mil.

      • Da , se ocupar todo espaço do clube , piscinas , quadras ,etc , medindo pelo Google Earth deu 290mx200m de área , o Estádio do Borussia 190mx244m , mas aí quem não não ia concordar seriam os associados.

  • entendi ele esta fazendo esses estadio pequeno ilha, gavea etc… como um quebra galho ele ainda tem esperança de gerir o maraca 100% Mais isso não vai aconteçer bora pro estadio próprio logo

    • Amigo vc não entendeu os planos do bandeira. Estadio na Gávea acústico no estadio dá Gávea que fica no Leblon , serviria para jogos pequenos e grandes shows pela sua localização e alto poder aquisitivo dá região , o EBM quer explorar o lado comercial dá Gávea que é muito alto um show ali não sairia por menos de 3 milhões e estaria com agenda pró ano todo , o estádio do flamengo lógico que será em outro lugar e com capacidade para mais pessoas , a Gávea vai ser uma grande fonte de renda para o Flamengo elevando nossas receitas para casa do bilhão anualmente , aí sim pagaria um estádio em qualquer lugar do rio de janeiro , que suporte a capacidade de 50 a 60 mil torcedores….

Comentários não são permitidos.