Quem lê estas linhas certamente se lembra da novela vivida no começo do ano. Precisávamos de atacantes de lado de campo, porém a grana era muito curta para os preços cobrados. O que coube no bolso nem de perto foi primeira opção. Na verdade, nem segunda, nem terceira… talvez a quarta ou quinta. Quarta ou quinta – a mesma velocidade engatada por Berrío em campo pelo Flamengo.
Mas, vamos aos fatos: Berrío tem se mostrado um grande caneludo. Chamá-lo de “Cirino colombiano” é inoportuno, mas me espantou tantos milhões pra tanta dificuldade em manter o controle da bola e cruzar – ainda mais para um ponta.
Entretanto, logo entendemos o porquê de seu valor. Que fale quem boca tem, mas a velocidade é uma arma importantíssima no futebol, onde quer que seja. Berrío, ainda além, não é só veloz. Ele é provavelmente mais rápido que tudo e todos que vamos enfrentar em nossas batalhas futebolísticas. E o que mais me agrada não é somente a velocidade desenfreada; o camarada é raçudo, como um bom jogador do Flamengo deve ser.
Parece óbvia sua titularidade, não é?! NÃO! Ainda tem um Mancuello preenchendo posição parecida, apesar de cumprirem papeis completamente diferentes. Escolher entre o argentino e o colombiano é prezar ou a técnica ou a velocidade, ou a bola no pé ou o contra-ataque, ou a jogada de linha de fundo ou a centralização, ou um meia ou um ponta… é mudar a filosofia de jogo, e isso é sensacional para nosso plantel.
Sim, hoje podemos dizer que os dois são titulares do Flamengo, pois há tempos aprendemos que não somente os 11 primeiros são os titulares. Cada circunstância de jogo pede um jogador diferente, e certamente iremos fazer a diferença nesse ano com essa capacidade elástica. E acalmem-se, ainda não contamos com Conca e Éderson. Dessa fonte ainda temos muito para beber.
Mas, dentre todos citados, somente Berrío apresenta capacidade física para recuar e ajudar na defesa e ferozmente retomar o ataque, característica que encanta especialmente a Zé Ricardo. Por tal motivo é que acredito que veremos o armário mais frequentemente em campo daqui pra frente, bem como espero apreciar a utilização do 4-1-4-1 no time principal. Esse esquema tão bem debulhado por Zé Ricardo pode se encaixar para nós. Quem não gostaria de ver a ofensividade de Éverton, Diego, Mancuello (Conca) e Berrío juntos, municiando Guerrero na frente?
Seguimos otimistas, meus amigos. Enquanto isso, Berrío conquista seu espaço e mostra que, na vasta gama do repertório individual rubro-negro, ele é mais um, e com espaço pra conquistar.
SRN!
Rodrigo Coli
Twitter: @_rodrigocoli
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
MELHOR POST EM MUITO TEMPO QUE ESTOU AQUI... BERRIO NÃO VAI NOS LEVAR A TITULO NENHUM PELA TECNICA, HABILIDADE DELE.. MAS SIM NA IMPORTANCIA TATICA.. SE O CONTRATARAM PRA ISSO, OTIMO.. AGORA SE FOR PRA SER O CARA DIFERENCIADO ..TA LONGE .. devemos tentar o vitinho no meio do ano e dar chances pro VINICIUS JR.. precisamos de habilidade, tecnica nas pontas para quebrar as marcações fechadas !!
4-1-4-1 funcionaria melhor com Mancu do que com Conca, na minha opinião. Mancu tem mais capacidade defensiva do que Conca. Mancu é um Arão inteligente. Conca dificilmente teria capacidade pra atacar e recompor com velocidade, até por conca da lesão e da idade. sobrecarregaria o Diego que está mais inteiro e voando em campo.
Berrío se atrapalha (muitas vezes até pela velocidade e seu tamanho) mas não é caneludo. Tecnicamente, alterna bons e maus momentos, no início do lance do segundo gol do Flamengo, em uma bola lançada de maneira extremamente forte e sem direção pelo Diego, o Berrío consegue dominar uma bola que poucos conseguiriam, com extrema categoria e, na sequência, sai o gol do Trauco.
Isso que eu penso. Ele está se adaptando ao jogo brasileiro, mas caneludo é sacanagem...
Um cara que dá 15 assistências numa temporada não pode ser considerado caneludo.
Berrio tem a mesma, se não maior, técnico que Cirino e Gabriel por exemplo (nao que seja algo muito difícil.) Fez 2 ou 3 DIBRES muitos bons e com objetivo no jogo contra o San Lorenzo, que poderiam ter saído boa jogada se tivesse alguém na área. ele não é cruzador prefere dar no mais fácil e perto do gol e isso necessita que o jogador olhe o jogo, oque o Éverton nao faz por exemplo, só pega a bola e cruza.
*dribles
Um cara chamado Ronaldinho renomeu essa prática e hj é chamado mundialmente como dibre.
https://uploads.disquscdn.com/images/5371dce30c20ea4391c8db77c66083b960ea1dd97a204aa24a51683342126286.jpg
Não credito que ele corrigiu o seu DIBRE.
Que didico o aben soe. Ninguém no mundo deveria falar drible, ninguém.
De onde eu venho isso é blasfêmia.
E ainda tem o rapaz de contrato vitalício, dos belos gols, menino Jamal. NUNCA CRITIQUEI!!
Kkkkkk
Berrio já entrou no jogo batendo as mãos e gritando ,
- vamos , vamos !
Ajudou na marcação, foi malandro na hora da cobrança de falta do Diego empurrando a barreira onde consequentemente saiu o gol , correu , brigou , é raçudo e inteligente , sabe explorar bem sua velocidade e força física, e fora que também participou do terceiro gol cabeceando a bola que sobrou para Rômulo. Claro que as vezes erra lances fáceis, porém não vamos nos esquecer que o gramado não estava em ótimas condições, se estava ruim para quem tem o controle da bola nos pés, imagina para quem joga com ela em velocidade? Mais , é isso aí.....tenho certeza que Berrio principalmente no jogo contra a Universidad Católica será fundamental para conseguirmos a nossa segunda vitória.
É Berrio e Diego e mais 9.
E o Rever? Eles e mais 8
E o Vaz, Réver, Trauco, Pará, Everton e Guerrero
Berrío, Diego e Rever mais 8!
caneludo? Parei por aqui...
Nego fala em mudar esquema como se fosse mudar de roupa. Querem mudar todo um planejamento feito há algum tempo q vem ganhando corpo. hahaha.
Mas, de fato, Berrío tem a qualidade de Obina mas é mto raçudo e veloz igual ao papaléguas. Uma arma muito importante para esses jogos em territórios hostis
Neste ano, o Flamengo tem elenco. Jogadores que podem alterar a forma de o time atuar. O coletivo em 1o lugar, sem espaço para vaidades. SRN
Parei no caneludo, esses colunistas daqui são uns imbecis!
Opaaaaaa