Chegou a hora do estádio próprio! Conheça possíveis terrenos para a construção

Compartilhe com os amigos

Nas últimas semanas, a possibilidade da construção de um estádio próprio do Flamengo ganhou força. Com a desistência da parceira do clube na gestão do Maracanã, o rubro-negro carioca se viu praticamente forçado à construir seu estádio.

O tema gerou diversas discussões sobre onde pode ser construída a tão sonhada casa rubro-negra. Por isso, nós listamos alguns lugares que julgamos interessantes para receber o estádio do Flamengo:

Deodoro 

O bairro fica localizado ao lado da Avenida Brasil, na zona oeste do Rio. Tem estações de trem, BRT Transolimpico e o BRT TransBrasil (A obra está parada) próximos, o que permite fácil acesso ao local. Lá ocorreram diversas provas nas Olimpíadas de 2016, inclusive o Rugby, que foi realizado em um estádio provisório. O Flamengo chegou a negociar para mandar jogos no estádio no fim do ano passado, mas não avançou na questão.

O local onde ocorreram alguns eventos nos Jogos Olímpicos é uma área militar, ou seja, qualquer negociação sobre um possível estádio no local deverá ser feita com o exército.

Barra da Tijuca

A Barra vem crescendo muito nos últimos anos. Antes, o que era um local de difícil acesso, agora tem diversas opções de entrada e saída. O bairro ainda tem diversos terrenos vazios possíveis para se construir um estádio.

Recentemente, o Vice-Presidente de Administração do Flamengo, confirmou que o clube analisa um terreno no local:

http://colunadoflamengo.com/2017/03/vice-presidente-confirma-busca-por-terrenos-em-niteroi-e-na-barra-para-estadio-proprio/

 

Niterói

Recentemente, o presidente do Flamengo e o Prefeito de Niterói se reuniram para discutir uma possível construção de um estádio na cidade. O local seria perto da ponte Rio-Niterói. Ainda não existe nenhum projeto concreto de um estádio lá, só uma conversa, mas seria um local interessante por ser próximo ao Rio e de um acesso nem tão complicado.

Rodrigo Coli, colunista do site, falou sobre o assunto em sua coluna. Confira abaixo:

http://colunadoflamengo.com/2017/02/consideracoes-sobre-o-estadio-em-niteroi/

 

Gávea 

O Flamengo sempre demonstrou interesse em voltar a mandar alguns jogos na Gávea (o clube jogou algumas partidas no local até 1997), mas nunca conseguiu. A associação de moradores do bairro sempre foi contra por causa dos impactos que poderia causar na região.

Em questão de transporte, já é um local com um acesso mais fácil do que alguns anos atrás. Tem estação de metrô perto, além dos diversos ônibus que circulam na região.

Nesta semana, o prefeito Marcelo Crivella demonstrou apoio à construção de um estádio no local, desde que seja acústico, para que o barulho não incomode a vizinhança. Outro pedido é que não se construa estacionamento, para que assim os torcedores utilizem o transporte público para chegar ao local, não trazendo muitos impactos ao trânsito.

Você gostou das possibilidades que mostramos aqui? Comente e dê dicas de locais que você gostaria que recebessem o estádio do maior do mundo!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Tenho um lugar mais que perfeito….

  • E naquela área da Barra da Tijuca, onde foram construídas as arenas de tênis, natação, etc…. Várias foram ou serão demolidas e vai ficar um espaço grande meio que abandonado, pelo que sei, com exceção das 3 arenas se não me engano. Não é uma área da Prefeitura? Não seria ali um ótimo local? E se a Prefa cedesse uma parte da área ao Fla para construir o estádio, com contra-partidas para ajudar a cuidar da área… Inclusive o Fla, que é um dos maiores clubes com esportes olímpicos, poderia usar melhor aquela área… Não sou do Rio e sei que tudo é muito confuso e complicado quando depende de órgãos públicos… Quem sabe??

  • Deodoro, por ser uma área militar, creio que seja quase impossível.

    Barra seria muito bom!

    Niterói, por não ser a capital, seria muitíssimo mais fácil conseguir as licenças…
    E para quem acha que a área de Niterói não cabe um estádio grande, vale lembrar que toda aquela região da orla de Niterói é aterro.
    E como o mar “não tem dono” se houver vontade política é só aterrar um pouco mais e deve sair até bem mais barato que um terreno grande na Barra…

    E a Gávea, se houver uma pressão da torcida, via redes sociais no prefeito, acho que daria sim para fazer um estádio para 45 mil, que nos permitiria disputar até final de libertadores…

  • Qual é a área total da Gávea?

  • Alguém sabe me dizer qual é a área construída do Itaquerão?
    Se o Itaquerão cabe 48 mil, eu acho que sem estacionamento e fechado em cima com isolamento acústico, tipo a Arena da baixada caberia na Gávea um estádio para uns 45 mil, que nos permitisse, caso não seja possível alugar o Maracanã, disputar até finais de libertadores…

  • Em tempo ….. E muito estranho esse lance do prefeito do RJ , Só vez isso depois de outro POLÍTICO OFERECER E SENTAR PARA DISSER QUE É SÉRIA A INTENÇÃO DELE
    ISSO É SO PARA NOS FAZER PERDER TEMPO ESPERANDO O SIM DO PREFEITO
    E só pensar Quanto tempo leva :
    o mandado de um prefeito …..4 anos
    A construção da arena ? …….4 anos
    O aluguel dá ilha ? ……. 3 anos
    Não podemos esquecer que o aluguel dá ilha e de 3 anos , E PODE APARECER ALGUÉM
    PARA IMPEDIR A RENOVAÇÃO , SE CAIRMOS NESSA ISCA VAMOS PERDER UM TEMPO PRECIOSO
    A meu ver o melhor lugar e Niterói pois tem barcas e ponte logo ao lado do estádio

  • Estádio do Real Madri no ytube:

    Así será el ‘nuevo Santiago Bernabéu’ / The new Santiago Bernabéu stadium

  • Não posso opinar sobre Caxias pois não tenho costume de ir. Fico surpreso quando vejo o povo falando mal da localização de Deodoro. Tem acesso muito fácil.

    Tão importante quanto a localização do estádio é a capacidade. Para que 50 ou 70 mil? Para lotar em caso de uma eventual final ou reta final com chances de título? Para demorar mais ainda a construção? Encarecer mais? Aumentar o custo de manutenção e com segurança durante os jogos?
    Das opções dadas escolho Deodoro ou Gávea.
    Terreno na Barra é muito caro. Imagina uma família indo de brt ao jogo num domingo de sol. Alguém aqui já pegou brt saindo da barra no final de um domingo ensolarado e tem coragem de falar que é “tranquilo”?

    Sempre vejo as pessoas falando sobre “Naming Rights” para um eventual estádio na Gávea. Dizem que o Flamengo ganharia muito dinheiro e tal. E sugerem jogos de pouco apelo para esse estádio, pedindo partidas importantes para um de maior capacidade? Whaaaat?

  • Aqui no Canadá tá cheio de terreno disponível! Pertinho da Champions League.

    #partiuestadiocanada

    #CHF-clubedehockeyflamengo

  • A melhor me parece Nirerói, pois lá a prefeitura não iria dificultar

  • Seria interessante e construtivo que as pessoas manifestassem as suas preferências de local/terreno embasadas em outras coisas que não a proximidade de SUAS PRÓPRIAS casas…

    Êta povo egoísta…

  • A melhor área é onde não tivermos que pagar pelo terreno

  • Esqueceram da melhor área de todas, a Zona Portuária.

    • O terreno do gasômetro seria perfeito!

      • Concordo, Ricardo. Localização sensacional

  • melhor opção seria depois do túnel da grota funda quem vem da barra. fica perto de quem mora na barra e recreio fica perto de cpo grande que e o bairro com maior populacao e outros bairros por perto. tem brt, e mais, nao falta area para construir. ainda ficaria perto do ct que fica em vargem grande

  • melhor lugar seria em CAXIAS OU EM DEODORO.. PESSOAL FALA SEM CONHECIMENTO..DEODORO SE CHEGA MUITO RAPIDO, EM CAXIAS NEM SE FALA.. niteroi é HORRIVEL, barra da tijuca tambem … ja morei em niteroi ( no fonseca) ja morei no final da barra ( recreio) .. moro em caxias…. e trabalho em realengo (proximo a deodoro) … quem quiser, estou pronto para tirar as duvidas !!

    • Quer dizer que em caxias chega rapido? Tudo depende do angulo neh. Vindo da ilha do fundao, acho que eh rapido.

      • é rapido sim amigo….. so olhar no mapa… ve quanto tempo voce leva de onde voce mora ate caxias !!

  • Pelos comentários abaixo, a barra está sendo a melhor opção.

  • Esse terreno em Niterói, teria custo, ou é de propriedade do Município?. Pois o mesmo, parece ser de uma localização absurdamente nobre.
    SRN

  • Barra da Tijuca ia ser horrível um estádio. A noite o transporte público é uma merda. Alguém já pensou num jogo as 16:00 sábado ou domingo de sol? De dia também é uma merda.
    Deodoro é longe da porra toda. Não adianta fazer um estádio onde as pessoas que moram não tenham grana pra frequentar e quem tem grana não tenha como ir.
    Niterói é maneiro,o problema é a ponte. Dia de semana a galera do Rio ia ficar na merda pra atravessar em direção a Niterói,fds a saída do estádio se juntaria a volta da galera da região dos lagos. Sem contar que a própria Niterói pararia.
    Sinceramente não sei onde seria o terreno ideal. O melhor dos mundos seria comprar o Maracanã mas como essa opção não existe…

    • Não tem nada de merda. De Campo Grande e adjacências você pega o BRT. De Deodoro e afins você também pega BRT pelo corredor da Transoeste.

      Da zona sul e da zona norte você pega Metro.

      Você está falando como se fosse há 10 anos atrás. Acesso à Barra da Tijuca/Recreio e cia melhorou 200%.

      • Esqueceu das linhas amarelas e vermelha pra quem vem de carro da Baixada e Z. Norte etc, além do túnel da Grota Funda que vai fazer Campo grande, Santa Cruz e bairros próximos irem em peso pro estádio.

        • Tem o túnel ainda, exatamente.

    • Sem falar que, para grandes jogos, ou mesmo um dia de jogo qualquer, dá para fazer um esquema especial de horários.

      Para o show do Justin Bieber o metrô do Jardim Oceânico e outras estações chave ficaram abertas 24hs. Nada impede o Flamengo de fazer o mesmo.

      • pensei em falar justamente a questão dos ônibus, a quantidade de linhas não interessa, porque sempre que tem evento em qualquer lugar, existe um esquema especial de horários, o Léo aí não pensou nisso ao fazer o seu comentário…

    • Já me disseram que em Niteroi tem barcas pra levar os carros até Niteroi, não existe somente a Ponte.

      • Isso existia antes da Ponte. Agora tem mais isso não.
        Só que o acesso pelas Barcas seria muito fácil. De ônibus também. O terminal rodoviário fica ao lado do terreno. Ônibus para Baixada ou vários lugares do Rio ou mesmo do Leste da Guanabara (São Gonçalo, Maricá, Itaboraí).

      • Imaginem uma briga de torcidas dentro de uma barca!!

      • As barcas mal dão conta do fluxo normal. Há imaginou um jogo dia de semana 20:30 o caos que vai ser?

    • A olimpiada rolava ate tarde da noite.

  • Pra mim DISPARADO, NITERÓI ou BARRA da TIJUCA. O que ESCOLHER desses dois PROJETOS será MAGNÍFICO. Sem pensar DUAS vezes. Como já falei meu povo. Um ESTÁDIO para o FLAMENGO tem que ter VISIBILIDADE para o MUNDO. O FLAMENGO é um PATRIMÔNIO do RIO de JANEIRO. O ESTÁDIO do FLAMENGO também tem que ser um polo TURÍSCO para CIDADE. A GÁVEA ficaria para jogos de menor apelo e para a BASE e o FEMININO. Mas prefiro NITERÓI por toda ÁREA que se APRESENTA. Que é SIMPLESMENTE ESPETACULAR!

    • De longe seria o local mais bonito. O Skyline do estádio com a paisagem da Baía e do Centro do Rio ao fundo ficaria show de bola. Sem falar que o local é espaçoso e fica numa região nobre de Niteroi.

  • Sou de campo grande, pra mim seria maravilhoso um estádio na zona oeste, porem temos q pensar como um todo. Acho q o mais viável seria o mais próximo possível do Maracanã. Então vejo a Gávea e Niterói como os melhores locais possíveis para acesso de todos. A Gávea tem o metrô q hj em dia nós deixaria um acesso bem fácil. Niterói, se aumentasse a demanda de ônibus e barcas ao menos nos dias de jogos ficaria bem mais fácil, haja vista q já existem linhas diretas dá baixada. Seria colocar outras linhas de outros pontos dá zona oeste. O problema maior seriam os jogos do meio de semana, pois a ponte hj em dia é intransitável. Mas QQ lugar seria melhor q volta redonda onde jogamos ultimamente. Dá uma raiva danada ver o nome “volta redonda” aparecendo nas transmissões dos jogos no estádio

    • Auto Lá. Volta Redonda tem nada a ver com isso. Simplesmente os torcedores do rio não vão e os da cidade não se interessam pelo espetáculo que se apresnta.

      • Seu comentário só reforça o q eu disse. Em momento algum falei mal da cidade. Só q é o único lugar do Brasil onde a gnt joga pra menos de dois mil torcedores

  • Não acho necessário um terreno enorme para construção do estádio. Um estádio no estilo do Santiago Bernabeu do Real Madrid seria perfeito. As arquibancadas ficam próximas ao campo, com 4 andares de arquibancadas. Sem falar que explorando a vertical, seria possível a construção para grandes públicos!

  • Destas possibilidades…prefiro parte da cidade olímpica ou niterói. Se o estádio fosse ser instalado em nikiti…flamengo deveria fazer um estádio com projeto arquitetônico explorando a possibilidade do visual…porque estaria em uma localização priviligiada em relação a paisagem e vizú.

    • FATO!!

  • Nunca houve um momento tão propício para um estádio NOSSO. Estado quebrado, com pouca força política…prefeitura menos arredia e com pepinos para resolver pós olimpíadas ( o que poderia facilitar o uso de uma área da olimpíada). Uma obra como a de um estádio para 45 mil…empregaria mt gente e isso poderia ser bem explorado. A hora é agora!!!!

  • Seria ideal utilizar parte da cidade olímpica!! Após desmontar as estruturas provisórias, se for feito um bom planejamento da área, acredito que daria para comportar um estádio com estacionamento para cerca de 50 mil pessoas.
    Tem boa estrutura de transporte e o governo federal poderia se interessar em entregar o terreno, pois não há candidatos a administrar o que sobrou da cidade olímpica, que está jogada as traças, sob o suporto controle do ministério dos esportes. Seria uma boa oportunidade de viabilizar o lugar.

    • Seria interessante. Mas o transporte até lá ainda não é muito bom. Mas daria para se aproveitar da falta de interessados em administrar o local!

    • Poderia combinar a construção de um estádio e um shopping e aí ficaria interessante para investidores ficando o Flamengo responsável pela gestão dos equipamentos olímpicos e desenvolvimento esportivo.

      • Henrique, muito próximo do local existe um shopping, de grande porte. Acho que por esse motivo não atrairia muitos investidores. Há ainda uma promessa política em utilizar a cidade olímpica como área de lazer para a região, contudo sabemos como são as promessas de políticos …
        Se o Flamengo fosse seguir com a construção do estádio ali, acho que o projeto tinha que contemplar a preservação do lugar como área de lazer para o bairro, somente acrescentando um bom estacionamento e incluir bares e restaurantes.

        • A area plimpica eh gigantesca. Se dividir aquela porra por 6, ainda sim da um estadio nesse 1/6

  • Se for fora da gávea deve partir para um estádio definitivo, para mais de 50 mil. Deveria ser a maior capacidade no Brasil pelo menos. Um projeto que possa ser ampliado sem a interrupção dos jogos…. Em um ponto que possamos ter retorno além dos jogos.

    • Tb acho. Se for fora da gavea tinha que ser um estadio para 80 mil pessoas. Ha mais a media e menor jogos pequenos dao prejuízo. Bota os engenheiros pra trabalhar sempre tem uma solucao

      • Sim, o lance seria mandar esses jogos do carioqueta e de menor apelo na Ilha, ou depois em estádios menores…..

      • vdd! também apoio essa ideia… temos que agir conforme a nossa grandeza.. não como a modinha quer que seja agora.

      • Estadio pra 80 mil custa muito caro, fora da nossa realidade. Um que comporte 40/50 mil já está bom demais.

  • Eu optaria pela Barra.

    Penso que seria um local muito bom, pois é grande e daria para construir um estádio definitivo, para 50 mil pessoas. Alguns tem falado na área do Parque Olímpico.

    Deodoro seria para um estádio de menor porte. Niterói eu sou totalmente contra. O acesso seria difícil por conta da Ponte e não daria vazão.

    • Área do Downtown é a melhor, única próxima ao metrô do Jardim Oceânico.

      • Eu sou pobre, não conheço a Barra. kkkkkkkkk

      • Certo, e sua sugestão seria comprar o shopping e demolir ou fazer o mesmo com qualquer outra construção (como prédios residenciais) para construirmos o estádio?

        Fala sério

        • Não entendi tua colocação. Mas, sim, comprar o shopping, demolindo-o em seguida.

          • Luiz, minha pergunta foi exatamente a que você respondeu! Cara, acho inviável pensar nessa opção. Primeiro teria que fazer uma oferta que convencesse a venda do shopping, depois $$$ para demolir, depois mais $$$ para fazer de fato o estádio. Lembrando que o terreno do shopping tem estacionamento subterrâneo mas o shopping tem apenas 2 ou 3 andares…imagina para preparar o terreno para receber um estádio.

            • Diogo, a grande questão é que não se pode depender do Poder Público pra nada. E não tem como construir um estádio de grandes dimensões longe de estações de metrô. O Fla tem o prédio do Morro da Viúva e espaços para negociar arrendamentos, inclusive na Gávea. Lembre-se que trata-se de um shopping que está passando pelos efeitos da crise econômica. O clube pode negociar com lojistas e também com o Città, ao lado do Downtown e que não guarda boa relação com a administração deste. Poderia montar um projeto para alavancar tais empreendimentos.

              • Po Luiz, concordo com essa de termos que andar com nossas próprias pernas, mas eu trabalho em uma empresa no Downtown, apesar de existirem várias lojas com a placa aluga-se, o shopping é muito movimentado, longe de ser fácil essa operação. Lojistas, empresários, já tem muita gente envolvida para “convencermos”.

                Enfim cara, estou na torcida e como você dando sugestões na torcida para que um dirigente veja, mas essa do shopping não concordo.

                Mas acredito na Barra como uma das melhores opções.

                Abraço.

                • Na verdade, essa e muitas ideias estão no corpo associativo do clube. Cogitaram a área do Carrefour pela proximidade com o Alvorada e a possibilidade de expansão do metrô. Porém, a grande questão é que não se pode depender de uma eventual expansão do metrô. Antes, eu era favorável a um acordo com a Cyrella e a Queiroz Galvão pela área do Terra Encantada. Mas, se é difícil o metrô chegar ao Alvorada, imagina no Terra! Infelizmente, ou felizmente (pois a área do Downtown é muito bonita), esta é a única localidade em todo o Rio de Janeiro (inclusive Niterói) que tem uma área bem localizada, com excelente espaço e próxima a uma estação de metrô para construção de um estádio de grandes dimensões.
                  Abraço, cara!

                  • Imagino que os maiores problemas nem seriam as negociações com a administradora e lojistas (pois um estádio do maior clube do Rio e do Brasil só trará bons frutos para aqueles que participarem do empreendimento). Para mim, o maior receio seriam as licenças ambientais (o mesmo problema que a Roma enfrentou recentemente com a construção de seu estádio).

                  • Amigo. Desculpe mas a sua ideia eh completamente inviavel. Eu moro no jardim oceanico e conheco bem a regiao. O luagr mais perto onde seria viavel seria no terreno do terra encantada. Outra opcao seria no terreno do makro mas nao seria suficiente. Dai talvez mais la pro final da ayrton senna tenha alguma possibilidade eou indo mais la para o lado do recreio

                    • Oi, Ibsen! Discordamos neste ponto. Olha, esta ideia não é minha, e eu fui convencido por razões óbvias que o terreno do Terra não tinha boa localização. Um estádio de grandes dimensões tem que, necessariamente, estar próximo a alguma estação de metrô. Ônibus e carro particular não possibilitam o rápido deslocamento de boa parte da torcida, especialmente daqueles que saem do trabalho no centro da cidade às quarta-feiras para ir ao estádio. E o único lugar na Barra que tem metrô (e se algum dia houver expansão será em direção ao Alvorada) é a região do Jardim Oceânico e proximidades. Logo, o Terra está muito distante do metrô e o único espaço amplo para a construção de um estádio é o terreno do Downtown.

                • Tenho dúvidas quanto ao local, porém, penso que a Barra seria uma boa opção. Acho também que precisamos ter um estádio condizente com a grandeza do FLAMENGO, com lojas, restaurantes, museu e outras atrações.

          • Sério? Comprar o shoping?

        • Caso a dúvida seja sobre se a área comportaria um estádio de grandes dimensões, a resposta é sim. Qualquer dúvida, acessa o Google Earth ou Maps e faz os cálculos.

          • Ok, dimensões eu concordo. Mas continuo achando inviável.

          • Não sou do RJ; fiquei curioso e fui olhar no maps… rapaz… quanto shopping pertinho um do outro…

            • Pois é, meu… E todos são empreendimentos lucrativos. A proposta poderia ser ter apenas lojas e tudo que se relacionar diretamente com esporte no estádio. Além, claro, de restaurantes e lanchonetes. Isto ajudaria sobretudo a amenizar os conflitos que existem atualmente entre as administrações do Downtown e do Città.

      • Da nao amigo. O que vc ve de area eh perto da lagoa e nao pode ser construido.

        • Oi, Ibsen, tudo bom? Cara, também conheço a região. Não frequento a Barra semanalmente, mas sempre que posso, colo aí. Então, quando se está dentro da área do Downtown, a impressão é que o espaço é reduzido para um estádio de grandes dimensões. Mas, abra o Google Earth e verás que o terreno compreende uma área construída de mais de 200.000 m². Isso é mais que suficiente para erguer um estádio para 60 mil +.

    • Mas Niteroi não tem acesso só pela ponte, tem as barcas e os torcedores viriam também da própria cidade e são Gonçalo e Itaboraí.

  • Gosto da opção de Deodoro e de Niteroi, na gávea já está difícil construir uma arena para aproximadamente 3 mil pessoas.
    Acredito que poderíamos investir no terreno do que uma vez foi o Terra Encantada, o lugar é excelente de transporte e com estacionamento… O problema principal seria o transito, mas nada impossível.

  • Espero que com a prisão desses corruptos do TCE do RJ e quem sabe com o enfraquecimento do PMDB poderemos dar prosseguimento ao projeto de construção do estádio, com essa quadrilha lá vai ficar difícil sair algo.

    SRN #AbreoOlhoeleitorCarioca

  • A dificuldade maior para um estádio de 50 mil pessoas foi superada, que era a falta de grana. Hoje, temos um clube saneado.
    A dificuldade que resta então são os entraves políticos e burocráticos. Construir um estádio não adianta se não tiver um entorno de transporte estruturado. E para isso é preciso boa vontade política.
    Por isso, acho que a alternativa mais viável é a do estádio em Niterói. A Prefeitura de lá sabe que se viabilizar um estádio do Mengão no município vai encher os cofres de receitas de impostos sobre serviços.
    Por isso aliás que o Crivella começou a tentar puxar saco do Fla. Sabe que será cobrado se a capital perder receitas para Niterói.

    • “Hoje, temos um clube saneado.” — Corrigindo: temos um clube com a dívida reduzida, mas AINDA não foi saneada… &;-D

      • A dívida existe mas está equacionada e prevista no fluxo de caixa. Clube com credibilidade no mercado e receitas em ascensão. Creio q isso q o Haroldo quis dizer com saneado

  • Se fosse antes, com a prefeitura fazendo pouco caso, a melhor opção seria Niterói. Mas já que o Bandeira está com uma boa relação com o Crivella, a Barra é a melhor com certeza.

    • O problema da barra é conseguir as licenças pra construir. Acredito que em Niteroi seria mais facil, principalmente pq os políticos de lá tem muito interesse neste estádio.

  • Não sei mto bem aonde, mas só uma coisa, pra ser bem rentável, caso não aja um estádio para jogos menores, o estádio deve ser no máximo de 50 mil lugares.

    • No mínimo 45 mil.

    • Ao contrário, cara. Veja o exemplo do Dortmund. O estádio para 80 mil lota em todos os jogos, pois os ingressos são bem mais baratos em alguns setores. Essa, inclusive, foi uma questão levantada pelo gestor que o Fla contratou para o Maraca.

      • No Brasil isso é inviável, torcedor brasileiro é passional, se o time não tá bem ninguém vai no estádio, no Brasil tudo é 10x mais caro, os custos pra manter uma arena de 70/80 mil pessoas seriam altos para admitir por exemplo públicos de 20/30 mil pessoas. Na Europa muitas vezes o estádio fica esgotado mts meses antes do jogo acontecer, isso seria um processo que demoraria anos pra ser instalado no Brasil, é cultural.

        • Não penso desta maneira. Se tivéssemos estádio, o número de sócios-torcedores aumentaria, pois poderíamos vender carnês de temporada. Logo, imagino que um estádio para 60 mil + seria plenamente viável para, no mínimo, 15 jogos no ano.

          • Eu só entenderia (embora duvide muito) um estádio com mais de 50 mil se tivéssemos uma BOA opção pra jogos de menor apelo.

            • Ryan coberto de razão, custo beneficio para estádio com mais de 50k provavelmente não faz sentido. Projeto mais complicado, mais caro para construir e manter. Eu tbm queria ver 100.000 rubro negros no estádio, mas nossa realidade (e média de público) é outra

          • Sem chance de no Brasil nessa crise conseguir vender carne de temporada como na Europa . Realidade brasileira e de 50 mil torcedores , e já está de bom tamanho .

          • Uma boa idéia seria ainda premiar com descontos para o carnê seguinte o torcedor que comparecesse a um número mínimo de jogos; não apenas pagar pelo carnê, mas efetivamente comparecer ao estádio, esta iniciativa fomentaria a torcida a ir ao estádio e, convenhamos, ir ao estádio cheio é mais legal que ir ao estádio vazio; seria excelente se a torcida sempre lotasse o estádio, independentemente da capacidade.

        • Sabe qual a média de público do Barcelona? 70 e poucos mil pessoas por jogo. E a remodelação do Camp Nou aumentará a capacidade do estádio de 99 mil para 105 mil pessoas. Sabe quantos torcedores a Roma leva, em média, a seus jogos? 40 mil pessoas. E seu novo estádio terá capacidade para 53 mil pessoas, expansível para 60 mil. O Fla, quando luta pelo título e mesmo sem estádio próprio, leva cerca de 40 mil, em média. Por que não um estádio para 60 mil +?

          • Nossa melhor média nos últimos BR’S não bate nem 30 mil, pode pesquisar ai. Isso pq chegamos a fazer jogos no maracanã pra 2,400 pessoas (2014). Não adianta, se o jogo não tiver apelo, não tem público pra compensar o estádio.

            • O Fla não brigou por títulos nos últimos BRs, exceto o último, que estava sem Maraca. Pesquisa aí as médias em 2007, 08 e 09.

              • Vamos combinar: Em 2007 tivemos aquela promoção da Nestlé que tu pagava 1 real no ingresso.

              • 2007, 8 e 9 vivíamos outra realidade, maracanã antigo com preços populares que ninguém pratica hoje em dia. NENHUM clube brasileiro que tem arenas modernas faz jogo com ingresso a 20, 30 reais para torcedor comum, até pode ter ingresso com valor “baixo” mas só ST.

                • Porque todos os estádios da Copa ou mesmo o Allianz estão sofrendo ingerência de terceiros. O Maraca mesmo, com a Odebrecht, pratica preços surreais, tanto para aluguel quanto o que cobram para os custos de realização dos jogos. Além disso, os estádios deveriam ter gerais, que não precisam de custos tão altos para manutenção do equipamento esportivo.

                  • Mesmo porque antes era (sim, ainda é, sabemos) público e a tarifa, de certa forma, era subsidiada, pois o aluguel não era tão caro;
                    mas, para um estádio de mais de um bilhão de reais, quanto não custa apenas para manter o capital imobilizado!? imagine também os demais custos, inclusive, o de manter toda a estrutura, agora com cadeiras e várias outras coisas que antes não havia, sempre intacta e atualizada; ainda tem as infinitas gratuidades (para tudo e todos, no maior descaramento paternalista brasileiro), as taxas, impostos etc etc e, por fim, o lucro (que sim, precisa haver);
                    para ter ingressos baratos o estádio precisa, antes de mais nada, ser também barato, senão a conta nunca fechará.

          • Mas você se esquece que no início do ano tem carioca , primeira liga e esses campeonatos a media e baixa , pra mim estadio de 50 mil com projeto de expandir até 65 mil dependendo da média de público futuramente .

            • Esses jogos podem ser feitos em estádios vagabundos mesmo. Aluga o estádio da Lusa ou faz um estádio pra 20 mil na Gávea.

          • Galera esquece como e calculada media de publico

  • Para fazer, temos que fazer um estádio muito bonito ( mais bonito que o Maracanã); Também tem que ter mais capacidade de público do que o Maracanã; para mostrarmos para eles que isso aqui é Flamengo. Podemos fazê-lo em etapas. Três anéis sendo construido. Um anel A cada dois anos, Cada anel com 25 mil lugares. Área externa com shoping, Centro de lazer. Museu do Flamengo. Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo. Sou sócio torcedor, mas se precisar de rateio mensal, estou nessa. Vamos que vamos Mengão

    • Amigo, pra fazer show, tem que ser um lugar bom. Ningeum vai se divertir la no caixa prego.

  • Acho que se por só 15 mil na Gávea fica + fácil da liberação dá obra, paralelamente vai fazendo um em Niterói ou na Barra de 60 mil

  • Opção 1 barra da Tijuca
    Opção 2 Niterói
    Opção 3 Caxias
    Deodoro náo da porque a área é do exercito brasileiro.

    • Barra ou Guaratiba, Niterói nem pensar não dará vazão para a imensa torcida e Deodoro apoio o q vc disse .. Caxias eh muito 8° plano.

      • Pergunta para o comando militar do leste se eles deixam construir, mas se for em outro terreno seria a primeira opçao. Caxias é um dos melhores pontos e tem torcida do flamengo na baixada inteira. Barra tem onibus, BRT, metrô. Já Niterói tem barcas e a ponte, ainda forçaria o governo a fazer mais opções de transporte para a atravessar a poça.

        • Eu sei Deodoro não dá e mesmo assim, em mha opinião não seria a primeira opção .. mha primeira opção eh barra ou Guaratiba o mais próximo possível do recreio/barra.

          • Se for em outro terreno, e tem um monte, é a primeira opção sem duvidas.

    • Pois é… uma coisa era usar muito provisoriamente uma estrutura que já estava montada enquanto se aguardava a devolução pelo Comitê Olímpico do Engenhão e Maracanã, o que sequer foi adiante;
      outra, absolutamente impossível, é conseguir liberação de uma área imensa pelo Exército para construção de um estádio de futebol particular.

  • Melhor opção é a Barra. Um lugar muito bonito e ainda com muitos terrenos pra escolher.

    • Dá pra comprar a área do Downtown, negociar com lojistas. Seria o único lugar viável em todo Rio, pois é o único grande espaço próximo ao metrô. Não se pode construir estádios sem a proximidade do metrô.

  • Dessas opções a melhor é a Barra, tbm gostaria de ver como ficaria um estádio de médio porte na Gávea!

    • Sim, poderiam iniciar o projeto de estádio “boutique”, na Gávea, para que o clube tenha onde jogar após os 6 anos do acordo com a Lusa, e pensar num projeto de estádio pra 60 mil + na Barra, especificamente na área do Downtown.

  • Eu gostei de Niterói, que alem do terreno tem a boa vontade do prefeito para ajudar com s a liberações, na Gávea seria ótimo mas nunca deixaram construir la então melhor descartar.

  • Não sei quem fez essa maquete do estádio aí em cima, mas ficou muito bonito, de bom gosto.

    Eu preferiria a opção da Barra da Tijuca, seria perfeito, próximo pra quem mora na Z. Sul, Oeste, Baixada, etc, através das linhas amarela e vermelha, além de ser muito próximo do CT que fica em Vargem Grande, bairro adjacente à Barra.

    Era pegar a reta da Estr. dos Bandeirantes, seguir na Av. América e ser feliz, apenas 20/30 minutos e voilà, daria tempo de preparar alguns miojos antes da chegada.

    Seria sair da concentração e ir direto pro jogo, uma total integração.

    Fora que a Barra é um ótimo local, perto da praia, várias opções de restaurantes, lanchonetes, tem estrutura, ótimas construções, ruas perfeitas, não vejo lugar melhor, sinceramente.

    • Sim, é o melhor lugar, sem dúvidas. E o único espaço viável em todo o Rio é a área do Downtown, pois é grande o suficiente para um estádio para mais de 60 mil e próxima ao metrô do Jardim Oceânico.

        • O espaço onde está situado o CountryClub é extremamente reduzido para a construção de um estádio de grandes dimensões. Para se ter uma ideia, o Emirates Stadium, em Londres, é uma das construções modernas que possui uma das melhores relações área disponível/área aproveitada. E as dimensões do complexo Emirates compreendem uma área de 210 x 290 metros. Importa destacar que o Emirates Stadium tem capacidade para 60 mil pessoas. Logo, seria impensável o Flamengo adquirir algum espaço com metro quadrado inferior a este. Ademais, é importante lembrar que o metro quadrado de Ipanema custa o dobro daquele na Barra.

    • Já eu não gostei muito não, ficou um pouco com cara de origami.

      • Eu particularmente gostei, desde a estrutura superior, até esses “origamis” que vc citou, rs.

        Essa inclinação deixou um aspecto bem legal.

        • puxa, gostei mais daquele postado pelo colega wanderpc82 nesta discussão mesmo, dê uma olhada!

Comentários não são permitidos.