Colunas

É hora de dar uma chance para Donatti?

Salve Nação! Da frustração pela perda da Taça Guanabara à euforia pela goleada na estréia da Libertadores, um assunto foi recorrente em ambas as situações: a nossa defesa.

Se por um lado acho que Rever está apresentando melhoras e uma evolução, lembrando por vezes o jogador que brilhou no Atlético MG e Grêmio, por outro vejo um Rafael Vaz mostrando aquilo que o fez perder espaço no Vasco e parar no banco de reservas: a síndrome de Antônio Carlos, aquele mesmo ex Botafogo e Fluminense. Ou seja, a de ser um zagueiro que se preocupa mais em atacar do que defender.

Se na época do vice, Vaz era zagueiro artilheiro, vejo atualmente o nosso defensor desesperado por marcar um gol e brincar de maestro camisa 10, abusando de passes de efeito, lançamentos e idas desenfreadas ao ataque. Praticamente tudo isso sem efetividade nenhuma.

Não foram poucas as vezes que o nosso camisa 33 fez a torcida ir à loucura e perder a paciência e, diante desse cenário, me veio um questionamento à cabeça. Se Juan já não aguenta mais o tranco de ser o titular da nossa zaga, por que não dar uma oportunidade para o argentino Donatti?

Tive a oportunidade de vê-lo em campo pessoalmente e em alguns jogos pela TV e não tenho medo em dizer que, para a principal função de um zagueiro, que é DEFENDER, ele é muito melhor do que Rafael Vaz, apesar de ser mais lento e não ter tanta qualidade com a bola nos pés para realizar passes mais longos ou jogadas mais arriscadas.

Donatti, infelizmente, sofre de dois grandes males que o fazem ser preterido pelo nosso técnico Zé Ricardo. O primeiro é que ele é estrangeiro e o segundo é que ficou marcado pelo escorregão dado diante do Figueirense pela copa Sul Americana de 2016, apesar de nunca mais ter cometido uma falha tão grotesca.

Sei que o resultado magnífico diante do San Lorenzo deixou todo mundo eufórico e que, de repente, todos os problemas da equipe sumiram. Porém não podemos tapar o sol com a peneira e achar que está tudo às mil maravilhas, principalmente na defesa. É só vir o próximo tropeço vir para que todas as cornetas se voltem para o Zé e para os nossos zagueiros. Por isso, acho que a hora de dar a chance para o Donatti já passou!

Põe o argentino pra jogar!

Abraços e SRN,

Leonardo Resende

Twitter: santos_leo07

Leo Bassman

Ver comentários

  • ano passado eu era a favor do mancuello titular . Hj sou a favor de berrio titular e Donati tbm . Se os laterais voltarem e cobrir os espaços a velocidade dele não será problema . Principalmente com berrio no time

  • Para mim já deveria ser. O problema do Zé é que ele é muito conservador...Vaz vem fazendo besteria, acha que joga mais do que joga na verdade, quer toda hora bater falta, fazer lançamento...jogar na dele mesmo não. Essa falta de disciplina tática já custou caro, inclusive em um dos gols do Fluminense ele estava no meio campo...fazendo o quê? Donatti foi contratado para brigar pela titularidade e já merece uma chance com certeza. Gosto do estilo simples, eficiente e sério de jogar do Donatti, fora a qualidade de liderança nata dele. O Xerifão que cobramos tanto.

    • ,,,, inclusive em um dos gols do Fluminense ele estava no meio campo...fazendo o quê?
      R: Ele estava cobrindo um enorme vazio que o Arão e, principalmente, o Romulo deixou por várias vezes.
      Temos que ser justo e ver, também, as qualidades de cada um e não ficar nessa de denegrir o jogador e pilhar os demais torcedores com inverdades.

  • Vaz não pode sequer fazer parte do elenco.
    Flamengo precisa investir num zagueiro bom e rápido

  • Eu tambem acho que o Vaz precisa ir pro banco, mas não acho que vá acontecer. O problema do Vaz é não fazer o feijão com arroz, que o Rever faz com maestria. Um outro ponto, é que nas jogadas ofensivas que os zagueiros devem aparecer que são as bolas alçadas na area ele não contibue, tanto é assi que o Berrio já cabeceou mais bolas que ele nesse ano. Acho que o banco faria bem ao Vaz, mas vamos aguardar para ver como as coisas se desenrolam.

  • Concordo tudo que está no texto, Vaz chegou num ponto que até o Rever não aguentou o que ele ta fazendo ( é só fazer o simples ).

    • Não foi assim, ele apenas o orientou, isso é normal, são companheiros e deve um orientar o outro, pois nem o Vaz e nem Réver pode ficar no mano a mano, os volantes devem ficar ligados nisso, os laterais também e o Vaz está direto cobrindo o Trauco e deixa o Réver sozinho que nesse momento de deslocação deve chamar 1 volante, mas acredito q essa cobertura é dos volantes e Réver o chamou atenção para que ele fique, não saia da posição!

  • Identificado próxima vítima de vocês: Rafael Vaz
    Uma das melhores defesa do Brasil e já querem tirar o cara, vocês tem que intender que não é o quilates do jogador e sim o entrosamento que vale, os dois Rever e Vaz se intendem, de repente colocar o Donatti, não dá a mesma sincronia, talvez o Donatti seja um reserva do Rever por terem as características, o Vaz dá mais qualidade na saída de bola, mas não adianta, aqui em vez de discutir sobre o time, o jogo, sempre estão querendo sacrificar alguém, este espaço é muito bom para se manter informado, mas tem hora que parece um espaço para os antis, que querem a todo custo trazer crise, e influenciar a torcida, que é "Maria vai com as outras" , que é "Modinha", e entra na pilha, mas fazer o que, acho que com isso só quem perde é o Flamengo, SRN!

    • Qualidade na saída de bola? Chutão agora é qualidade? Concordo em partes, os erros do Vaz são muito mais criticados pela torcida. Por exemplo no jogo contra o Flu ambos os zagueiros estavam avançando demais, falharam juntos nos dois gols e perderam os pênaltis, mas apenas o Vaz foi criticado. No jogo da Liberta, não vi erros defensivos do Vaz, apenas os irritantes chutões sem ao menos olhar para um companheiro mais próximo. Quando terminou o jogo fiquei com a sensação de que o Vaz foi bem defensivamente, mas quando vi os comentários do "bola murcha", resenha e página do Flamengo no Facebook, geral massacrou o Vaz.

      Mas também não dá para ficar nessa história de "melhor defesa do Brasil", visto que não estamos mais em 2016, no ano passado nós tínhamos um volante só para marcar e dois pontas defensivos, dando tranquilidade para o trabalho da zaga. O Fla também não pegou muitos adversários e desde os jogos mais fáceis alertamos que o sistema defensivo não está muito bom, mas que só não sofreu gols pela fragilidade do adversário. Foi só pegar o time rápido do Fluminense que sofremos bastante. Primeiro precisamos de ajustar a cobertura e subida dos volantes. E o Vaz, sabendo que está sendo criticado, já deveria buscar fazer o feijão com arroz. Quando ele quer inventar em cobrar todas as faltas, dar lançamentos quando o certo é sair jogando com a bola no chão (e ele erra a maioria deles), tentar driblar no campo de defesa, não tem como não se irritar. O próprio Rever ficou p*to com ele no jogo anterior e em uma entrevista disse que esse é o principal defeito dele. Não é a toa que a torcida não sente confiança no Vaz. E por último, o Donatti foi contratado para ser o principal zagueiro, foi feito um investimento alto e só tem 5 jogos. Deve ter mais oportunidades. Não quero forçar uma mudança num jogo importante da Libertadores, mas não custa nada ao menos testá-lo com Rever em alguns jogos do Carioca.

    • Muitos aqui vão pelos outros mesmo, eu particularmente faço o meu comentário opinião embasado no meu pouco entendimento e visão que eu tenho, assisto, opino e defendo o meu ponto de vista. Concordo com vc Réver e Vaz estão entrosados e Donatti aqui no Flamengo só o vi jogar na direita.

  • Mas é sacanagem dizer que o Zé marcou ele pela falha ou por ser gringo

    • Também acho . Pessoal baba um ovo doa gringos ... clamavam por Cuellar no lugar do MA, mas não fez um jogo melhor que ele... endeusaram o Mancuello antes dele vir, um jogador inteligente, porém lento e nada fora do normal... não basta ser gringo, tem que ganhar a vaga mostrando futebol.

      • Trauco é um exemplo disso, Berrio outro que está conquistando espaço.

    • Antes dele xegar Rèver disse que era um bom zagueiro, mas que cada deve lutar pelo seu espaço, ele está lutando, está em como o Réver, mas deve aguardar a oportunidade surgir, pois é reserva do Réver!

  • No jogo em que o Donatti foi titular na primeira liga por último ele também abusou dos chutões, e não levamos nenhum gol esse ano com falha direta do Vaz, então não vejo nenhuma urgência, mas se acontecer de mudar OK

  • Quando o cara acerta lançamentos de 50 metros deixando os atacantes em ótima situação ninguém fala nada.

    E até agora (bate na madeira) não vi nenhuma falha individual que justificasse a substituição.

    • No jogo anterior até que ele acertou vários, mas o problema é que faz esses lançamentos independente da partida e a todo momento. E não é com muita frequência que ele acerta esses lançamentos. Ele muitas vezes nem olha o companheiro da frente e já quer dar um chutão pra frente. É bem irritante. Fora o fato de querer bater todas as faltas e até pênalti. Concordo que não houve uma falha individual que justificasse a sua saída. Mas ao menos deveria-se testar o outro zagueiro para ver melhor o seu desempenho com o Rever.

      • O azar do Donatti é que elenão deixou uma boa impressão quando teve chance, e a fase de testes já tá ficando pra trás.

        Não sou fã do Vaz, se ele sair amanhã ok, mas temos que reconhecer que ele agarrou a oportunidade, e pra tirar ele agora... Não vai ser fácil.

        SRN.

      • Acho que você tocou no ponto chave.

        O problema não é o lançamento. O problema é ter a noção de saber em que hora do jogo se faz o lançamento!

    • Vi o cara acertando vários pro Everton e pro Guerrero... Nunca li ou ouvi um "bom lançamento"... quando erra, pronto, vira o principal assunto. Ele não erra tanto quanto parece, e outra, só ele e Juan tem característica de passe longo no elenco, o resto dos defensores é só chutão.

      • Exatamente, só eles 2 tem essa visão a longa, curta e média distância, personalidade e talento de lançar. São lançamentos difíceis de 30 a 50 metros! Mas a galera crucifica ações avançadas e inteligentes dos zagueiros!

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024