Zé Ricardo entendeu que o Flamengo demorou a perceber a estratégia do Fluminense, de explorar a rapidez de seus jogadores de meio e de ataque, nos erros do time rubro-negro. Com linguajar habitual, o diário argentino “Olé” foi mais simplório: chamou o Flamengo de “flojito” atrás. Quis dizer, frágil. Ou, de maneira mais chula, apenas frouxo.
O primeiro tempo foi festival de jogadas em velocidade do Flu contra defensores do Fla correndo para trás. A primeira com poucos minutos de jogo, quando Romulo errou toque e se recuperou ao tirar a bola de Richarlison na área. Mas o volante, contratado para assumir a posição no meio de campo, vai precisar de ajuste fino para não ficar exposto na defesa. Trauco, que desde a primeira partida – contra o Boavista – mostrou deficiências na defesa, vai precisar de cobertura para jogar.
– Tanto Richarlison como o Wellington acompanhavam a saída dos laterais até o meio de campo e a partir dali eles flutuavam, não acompanhavam mais o lateral e ficavam nas costas desses laterais que subiam. Quem fazia a marcação do outro lado era o atacante (Henrique Dourado). Faltou a leitura para a gente encostar ali, um dos dois volantes, ou então um dos zagueiros, encostar um pouco mais, para ter uma sobra nos dois jogadores deles, um dos atacantes e um de beirada. Era um 4-3-3 que o Abel montou. Demoramos a entender e acabamos dando espaço, principalmente quando eles recuperavam a bola, com muita velocidade do lado do campo – reconheceu, depois da coletiva de imprensa, Zé Ricardo.
Coordenação defensiva
O posicionamento de Romulo é um pouco diferente do de Márcio Araújo – titular no ano passado. Romulo não sai tanto para o jogo, mas marca mais avançado e tenta ajudar na aproximação a Pará, pela lateral, e Arão, pelo centro do campo. O outro volante, invariavelmente, entra mais e afunda no ataque. Qualquer erro acaba criando condição perigosa de contra-ataque. Ainda mais contra o Flu veloz de Abel.
Para aproveitar a qualidade do passe, Vaz também sai bastante – foi num toque, bem forte por sinal, que Guerrero ajeitou a bola para o gol que terminaria sendo marcado por Everton. Em outro lance, tentou o drible, perdeu e o Fluminense por pouco não aproveitou. Há ainda outra diferença na marcação.
No ataque, Zé Ricardo desde o início do ano privilegiou a técnica de Mancuello em detrimento da velocidade de Gabriel. Jogador de toque de bola – é o líder em passe para finalizações no time, com 16 toques em sete jogos no Carioca -, Mancu por vezes se aproxima mais de Guerrero, outras vezes recua para armar o jogo, mas troca poucos passes com Pará. É função que ele não está muito acostumado a fazer, mas vem se esforçando para obedecer. Berrío não mostrou futebol exuberante, longe disso, mas tem mais força para ir e voltar na função que Zé quer ver.
Variações
O técnico Zé Ricardo dificilmente vai fazer mudanças para a estreia na próxima quarta-feira. Após a partida, mostrava preocupação com o ajuste do sistema defensivo. É provável que prenda mais Romulo e Arão na proteção à zaga.
Apesar das dificuldades, o Flamengo tentou o empate, mesmo contra equipe que, mais ainda no segundo tempo, colocava armadilha para os avanços rubro-negros. Zé Ricardo colocou Gabriel, primeiro, depois o colombiano, tirou Trauco e mudou bastante a forma da equipe jogar. O Flamengo chegou a ter Guerrero, Vizeu, Berrío e Gabriel, com formação bem ofensiva. Diego recuou para o meio.
Fonte: Globo Esporte
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
É inquestionável que nossos volantes lentos terão dificuldades contra equipes rápidas. Até um chipanzé perceberia a falta de velocidade da dupla.
Tão dando chance pro Marcio Caramujo.
Importa quem joga? ou o importante é jogar bem?
Se colocar o MA em campo e ele fizer o que tem que fazer como primeiro volante, para mim está bom.
SRN
Falou tudo cara
Mas é o que eu quis dizer, ele é regular, faz o Feijão com arroz, não inventa e não faz questão de ser artilheiro.
Vai achando que feijão com arroz resolve alguma coisa, larguem de ser frescos, Flamengo falhou em um jogo, só arrumar, falam como se o Fla tivesse perdido 5 seguidas, ganhamos quase todas com esse time que estava aí, se toda derrota for essa viadagem de vocês , desiste e torce pra outro.
Pela figura nota-se claramente que a zaga ontem falhou, nem falo dos pênaltis pois o goleiro do Flu pegou um, mas do posicionamento quando o time atacava, subia mesmo quando não tinha necessidade de subir e o pior, subiam os dois zagueiros deixando o gol totalmente desprotegido. Zé Ricardo tem que dar um puxão de orelha no Vaz e, se possível, ensinar ele como um zagueiro sai jogando, sem chutão ou pseudos lançamentos.
Zaga e meio pecaram muito. Zagueiro que quer ser atacante...complicado. Isso demonstra bem a desorganização tática do time. Vaz tem que decidir se é Zagueiro ou jogador de meio...a imagem do 3º gol deixa isso bem claro. Zé cadê o comando? Cobre a disciplina tática cara. Eu defendo a entrada de Donatti. A zaga foi mal mas o meio deixou muitos espaços. Tem que corrigir isso nos treinos. É nos clássicos que aparecem os erros. Golear times fracos é ilusão. Bom terem aparecido agora, pois ainda tem tempo para corrigir. Com o elenco que tem o Fla, é inadmissível render tão pouco em um jogo decisivo. Não dá.
Vamos ter que aturar muito o Gabriel ,ainda mais que renovou por 2 anos,isso é revoltante.
Cara, mesmo o Diego sendo um meia diferenciado, ele não é o primeiro em assistências do time. Não é possível que um jogador de estupenda capacidade não consiga dar um único passe vertical que rasgue a defesa adversária, de maneira semelhante ao que Riquelme fazia no Boca.
Dito e sempre repito: falta ao Flamengo um ponta de qualidade que possua técnica, velocidade, agilidade, controle de bola, faro de gol e apoio à marcação como características principais. Essas coisas seriam bastante proveitosas contra equipes fortes defensivamente, e um atleta assim seria fundamental. Éderson e Vinícius Junior poderiam exercer essa função. No entanto, respectivamente, um é uma incógnita e o outro é um menino que só estará pronto daqui a 3/4 anos. Everton e Berrío são bons, mas não são atacantes "cerebrais".
Já tentou imaginar um ataque com Ederson , Berrío e Guerrero?
Éderson?
Esse aí vai terminar o contrato no departamento médico.
Vinicius pode acontecer. Ederson em forma é muito jogador. O problema é esse como ele vai reagir e quando poderá jogar. Ederson retornando bem, já é um reforço. A ideia é boa sim. Quem sabe...SRN.
Até quando o Zé Ricardo vai queimar uma substituição pra colocar o Gabriel? Esse jogador não acrescenta nada, cadê Matheus Sávio e o Paquetá no banco?
Isso que dá nos nervos Jackson, Se já estava difícil com 11 o técnico ainda deixa o time com 10 !!
O time titular tem que ser : Muralha , Para , Rever , Donatti , Trauco , Rômulo , Arão , Diego , Everton , Barrio , Guerrero . Escalação 4-3-3 , quando Conca estiver 100% muda a escalação para o 4-4-2 e tira o Everton ou Berrio , vai depender de qual estará melhor .
Nao tem necessidade de subir os dois zagueiros em todas as bolas paradas , ambos sao lerdos para voltar e nao vao dar conta de ficar fazendo isso o jogo inteiro. Todas as bolas paradas acontece isso , sorte que foi antes da liberta e espero que o zeh tenha visto isso , este erro grotesco de subir os dois e ficar esta cratera . Nao tem necessidade alguma de irem todos para o ataque em uma bola parada .
Claro que em bola parada os zagueiros tem que subir, sao os mais altos... o negocio é colocar os dois laterais na linha do meio de campo e o everton a entrada do circulo central. O que q o everton quer la na frente, ele é baixo. Assim o diego fica na entrada da grande área pro rebote e mancu bate oescanteio, sendo 5 jogadores la pra tentar o gol (2 zagueiros, 2 volantes e o guerrero).
O terceiro e primeiro gol demonstraram que não é a lentidão que atrapalhou o Flamengo mas o posicionamento dos zagueiros, laterais e volantes. Os jogadores do Fluminense sempre atacavam no mano a mano sem ninguem na sobra. O terceiro gol que surgiu de uma falta onde inexplicavelmente os jogadores estavam posicionados em apenas um lado do campo
Falou tudo, tem muita gente confundindo falta de velocidade com falha de posicionamento defensivo. Ontem levamos dois gols por falha de posicionanento pois 90% dos jogadores de marcação estavam no ataque.
Olha onde tava os dois zagueiros, saíram da defesa aí abriu tudo, garotada do Fluminense tem muita velocidade se aproveitou disso.
Vaz tem que parar de ir pro ataque, o cara não produz nada, pelo contrário, só faz merda.
concordo em meu ponto de vista o Vaz é fraquíssimo, pra jogarmos com dois volantes modernos sem o marcinho, precisamos de um zagueiro rápido!
Sério? Agora é culpa da zaga que se posiciona adiantado? No 1o. gol, a zaga estava onde deveria: tentar o cabeceio na área. O que não deveria ter acontecido é o Trauco estar mais adiantado para participar do lance, assim como a falta de um volante mais atrás para proteger em casos de contra-golpe. Já no 3o. gol, falha clara de posicionamento dos volantes, o qual o fixo deveria observar mais a infiltração do adversário. No entanto, a zaga poderia ter criado maiores dificuldades para o atacante em questão. &;-D
O Trauco escolheu o lance mais difícil, pois haviam 2 companheiros ao seu lado esquerdo, livres de marcação e pedindo bola. Tentou o mais difícil e errou. As vezes o feijão com arroz, facilita o jogo...
Poderia botar o Donatti e o Ronaldo pra jogar com o time titular, teve várias partidas pra isso, pois ele tem velocidade e sabe jogar, mas no Flamengo jogador de 20 anos é considerado menininho, fazer o que... a merda já foi feita e vamos ter que confiar nesse time aí mesmo na quarta-feira, pois não foi feito testes nenhum, o ZE definiu um time e foi com ele sem preparar nenhuma outra alternativa.
Falou e disse. Donatti e Ronaldo seriam os jogadores certos, mas cadê que o treineiro os testou?
E ainda tem gente pedindo caramujo de volta.
Que mentalidade pequena.
E pior que isso ainda pode acontecer, se depender do Treineiro quarta feira pode esperar !!! Não duvido nada se aparecer Caramujo no meio e Gabilixo na ponta !!