Golear o San Lorenzo foi uma boa forma de estrear na Libertadores 2017. No entanto, o jogo diante do Maracanã e os três pontos conquistados ficaram na semana passada. Agora, o Flamengo virou todas suas atenções para o próximo desafio no torneio continental: a Universidad Católica, do Chile, em Santiago. A equipe do técnico Mario Salas teve um começo de ano ruim, mas recuperou a confiança nos últimos dias. O GloboEsporte.com apresenta uma análise do próximo desafio do rubro-negro.
COMEÇO DE ANO ABAIXO DA EXPECTATIVA
O início de temporada da Católica foi muito abaixo do esperado. Afinal, a expectativa era grande, muito por conta dos resultados do ano anterior. Depois de ser bicampeã no Chile em 2016, iniciou o campeonato 2017 com quatro derrotas e uma vitória, com dificuldades de marcar gols. Chegou a ser lanterna do torneio local.
A equipe, no entanto, ressurgiu na semana passada. Conseguiu bom resultado neste sábado, quando goleou o Antofagasta, por 4 a 1, em sua casa e subiu para a 11ª posição na classificação. Dois gols foram marcados pelo atacante Santiago Silva. Na terça-feira, pela fase de grupos da Libertadores, o time conseguiu um empate inesperado no fim do jogo diante do Atlético-PR. Os brasileiros venciam por 2 a 0 até os 40 da segunda etapa.
EQUIPE PERDEU SEU GOLEADOR
A equipe chilena perdeu um de seus principais jogadores no fim do ano passado e ainda tenta se adaptar. O atacante Nicolás Castillo foi goleador do último campeonato. Após a conquista do título nacional em 2016, foi negociado com o Pumas, do México. Sua saída foi sentida nos primeiros jogos do ano. A Católica contratou apenas um reforço para 2017: Santiago Silva. O uruguaio, apelidado de ”El Tanque”, veio justamente com a dura missão de substituir Castillo.
OS DESTAQUES
Alguns jogadores são apontados como fundamentais para o esquema de jogo do técnico Salas. O argentino Diego Buonanotte, de 28 anos, é o motor de criação da equipe. Uma espécie de Diego deles. Outra peça fundamental é o atacante Ricardo Noir, também da Argentina. Cai mais pelo lado direito. Pela esquerda, o esquema conta com experiente Fuenzalida, de 32 anos.
Santiago Silva joga mais avançado na área. Aos 36 anos, o uruguaio é um centroavante perigoso, com passagens por mais de 10 equipes – atuou pelo Corinthians e ficou marcado pelo gol que eliminou o Fluminense na Libertadores 2012, quando defendia o Boca. ”El Tanque” chega diante do Flamengo com mais moral depois de marcar seus dois primeiros gols no fim de semana. No entanto, demorou quase três meses para conseguir balançar a rede pelo time chileno.
ESTILO DE JOGO
A Universidad Católica é um time que raramente muda sua forma de jogar: procura ser agressivo e valoriza a posse de bola. Dentro deste esquema, peças como o volante Kalinski e Buonanotte – de novo ele – são fundamentais. Se estão em um bom dia, dominam o meio de campo e tornam a vida do adversário mais complicada. O técnico Mario Salas costumava armar o esquema no 4-3-3. No entanto, em testado opções com 3-5-2 como forma de variação.
A personalidade aguerrida da equipe pôde ser vista nos minutos finais do jogo diante do Atlético-PR. Na Arena da Baixada, a Católica empatou o jogo em dois minutos: gols do atacante Llanos e do meia Noir.
DESFALQUE
Diante do Flamengo, a Universidad Católica não poderá contar com Guillermo Maripan, um de seus zagueiros titulares. Na última terça-feira, ele foi expulso na partida da Arena da Baixada. O substituto deve ser o jovem Benjamin Kuscevic, de 20 anos.
Além do desfalque importante, a equipe vinha tendo dificuldade de fazer gols. O cenário melhorou após a goleada do último sábado e o empate pela estreia na Libertadores. Agora soma 10 gols em sete jogos oficiais de 2017. Além disso, apesar do plantel grande, os reservas não têm tido facilidade de manter o nível dos titulares quando ganham oportunidades.
ANÁLISE DO TÉCNICO ZÉ RICARDO
”Vai ser um jogo difícil. A Católica não começou bem o Campeonato Chileno, mas é atual bicampeão. Tem uma equipe talentosa e muito comprometida, com versatilidade de jogo interessante. É uma equipe que não desiste em momento algum, provou isso jogando contra o Atlético, na estreia no Paraná. Foram buscar o resultado.
Temos que entrar com atenção máxima lá. Jogadores como Buenanotte e Fuenzalida são interessantes. Santiago Silva é um atacante de muito peso. Temos que estar concentrados e trabalhar esses dias”.
Fonte: Globo Esporte
Berrio Vai ter que jogar, pra ter mais opções de contra ataque, se o gramado estiver em boas condições o fla vai ser pelo menos igual a eles no jogo, já que é fora de casa.
Recuperaram a confiança? Pois vão perder rapidinho kkkk, vão sair até tonto do estádio quarta feira
ha ha ha
Recuperaram lá, no campeonato chileno q não tinham uma vitória a 5 partidas, mas vão ficar tristonhos quando virem o gigante mengão.
Venceremos. https://uploads.disquscdn.com/images/6a4586c30be581c0d88d02625d1237ddbd26eb9526fdb0fd3cd31af4acafa750.jpg
É um bom time, sabem jogar libertadores, tem velocidade e boa técnica mas confio no meu Flamengo, esse elenco mostrou ano passado que não se incomoda em jogar fora de casa, vamos usar o tempo contra eles e deixar o estádio nervoso, depois disso é so usar a qualidade pra trazer esses 3 pontos!
Tocar a bola e os colocar para correr, jogar o Carabao Berrío para cima deles…vamo q vamo mengão buscar mais 3 pontos.
As atuações do Rômulo e do Arão na defesa serão fundamentais nesse jogo
Se não forem aplicados e tiverem corrigido as falhas dos últimos jogos perderemos
Num país bem menor que o Brasil, o antofagasta está em 9º lugar no campeonato, com 7 pontos ganhos em 6 partidas disputadas. Convenhamos que não é nenhum grande feito para o nosso próximo adversário, ainda mais por ter jogado em casa. Mal comparando é menos do que uma goleada aplicada pelo Mengo no Maracanã num time como o vitória, por exemplo. Pode ter surtido um efeito psicológico favorável? Não resta dúvida, mas também não é motivo para amedrontar-nos. Ainda acho que o Mengo traz os 3 pontos.
Sei não… o Palestino costuma frequentar essa parte da tabela no Campeonato Chileno e conseguiu nos eliminar no ano passado.
Porra mano, foram os reservas contra o palestino, nem compara
Cenário perfeito: Ganhamos dos chilenos, e outro jogo (san lorenzo x atletico) termina em empate, já abrimos 4 pontos de vantagem e um belo saldo.
Bom, Mario Salas montou um 4-2-3-1 de início e quando tomou 1 gol passou a se defender com 2 linhas de 4, mas depois do 2° gol ele continuou no esquema inicial e empurrou um ritmo forte no 2° tempo para cima do CAP sem medo nenhum de tomar gols com 3 atacantes, as vezes chegavam 5 a 6 homens atacando e aí em menos de 5 minutos para o término do jogo fez 2 gols rapidinho.
Mas os 2 times tem estilos bem diferentes do Flamengo, temos 1 atacante de referência que requer uma marcação forte, Guerrero e eu não vi na UC uma boa zaga, vi sim um bom time tático e coletivo de muita vontade e empenho em buscar ou fazer o resultado do jogo, mas podemos surpreender lá e sairmos com os 3 pontos, só não pode recuar, porque foi por esse motivo que o CAP tomou o empate, um time que vem para cima sem medo de tomar gols, vc deve dar o mesmo remédio, ir para cima dele também, mas prudente, os 2 volantes devem ficar a frente da zaga bem ligados!
Não sei quanto ao Atlético-PR, mas no Flamengo temos o Éverton e o Berrio. Se eles entrarem nessa de “não ter medo de tomar gols”, certamente poderão abrir espaços no contra-ataque… &;-D
Pois é, se Everton e Berrio ditarem aquele ritmo lá na frente, a gente vem com 3 pontos, eles são Bi campeões chilenos, mas somos melhores.
O jogo vai ficar no meio campo.
No primeiro tempo contra o SL, perdemos ali. Quarta contra a católica precisamos que Rômulo entregue mais, pois fez um jogo abaixo do que regularmente faz. Arão também precisa ser constante.
Confiante que sairemos com uma vitória (se soubermos cozinhar o jogo, cadenciar com o Diego, e acelerar na hora certa, atitudes típicas de Libertadores).
Tenho certeza absoluta que marcaremos gol. Se tivermos a tarimba necessária, sairemos com a vitória.
Empate não é nada ruim. É um time chato e que vai tirar muitos pontos da galera ainda!
O Rômulo na minha opinião jogou da mesma forma que jogou todos os jogos, ou seja mal. Ta carecendo de ritmo ainda, está meio apático. Espero que evolua e rápido pois os jogos ficarão mais pegados na medida que os times ficarão mais fortes e que os times fracos também vão evoluindo na parte física.
SRN
Eu não quero dizer o que todos nós temos medo. Eu não direi, pra não começar nada.
Vamos dar tempo pra ele e pro time se adaptar, mas, talvez, só talvez, fosse interessante cogitar alguém que não pode ser nomeado por ali?
Ainda é cedo para qualquer tipo de análise…Não adianta colocar ele no banco agora, pode tirar a motivação do jogador. Acho, e espero, que seja só falta de ritmo de jogo. Se o que não pode ser dito jogar e melhorar o time não vejo problemas.
SRN
Também não vejo, mas penso como você. Ele é mais jogar e entrega mais pro time, na área, na primeira bola, e tem boa pegada. Vejo ele e arão precisando de entrosamento e atenção.
Confio nisso!
Me parece que ele está sem confiança
Rômulo não jogando nada por ali, ainda joga muito mais do que o Volantaço que tínhamos ano passado, então esta tudo bem !!
Se jogarmos direito e concentrados acho difícil não sairmos com a vitória.
Esse time do Flamengo é diferente de outros anos quanto a pressão…sabe jogar bem fora de casa.
SRN
É sim, são todos experientes, jogadores acostumados a jogar dentro e fora de casa com casa xeia a favor e contra.
Ano passado se tinha o mando de campo, mas os jogos eram fora do Rio, portanto, foi um treinamento psicológico e físico que podemos colher o 1° fruto nesta quarta.
Relinchem mais igual aos argentinos, relinchem. Vocês só viram um pouquinho do mengão colossal.
Vão pegar o melhor visitante do Brasil.
O problema do Fla na Libertadores é emocional, não técnico. Nessa competição o Flamengo se intimida e se iguala a adversários que teriam certa dificuldade no campeonato carioca.
Se vencer a barreira mental, de que é possível ganhar, vamos repetir o gambá de 2012 e terminar invicto.
Mas para isso é preciso uma mudança de conceitos que ainda não começou. Vide nossa derrota pro Palestino.
SRN
Isso depende dos jogadores que vestem o Manto, não é nosso caso esse ano, temos jogadores experientes que vão saber cadenciar o jogo !!
O primeiro tempo contra o San Lorenzo discorda um pouco de vc.
Mas prefiro acreditar que era o peso da estreia
Onde assino?
Teste principalmente para os nervos de nossos jogadores.
Acho um bom jogo para colocar o MA no meio, Arão fica no Buenanotte, e MA a frente da defesa, laterais devem segurar mais, e Everton e Berrio botar fogo nas bolas esticadas, essa transição tem que acontecer bem rapidamente… O Guerrero tem que fazer o que sabe, infernizar os zagueiros para abrir espaço para os pontas e principalmente para chegada do maestro Diego.
Grande chances de voltar com os 3 pontos se conseguirmos fazer o primeiro gol e controlar a bola sem recuar…
Tem gente querendo que o Flamengo se fecha na defesa e jogue no contra ataque, eu penso o contrário, o Flamengo tem que entrar marcando pressão igual naquele jogo contra o Palmeiras até a expulsão do mito, marca em cima e troca passes com movimentação intensa, tem que surpreender eles.
Mengão 3×0!! e atl.Paranaense empata com o san lorenzo
Seria um cenário fantástico abrir 4 pontos de vantagem para o segundo colocado do grupo com apenas 2 jogos. Tudo é possível e vamos torcer por isso.
Esse é o segundo melhor time da chave. Jogo perigosíssimo.
O Flamengo não pode fugir de sua essência, que é o jogo ofensivo. Nossas maiores conquistas vieram dessa forma. E nossas maiores decepções vieram quando jogamos na retranca.
Da mesma forma q nos tratarem lá, deverão ser tratados aqui, principalmente na ilha!
Se quisermos ser campeões teremos sempre que tentar impor o nosso jogo onde quer que estejamos. Jogamos sem nossa casa ano passado (apesar do grande apoio dos capixabas do Kleber Andrade que ajudaram muito), e enquanto tivemos pernas fomos superiores na maioria dos jogos independente do mando. Até contra o Atlético MG no Mineirão e contra o Palmeiras no Allianz e com 1 homem a menos e um juíz a favor deles fizemos jogo duro e por pouco não vencemos. Temos que jogar nosso jogo sempre. Nada de contra ataques e deixá-los com a bola!