O futebol carioca respira por aparelhos. O Fla x Flu da final da Taça Guanabara segue marcado com torcida única, acabando com o último fio de graça que ainda restava nessa várzea que é o Campeonato Estadual.
A atitude da nossa co-irmã de jogar com portões fechados caso esse panorama não seja revertido é corretíssima, afinal de contas, não podemos aceitar tal desrespeito a história do futebol carioca. Como um ato de protesto, uma final em silêncio.
Desde a partida contra o Ba2sco que essa bagunça prejudica o torcedor. Conseguir se esquematizar para assistir a partida em pleno sábado de carnaval, com ameaças de adiamento, mudanças de horário, e de local, era impossível.
Esse é o início do fim da FFERJ, podem anotar! A federação vai assistindo tudo de mãos atadas, ela já não tem mais a mesma força política de outrora, pois os clubes que a apoiavam estão se apequenando cada vez mais. Ela inclusive já está abrindo as pernas para o Flamengo em um claro ato de desespero.
Na contramão disso tudo, o Flamengo segue fazendo enormes filas cibernéticas, e estourando servidores, na venda dos ingressos para a estreia na Libertadores da América 2017 contra o San Lorenzo-ARG na próxima quarta-feira.
Ou seja, o produto é ótimo, o problema é a gestão. Mesmo se tivéssemos torcida mista na final do próximo domingo, acredito que o Engenhão (sim Engenhão, me obrigue a falar outro nome) ainda assim não estaria lotado, é claro que o apelo não é o mesmo.
Com essa fórmula de disputa que é uma verdadeira piada, com times de tão baixo nível técnico, com palcos caindo aos pedaços, com jogos onde não se sabe o dia, o local, o horário, é óbvio que o Campeonato Carioca está fadado ao fracasso, ano após ano, sucessivamente.
O pensamento provinciano, e amador que o futebol do Rio de Janeiro vem sendo gerido, somado a falta de conscientização de alguns torcedores, levou a esse estopim. A queda da atual direção da federação é o primeiro passo para sairmos da lama.
Domingo, torcedores combinam um encontro do lado de fora do estádio, para celebrar a paz, e provar o que não tinha necessidade alguma de provas, que a avassaladora maioria da torcida é paixão, e que apenas uma pequena minoria ainda arruma confusão.
De qualquer forma, se realmente os portões ficarem fechados, ou se tivermos apenas uma torcida nas feiosas arquibancadas do estádio da prefeitura, jogaremos o problema no ventilador, para o mundo inteiro ver o circo que se tornou aquele que já foi o campeonato mais charmoso do Brasil.
Enfim, precisamos discutir a existência, a duração, e a importância do Campeonato Carioca, tomara que essa sequência de vergonhas abra essa brecha.
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
Vinny Dunga
Siga no Twitter: twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)
Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny
Direto e reto, bom texto. Quando o Vinny não apela para as polêmicas o conteúdo fica bacana.
Sábias palavras!!
É o apocalipse do futebol carioca.
Abraço!
Bom texto Vinny!
SRN
Valeu Breno!
A fórmula de disputa desse campeonato é estapafúrdia! Desvalorizaram totalmente a Taça Guanabara em função de uma quadrangular ridículo no final do segundo turno, certamente visando mais bilheteria e audiência… Porém, não passaram pela cabeça dos organizadores que o campeonato carioca está morrendo, sem previsão de sair da UTI, Enquanto a direção da federação permanecer a mesma!
Finalmente um texto coerente do Vinny Dunga, parabéns! Só não pode agora achar que caiu nas graças da galera e fazer um texto “que pena que perdemos o Cirino” kkkk
HAHAHAHA
Boa sugestão de pauta!
Valeu! Abs!
Brincadeira, faz isso não kkk
Acaba logo com esse campeonato e pronto…Não tem o peso e a importância de outros tempos, times fracos, péssimos estádios. Eu sou muito a favor de acabar com esse estadual para os clubes grandes ainda mais agora que as competições são anuais.
SRN
Eu acho que o Carioqueta deveria servir de acesso para um campeonato mais descente…
6 times do RJ e 6 de SP… Caem 2 que jogariam o estadual do ano seguinte…
Em tese os grandes não vão cair e todo ano 2 pequenos de SP e 2 do RJ teriam uma vitrine para aparecer.
Isso não mataria a Primeira Liga.
Mas nesse sua ideia seria mais um campeonato?
Não sei também se seria tão interessante para os pequenos paulista, já que lá tem um campeonato com bastante visibilidade e que convenhamos é bem mais técnico (nada de real qualidade, mas mesmo assim é o melhor estadual).
SRN
Vejo os jogos do Paulista de vez em quando e o campeonato é fraco também. Além da tabela ser uma piada.
Se o Brasileirão é fraco, é normal que os estaduais também sejam…não quis dizer que é bom, disse que é melhor estadual e que por tabela é bem mais técnico do que o carioca. A forma de disputa não é boa, concordo, mas é melhor que a anterior com pontos corridos. SRN
Eu entendo o que vc quer dizer. Mas o Paulista é inchado do mesmo jeito.
Pra mim são duas porcarias cheias de times de quinta divisão.
eu entendo também seu ponto de vista…mas o “porcaria” de lá é mto melhor que os do carioca que são quase amadores. Lá tem times pequenos que são bons…tipo Guarani, Bragantino, Ponte Preta (não necessariamente bons hj), tem clubes emergentes que tecnicamente são muito superiores aos do Rio e de outros estados….Concordo que seja inchado, por mim acabava os estaduais para os grandes, mas dentro da realidade é o melhor estadual do país…SRN
Atenção pra convocação negada, ao que tudo indica Diego vai e Muralha não
Galera, parece que o San Lorenzo vai jogar com o Time reserva o último jogo antes do jogo contra o Flamengo.
Por causa da bagunça do futebol argentino eles não tiveram uma preparação adequada, então estão tomando cuidado
E o jogo é hoje contra o Belgrano, ou seja, eles teram 2 dias à mais pra se preparar pro jogo da Liberta.
Hoje eles farão a primeira partida oficial na temporada
Salvo engano, a fórmula do Carioca é muito ridícula (se eu não estiver errado):
São 3 fases de mata-mata, que praticamente os mesmos clubes estão disputando. Sendo que a premiação da conquista da primeira fase é uma acesso direto para a segunda e da segunda a terceira (junto com uma medalha para parecer importante). Mas de qualquer forma, quem perdeu ainda pode participar das outras fases se ganharem outros jogos
Ou seja, Flamengo e os 3 médios se matam 3x em fases mata-mata. Sendo que só a última vale realmente alguma coisa. Ou alguém conta quantas taças guanabaras o clube tem?
É confuso, estranha, chato, exaustivo. É BURRICE!
Eu monto em casa um campeonato mais legal pra jogar FIFA com a galera.
KKKKK
Mesmo ganhando os dois turnos um time pode não disputar a final do Campeonato….
é mole
É que o campeonato é tão legal, SQN, que queriam que nunca acabasse, por isto foram prorrogando turnos e fases;
Incrível, mas uma criança teria pensado em algo melhor que os experts da Ferj.
joga a portões fechados e fica os 90 minutos só jogando bola de um lado pro outro, sem ações de ataque nem nada.. competição pra ver quem chuta mais longe… nos pênaltis, vê quem consegue chutar mais alto…
Confirmado, Diego convocado e Muralha não
Eu não sei quais goleiros convocaram, mais eu convocaria Alisson, Diego Alves e Ederson.
Convocaram exatamente esses
Sério ?
Opa, só faltou o diego Alves haha, li errado
Alisson, Weverton e Ederson os convocados.
Não sei porque não convocam o Diego Alves.
Acho que gostam de manter uma média de jogadores que jogam no Brasil, se Diego Alves fosse no lugar do Weverton e Mariano no lugar do Fagner só ficava o Diego que joga aqui
Alisson é forçar demais, o cara não se firmou na Roma até agora.
Se for para jogar com portões fechados, joguem na Gávea ou no ninho do urubu…
Pra que pagar 200 mil para o Bostafogo?
Concordo!!!
Espero que tenha lido o meu comentário no seu último “texto”.
Já to até vendo que o próximo texto será “Cirino: Nosso reforço caseiro”
Isso é bem a cara do Viny kkkkk
Guardei como sugestão de pauta…
Já fizeram o mesmo pedido hoje!
Faz um assim:
Patricia Amorim: Uma gestão deteriorada pelo machismo
Kkkkkkkkk
A coisa é complicada, não é só o lixo da federação.
Tem o problema da violência, que não é brincadeira, tem o Estado falido e entregue nas mãos das empreiteiras, o Maracanã abandonado, tem uma decisão estapafúrdia de um juiz almofadinha no seu ar condicionado, a incompetência da PM,uma rivalidade infantil de um presidente do botafogo que levou o choro da arquibancada para o gabinete da presidência, e pra finalizar, aí sim, uma federação parasita e incompetente, com um dos regulamentos de campeonato mais bisonhos que eu já vi.
Almir considero também o fato dos clubes estarem querendo atrasar o lado do Flamengo, acho que esse é um ponto também que vale a pena ser destacado. Assim que os blues anunciaram uma reestruturação no modo de administrar o Flamengo, eu pensei nessa hipótese uma vez que os clubes que mantém a CBF são os mesmos que depois reclamam dela, ou seja só reclamam quando é conveniente, mas continuam com ela por que ela não cobra organização, contas em dia, estádio dentro das normas, segurança para o público etc.. Não é de se admirar que quando alguém tenta quebrar essa corrente os outros que não querem ou não podem se organizar tentem fazer de tudo para prejudicar esse “rebelde”. O vascú por ter um dirigente retrógrado e invejoso e os times de São Paulo que se acham os reis do futebol nacional são na minha opinião os maiores entraves para a mudança de mentalidade do futebol Brasileiro, assim como a própria mídia que não tem interesse em perder seus “acorrentados”. SRN
Valeu Edu!
A dúvida é: será que foi ele mesmo ?
Aí já é sacanagem com o cara. SRN
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eduardo, perfeito, é isto aí mesmo!!
Vinny tá virando poeta.
SRN
“O futebol carioca respira por aparelhos…”
Domingo que vem será decretada oficialmente a morte cerebral de um futebol que há anos lutra contra um câncer, diagnosticado como FERJ MALIGNA, cujo tratamento não surtiu efeito e levará ao consequente óbito do Campeonato Carioca de Futebol.
Bandidos travestidos de torcedores e a desordem pública que decretou a falência de órgãos públicos faz agora agora como vítima também o desmoralizado futebol carioca.
FERJ, estado e cidade do Rio e Brasil inteiro estão falidos!!
Gostei mesmo da auto afirmação sobre o nome Engenhão! Independente de clubismo, Nilton Santos não merece dar nome a um estádio dirigido por uma corriola atual.
Aliás,sei que é comico em se tratando…Mas Nilton era…Flamenguista!!!
Fosse um campeonato com 8 datas, todo jogo decisivo, mesmo contra os pequenos seria bem mais interessante e notório.
Foi o Vinny Dunga mesmo q escreveu a coluna? Kkkkkkkkkkkkk
pediu para o irmão escrever kkkkkk
Por isso, defendo a tese de que o Campeonato Estadual deveria ser feito para os clubes pequenos. Se estes forem privilegiados, os times grandes enfrentarão pequenas pedreiras que tornarão a competição bem mais interessante, sem contar que aceleraria ainda mais o processo de entrosamento dos times grandes. Imaginem ver Madureira, Bangu, Volta Redonda, Resende e outros se impondo nas finais da competição? No entanto… &;-D
Belo texto Vinny!
Tá se aprimorando!
SRN
Valeu amigo!
Estamos juntos!
Abraço! SRN!
Não sou contra a continuidade do estadual, como vc mesmo disse o produto é bom, o que falta é gestão. Então a organização tem q ser mto melhor, é inadmissível atitudes como do presidente dos chorões esbravejando aos quatro cantos q o flamengo não joga lá, é inadmissível semi final que somando os dois públicos não da 10 mil pessoas, jogar em los larios, volta redonda, e mais num sei aonde…a federação ta o reflexo do estado, falido, desorganizado e uma bagunça!
Depois de publicar tantos textos desnecessários, finalmente uma edição razoável. Continue evoluindo Vinny Dunga.
Excelente texto!!!
Desde qd a culpa e da ferj, a culpa e dos marginais que se dizem torcedores.
As FERJ deveria acabar ou só cuidar do campeonato carioca da segunda divisão para baixo, os marginais travestidos de torcedores deveriam ser presos e a CBF deveria apenas cuidar da seleção.