87: Vitória do Fla em campo. Derrota do futebol brasileiro fora dele.

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Mesmo em uma semana na qual o Flamengo não joga sempre somos o centro das atenções de todos nas mais diversas esferas. Ontem o STF proferiu decisão contrária ao recurso do Flamengo, mantendo o Sport como único campeão Brasileiro de jure do ano de 1987. Decisão essa que não afeta em nada o que, de fato, aconteceu na esfera esportiva. Contudo a verdade é que com esse imbróglio que se arrastou por todos esses anos e continuará ainda sendo fruto de muitas discussões e polêmicas, o verdadeiro derrotado foi o futebol brasileiro.

Muito se fala atualmente em divisão de Cotas de TV, organização, representatividade dos clubes e união por um futebol melhor. Muito se fala também que a melhor e mais bem organizada liga do mundo é a Premier League, que começou em meados do início da década de 90. E de como seria benéfica para o futebol a criação de uma liga de clubes para organizar o campeonato no lugar da nefasta CBF. O que pouca gente se lembra é que a Copa União poderia ter se tornado a nossa liga de clubes, caso os nossos cartolas a época (e hoje) fosse de melhor estirpe. Isso em 1987, antes ainda da badalada liga inglesa. O céu poderia ser o limite. Contudo ainda estamos aqui, purgando com cartolas que apenas enxergam um palmo diante do nariz e que trabalham em causa própria, até mesmo contra o próprio clube ou contra o próprio bem do esporte em certas ocasiões.

Vivemos em um mundo no qual a informação é de livre e fácil acesso à todos. Qualquer um que queira pode pesquisar e saberá em detalhes tudo que cerca, não apenas futebol brasileiro como também o próprio Brasil naquele ano de 1987. Qualquer um que saia do clubismo, do fanfarronismo, que entenda uma gota de futebol e esteja fora da ânsia dos antis em prejudicar o Flamengo, inequivocamente chegará a conclusão de quem é campeão brasileiro daquele ano. De um lado temos o Flamengo, que venceu os maiores clubes do país e disputou em campo a final com o Internacional, saindo vitorioso. Do outro, temos o Sport, que entre outras coisas, teve a final do seu “módulo” encerrada de forma muito semelhante a uma pelada de casados x solteiros, faltando o principal numa circunstância dessas, a carne e a cerva gelada, vejam vocês a pataquada que foi isso.

Vale a pena dizer aqui que existe muita culpa da instituição Flamengo nessa questão toda. Durante muitos anos faltou ao Fla uma postura mais presente e atenta sobre esse assunto à época do problema. Faltou atenção a questão. Faltou se colocar de forma mais incisiva e cobrar dos outros membros do clube dos 13 uma postura digna sobre esse assunto. Faltou levar mais a sério a balburdia causada pelo minúsculo clube de Pernambuco ao levar o assunto para a esfera da justiça comum. Tanto isso é verdade que a decisão do STF, mesmo sendo absurda e descolada da realidade, sequer trata do mérito da questão em si e sim de uma decisão administrativa ter sido tomada muitos anos após a justiça ter se manifestado sobre o assunto, mesmo que no meu humilde entendimento a decisão de 2011 não contrarie de forma alguma a decisão judicial tomada na década de 90. Enfim… o judiciário tomando decisões ruins… alguém se espanta?

Eu não sei ao certo qual será a atitude institucional do Flamengo. Pessoalmente sou contra qualquer tipo de contato não obrigatório e protocolar com pessoas/entidades que sequer reconhecem o que assinam. E pior, são tão insignificantes que recorrem a instrumentos alheios ao esporte para obter algo (Lembra algum time conhecido nosso?). Por outro, o Flamengo, por seu tamanho e relevância no cenário nacional, não deve dar mais atenção a este minúsculo clube do que ele de fato merece: zero.

No mais, todos sabemos que o campeão Brasileiro de 1987 de fato é o Flamengo. Canetada alguma muda isso. Independente de decisões judiciais, de fanfarronismos e de chiliques de antis revoltados e instituições minúsculas. Ao menos do ponto de vista “do mundo real”, saindo de um “juridiquês” que pertence muitas vezes ao “Fantástico mundo de Bob”. Também vale dizer que essa não foi a primeira e nem será a última decisão estapafúrdia da justiça brasileira. Tipico caso aonde a justiça de fato foi vencida pelo “direito”. Mas o grande derrotado nessa história foi o futebol brasileiro. Presenciamos mais um capítulo de uma história na qual poderíamos ter visto uma cisão de muita coisa ruim que aflige os bastidores do nosso futebol. E ao invés disso temos a lição de que União em se falando de futebol brasileiro é marca de açúcar. Voltemos nossa atenção ao ano de 2017 e deixemos as migalhas e devaneios aos mendigos e malucos! Hexa campeão no campo e na Raça!!!!

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!!

Nota 0: STF. Meu conhecimento jurídico é limitado. Até entendo que a decisão de ontem sequer se refere mérito em si sobre ser campeão e sim sobre a resolução administrativa tomada muitos anos depois da justiça ter se postado sobre o assunto. Contudo é impressionante como em diversas ocasiões vemos decisões judiciais que são pouco aderentes a realidade. Parabéns a todos os envolvidos. Se em questões simples como essa o STF não consegue dar uma resposta adequada à sociedade, imagine o que veremos em questões de fato importantes? Medo.

Nota 0: Sport. O que dizer do Sport? Enquanto comemoramos nossos títulos com resultados dentro de campo, eles comemoram com decisões de tribunais. Se travestem de “Dom Quixote”, mas sem um pingo do interesse que nobre cavaleiro da literatura realista gera. Sua “Dulcineia” é um titulo conquistado na marra, via toga, completamente fora do âmbito esportivo e da realidade. Sua maior glória é ser protagonista de um dos episódios mais lamentáveis do nosso futebol. E se orgulham disso, como se fosse um “combate ao mal”. Acham que estão combatendo gigantes quando na verdade estão combatendo moinhos de vento. Lamentável. 

Nota 0: Fanfarronismo casuísta. Tenho pouca consideração por quem “não lê o que assina” e deixa de fazer o que de fato é correto por interesses mesquinhos. E por qualquer “associado” deles. Ética é algo inegociável para mim. Sem falar que cuspir na própria história só pra fazer piadinhas não me parece muito inteligente… Hipocrisia é dose. De bom só o recibo de freguesia que eles passam quase que diariamente….

Nota 0: Crise na Gávea. É incrível o que jornalistas que vivem na obscuridade fazem para aparecer. Crise no departamento médico do Flamengo??? Faça-me o favor…

Seção Gato Mestre: Flamengo 2 x 0 Botafogo. Será mais um clássico duro, visto que o Flamengo tem tido dificuldade de se impor contra os times menores do estado. Contudo, mesmo sem nosso melhor jogador, conseguiremos essa vitória.

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • nada pode mudar aquilo q foi conquistado dentro de campo ..muito menos fora dele..

  • Parabéns pelo texto Luiz Henrique , Lembro me muito bem de 87, quase todos times utilizavam a logo de patrocínio da Coca Cola, Atlético Mg jogando muito mas que pegou um Flamengo de Renato gaúcho fora de série, sinceramente acho que a diretoria deveria esquecer essa questão jurídica sobre isso, Jornalistas, jogadores e dirigentes e até torcedores de outros clubes sérios da época sabem bem quem é o verdadeiro campeão que venceu em campo e tinha um verdadeiro esquadrão!! Ganhar 1 título por uma canetada de um Juiz torcedor do Clube é vergonhoso não só ao futebol mas a condição na nossa Justiça assim chamada no Brasil !!

  • Muito bom texto, vou procurar saber mais detalhes sobre o julgamento, me parece algo estranho, se a CBF concedeu autorização ao clubes dos 13 para organizar o campeonato, porque a mudança durante o andamento do torneio foi considerada válida? Será por causa da assinatura do euvírus e por que nenhum clube falou em favor do Flamengo para corroborar a sua defesa? E se o xport foi rebaixado no ano anterior por que ele foi declarado campeão da 1ª divisão do ano posterior? Muito estranho tudo isso, mas bola para frente, nós temos junto com a imprensa que na sua maioria está ao lado do Flamengo a missão de passar a história CORRETA para as futuras gerações para que não se repita aquele velho ditado:

    “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”

    Que esse seja o nosso dever e o nosso legado.

    OBS: Nota 0: Fanfarronismo casuísta.
    Não captei a mensagem ou melhor o ocorrido?

    SRN #87ÉDoMengão

    • Você faz muito bem de sair da superficialidade e pesquisar sobre o assunto. São tantos absurdos e tantas louras que a gente vê alguns bobos ai repetindo…

      No mais, é o que eu li hoje: Fora a gozação, todo mundo sabe quemfoi campeão, no campo. Isso ninguém tira. Se amanhã o STF disser que o céu é verde eu vou continuar vendo o céu azul…

      A nota zero foi para clubes e torcedores que cospem em sua história para fazer piadinha. Rasgam o que assinaram e não veem que estão manchando sua própria história. Não conseguem ver que quem perde com isso é o futebol brasileiro. E que quando Inter e Flamengo não fizeram o cruzamento, não fizeram com a chancela e representação de todos eles, membros do clube dos 13. Assim como não deveria jogar qualquer outro time que tivesse ganho o módulo verde…

      Mas é isso ai. Antis são antis. Isso que eles fazer é recibo de freguês. No mais, o Euvírus ta sempre no meio…

      Abraços!!!

  • Sacanagem com Miguel de Cervantes, comparar sua obra-prima com essa tosqueira

    • Desculpa….rs

      • Rsrsrsrs

  • Deixemos o Xpó na sua pequinês comemorar um título que é proporcional ao seu tamanho.

    O título moral é do Flamengo. Fomos campeões naquele ano. A FIFA, CBF e entidades do futebol tomam muitas decisões arbitrárias e desmedidas.

    O papel do clube é pensar no futuro, ganhar títulos no presente, dar alegria a torcida hoje. As glórias do passado, nós torcedores, teremos orgulho sempre.

    Fico orgulhoso pelo título de 2009, mas de quero ficar feliz com os de 2017 e assim por diante, foco no presente e futuro.

    • Concordo em gênero, número e grau.

      Abraços!

  • Essa diretoria ao invés de ficar desenterrando assunto velho deveria tentar resolver os assuntos do presente, cadê os títulos e conquistas?
    Cadê o dinheiro do hernane brocador? por que não recorre a respeito disso?
    Fica se rebaixando por causa desse título de 87, eu me considero campeã de 87 e pronto, o FLA é campeão e pronto, pra que ficar recorrendo nesse assunto?
    Agora perdeu…e aí?
    Vai recorrer aonde agora?
    Agora enfia o rabinho entre as pernas em mais uma derrota dessa diretoria, são muito bons em termos de finanças, administração, etc…
    Mas o Luxemburgo tinha razão quando disse “Essa diretoria não entende nada de futebol.”
    Muito “Fala Mansa” tá faltando cobrança, tá faltando comer esses caras no esporro.
    Agora é isso aí…tenho que ficar aturando um monte de palhaçada no whats app e no facebook, pq a diretoria sofreu outra derrota em um assunto que já tava morto.
    Ah…Fala sério!!!

    • Por conta justamente dessa filosofia de “cagar e andar” é que passamos por essa afronta. Se a atitude tomada por essa diretoria tivesse sido tomada a época do problema não estaríamos falando nisso agora.

      No mais, sim, somos os campeões de 87 e ponto.

      Quando falamos sobre essa fala do Luxa cabe a pergunta: Aonde ele está? Que grande trabalho ele fez nos últimos anos?

      Quem sou eu pra dizer que ta faltando cobrança. Cobrança tem que ser feita internamente, não pra galera ver, pra satisfazer “a” ou “b”.

      No mais, eu não passo mal com zoação de anti. Respondo facilmente e ainda deixo claro a pagação de recibo deles…

      Abraços!!!

      • Talvez o último bom trabalho do luxa tenha sido o flamengo em 2011 levando o time à libertadores da américa, mas futebol é momento, ninguém fica no auge o tempo todo, o marcelo oliveira foi bi-campeão com o cruzeiro e depois teve uma sequência de trabalhos ruins, mas ele é ruim? O cara foi bi brasileiro…O falecido caio jr. é outro que andava esquecido e reapareceu muito bem na chape e até mesmo o Abel estava algum tempo sem ganhar nada e reapareceu muito bem no flu.
        Mas cabe a sua pergunta é cabível sim, como também cabe a minha…
        Essa Diretoria ganhou oq? Cadê os títulos?
        Tem time aí que era nosso freguês e conseguiram reverter a coisa, pra ganhar deles agora é uma dificuldade danada aliás pra ganhar qualquer clássico carioca tem sido um parto.
        Falta cobrança sim, esses caras tem tudo, hj o flamengo tem tudo, salário em dia, clube organizado e com poder real de investimento, elenco bom, CT de primeira (mérito da diretoria EBM), e mesmo assim as conquistas não acontecem.
        E só pra lembrar…em todas as vezes que o luxa passou no Fla como treinador ele nunca teve isso, pelo contrário sempre pegou a casa bem bagunçada e foi um dos que mais insistiu na idéia de que o clube tinha que ter o seu CT, muito antes do muricy vir lá de barcelona com esse papo, a idéia do módulo provisório feito com os containers foi dele.
        Não sou nada do profexô e nem tenho procuração pra defendê-lo mas acho que ele é um grande treinador e muitas vezes é injustiçado.

  • Flamengo se acostumou com a derrota

    Se não ganhar titulo esse ano tem que tirar o bandeira de lá.
    Bandeira não ganha nada

    • Você faz gargarejo com esperma? Tu só escreve merda.

      • Mostra os títulos que o Bandeira ganhou.
        Flamengo arsenal
        Flamengo empresa da Odebrecht

    • Discordo fielmente disso.

  • O que consola com a perda no tapetão desse título, porque no campo é na história, será sempre lembrado como Flamengo Campeão com essa bela conquista, é também o fato do que esta sendo feito hoje na estrutura do clube, e espero que continue, será a conquistas de muitos Campeonatos Brasileiros num futuro próximo, é isso de hexa, hepta se perderá nas nossas contas. Quanto ao ixport terá apenas esse único título manchado pelo tapetão e pela desorganização de uma entidade vergonhosa como a CBF

  • Por mim esse assunto já está encerrado lá em 1987 quando o Fla ganhou dentro de campo o titulo Brasileiro. Fim de papo. CRF único e legítimo campeão de 1987. A história mostra isso. SRN.

Comentários não são permitidos.