O mito do gramado sintético

Compartilhe com os amigos

Verde, bem tratado, perfeitamente nivelado e de plástico! Assim é o famoso e quase polêmico gramado sintético da Arena da Baixada. Mais cedo, meu querido Fábio Monken nos mostrou que o Paraná já não é mais um pesadelo pra nós. Agora, falarei um pouco do tapete (literalmente) da Arena da Baixada.

Entendo que o assunto seja um pouco chato. Em véspera de jogo com cheiro de decisão, principalmente para os nossos adversários, com frequência somos seduzidos pelas falácias de gente que entende pouco do que fala ou que deseja tumultuar qualquer análise ponderada sobre qualquer assunto.

Ainda que eu compreenda que a grama sintética não é grama natural, acho que precisamos deixar alguns preconceitos de lado. Compreender que o rival de amanhã investiu tempo e dinheiro em uma solução que gerasse não apenas economia, mas qualidade ao espetáculo do futebol. Sim, exatamente isso.

A grama sintética onde jogaremos amanhã é considerada uma das melhores do mundo. É importante que deixemos as falácias de lado e lembremos que o Atlético-PR não chegou onde chegou na temporada passada, apenas por sua grama sintética. Mas o que faria do Atlético Paranaense o melhor mandante do Brasileirão 2017? Simples, meus caros, majoritariamente pelo histórico que sempre teve em seus domínios.

Respeito que a grama possa ser considerada como um fator extra, que a velocidade do jogo seja maior, como em gramados naturais baixos que são molhados antes dos jogos. Mas isso não justifica uma boa campanha se encontrado de forma isolada.

De maneira geral, é natural que times joguem melhor em suas dependências. Mas peço que reflitam sobre quantos times se favorecem de péssimos gramados para obter certo tipo de vantagem sem que qualquer tipo de questionamento seja feito? Um exemplo claro, prático e recente foi o do Botafogo, na Ilha.

Sendo agora a nossa casa, o Flamengo e a Greenleaf fizeram um grande esforço para corrigir as irregularidades do gramado e a rigidez do piso. Durante muito tempo foi muito comum encontrarmos gramados de péssima qualidade pelo Brasil, mas nunca houve qualquer perseguição a esses clubes, não é mesmo?

Então, meus caros irmãos, peço que sigamos em frente. O Atlético fez bem com a grama sintética. Jogar “no plástico” é melhor do que podemos encontrar com facilidade no Brasil e na América do Sul.

Amanhã não é dia de pensar em grama sintética. É dia de comer a grama, é dia de entrega, raça, amor e paixão. Não devemos temer a grama, eles devem temer o Flamengo! Simples assim.

SRN!

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Grama sintética faz diferença? Faz. Atlético Paranaense era um na arena e outro fora, ou seja, se acostumou com a grama sintética e não conseguia jogar o mesmo futebol fora, como mandante, campanha de campeão, como visitante, campanha de Z4. Flamengo tem que segurar bem o início do jogo, saber marcar e acima de tudo não abdicar do ataque, até se acostumar com o piso, o que leva um pouco de tempo. O esquema com três volantes realmente é o ideal. Avante mengão.

  • Sabe qual a diferença entre grama natural e sintética? É simples…..São os protagonistas do espetáculo,se a grama sintética tende a dar velocidade nas jogadas qual é a solução? Evitar jogadas em profundidade e lançamentos sem noção…Toques rápidos e agrupar o meio..Chegar perto do atacante…Pode ser até uma arma contra os rubro negros genéricos…Jogo todo santo domingo em grama sintética e realmente o jogo é mais corrido mas é só não inventar…Pra mim na minha opinião não é jogo pra Gabriel, Everton e etc… é jogo pra Ederson por exemplo pegar ritmo não vai ter irregularidades no solo, Mancuello,vizeu…..Bota o vizeu no lugar do Gabriel…

  • San Lorenzo e Católica são times medíocres. A última ganhou de nosotros na base da pura cagada estilo foguinho.

    Vi quase todos os jogos por completo e o Mengão, sem pestanejar, é o melhor Time do grupo.

    Creio que o Flamengo se classificará em primeiro, seguido por sintético paranaense.

    É nóis na fita e o praiboi no DVD!

    Mengão Sempre!

    • “””Creio que o Flamengo se classificará em primeiro, seguido por sintético paranaense.

      É nóis na fita e o praiboi no DVD!””””

      Mengão Sempre!

      Rindo muito….
      HEGHEHEHEHE
      Grande master !!!!!

  • Independente do que aconteça nesta quarta, provavelmente vamos classificar junto com o Atlético quarta que vem. Vencendo a Universidad e o Atlético vencendo o San Lorenzo estamos classificados e eles também. (Fla e Cap jogam em casa, mais chances ainda).

    • Mesmo perdendo hoje, como ficaria a tabela quarta que vem caso Fla e Cap vençam: Cap- 10p, Fla- 9p, Uni- 5p, San- 4p

  • Se choram tanto que o Atlético Pr só ganha por causa da grama sintética, pq os outros clubes não colocam em seus estádios? Isso que eu não entendo…

  • Achei que com a vitória de hoje do San Lorenzo o Flamengo se classificava com uma vitória sobre o Atético-PR. Ficaria FLA 9 – UCA 5 – ATL 4 – SLO 4, com Atlético e Univerdade Católica se enfrentando. Ou seja, apenas um deles poderia passar o Flamengo matematicamente falando. Só que eu já estava descartando o San Lorenzo, que agora chega aos 4 pontos. Ou seja, ocorrendo a pior das hipóteses do FLamengo perder as duas e UCA e SLO (que já se enfrentaram as duas vezes) vencerem as duas, a classificação não estaria garantida. Resumindo, o cálculo ainda é uma vitória e um empate para nos classificarmos.

    • Isso mesmo.

      Já tinha feito essa matemática aqui.

      Tá favorável!

      SRn

    • Também, com mais uma vitória do Mengão, bastaria que um deles empatasse um dos dois jogos para nós nos classificarmos.

      Chegando-se na fase do mata-mata, eu acho que ninguém vai ter forças para nos parar.

      O sonho aumenta a cada rodada. Sem essa de cheirinho, mas… tá cheirando!

      Tá favorável!

      SRn

    • Se o FLA ganhar hoje e conseguir perder a classificação é porque é um baita de azarado!

  • San Lorenzo venceu com diferença mínima no placar, porraaa! Melhor resultado não poderia acontecer.

    Com apenas mais uma vitória, poderíamos nos classificar. Só uma desgraça nos deixaria de fora.

    Com mais uma vitória e um empate, estaríamos matematicamente garantidos!

    A maré está favorável para o nosso lado e a pressão está toda para o lado do sintético paranaense.

    SRn

    • Uma vitoria sobre a Catolica, nao sobre o Atletico.

      • Qualquer vitória. Só mudaria o quadro em poucos detalhes.

        • contra o catolica classifica, mesmo perdendo hoje e na arg

  • Campo ruim ou grama sintética ? Acho que grama sintética é bem melhor.

  • Com todo respeito, mas o Atlético Paranaense só chegou na Libertadores graças a grama sintética.
    TODOS OS TIMES do campeonato tiveram dificuldades de jogar lá, o único que ganhou lá foi o Palmeiras, que foi campeão brasileiro. Dentro de casa o Atlético foi o melhor mandante, e fora de casa quase não surpreendeu ninguém.

    Existe dificuldade sim de jogar na grama sintética, os jogadores não gostam, faz diferença e favorece quem tem o costume do gramado.
    Vai ser um jogo dificílimo, eu não aposto em vitória.

    • Quanta confiança em kkk

    • Se o Atlético chegou pela grama sintética, o quanto aquela grama da Ilha não ajudou o botafogo?
      Um gramado ruim tbm favorece quem tem o costume do gramado, não?
      O Flamengo, mesmo se Diego, não perdeu pro Atlético, é bom lembrar.

    • Acho que influencia, mas realmente não justifica.
      O futebol se faz presente desde os campos de várzea, ou melhor, desde asfalto quando saíamos com a cabeça do dedo arrancada, até os melhores gramados, inclusive os sintéticos.
      No sintético, o estilo de jogo é outro, bem mais rápido, porém, não é tão extremo quanto a jogar num gramado natural baixo e molhado, como a matéria aborda.
      Então acredito que a dificuldade que os times têm de jogar na arena é a mesma que o Atlético tem de jogar em outro campo que não seja o seu. Questão de costume, adaptação, apenas.
      Não acho que o Atlético chegou onde chegou só por conta do sintético, até porque, se não me engano, esse gramado foi instalado no ano passado. E esse histórico do time é bem antes dessa instalação.

    • Ahahah. Você apostar em vitória do Flamengo? Jamais né vacilão? Vai lá consolar teu timinho de segunda divisão que aqui é Mengão. SRN.

    • Cara você é palmerense inrustido vindo aqui passar recibo. Vai pro site do seu time bicho e deixa de ser mala. Cara você maior zé ruela só vem aqui encher.

  • Gol do San Lorenzo porr* !!!!

    • É melhor um empate, porque não é bom chegar lá na argentina na última rodada contra os caras jogando a vida pela classificação e com estádio lotado empurrando, o chorafogo foi eliminado na primeira fase por eles desse jeito em 2014.

      • E a Católica se perder vai jogar a vida no próximo jogo que é contra o Flamengo.

        • CATÓLICA é o de menos vamos jogar em casa o preocupante é a situação do grupo q está cada vez mais complicado
          No final todos vão brigar por uma vaga e o Flamengo vai jogar fora

          • O Foco total deles será a Libertadores, e nós temos 2 clássicos na final do Carioca, e a Católica tem um ótimo time.

            • É ganhar e classificar logo hoje, pq ai fica mais tranquilo p os outros jogos, sem tanta obrigação de vencer.

          • É , n é atoa que é considerado o grupo dá morte

      • Eu estava torcendo pro San Lorenzo mas me lembrei q no final iremos enfrentar eles fora o empate é melhor para o Flamengo e até atlético PR

      • Uma vitória do San Lorenzo hoje faz com que o Flamengo permaneça na zona de classificação independente do resultado de amanhã.
        E eu não sei você, mas o time do San Lorenzo não me assusta nem um pouco, tanto dentro como fora de casa.
        Se o Fla jogar 40% do que pode, vence eles sem problemas.
        O que pode prejudicar o time não é uma possível superação do time deles, mas sim esse medo e essa falta de confiança que a torcida tem.
        Confio 100% em um resultado positivo sobre eles e na nossa classificação.

        • O Calendário também estará apertado, o jogo contra o San Lourenzo na argentina será 4 dias depois de enfrentar o Atlético-Mg e 3 dias antes de jogar contra o Atlético-Go no Serra Dourada.

          • Preocupação com calendário é pra time que não tem elenco !
            Esse não é o nosso caso !
            Desde a divulgação dos grupos nós sabíamos que teriam essa e outras dificuldades, mas o time é forte e com nós da torcida fazendo a nossa parte, da pra suportar tudo Isso.

            • O elenco está com vários lesionados (Diego, Ederson, Conca e Donatti), o Diego por exemplo não tem reserva, e se o ZR não usou a base no Carioca não é no Campeonato Brasileiro que ele vai usar.

              • Ederson já está praticamente pronto, só falta retomar o ritmo, O problema de Donatti é só um desconforto, Conca também está em fase final de recuperação, inclusive já trabalha com bola e o Diego está se recuperando da lesão muito mais rápido do que o esperado.
                Se estamos nos saindo bem agora, imagina depois que todos esses caras estiverem a disposição.

Comentários não são permitidos.