Trinta e quatro minutos do segundo tempo de um Fla-Flu em Cariacica que não valia muita coisa para a sequência da Taça Rio de um esvaziado Campeonato Carioca. Poucos segundos depois da expulsão de Pará que deixou o rubro-negro com dez homens.
Orlando Berrío, considerado o mais veloz do mundo depois de Gareth Bale, arranca desde a intermediária, deixa todos para trás com facilidade. Mas na hora de definir o lance à frente de Diego Cavalieri adianta de forma grotesca e praticamente atrasa para o goleiro tricolor. O jogo estava 0 a 0. No apito final, 1 a 1 com o Fla buscando o empate no minuto derradeiro com Willian Arão.
O Flamengo terminou 2016 com o consenso de que precisava buscar um atacante diferente dos pontas velocistas que dispunha no elenco. Já que o técnico Zé Ricardo tem a ideia de propor o jogo, ocupar o campo de ataque e ficar com a bola para criar espaços, a necessidade era de um ponteiro driblador e criativo. Também bom finalizador, para ajudar uma equipe que precisa de muitas chances para ir às redes.
O nome era Marinho, que até deu preferência ao Fla no caso de ficar no Brasil. Parou na China. Veio Berrío, credenciado pelo título da Libertadores conquistado pelo Atlético Nacional. Em 12 jogos no torneio continental, marcou quatro gols e serviu três assistências. Na Copa Sul-Americana, em oito jogos com classificação para a final com a Chapecoense que não aconteceu foi às redes apenas uma vez e entregou também um passe para gol.
Mas neste caso os números não eram tão relevantes. Berrío é forte e muito veloz. Se for preciso faz todo o corredor pela direita, indo e voltando. Mas nas características principais não difere muito dos jogadores que o clube já utilizava – Gabriel, Everton e Marcelo Cirino, que acabou não saindo para o Internacional.
A personalidade e a entrega em campo até cativaram o torcedor. O gol na estreia contra os reservas do Grêmio na Primeira Liga ajudou, embora a tola expulsão na única derrota da temporada para a Universidad de Chile pela Libertadores tenha esfriado a empolgação da massa.
Mas efetivamente Berrío contribui bem pouco no que o Flamengo mais precisa: criatividade para abrir a defesa. O time que se propõe a atacar o tempo todo só tem pelos lados atletas que precisam de espaço para acelerar. Não têm a técnica e a habilidade como principais virtudes.
Ou seja, Berrío chegou para ser mais um. Este que escreve confessa que percebeu a incoerência da contratação desde o início, mas concedeu o benefício da dúvida e esperou para ver se por um desses acasos do futebol o encaixe funcionaria ou aconteceria um ”milagre”, ainda que com prazo de validade – como Paulinho, ponteiro que brilhou na Copa do Brasil 2013 para depois sumir aos poucos até deixar o clube.
Até aqui as perspectivas não são as melhores. Berrío luta, tem fibra. Mas na técnica entrega bem pouco, mesmo em um contragolpe com muito espaço para correr. Como no Fla-Flu em Cariacica.
A torcida anda impaciente com Rafael Vaz e Márcio Araújo. Mas estes foram peças importantes na boa campanha no Brasileiro de 2016 e a manutenção no elenco para este ano tinha sua lógica, ainda que com a titularidade questionável.
Já Berrío pode até fazer gol de título. Mesmo assim continuará sendo um erro de avaliação da comissão técnica e da diretoria. O ponta que o Flamengo continua precisando não é o colombiano.
Fonte: André Rocha | Uol
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
FRACO, MTO FRACO, MAIS UMA CONTRATAÇÃO EQUIVOCADA!!!
Porquê?
Acho q tem muito torcedor modinha, é so o cara jogar um jogo ruim e galera cai matando, torcida é exigente até de mais por isso o erazo não deu certo. Ai o cara sai arrebenta em outro time e agente fica com cara Zé ruela . torcida do fla a maioria é muito imediatista deve da tempo ao cara ele é diferenciado .
ERAZO DEU CERTO AONDE? NO AT. MIN? TÁ DE BRINCADEIRA!!!
Tenho certeza que Vc que escreveu essa matéria foi o mesmo que taça precionando pra contratar um atacante logo. Não sou hipócrita e digo que eu tbm era, pois estavam os vendo geral contratando e Nois nada. Mas não adianta criticar o cara agora, ele Ta começando ainda é tem muito pra mostrar, é muito cedo para qualquer julgamento. Mas concordo que o nosso ponta titular não SERÁ colombiano e sim o EVERTON RIBEIRO. KKK
Sendo que ele (E.R) não é ponta... ;-)
Sei que não é ponta, mas como ele é um jogador versátil se encaixaria em qualquer lugar no campo, inclusive fazendo essa função de ponta direita como fazia no Cruzeiro.
Esfriou tanto que ele teve o nome gritado ao ser substituído (de forma equivocada). Você está bem informado em...Quanta bobagem meu caro! Berrío é realmente um jogador de velocidade e fazer uma análise por um lance é ridículo. Berrío já fez gol, deu assistências...drible? Isso é de momento e não é o mais importante. Lembrando que ele ainda está se firmando e a cada jogo o faz. A sua análise é muito limitada. E não generalize, o Berrío caiu nas graças da nação. Todo jogador perde gols e oscila. Isso é normal.
Ele não é craque, mas vai sim ser importante e a torcida o abraçou, o que faz muita diferença.
Não sei se será titular, principalmente se vier o Everton Ribeiro, mas vai ser importante no elenco. Ele além de ser rápido e forte, sabe finalizar e tem uma raça absurda, tem a cara do Mengão.
Ótimo comentário. SRN.
Erro de avaliação? Nao acho nem um pouco. Berrio foi nossa terceira, talvez quarta opçao pra reforçar a posiçao. Como nao houve chance de contratar aquilo que precisávamos, ele veio. E nao acho que seja um jogador ruim nao,pelo contrário , acho que nos entrega bastante dentro de suas características. Se não tivéssemos contratado o colombiano, vc certamente estaria escrevendo como o Fla foi omisso na janela de transferências. SRN
O cara que ama o MA não deve ver os jogos do Flamengo.
Outro dia disse que nosso time era o time dos pontas.
Hoje bate no Berrio que foi nosso melhor jogador ontem.
Vai falar do Vasco vai...
Mano se berrio com aquele gol perdido foi o melhor, cara o que será do nosso flamengo Jesus.
Ontem o time foi um horror. E por incrível que pareça o Berrio foi o melhor em campo.
Então vi outro jogo pq pra mim o único que jogou bem foi o... Aquele como se chama ? Ninguém
No Atlético Nacional ele jogava em um time arrumado, com um técnico competente e qye cada jogador sabia o que fazer com a bola, sempre tinha alguém próximo dele, para tabelar ou receber um passe, lá era um time que fazia mais que esses cruzamentos para a área, o time era compacto não só na defesa mas também no ataque, mas o Flamengo do ZR não é nada disso, não se compacta na defesa e muito menos no ataque, quando o Berrio pega a bola, não tem um companheiro pra tabelar, nossos jogadores não se compactam no ataque, e sempre que alguém tenta passar a bola pra, é sempre um passe longo pra ele correr, concordo que a contratação do Berrío foi um erro não pela capacidade dele, mas pela característica, mas o técnico não ajuda também.
"quando o Berrio pega a bola, não tem um companheiro pra tabelar"
só isso já resume seu comentário, botam ele pra correr
Qualquer jogador se torna fraco nas mãos de trainador que não sabe extrair o melhor do elenco,pode contratar o CR7,se o treinador é ruim,ele não vai saber usa-lo...
Gente, eu sou obrigado a concordar com o André. Quando surgiu o nome do Berrio, vi um monte de gente vibrando com a possibilidade, dizendo que era melhor que Marinho, Vitinho e até Vargas. Repórteres, principalmente da Fox, elogiando a contratação, que era um ÓTIMO jogador, agregaria muito ao clube e bla bla bla, o que a gente percebe é que nem os torcedores, nem os jornalistas haviam sequer acompanhado o cara antes de avaliarem. Eu particularmente resolvi esperar pra ver. E o resultado é esse: decepção. Ele é veloz, mas não tem habilidade nenhuma, erra passes simples e busca sempre uma jogada errada. Não venham me dizer que é início ou adaptação. Quando a gente ver um atacante jogando, a gente sabe se esse tem futuro ou não, e sejamos realistas, Berrio é ruim! Não vou procurar culpados na diretoria, mas não posso fingir que está tudo bem. SRN
Erro de avaliação? O jogador veio esse ano pro clube, vindo de um time que jogava de forma diferente taticamente do Flamengo, outro país, outra cultura...enfim, para o colunista deve ser fácil e simples chegar no maior clube de um país e jogar bola por que "fulano ou cicrano" chegou e jogou, mas veja bem, cada jogador possui uma realidade diferente que deve ser levada em conta e nesse caso, dizer que foi um "erro" de avaliação da diretoria é injusto, quem joga futebol sabe que há fases e "fases" e tudo pode mudar, esse tipo de pensamento imediatista que nos custou a perda de bons jogadores,por que para alguns, a partir do momento que o jogador chega no Flamengo tem que jogar como craque, não pode errar, não pode oscilar, talvez seja por isso que o jogador às vezes chega aqui e com menos de um ano já foi embora, aí basta chegar em outro time e se destaca, Berrío não veio para ser protagonista, veio pra compor um elenco e nesse quesito, está dentro da normalidade, ele ainda tem muito chão pra percorrer, vamos com calma.