Em tempos de treinos fechados, é raridade acompanhar alguns detalhes do trabalho e ver o que muitos treinadores do futebol brasileiro pensam. No Flamengo, quase sempre é assim. Mas nesta terça-feira a rotina foi um pouco diferente: o técnico Zé Ricardo liberou a entrada da imprensa pouco antes da metade da atividade e ao menos deu pistas do que pensa em fazer na equipe sem o meia Diego, que se recupera de cirurgia no joelho direito. Veja, abaixo algumas das alternativas testadas e que podem ser utilizadas pelo Flamengo enquanto o armador não volta:
Três volantes
A primeira e talvez mais provável formação titular observada por Zé Ricardo na terça-feira teve três volantes, parecida com a que foi titular na derrota por 1 a 0 para a Universidad Católica, pela Libertadores. Sem Diego desta vez, o meio tinha Marcio Araújo, Romulo, Arão e Trauco, lateral-esquerdo que pode também jogar mais centralizado.
Desta forma, o ataque do Flamengo contava com Gabriel, aberto pela direita, e Guerrero. Como a equipe tinha três volantes, Arão era o jogador com mais liberdade no meio de campo, ao lado de Trauco, para apoiar o setor ofensivo. Assim, o Rubro-Negro, pelo menos no treinamento, não ficava muito recuado.
Berrío no ataque
Outra opção testada pelo treinador do Flamengo não teve Gabriel. O atacante deu lugar ao colombiano Berrío – que cumpre mais dois jogos de suspensão na Libertadores, mas pode atuar no Carioca. Assim, a equipe seguia com a mesma formação, porém mais veloz na ponta. Com três volantes, os pontas tinham muito mais liberdade do que normalmente, quando Diego está em campo. Uma outra opção seria a volta de Everton na ponta. Nesta terça, o camisa 22 retornou ao trabalho em campo com o elenco.
Substituição ? Cuéllar no lugar de Marcio Araújo
Mais uma vez, Zé Ricardo mudou o time durante o treino de terça-feira, mas não mexeu na formação com três volantes. Cuéllar pôde mostrar serviço e segue como opção no banco. Assim como nas opções anteriores, Berrío, Trauco e Guerrero eram os jogadores com mais liberdade e não precisavam voltar tanto para ajudar a marcação, já que havia outros três marcadores no meio de campo.
Dois meias e dois volantes
A última formação testada por Zé Ricardo foi a mais “ousada”. Atuando de novo como meia, Mancuello entrou no lugar de Romulo. Assim, Arão e Cuellár (que seguia com os titulares) tiveram de ficar mais fixos à frente da defesa para que o argentino e Trauco, pela esquerda, tivessem mais liberdade. O treinador pedia, a todo momento, movimentação dos jogadores de frente.
Ederson e Everton como possibilidades
Apesar de não ter sido testado nesta terça-feira, Ederson é uma das opções de Zé Ricardo para a semifinal contra o Botafogo, no domingo. Sem jogar há nove meses, o meia pode entrar no lugar de Diego. Além dele, Everton, recuperado de uma lesão na coxa, pode ser utilizado.
– Ederson já está totalmente liberado para estar em campo. Acreditamos que pode melhorar seu condicionamento. Essa é a etapa em que ele está. Everton terminou ontem (segunda-feira) a transição e hoje (terça) iniciou a fase de volta ao campo para recuperar a confiança. Durante a semana, caso seja a opção, os dois podem utilizados. Mas ainda é cedo para tomar qualquer tipo de decisão. A semana está só começando – disse o treinador.
Fonte: GE.com
Bom dia
Nacao
Boa quarta a todos.
Td e ate valido menos esse tal mancu no suposto time titular e de preferencia bem bem bem longe da gavea putz.
SRN CAMPOS
Mancu no banco
Sempre
De preferencia bem longe rs
Gosto do Mancuello mais na esquerda, Trauco como meia, Arão e Rômulo mais recuados fechando o meio. Qual a dificuldade meu! Um time com três volantes sem MA eu até acho bom a princípio, mas não me agrada. Não precisa.
MA deixa o time sem saída de bola e sem criatividade no meio. Isso é notório até para quem o defende. Rômulo a exemplo de Cuellar vieram para ser titulares. machucaram e o MA entrou e ficou (Zé nem conhecia Cuellar e o time (isso me intriga até hoje), porque não Ronaldo quando Rômulo machucou? É no automático, o Zé nem pensa já vem com o tal de MA. Não adianta criar esquema para MA ser titular novamente. Eu não vou mudar minha visão de MA como jogador: limitado, “enganador”. Tem opções muito melhores mas o Zé o acha de “alto nível”, ai complica de vez…eu quero ver um time vibrante, ofensivo e que crie oportunidades. Como rege a tradição do CRF. Time medroso, acanhado, não condiz com a história do Flamengo. Só uma reflexão.
MA é o melhor primeiro volante, por isto é titular.
Até o menino Ronaldo tem mais pinta de segundo volante.
só se for no seu planeta!
kkk modinhas piram com ZR….engano seu… o esquema do zé é bem defensivo, por isto MA e Donatti estão no time titular, por isto o arão sobe pouco ao ataque…
esquema pra ser campeão brasileiro, pontos corridos.
Caramujo e mais 10.
ZRuela rules!!
SRN
Arão sobe pouco ao ataque???
Com Muricy era praticamente um meia
Até o final do ano teremos Rômulo 100% fisicamente (se Deus quiser) e Ronaldo terá mais maturidade. Cuellar já está adaptado ao futebol brasileiro e Arão é nosso titular absoluto. Além disso, teremos a subida de mais um volante da base : Hugo Moura. Se renovarem com MA será bem estranho.
Prefiro o time jogando em velocidade sem o Diego, não temos ninguém disponível pra fazer a função dele e o Paquetá e Sávio também não demonstraram estar pronto pra uma libertadores.
O Cuellar num esquema com 3 volantes e o time jogando em velocidade é mais interessante que o Márcio Araújo, tem um lançamento muito bom, no jogo contra o Coritiba ele deu passe para o Marcelo Cirino fazer um dos poucos gols de contra ataque do time.
Mas o Rômulo é lerdo, melhor o Caramujo
Só vejo MA com utilidade na luta contra o rebaixamento, num time que quer ser campeão não há porque.
engano seu… o esquema do zé é bem defensivo, por isto MA e Donatti estão no time titular, por isto o arão sobe pouco ao ataque…
esquema pra ser campeão brasileiro, pontos corridos.
Caramujo e mais 10.
ZRuela rules!!
SRN
Donatti é titular por ser melhor zagueiro que os outros no momento. Apenas isso.
Arão sobe pouco ao ataque ? Kkk por isso ele é meia.
Esquema não define campeão, as peças sim.
Esquema define campeão….marcelo oliveira foi campeão fazendo muito gol de chuveirinho, idem o cucabol do porco….esquemas para não perder pontos em casa, ganhar de meio a zero, tomar pouco gol, pouca derrota..esquema para ganhar pontos corridos é este…time do ZR tem cara de pontos corridos, não tem cara de time copeiro
Aí galéra, vocês leram quê o Everton Ribeiro esta praticamente fechado com o Grêmio?
Não vir nada ainda sobre gremio , mais se for é mais uma bola fora do Rodrigo Caetano.
Mancu argentino enganador , o cara não tem raça, toda hora cai no campo quando é clássico infelizmente dinheiro jogado fora. Ederson canela de vidro .
Só não gosto do esquema com o Gabriel porque ele não vem acrescentando nada em campo. Gabriel é jogador para os ultimos 20 minutos de jogo e não para entrar de titular….entrando no decorrer das partidas ele ajuda, entrando como titular é um zero a esquerda….as formações parecem boas, vamos aguardar. Talvez, essa saida do Diego seja boa para arejar a cabeça do Zé Ricardo, e sair da mesmice do 4-2-3-1….e o Trauco tem sido um achado da Diretoria, o baixinho joga muito…
Concordo sobre o Gabriel.
Quanto ao Trauco, foi indicação do Guerrero. Deviam colocar o Guerrero de olheiro. . Kkk
Ontem chapexoense jogou demais. Muita entrega os caras dando a vida no campo.
Enquanto isso o Flamengo jogando com preguiça,
Tem algo estranho.
Pqo que dá certo nos outros clubes não funciona no Flamengo?
Será que é nossa diretoria que não cobra?
Sim ou Claro?
BAP 2019
Não percebi ninguém com “preguiça” em campo. Muito pelo contrário, até o Guerrero estava correndo.
O flamengo gosta de vencer no modo hard com Gabriel no ataque
Muralha, Pará, donatti, rever, renê, Cuellar, arão, Trauco, Berrio, mancuello, Guerrero!
Seis estrangeiros só pode na Libertadores.
Todas as formações são boas opções, até mesmo para variar no decorrer de uma partida.
Técnico é isso aí: trabalhar e quebrar a cabeça pra fazer o time render.
A melhor formação, atualmente, é 4-1-4-1.
Para, rever, donati, trauco –
MA –
Éverton, mancuello, arao, berrio (Gabriel) –
guerrero.
Dessa forma, nossa saída de bola seria com mancuello e arao pelo meio, e nos manteríamos fechando os espaços sem a bola.
Romulo também poderia entrar no mancuello.
Do mesmo jeito que os times do tite jogam.
Gostei da tua ideia tbm, mas pra Libertadores o Berrio ta suspenso e o Everton talvez não esteja 100% para entrar jogando
Primeiro que o jogo contra o Botafogo querendo ou não será um “laboratório” para encontrar uma melhor formação ideal para 26/04 contra o ATP, o que não acho correto, é preciso sim encontrar uma forma de jogar sem o Diego, não somente um substituto, a questão é, antes do dia 26 vem o dia 23 e ai que tá, perder para o Botafogo, ser eliminado do estadual e ir a arena da baixada jogar contra uma equipe complicada sem o seu melhor jogador, pode significar um grande problema, não tenham dúvida que é bem possível que entrem com os 3 volantes já ensaiando uma formação para o confronto contra o Atlético. A questão é jogar com “3 volantes” não é pior, o pior é jogar com 3 volantes e o Marcio Araujo, ai já é ridículo, se for pra entrar com essa formação que jogue com o Cuellar, Arão e Rômulo ou até mesmo o Ronaldo, do contrário perca o medo e coloque o time pra jogar, tenho pra mim que o medo domina a maioria dos treinador aqui no brasil e alguns fora também, são muito do arroz com feijão, só se destacam aqueles que ousam de verdade, treinam e põe em prática, Zé Ricardo pode até treinar, mas deixa as melhores opções ou as mais interessantes, ousadas, somente para o apagar das luzes, isso certamente nos deixa com uma pulga atrás da orelha!
Essa formação com 3 volantes é a melhor mesmo com diego em campo…MA (romulo)
mancuelo pela esquerda,arão pela direita e diego centralizado,no caso hoje gariel,trauco paquetá ..
Eu entraria com 3 volantes no 4-4-2
E aproveitaria o fato de estar com o meio campo bastante defensivo para entrar com 2 atacantes de ofício
…..M. Araujo…………
Arão……………Mancu
……………Trauco
Guerrero……Vizeu
Com esse elenco se o Gabigrilo for titular, pode largar mão.