A noite desta quarta-feira (13) foi mais uma noite mágica para a Nação Rubro-Negra. Na segunda partida do Rubro-Negro no Maracanã pela CONMEBOL Libertadores Bridgestone, com mais um show da torcida em um mosaico emocionante que homenageou o título de 1981, a vitória ficou com o Mais Querido novamente. Com Guerrero abrindo o placar e mais um golaço de Diego, o Mengão venceu por 2 a 1 e chegou à liderança do Grupo 4.
Na entrevista coletiva após o confronto, Zé Ricardo e Guerrero atenderam aos jornalistas e elogiaram o apoio incondicional dos torcedores que lotaram o estádio, além de exaltarem a atuação da equipe.
Confira a entrevista na íntegra:
Zé Ricardo
Liderança isolada
Um grupo muito difícil em uma competição dura. Não existe jogo fácil, sabemos que toda partida tem um peso muito grande. Jogando em casa queremos fazer valer o Manto. O grupo está de parabéns pela luta, pela organização em campo para vencer. Foi um grande jogo e quem assistiu deve ter gostado do espetáculo.
Trauco e Guerrero
Pouco antes da partida soube que não contaria com Mancuello, que iria jogar. Usamos o Trauco jogando ali por dentro, na última equipe dele ele já tinha jogado dessa forma. Esse entrosamento com o Paolo é importante, já vem da seleção peruana. Bom que deu certo hoje. Mas enalteço todo o grupo. Diego quase não foi para o jogo, poupamos ele nas batidas de escanteio, foi presenteado com o gol e infelizmente saiu. A Libertadores é sempre uma guerra e saímos daqui com os três pontos.
Queda de desempenho
Os desfalques do Éverton, Rômulo, o próprio Mancuello que sentiu se preparando para o jogo, fizeram falta para gente, além do Berrio, que é excelente opção. Nos programamos para começar muito fortes no jogo e abrir o placar. O Atlético é muito coeso, é dificil jogar contra eles. Conseguimos uma vantagem boa, poderíamos até ter aberto mais na bola na trave do Diego. No segundo tempo, em um vacilo nosso, acabamos dando a oportunidade do gol deles. Mas no final deu tudo certo, nos preparamos bem pra esse jogo.
Diego
Agradeço a ele pelo empenho, foi para o jogo com muita vontade. Com toda a energia da nossa torcida não tem como não se contagiar. Acabou sofrendo uma lesão e será avaliado amanhã para sabermos a extensão dessa lesão. Mas hoje ficou provado que temos um grupo forte. Alguns atletas que não vinham jogando tanto assim entraram bem, mostraram espírito de luta. Orgulho muito grande comandar um grupo assim.
Próximos confrontos
É uma competição tão equilibrada e um grupo tão dificil. Fazer qualquer tipo de prognóstico é complicado nesse final de turno. Até o San Lorenzo tem chance de classificar. Sabíamos da importância de vencer a partida em casa porque sabemos que está tudo em aberto. Agora é descansar bastante para o jogo de domingo contra o Botafogo e pensar depois no jogo contra o Atlético lá (em Curitiba).
Trauco no meio
Quando tivemos a notícia que o Mancuello estava fora, coloquei um homem com um bom cruzamento, saída de bola. Talvez trabalhando com um homem destro ali não teríamos a velocidade que gostaríamos. O Trauco ali observamos nos treinamentos seu potencial na linha da frente, já jogou dessa forma. E também ganhamos um belo marcador na lateral esquerda, o Renê, que conseguiu compor muito bem ali. A capacidade e inteligência do Trauco fizeram dar tudo certo.
Grupo na mão
Temos um grupo profissional, bastante unido, que gosta de trabalhar. Como profissionais, trabalham em cima de objetivos. A união com certeza facilita muito. Temos um grupo que sabe o que quer. Temos opções, trabalhamos em cima delas. Muitas vezes o jogo nos coloca em condições novas e temos que trabalhar em cima de nossas convicções para montar a estratégia de jogo a jogo. Donatti vinha treinando bem, trabalhando muito, esperando sua oportunidade, e está aproveitando bem. Sempre o jogador que estiver com melhor rendimento terá sua chance. Claro que sempre com uma disputa sadia, é a única coisa que pedimos aos atletas.
Apoio da torcida
Não é só com estratégia, mas também com muita emoção. Hoje, a exemplo do que aconteceu com Cirino (a torcida cantou forte o nome do atleta no momento da substituição), vimos a importância dessa energia. Vamos conseguir nosso objetivos se estivermos todos juntos. É esse apoio que peço à nossa torcida.
Paolo Guerrero
Primeiro gol
Foi um lance muito rápido. Já tinha falado com o Trauco para enfiar a bola para mim. E na primeira oportunidade ele lançou para mim, ganhei a posição do zagueiro, o Weverton saiu muito rápido, quando a bola subiu, era pular com o zagueiro. Graças a Deus a bola sobrou para mim e entrou.
Começo de ano
Começo bom, esse ano nos preparamos para tudo que estamos competindo. O grupo está de parabéns pelo espírito do time, muita união. Hoje com ajuda de todos consegui marcar e estou muito feliz pelo rendimento do time. Estamos nos sacrificando dentro de campo e conseguimos somar mais três pontos. Estamos na liderança mas devemos estar cientes que tem mais. A semifinal do Carioca também é muito importante para nós. Temos que nos preparar bem e chegar nos próximos jogos decisivo jogando como jogamos hoje.
Gol semelhante ao contra o Chelsea no Mundial
Alguns companheiros falaram. Mas ainda não vi, a jogada foi muito rápida. Quando eu ver vou achar que foi parecido. Eu subo com o zagueiro e consigo fazer o gol.
Gosto de jogar próximo aos zagueiros
Procuro as costas dos zagueiros. Procuro falar isso com meus companheiros. Trauco me conhece bem e sabe como eu gosto. Também jogo como pivô. Para o zagueiro é complicado. Ele não sabe se vou receber no pé ou nas costas dele. Então eu mudo para confundir o marcador.
Saída de Diego
Todos sabem que ele é muito importante para o time, controla bem o jogo, organiza o time. Perdemos um pouco o controle no meio de campo, mas não deixamos de lutar, nos doamos, lutamos até o fim. Com certeza o menino Matheus Savio que entrou vai pegar experiência e vai se soltar também.
Boa fase
O entrosamento foi muito importante, temos um jeito de jogar. Dentro do time participa todo mundo e eu acabo tento muito mais para chegar com tranquilidade e fazer os gols.
Apoio da torcida ao Cirino
O que a torcida fez com Cirino me deixou muito feliz. Foi realmente grandioso e incrível e tenho que parabenizar eles. Dessa forma inspiram o jogador a correr mais, se doar mais para o time.
Reprodução: Site Oficial do Flamengo
Jogamos agora por uma vitória e um empate e quem sabe já na próxima rodada já estejamos classificados simbora mengão !!!
Meu objetivo era usar o Mancuello por dentro pra sobrecarregar o volante deles, ele está cada vez mais adaptado a função e seria importante pra trabalharmos a bola na intermediária ofensiva, mas o Trauco quebrou o galho, já era uma possibilidade que eu considerava, como sempre, tudo dentro dos planos, vejam e aprendam e parem de inventar crises
continuo não gostando desses pontas que temos, ótima vitoria
Bom jogo, e boa vitoria. Precisamos continuar nessa intensidade….Parabens aos jogadores e ao Zé…
pra mim o único abaixo foi o Gabriel, errou umas bolas bobas, contudo não comprometeu atrás, valeu o sacrifício! E por incrível que pareça Cirino contribuiu muito mais em pouco tempo que ficou.
No primeiro tempo o Flamengo foi MUITO superior ao Atl-PR. Jogou com intensidade, e pouco perigo sofreu. Fez dois, poderia ter feito mais, mas fez boas triangulações pela direita (bem menos que pela esquerda). O gol impedido deu um “gás” ao adversário, que, com a saída do Diego, passou a “querer” mais do jogo, achando que poderia buscar o empate. Mas, no final, o resultado foi justo. Acho que deveria ter sido 2×0, não jogamos pra termos levado o gol. Mas está de bom tamanho. Temos que buscar um empate no dia 26/abr, contra o Atl-PR na Baixada, e conseguir uma vitória no outro jogo contra o Universidade Católica no jogo da volta, assim, chegaremos na ultima rodada já classificado.
Enquanto isso, o timinho paulista, queridinho da imprensa paulista, vai ganhando com gols aos 50 e 54 minutos do segundo tempo… tudo MUITO estranho…
SRN
Exato. Uma vitória nos classifica em Curitiba, mas lá é mais difícil de jogar que no Nuevo Gasometro lotado, pode ter certeza. O ZR vai treinar no campo sintético nessas duas semanas para deixar o time confortável nessa situação. Gostei da formação com o Trauco no meio, poderia fazer o mesmo com o Rodinei. Só achei estranho que o Trauco fechava muito e não aparecia aberto em muitos momentos (talvez pra deixar o corredor livre). E por fim, naquele jogo, o Paquetá cairia melhor que o MS, porque é um cara de passe mais refinado, o Sávio é mais condutor de bola.
O Sávio é mais parecido com o Diego, como foi uma substituição por contusão, o treineiro achou melhor manter o estilo de jogo de quem já estava em campo.
Que o que a torcida fez ontem sirva de exemplo pra esses torcedores de rede social que adoram cornetar tudo e todos a esmo… O apoio tem que ser incondicional, do início ao fim, o time sempre demonstra raça e vontade nos jogos importantes… Vamos parar de reclamar tanto por nada.
Viram, imediatistas, campeonato carioca não vale nada e ainda tinha gente que queria que jogassemos a serio. Viram ontem na liberta?
Imediatistas? Com o mesmo técnico a quase um ano, e ainda tínhamos que aturar futebol ruim?
E como sempre o time continua recuando quando tá com a vantagem.
Eu vi um time muito bom no primeiro tempo e ruim no segundo, fato que se repete no Carioca…nada novo ai. E não sou imediatista, sou realista.
Também vi dois tempos diferentes, ainda mais depois da saída do Diego. Também sou realista e exalto a raça demonstrada no segundo tempo, apesar do recuo.
Falta dar equilíbrio. O time joga bem um tempo e depois cai muito. Creio que o time tirou o pé muito sedo no jogo de ontem. tem que manter a pegada até o fim. O Atlético-PR se arrumou e veio com tudo, o que mostra que mesmo jogando fora, não pode ficar atrás, tem que ir para o jogo. Gostei da mudança colocando Trauco como meia, isso que quero do Zé. Ousadia, mudanças (apesar de Gabriel e MA ainda estarem entrando no time. Gabriel (peça nula mais uma vez). Bom isso já é assunto bem batido. Gostei muito de Diego e Guerrero, destaco também a Zaga (Donatti e Rever, seguros e jogando com muita garra). Se tem que dar bicuda que dê…parabéns aos dois, e ao Zé pelo primeiro tempo principalmente, mas tem que rever o segundo tempo e ajustar o time.
E o Diego ?..Já saiu algo sobre a lesão..