Everton “Fundamental” Ribeiro

Compartilhe com os amigos

Atribuem a Voltaire a citação que repito hoje: “Posso não concordar com uma só palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las”.

Entendendo que a liberdade de opinião nos move para um lugar melhor e discordando de quase tudo que meu querido Vinny Dunga disse mais cedo, me senti obrigado a vir aqui defender a contratação de Everton Ribeiro. Mais que isso, preciso dividir com vocês a sensação que tenho de que Everton Ribeiro, além de fundamental, cairia como uma luva em nosso esquadrão.

Deixo aqui para o início o meu ponto de vista sobre minhas concordâncias. Quase ninguém no mundo da bola vale um leilão. Com a chegada de nossa austeridade e o recente e caloroso abraço da organização que hoje nos move, precisamos ser precisos, criativos e encantadores por nosso projeto, organização e camisa.

Não podemos (ainda), e nem devemos (neste caso específico) competir com os aportes insustentáveis e hiperinflacionados que só o mecenato pode propiciar a alguns. Everton não vale um leilão, mas vale e MUITO o nosso esforço financeiro.

Concordâncias de lado, comecemos pelo lado, ou melhor, pelos lados! Onde discordo bastante do meu querido colega. Everton Ribeiro é meia, até concordo, mas um meia que se notabilizou pela atuação pelos extremos do gramado.

Ainda que eu ache a discussão rasa, é perfeitamente possível que um ponta seja meia, mas não necessariamente e apenas um atacante. Daí, por exemplo, surge a famosa definição do meia-atacante.

Everton Ribeiro pode e deve ser classificado como um meia-atacante. Ainda que possua qualidade para atuar como meia um pouco mais centralizado, tende a sofre com a queda de rendimento.

A maior parte de sua inventividade e criatividade como meia acontece a partir dos passes em diagonal, buscando sempre o povoamento da área. Isso não impede que, por vezes, ele ocupe a faixa central da “meia”, mas isso será lembrado mais tarde.

Atuando prioritariamente pelo lado direito (André Santos e Luiz Antônio que o digam), Everton também consegue atuar pelo lado esquerdo, onde funciona como um ponta sem os pés trocados, posição ocupada atualmente pelo Everton, o Cardoso, camisa 22.

Acho que cabe ressaltar que a relação de Everton Ribeiro com a faixa lateral do gramado começou junto com sua carreira, quando atuava como lateral esquerdo. Foi trocar de posição em sua passagem pelo São Caetano, entre 2008 e 2010. A partir dessa troca no posicionamento, não só rendeu, como explodiu no futebol nacional.

Entendo também, que alguns homens de pouca fé prefiram o apego à qualidade e entrega defensiva de nossos pontas atuais. Sou partidário dessa ajuda, desde que o ponta/meia/meia-atacante não ajude na defesa e atrapalhe no ataque.

Até pelo seu início como lateral, Everton Ribeiro possui duas grandes qualidades. Senso defensivo apurado e compreensão tática do jogo. Isso já o colocaria no mesmo patamar de utilidade defensiva que a maior parte daqueles que brigariam com ele pela posição.

Mesmo que eu pudesse crer na inverdade que ele marca como o Gabriel, e combinemos que isso não seria um elogio, existe uma diferença qualitativa brutal na parte ofensiva entre ele e o tão útil e necessário Jamal.

Dentro do plano tático atual, Everton Ribeiro não só se encaixaria em qualquer um dos extremos do nosso meio ofensivo, como conseguiria dar fluidez ao trio de meias, possibilitando uma troca intensa de posições entre ele, Conca, Diego e talvez até Ederson.

Deste modo, teríamos quatro nomes de grande qualidade para três posições, com Ederson ainda podendo ser coringa em disputa com Guerreiro em um esquema sem centroavante.

Adaptado ao 4231 preferido de Zé, Everton Ribeiro já atuou pela direita, tendo 2 volantes à retaguarda, Julio Baptista atuando no centro do meio e com Willian Bigode como um ponta corredor pela esquerda, com chegada na área. Na frente, o Cruzeiro contava com o móvel Ricardo Goulart, que no fatídico golaço da Copa do Brasil de 2013, abre espaço (como faz Guerrero com frequência) e puxa a marcação para a penetração diagonal do (olhem que incrível!) PONTA Everton Ribeiro, que começa a jogada lá atrás, quase marcando nosso finado em vida André Santos.

Em formações com três volantes, no 4321, que mais se assemelhava a um 433, Everton Ribeiro seguiu na ponta, tendo algumas aparições também pelo lado esquerdo, com facilidade incrível para troca de posições.

É justamente essa polivalência, somada ao seu drible agressivo e boa assistência e finalização que o qualificam a ser, não apenas necessário, mas fundamental ao nosso elenco.

Everton Ribeiro, no mundo Árabe, é dono do meio de campo, encosta e chega com facilidade na frente. Até por sobrar por aqueles lados. Ainda que ele não chegue voando, temos peças suficientes para que sua volta seja na boa e sem pressa. Ano que vem, é bom lembrar, não temos Conca.

Tragam este cara logo! Vistam-no com a camisa 7 e peçam, a cada partida incrível, que ele mande um beijo especial para o Vinny Dunga.

Que Deus perdoe as pessoas que preferem o Gabriel.

SRN

Thigu Soares
Twitter:@thigusoares

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Que complicação da porra para explicar onde joga o cara meu, era mais fácil explicar o esquema do Carrossel Holandês em 74, rs.

  • O texto foi bom mas até meu irmão de 4 anos refuta esse pensamento do Vinny Dunga.

  • PELO AMOR DE DEUS, TRAGAM HIRVING LOZANO DO PACHUCA-MEX!!!! O cara joga fácil, tem tudo pra explodir no mengão!!!

  • por que não???????? sem querer comparar, mas jogar dentro da mentalidade do real madrid hoje, é a melhor forma… a marcação se forma no 4-4-2.. ja no ataque fica no 4-1-3-2.. diego rodou a europa, é inteligente, ta inteiro fisicamente, desce para buscar o jogo no pé do marcio…tem 32 anos, mesma idade do modric. ele conseguiria fazer essa função? aposto que sim, . kroos era meia no bayern, no real ele encosta no casemiro e se aproxima do isco (titular hoje) e nos laterais para troca de passes, visão apurada, qualidade nos passes..conca inteiro fisicamente,conseguiria fazer essa função ? aposto que sim…… everton ribeiro, jogando entre as linhas, flutuando no campo, tem habilidade, finaliza, tecnica, passe apurado e retem a bola na zona do ataque,..mesma função que o isco faz hoje..ele tem capacidade de fazer essa função? aposto que tem…guerrero não é fazedor de gols, mas faz, tem habilidade e tecnica, segura bem a bola, tem raça, visão, abre os espaços para quem vem atacar, é associativo na construção de jogadas, mesmo papel que o benzema faz no real, tem capacidade de fazer no falido futebol nacional? temmm ….o que falta no fla, e o parceiro ideial para o guerrero.. ele precisa recompor bem, ser veloz, habilidoso, ter finalização e fazer os gols, abrir pra receber os passes e fechar em diagonal, pra finalizar ou entrar na area para finalizar…hoje o unico que tem a capacidade de fazer isso é o vinicius jr, mesmo tendo 16 anos, colocando ele aos poucos, vamos ter um jogador excepcional (se DEUS QUISER)… eu arriscaria assim, por mais que o zé não va fazer…e vai nos privar de um jogo pobre e de resultado, pelo qual jogamos hoje…e dificilmente iremos chegar aos titulos que tanto sonhamos !!
    https://uploads.disquscdn.com/images/d4fe93adcd192454b1760382f43e1d39bd39bf82cad7da573e2ff11716dd8cac.png

  • AO VIVO BICHO KKKKKKK

  • Gostei do antagonismo!
    Acho que os que mais se aproximam de características do Everton Ribeiro no elenco seriam Conca, Ederson e Everton, mas não iguais.
    Se pudesse vir sem malabarismos financeiros, seria ótimo.
    SRN

  • Parabéns Thigu, colocações incríveis. Everton Ribeiro é indispensável sua contratação para o restante da temporada, espero que se concretize bastante ansioso.

  • Thigu destruiu agora viu!!! Vinny Dunga… como sempre… sem comentários…

  • Completamente pornográfica sua análise Thigu kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Foi indecente, diga-se de passagem. SRN

  • Aprendeu Vinny?, isso é entender Vinny as vezes é até esforçado, mas o Dunga no nome pesa nas opiniões rasas, Everton tem polivalência de Everton e mais técnica, Querer falar de Jamal é perda de tempo, Nem jogador seria ou servente de pedreiro ou vendedor de fruta( trabalhos honestos). valeu Thigu SRN???

    • kkkkkk,poderia ser gândula??
      kk
      povo pega pesado com menino peteleco

      • Desculpas pra o vendedor de frutas então, kkkkkkkkkk ??

  • Po Thigu, Viny deve estar chorando. Concordo com cada detalhe de sua análise. Parabéns.

  • Perfeito Thigu Soares!

  • Vinny dunga no Flamengo e ismael no anão da colina habaha piada…parabéns pela análise Thigu

  • Acho o E.Ribeiro uma boa contratação para o Flamengo, e se encaixaria bem. Mas só se não fizerem loucura por ele, porque teremos para jogar pelas pontas Ederson, Conca e Vinicius Jr.

    • E quem jogaria pela direita????
      Berrio e Gabriel?

      • os dois e banco do banco

      • Everto e Everton Ribeiro cada um em uma ponta.
        Na Reserva e bons jogadores : Teriamos Vinicius JR, Ederson, e futuramente quando conca poder atuar o Diego pode ser deslocado por possuir uma mobilidade muito maior que o Conca.

    • que loucura? o EBM ja mostrou um cara serio, e alias 1,200 mi que tinha o destino do ronaldinho gaucho ja foi pago, pode oferecer o mesmo que o diego ou guerrero ganha para o everton que não vai ser loucura.

    • penso a mesma coisa

  • O flamengo precisa de mais jogadores decisivos, ponto! boa analise.

  • #THIGU2018

  • Ele foi perfeito em sua analise… So isso

  • OWNED!

  • Fantástico. Parabéns pelo texto!

  • Ahhhhhh

    Meu Ídolo esse Thigu

  • kkkkk muito bom

  • Belo texto Thigu Soares, falou tudo que eu penso.

    • Valeu, @disqus_hgkKMXhk6V:disqus!
      SRN

      • Talvez o Everton R. possa fazer aquela função do Grizman que o Mauro falou. Realmente estamos precisando desse cara. Não sei as condições físicas de hj, mas o Tardeli também é esse tipo de jogador.

    • Vdd tamo junto !!!

  • Falou tudo

    • Obrigado!

      • Eu é que agradeço pela lucidez da matéria

  • Que comecem as palmas….Ótimo texto!!
    Chega de só correria, é necessário uma pintada de talento!!

    • Bem por aí mesmo!

  • parabéns cara, tomara que o infantil do vinny dunga tenha lido.

  • No mais, também tenho algo a acrescentar a respeito da questão financeira: Dada o embasamento do texto, que mostra a evidente superioridade técnica desse atleta perante os nossos, podemos perceber que ele realmente vale aquilo que estão cobrando.Então, vamos lá:

    -Para se ter uma ideia,no ano passado, fomos atrás do atacante Vitinho. Em 163 jogos ele marcou 41 gols (média de 0,25 gols por jogo),além de ter realizado 18 assistências.Foi cobrada uma quantia de 10 milhões de euros pelo jogador. Tem 23 anos;

    -Marinho, aquele que destruiu no Vitória, marcou 36 gols em 164 jogos (média de 0,21 gols por jogo), e realizou 9 assistências. Foi cobrado cerca de 15 a 18 milhões de reais pelo jogador, o que pela atual cotação do Euro passaria de 5 milhões na conversão. Tem 26 anos;

    -Já Everton Ribeiro marcou 78 gols em 419 partidas disputadas (0,18 gols por jogo),e deu 70 assistências no total. Tem 28 anos (mesma idade de Everton e 1 a mais que o “incrível” Jamal). Detalhe: com o valor dos 50% ele ainda continua sendo mais barato que o dos dois acima.

    Também é preciso entender que não sabemos até quando nosso querido Diego jogará em alto nível, já que tem 32 anos. Ederson fisicamente é uma incógnita,mesmo recuperado(e já tem 31).Sobre o Conca existe a incerteza da renovação ou não do empréstimo para mais um ano (e tem 34 anos). Para completar, só o tempo irá dizer se Paquetá ou Matheus Sávio serão substitutos à altura de Diego no futuro.

    Com a possível vinda dele, será um alívio ter mais cérebro e um pouquinho menos de correria pelos lados.

    SRN!

  • Mais refinado que um lorde britânico.Parabéns!!

  • Thigu foi genial essa sua coluna kkkk, um tapa na cara do Vinny.

  • Vinny Dunga é aquele torcedor corneta que reclama quando contrata e reclama quando não contrata.

  • É… Pelo menos foi bem mais lúcido que o Vinny(se bem que seria difícil alguém que não tivesse mais lucidez que ele).

  • Parabens, muito bom artigo, incluindo graficos e numeros para sustentar seus argumentos ao invés de apenas opiniões (reconheço o valor delas, mas opinião qualquer idiota tem a sua), parabens tambem pela forma respeitosa como vc trata o seu colega Vinny. Eu tambem discordei com muitos dos argumentos dele.

    Dito isto, prossigamos: Se o Flamengo almeja mesmo ser protagonista no futebol brasileiro com toda a sua saude financeira e organização administrativa e poderio de marketing e torcida, precisa ter um produto a altura. um time que se imponha e não pare de jogar em busca do gol e se encolha cada vez que faz um gol no adversário apelando pra tática do contra ataque que pouco funciona no flamengo pois, fora essa gol do Rodinei contra o Fluminense só me lembro do gol do Renato Gaucho no atletico mineiro em 1987 feito em contra ataque.

    Precisamos de jogadores que possam desequilibrar uma partida no ataque e outros que possam garantir o resultado na defesa, sem entregar a paçoca (estou falando de vc Réver). Pontas de sejam fortes no um-contra-um e consigam levantar a cabeça e olhar pra área antes de cruzar a bola na bandeirinha do escanteio do lado oposto.
    Eu até penso que se temos jogadores que se encaixam melhor em outro esquema tipo 4-4-2, seria melhor mudar o esquema e aproveitar o melhor ajuste do que tentar encaixar pinos quadrados em buracos redondos.
    Uma ideia impopular eu sei, mas vejo muita deficiencia nesse departamento de mapeamento de jogadores (ou seja lá como se chama) estão avaliado muito mal os jogadores que temos contratado e eu cito: Cuellar, Donnati, Mancuello, jogadores que inda não contribuíram à altura do investimento feito neles, talvez a culpa seja do Caetano eu não sei. Sei que algo ou alguem precisa ser mudado

    • Gostei das suas considerações a respeito das evidentes deficiências existentes no futebol atualmente praticado pelo Flamengo.
      A propósito das mudanças sugeridas por você, o que acha da inclusão, no rol dos culpados, do nosso prestigiado treinador? SRN!

      • Helton, eu lembro que técnicos muito renomados q chegaram no Flamengo e foram um fiaco, por vários motivos dentre eles até o boicote do elenco (Muricy) e etc…o Zé Ricardo tem muiiiitos méritos: acabou com as picuinhas do elenco, conseguiu dar um padrão de jogo, incluiu jogadores da base no time principal, embora ainda deixando a desejar (Vizeu deveria estar a frente de Damião), mas eu vejo problemas tbm como: não vemos o Flamengo melhorar nas finalizações no ataque (problema crônico), deficiencia na saída de bola quando o adversário marca mais perto da nossa área (embora eu ache que isso é deficiencia do elenco, mais precisamente em Vaz e Massaraujo).
        Ano passado no brasileirão devido a tantas viagens e falta de estadio pra jogar, perdemos, salvo engano, 43 sessões de treinos e mesmo assim o time se mostrou pronto pra jogar em cada partida e fez frente a cada adversário, resumindo: eu o vejo com mais qualidades do que defeitos e com uns poucos reforços o Flamengo vai ser quase imbatível…

        • Obrigado pela resposta.
          Infelizmente, não comungo a mesma confiança que você tem no trabalho do Zé, a quem atribuo grande parte da responsabilidade pelo fraco desempenho ofensivo do time, além de outras mazelas.
          Não me estenderei em explicações sobre minha opinião, pois isso comportaria algumas laudas de texto, mas não me furtarei a admitir que ele é um sujeito de muita sorte.
          Só espero, para o bem do Flamengo e da Nação, que esta sorte o acompanhe durante todo o tempo em que exercer o comando técnico do elenco rubro-negro.
          Valeu! SRN!

  • Humilhou.

  • #THIGUPRESIDENTE

  • Muito bom o texto. A “semi-treta” instaurada não deixa de ser uma brincadeira sadia na coluna.
    Concordo em 100% sobre a responsabilidade financeira ser mantida e é justamente por ESSE ponto que acho que ele não vem. O que parece hoje é que, no começo ele estava “apalavrado” com o Flamengo pq todos os outros times declinaram do valor. Hoje o que acontece é justamente um “pré-leilão” antes da abertura da janela. Não me entendam mal, acho o ER um P*TA jogador, mas não acho que seja “fundamental”, passa a impressão que nosso time não vai conseguir nada sem ele. Óbvio que ele tbm não é “desnecessário”.
    Flamengo esse ano já esteve, segundo a mesma mídia, apalavrado com um monte de gente, mas nunca com os clubes. O único que veio comprado mesmo foi o Berrio.
    Gostaria mesmo de ver ER no time, mas só vou empolgar mesmo SE o Flamengo anunciar o jogador.

    • Acho que vc foi perfeito em várias considerações. A primeira é a de que nossa divergência de ideias está longe de configurar uma treta. rs
      Acho que o ER não deve vir via leilão, se cumprir o acordado anteriormente e QUISER jogar no Flamengo, tende a cair como uma luva em nosso time.
      Caso, mais uma vez, prefira o dinheiro ao nosso projeto/acordo anterior, que seja feliz com sua escolha, seguiremos fortes na disputa por tudo. Não podemos fazer loucuras, mas devemos ir até onde nosso planejamento permite. Lembremos também que a receita proveniente da quase certa venda de VJr mexe um pouco com isso.
      ER não é gênio, mas é diferenciado pra consumo interno e sobra em qualidade. Quero ele aqui, mas sem loucuras. Um abraço!

      • Exatamente! Esse é meu ponto. Abraços!

  • Taí a diferença entre um cara coerente e um outro que no intuito de ser polêmico fica parecendo uma criança ao comentar futebol. Uma bela surra.

  • Grande thigu…

  • Bom texto. Lembrou bem q o Conca n estará ano q vem, e q Ederson é uma incógnita. SRN.

    • Exato. O Ederson eu não citei pq ainda é bem incerto. Primeiro tem que ficar saudável e se mostrar útil novamente. Depois, precisa renovar.

  • Que texto fodástico.

  • Esse Vinny Dunga não é flamengo!
    Everton Ribeiro tem que ser contratado sim ,o Diego precisa de alguém com habilidade para jogar ao lado dele, eo Conca não ficará no Flamengo eo Ederson já sabemos que é canela de vidro

  • Thigu Soares, parabéns pelo texto! Depois ensina alguma coisa ao Vinny Dunga, a nação agradece!

  • kkk Vinny conseguiu a proeza de tomar chapuletada até dos colegas de coluna. rsrs

  • Vish muita treta..

  • Gente, não liga não porque o vinny dunga tomu umas aulas de texto com o Ismael Olliveira da página do vasco no GE.

  • Por um mundo com mais Thigu Soares e menos Vinny Dunga!!! SRN

  • TREEEEEEEEETA! KKKKKK

  • Agora sim, um texto coerente. Concordo totalmente. Emitiu opinião e explicou tecnicamente seu argumento. Beleza.

  • Kkkkkkkkkkkll

  • Boa Thiago!!!

  • Parabéns pelo texto! Uma análise completa. E o mais impressionante é que teve de ser escrito rapidamente para poder contradizer o outro texto feito sobre a contratação!

  • Falar o que né !…só perguntar onde assina. .

  • Por um mundo com mais Thigu Soares e menos Vinny Dunga!!! SRN

  • Perfeito! Sem mais.

  • Perfeito. Sem mais.

    • Respondemos a mesma coisa no mesmo instante! rs.

      • Ahahahahaha agora que eu vi, sensacional.

  • Chupa essa viny Dunga….kkkkkkkkkkk

  • Amigo, excelente texto, sabemos q a intenção do Vinny é meramente gerar uma discussão, mesmo essa,o criticando!ou seja quer sua página repletas de comentários,pois o mesmo não consegui fazer uma que possa realmente dar ideias ao clube que ele diz torcer!fala bobagem, recebe um monte de comentários contra ele,mas olhe o final, uma coluna repleta de participações,ou seja ele conseguiu o que quer! mesmo muitas vezes isso eu tenho certeza que não é o que ele realmente pensa!ou seja ele quer:falem mal!mas falem de mim!

  • Pessoas quê emitem opinião, seja em qualquer meio de comunicação, tem quê falar com base, este texto tem todos os ingredientes, show, falou tudo!!!

  • “Everton não vale um leilão, mas vale e MUITO o nosso esforço financeiro.” Exatamente!

  • Parabéns pelo artigo. O rapaz que redigiu o outro – objeto de sua “resposta” – não parec entender do que estava falando. Gostei dos detalhes, anexos, etc. Mas não me caiu muito bem a forma que respondeu a ele. Para alguns pode soar como tirar proveito já que todo mundo tava mijando nele pelas besteiras que escreveu. Meio inoportuno, um certo proveito ou só pro bem da audiência do blog. Não sei o motivo de responder um colega com um matéria antagonista à dele, nas pelo menos foi preciso nas informações. Essa matéria deveria ter vindo primeiro, e a outra nunca ter sido postada. Dadas as circunstâncias não muito ideais de ambas, parabenizo mesmo assim pelo conteúdo. Concordo em quase tudo!

    • Não concordo com vc,o Vinny sempre postando merdas,pois só assim consegue comentários!o ambiente é democrático, então natural o colega poder responder a coluna de tamanha idiotice de Vinny.

  • E por isso que sou seu fã thigu! Perfeito o seu texto!
    Obs: não li a matéria do vinny, pq sabia que era bobagem!
    SRN?⚫

  • Ser contra não é o problema, desde que trabalhe com fatos. Isso serve em qualquer coisa da vida. Ser favorável tb exige, mas vc foi além, mostrou conhecimento sobre o jogador. Parabéns!

  • Com o Everton Ribeiro, um Zagueiro ( Gil ou Geromel ) mais um goleiro. Nós seremos imbatíveis. Já estou até Vendo: Goleiro, Pará,Rever, Gil ( Geromel), Trauco, M Araujo, Arão ( Ronaldo), Diego e Conca. Everton Ribeiro , Guerrero ( Vizeu), Vinícius Junior (Ederson ou Everton)

    • Vc escalou 12, amigo

    • Se não estou enganado, só pode escalar 11.

    • é que o Massaraújo é café com leite…

  • Acho q o dunga agora vai…

  • Até que enfim uma matéria com coerência
    Vinny Dunga já de afundou nas suas próprias bosta

  • agora uma análise e não o achismo do viny… precisamos de mais disso

  • Caramba Thigu dancinha dando um baile no Viny Dunga Sormani aquele que abre a boca so para falar asneiras.

  • Fundamental a coluna… O Everton Ribeiro será muito bem vindo…

  • Respeito o que o rubro-negro Vinny escreve, porém já passou da hora de mudar o biotipo de jogadores a serem contratados. Chega de encostados, quebrados e aposentados. Esse tipo de contratação é que fez termos um time de nome e de pouco futebol, de ter um elenco tão caro e jogar como um time de pequeno investimento, e relação custo/ benefício está sendo prejudicial ao futebol do clube.

  • Mandou muito bem meu chapa. Análise se faz assim, com dados e evidências para corroborar os fatos. Senão é igual bate papo de boteco.

    SRN.

  • Parabéns !!! Além de um gentleman, escreve como poucos.

  • Até que enfim alguém moralizou o site… kkkkk
    Brincadeiras a parte, ele é sim fundamental a esse time. SRN

    PS: “Tragam este cara logo! Vistam-no com a camisa 7 e peçam, a cada partida incrível, que ele mande um beijo especial para o Viny Dunga”.

    kkkkkkkkkkkkkkkkk fantástico

    • Não pode faltar humor também. Sei que o Viny só quer o Flamengo vencedor, então concordamos no que é fundamental!
      Ah! E precisamos de goleiro.

      • Fala Thigu. O toque de humor é sempre bem vindo no nosso futebol cada vez mais chato e robótico.
        Quanto ao Vinny, ele é muito flamenguista, sei disso. Uma pessoa não viria aqui escrever para tantos caso não fosse muito flamenguista. Agora, cá pra nós, o Vinny sem um teclado na mão é um poeta.

        Sobre o goleiro, é fato que precisamos nem que seja de um reserva de bom nível, pois quando Muralha tinha uma sombra parecia se esforçar mais. Em minha opinião, nada melhor para fazer um bom titular do que ter um bom reserva.

  • Perfeito, a melhor parte foi o finalzinho kkkkkk

  • Parabéns pelo texto ?????
    Só tenho uma observação a fazer, acredito que na ponta direita ele renderia mto mais, principalmente agora que ficou notório que a contratação do Berrio foi um fracasso!

    • Berrio tem sua utilidade. Como um meia sobraria par o lado, vai depender do Zé definir se ele quer pés do lado ou invertidos. A ideia da fluidez e da troca de posições entre os três me agrada demais.

  • Eu até concordo que vocês colunista tenham opiniões diferentes, mais primeiro sai uma matéria e depois sai outra totalmente oposta rsrsrs, vocês precisam fazer uma resenha desse assunto, me pareceu uma resposta ao Vinny, apesar de eu também achar muito boa e necessária a contratação, entra para ser titular e se encaixa no esquema do Flamengo perfeitamente. Um abraço.

  • “Ano que vem, é bom lembrar, não temos Conca”

    Nem o Ederson, o contrato dele é só até o final de 2017.

    • Eu pensei em colocar o Ederson, mas o futuro do Ederson é incerto, nada impede que saudável e útil, renove conosco.

      • Não sei se seria uma boa renovar com ele, à 10 anos ele não fica “Inteiro”.

  • Na verdade vinny burro Dunga que não devia ter postado aquela babaquisse

    • Concordo.

  • Gostei da Analise, se formos pensar que um meia de tamanha qualidade não vá agregar, estamos pensando pequeno. Não vamos tirar o Diego pra ele se senti confortável, temos que encaixar ele. É isso aí!

  • Assassino embaixo

  • Thigu Soares não entro em uma discussão dessas nunca porque são dois analistas de palavras fáceis e discernimento no que comentam,mas tenho q concordar contigo.Everton ribeiro seria a cereja desse bolo q está no forno desde 2013 bolo q já solou já deu liga e agora tende a sair quente e saboroso.O Everton ” necessário ” ribeiro se encaixaria perfeitamente no q pensa nosso sábio Zé Ricardo e com certeza seria até um substituto natural do Conca q nos dará um até breve em dezembro.Tendo em vista isso não seria absurdo já ir ambientando o rapaz a um verdadeiro clube grande…Resumindo…Pelos lados ou um pouco mas recuado ele é ótimo e dará um leque de opções ao Zé..

    • Exatamente. E a ideia não é promover debate acalorado, são dois pontos de vista que, no final, só querem o melhor pro Flamengo e que concordam outras tantas vezes.
      Acho que ele é o cara que precisamos pra esse ano e para o próximo!
      abs SRN!

  • agora sim eu li essa coluna ate o final, pq vou dizer pra voces, aquela outra la é uma caca, so falou abobrinha

    • Digo o mesmo.

  • Poderia chegar aqui e encher vc de elogios mas não é necessário, vc só disse o óbvio, o que todo flamenguista pensa, que é o melhor para o Flamengo! Se está até no orçamento do clube o dinheiro pra paga-lo, pq não? Enfim obrigado por trazer novamente a lucidez e este espaço.

    • nem todos os flamenguistas pensam assim nao kkkkkk, tem uns que sao a favor de gabriel peteleco!

      • Não é cara? Opinião é opinião, mas tem certas coisas que são difíceis de acreditar que saem da cabeça de um flamenguista.

        • totalmente de acordo!

    • 4.2.3.1
      ……………….Muralha………………
      Pará…Donatti…..Rever….Trauco
      ………….Arão…Marcio…………….
      ………………Diego…………………..
      ER………………….Everton/Conca
      ……………..Guerrero………………

      ER encaixa como uma luva! e sem as dificuldades que o Sr Vinny Dunga diz ter, na posição que foi bi-campeão pelo cruzeiro. Quem lembra daquele golaço que fez contra o Fla correndo da ponta direita puxando pro meio, chapelou o Luis antonio e mandou o bomba. Ele e Meia-atacante tanto joga no meia como de ponta até lateral esquerdo se precisar, e polivalente! vale muito o investimento!

  • Isso ae Thigu, mostrou porque o respeito tanto! 😀

  • Quê isso ? Uma Guerra de Colunistas ? kkkkkkkkk

    • excelente isso. os dois lados da moeda.

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Exatamente isso @Urubu Planador:disqus ! A ideia é essa!

        • parabéns pelo texto irmão. O contraditório é fundamental para um debate de alto nível.

    • @Marty Mcfly:disqus não tem guerra nenhuma. Não comecem kkkkk
      Apesar das brincadeiras, a ideia foi levantar o meu ponto de vista, que nesse caso, diverge do Vinny.
      Dessa vez, discordamos. Em tantas outras acabamos pensando do mesmo modo.
      Abs! SRN

  • Se for para colocar o Jamal definitivamente no banco, pagar mais que se pagou no Berrio não seria exagero. Agora tem que querer jogar no Mengão, aprender o exemplo do Diego e ser feliz.

    • Isso é fundamental!

  • Embasamento tático..

    Recordações de posicionamento, ações dentro de um sistema de jogo..

    Antiga posição do jogador..

    Aprendeu Vinny?

    Obrigado Thiagu, reitero tudo que foi dito. Tecnicamente, não há questionamento. Taticamente, consigo vê-lo perfeitamente nesse time.

  • Chupa, Vinny!

  • Pode vir , se precisar a gente busca ele lá no aeroporto de Dubai , com uma feijoada e um suco de laranja .

  • aeeeeeeeeee tigu colocou o vini dunga no seu devido lugar

    • Vinny é parceiro, sabe muito de Flamengo e só quer o melhor para o time, assim como eu. A gente discorda nesse aspecto, mas concordamos em vários outros.

  • Perfeito.
    O cara foi 2 vezes seguidas o melhor do campeonato. Isso significa que com uma perna só e vindo dos Emirados é bem melhor que o Peteleco, Cirino, Berrio, Mancu, Everton e Ederson. Meio de campo com ER + Conca + Diego e o Guerrero na frente, é surreal!

  • “Adaptado ao 4231 preferido de Zé (…)” — O problema é que em várias ocasiões, o Flamengo atua em um 4-1-4-1, o que obrigaria o W. Arão a deslocar-se para a direita e o Éverton Ribeiro atuar como um legítimo ponta, fazendo o corredor junto com o Pará. A questão é: ele terá velocidade e condicionamento físico para exercer as funções táticas? Apesar desta dúvida, ainda assim considero a contratação deste jogador como uma excelente oportunidade. Afinal de contas, não há como ele ser “pior” que Gabriel… &;-D

    • Então, @edneipdemelo:disqus, nesse caso o Zé vai ter que ver quais variações ele pretende fazer. ele sabe sim fazer esse corredor, a gente só precisa ver em que estado físico chegará.

      • Ok! &;-D

    • Gostei da análise Ednei, mas não acha também que seria uma boa oportunidade pro ZR repensar o esquema para deixarmos de ser dependentes de jogadores do nível de Gabriel para baixo?

      • Alterar o esquema tático para atender ao perfil de um determinado jogador? Acho que não. No entanto, lembro-me que no início do ano, o 4-1-4-1 foi “deixado de lado” para a implantação do 4-2-3-1 (que seria o ideal para o E. Ribeiro), mas a dupla de volantes (Rômulo e W. Arão) não encaixaram bem, o que “obrigou” o Flamengo a voltar para o 4-1-4-1. À meu ver, seria interessante mesmo testar o 4-2-3-1 com M. Araújo/Rômulo e Cuéllar, assim que o E. Ribeiro entrar no time. Teríamos a cobertura eficiente do M. Araújo ou a boa proteção de zaga do Rômulo, além da boa saída de bola e o combate do Cuéllar, embora perdêssemos um pouco a força ofensiva com a saída do W. Arão… &;-D

    • Seria bom o Fla ficar de olho em uma oportunidade de um jogador com as características do Arão tbm… ele parece acomodado com o titularidade, errando bem mais que ano passado.

      • Já temos o Cuéllar… &;-D

    • O 4141 é só uma forma de se defender. Olha a seleção brasileira, coutinho é velocista ??? o time se fecha no 4141 e da tudo certo, so precisa que o time seja mais compacto e jogue mais pra frente, odeio esse negocio de recuar e chamar o adversário.
      Prefiro que o flamengo implemente a forma de se defender do real madrid, muito mais eficiente que o 4141 do tite. O time se defende no 442 com benzema e CR7 na sobra, e ataca num 433 ou 4231, nao importa, a forma de jogar é que importa, sendo 2 volantes/meias armadores, e 3 caras la na frente(a seleção ataca assim), sendo que nesses ultimos jogos, o real tem jogado no 442 com a saida do bale.
      A juventus joga com 2 centroavantes, sendo que um deles joga mais pelo lado e volta pra ajudar a marcar, e também nao é velocista.

      Sem contar que nem berrio, nem gabriel sabe marcar, eles apenas fecham os espaços, isso qualquer jogador que tenha disposição vai ajudar. Ate o guerrero tem voltado pra ajudar a marcar e dar o bote nos zagueiros pra eles nao sairem jogando com qualidade.

      • Pode ser. Neste caso, teríamos que treinar variações táticas, ao invés de mexer no esquema tático de base (e nisso, sou fortemente contra). E para a infelicidade de muitos, o M. Araújo teria que continuar no time, em vista da necessidade de compactação e ocupação de espaço (apesar de gostar do Baiduzinho, também sou contra uma formação que o favoreça perante aos demais). &;-D

        • Nao vamos mudar o esquema, mas sim a forma de jogar. A gente vai continuar com 2 volantes, 1 meia, 2 caras abertos e um centroavante. A diferença e q agora teremos 2 caras avertos q sabem jogar e vao contribuir na parte ofensiva do time. E discordo em relaçao a permanença do time do MA, com 4 bons jogadores na frente, e de extrema importancia a boa saida de bola, sem falar q nesse caso os laterais ficaram mais presos.
          Eu nao vejo esquema q MA deva ser titular, a nao ser num time pequeno q se limita a se defender e jogar em contra ataque, e é por isso q nao gosto dele de titular, pois alem do time tomar gols com ele, ainda perde um jogador q nao participa do jogo, sendo q o flamengo em 90% das partidas vai jogar com a posse de bola a favor.

  • Vcs são bipolar?

    • Bruno, o site é composto por várias pessoas e, consequentemente, opiniões diferentes, além disso, as colunas apresentam opiniões PESSOAIS, logo, nada de bipolaridade por parte deles, apenas pontos de vista diferentes 😉

    • Então, Bruno, é exatamente o que o @disqus_cdb5vxmNxf:disqus falou. Somos colunistas do site e temos opiniões pessoais, algumas vezes elas divergem bastante, como nesse caso.
      Eu e Vinny, apesar de pensarmos de maneiras distintas, só queremos um Flamengo vencedor.

Comentários não são permitidos.