Falta pouco. Depois de quase quatro meses de disputa dos Estaduais, além de Libertadores, Copa Sul-Americana, Primeira Liga e torneios regionais, o Campeonato Brasileiro dá o pontapé inicial amanhã. Se vão se enfrentar agora por 38 rodadas até o fim do ano, os times da Série A já tiveram encontros esporádicos no começo do ano.
Ao todo, 63 confrontos entre times da primeira divisão aconteceram em 2017. Pouco, diante dos 380 jogos que vão acontecer até o fim do ano, mas o suficiente para um levantamento que mostra quem está indo bem até aqui. As notícias são boas para os rubro-negros e péssimas para os vascaínos.
Com apenas uma derrota em 13 partidas, o Flamengo não é só o time que mais jogou como o que tem melhor aproveitamento entre os clubes da Série A: 66,%, empatado com Corinthians e Cruzeiro, que jogaram menos. Apenas os três times e o Vitória venceram mais jogos do que perderam contra clubes da Série A.
O Vasco, por outro lado, só venceu uma vez em dez partidas, e tem 23,3% do aproveitamento, pior apenas do que o Santos (20%). Grêmio, Sport e Atlético-GO não entraram no levantamento porque só jogaram uma vez contra times de primeira divisão.
Enquanto o Flamengo é o clube que mais venceu (sete vezes), o Vasco é, isolado, o que mais perdeu (cinco jogos) entre os 20 clubes. O Corinthians, que jogou dez vezes, e o Atlético-GO, que estreou contra um clube de Série A na quarta, no empate com o Flamengo, são os únicos invictos nessas partidas.
Outros cariocas ocupam lugares intermediários na tabela do levantamento. O Flu é o sexto, na parte de cima da classificação, enquanto o Botafogo é 12º, na parte de baixo, empatado com uma série de times com um terço dos pontos obtidos. Para desempate, o critério usado foi o de número total de jogos realizados.
No desempenho geral, levando em conta todos os jogos de 2017 contra equipes de qualquer divisão e até as de fora do país, todos os quatro clubes cariocas melhoram seu percentual de aproveitamento.
O Flamengo sobe para 71,6%, mas cai para a terceira colocação, atrás do Cruzeiro e do surpreendente Vitória, o melhor time do começo de temporada, com quase 80% de aproveitamento.
Flu e Botafogo seguem ocupando o meio da tabela (10º e 11º, respectivamente), e o Vasco quase triplica seu aproveitamento: de 23,% contra clubes de Série A para 57,7% contra todos os times, ficando na 14ª colocação entre 20 clubes, acima de São Paulo, Grêmio, Avaí, Ponte Preta, Atlético-GO e Atlético-PR.
Fonte: O Globo
Bom dia a todos, acompanho o site todos os dias… Mas esse artigo eu nem li, acho que o pessoal do site deveria parar de dar ibope para os times que não seja o Flamengo… Matéria fraca. SRN
Concordo em partes. Acho que o título realmente deu muito destaque pro bacalhau, mas a matéria, que fala dos clubes do RJ de uma maneira geral, até é interessante.
e o que isso tudo quer dizer? nada!
Essa estatistica aponta para uma provavel performance no Brasileirão. Só que como todos sabemos isso não é fato é só estatistica previa, como os times mudam muito do inicio até o meio do ano, acho que performances como a do Vitoria não vão se repetir, mas o Mengão tem tudo para manter a batida e ficar na parte de cima da tabela, entre os 3 primeiros o campeonato todo para ser campeão em uma arrancada proxima do fim do campeonato…