Notícias

MP pede que Fla não inicie obras de construção do novo estádio da Gávea

Segundo informações dadas pelo jornalista Guilherme de Paula através de seu blog no globoesporte.com, o Ministério público recomenda que o Flamengo não inicie as obras no novo estádio da Gávea. Ainda de acordo com o jornalista, O MP afirma que recebeu estudos técnicos que apontam a ausência da análise de impactos urbanísticos para a construção de uma Arena na gávea para 3.700 pessoas, não 25 mil, como foi dito na coletiva que anunciou o acordo entre Flamengo e Prefeitura para a construção do estádio. O resultado do estudo fez o Ministério Público se movimentar e recomendar que o Fla não incie as obras do estádio de futebol.

No dia 12 de maio, o Flamengo e a Prefeitura assinaram um para a construção de um estádio acústico para 25 mil pessoas, na Gávea. Esse foi o primeiro e considerado o mais importante passo do clube para construir sua casa.

O jornalista também afirma que o Flamengo deve ser notificado hoje dessa recomendação do MPRJ. O promotor que assina o documento, Paulo Sally, falou sobre o assunto:

– É evidente que, sem um relatório, ou sequer um completo estudo de impacto viário, compatíveis para uma arena multiuso com capacidade bem inferior ao anunciado no protocolo de intenções entre o clube e a municipalidade, a construção do estádio acústico, por ora, mostra-se inviável. Ademais, no inquérito civil já em curso não constam informações sobre o novo projeto do estádio acústico. O MP/RJ irá até as últimas consequências para o cumprimento de sua recomendação, e não irá se furtar, se necessário, de ajuizar uma ação civil pública, objetivando a garantia do interesse público e da coletividade – explicou o promotor.

O blog do jornalista Guilherme de Paula teve acesso ao documento que o Flamengo irá receber. Confira:

– Abstenha-se de autorizar o início de qualquer intervenção no local relacionada ao objeto da presente investigação (Inquérito Civil URB n.º 867), devendo determinar a imediata paralisação de eventuais obras em curso, até que sejam elaborados, discutidos e aprovados pelos órgãos públicos competentes os indispensáveis Estudos de Impacto de Vizinhança e de Impacto Viário (ou quaisquer outros com conteúdo compatível), que necessariamente deverão avaliar os impactos positivos e negativos decorrentes da implantação da pretendida arena esportiva no local, prever medidas de redução, mitigação ou extinção dos efeitos negativos, assegurando-se a regular e prévia participação popular em todas as etapas do respectivo processo de licenciamento, inclusive mediante a realização de audiência pública, sem prejuízo da observância das demais regras urbanístico-ambientais incidentes na hipótese.

Ver comentários

  • Pergunta: Pq o Ministério Público, ao invés de tentar notificar o Flamengo, não vai dialogar com o Prefeito?

    Guerra política deve ocorrer com igualdade. Essa covardia que tão querendo fazer conosco, é imoral

    OBS: A capacidade da Gávea é de 8000 lugares. Logo, a "construção" de 3.700 lugares só se for um estádio para insetos.

    SRN

    • Pq esse MP não é tão atuante assim na investigação das fraudes do Maracanã? E do Engenhão?

  • Tem gente querendo aparecer, esse promotor tá tão por fora que está confundindo a obra da arena multi uso para 3500 pessoas, com a ampliação do estádio, que não tem estudos de impactos porque nem projeto oficial tem, e terá as licenças ou não dos órgãos no momento adequado, até porque não tem nenhuma obra sendo realizada nesse momento.

    • Jornalistas deveriam voltar a faculdade, e checar as fontes e os dados das noticias. Como já foi dito, 3700 lugares é a capacidade da Arena Multiuso que tem todos os seus estudos e alvarás liberados para construção...Procurador, Jornalista e mais um monte de gente sem ter o que fazer querendo aparecer as custas do Flamengo....

  • Eu avisei anteriormente q esse ideia de fazer um estádio acústico na Gávea ão vai dar certo. Tem q ser construído em outro local. Senão, vai levar anos e anos com licenças...

  • Tudo muito confuso nessa história! E como já estão fazendo com a Ilha, só o Br sendo Br e impondo dificuldades para as realizações e evoluções alheias. Teremos de lidar com isso, fácil não seria e não será, mas tem de seguir em frente.

  • Gente, ele choveu no molhado... claro q vai ter q ser feito esse estudo e claro q sera feito, isso faz parte do processo, nao precisa o MP dizer isso ou aquilo... na verdade, esse recado foi um aviso indireto por parte de um grupo de moradores q tem estao dizendo : vamos mover nossos pauzinhos p atrapalhar ao maximo o Flamengo !

  • Só porque é o Flamengo...toda essa palhaçada. nego quer se criar na imagem do Fla.E lógico que não será fácil...isso já é esperado. E os babacas do Leblon devem estar por trás...não duvido.

  • MP não manda em nada, só recomenda! Quem autoriza o estádio e analisa os impactos urbanísticos é o Município do Rio e só quem pode brecar isso é o judiciário! MP parece q não tem o q fazer, tantos escândalos de corrupção e os caras estão preocupados com um estádio de futebol, vai entender!

  • Ué, tá querendo Ibope MPRJ? Vai fazer algo de útil, tipo auditar a robalheira dos governantes do estado. Os caras tem um sério problema mental envolvendo interpretação de texto e informações, não é possível, onde caralhos foi falado que o Flamengo já vai iniciar as obras do estádio? A Arena McFla é que já tem licenças e tudo pronto. O estádio nem mesmo tem o design pronto pois o Fla nem mesmo decidiu o escritório que vai fazer as plantas e etc.

    É cada um viu, pqp.

  • Essa reportagem parece coisa de bêbado.
    O estudo técnico para 3700 pessoas ao qual o MP se refere é sobre a construção da Arena Multiuso.
    Para construir o estádio acústico é óbvio que o Fla terá de fazer outro relatório, para 25 mil pessoas. E será feito, sem dúvidas.
    Jornalista e MP querendo aparecer...