As opções de Zé: volta com Gabriel ou escala Everton na ponta direita?

Compartilhe com os amigos

Flamengo pode decidir sua vida na Libertadores nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, contra a Católica. Uma vitória aliada a um tropeço do San Lorenzo diante do Atlético-PR, em Curitiba, dão a vaga ao Rubro-Negro. Após decisão intensa contra o Fluminense no último domingo – o Fla venceu por 1 a 0 -, Zé Ricardo, em conjunto com a comissão técnica, optou por priorizar o descanso aos seus atletas entre segunda e terça-feira em treinos mais leves e não testou nenhuma formação nesta semana.

O sistema deve ser o mesmo do Fla-Flu, e a dúvida fica por conta do ponta direita: Everton (com Trauco na esquerda) ou Gabriel? Confira as duas opções abaixo e uma terceira menos provável.

Gabriel na ponta direita e Mancu mais recuado

Se Gabriel voltar na vaga de Berrío, suspenso, o Flamengo terá o mesmo time que atuou na maior parte da vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense – Mancuello substituiu Rômulo aos 17 minutos da etapa inicial. Longe de ter que atuar como um camisa 10 e bem mais próximo do que fez na Argentina, Mancu foi bem no Fla-Flu. É menos combativo que Rômulo, porém muito mais ofensivo e com alto poder de finalização – na final, chegou duas vezes com perigo. O volante piauiense, aliás, nem é opção, pois não se recuperou da leve entorse no joelho direito.

Na semifinal do Carioca, contra o Botafogo (2×1), o Flamengo iniciou no 4-1-4-1 (4-3-3 ou 4-5-1 atacando), com Márcio Araújo à frente dos zagueiros, e Everton, Rômulo, Arão e Gabriel alinhados. A exemplo do ocorrido no Fla-Flu, o time jogou muito bem e não deu chances ao adversário.

O baiano não foi bem ofensivamente na derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR, partida na qual Zé utilizou o mesmo esquema do triunfo sobre o Alvinegro – Everton não jogou, e Trauco ficou pela esquerda. Gabriel tocou muito para o lado e para trás, evitando jogadas mais ousadas.

Gabriel entraria na vaga de Berrío, suspenso - colombiano tem condições de jogo para a última rodada da fase de grupos (Foto: GloboEsporte.com)

Com Trauco na ponta e Renê na lateral, Everton pode reeditar entrosamento com Pará

É bom destacar: no sistema de Zé Ricardo que fez do Flamengo candidato ao título brasileiro, os pontas trocavam de lado. Mas se o técnico optar por Trauco na frente, Everton será inevitavelmente ponta-direita e dificilmente se revezará com o peruano. O gringo foi meia nos dois jogos contra o Atlético-PR, duelos em que Renê ocupou a lateral esquerda. No Rio, ficou mais centralizado, e Diego, no sacrifício, virou atacante. Em Curitiba, atuou aberto.

Everton entende-se muito bem com Pará pela direita (Foto: GloboEsporte.com)

Curiosamente Trauco só foi meia ou ponta quando Everton não jogou. No primeiro duelo com o Furacão, o 22 ficou fora por conta de pancada na coxa sofrida contra o Vasco. Já em Curitiba foi ausência em função do pisão que levou no tornozelo esquerdo do botafoguense Fernandes.

Na direita e de pé trocado, Everton poderia reviver o entrosamento que tem com Pará, seu amigo pessoal e a quem dá liberdade para ultrapassagens quando atuam pela mesma faixa de campo. Um gol que exemplifica bem este entendimento é o primeiro da vitória por 3 a 1, marcado por Diego, sobre a Chapecoense no Brasileiro do ano passado.

Cuéllar de volta ao time após mais de um mês?

Por Mancuello não ser um jogador de marcação, Zé Ricardo ainda teria à disposição a possibilidade de recolocar Cuéllar na equipe principal, algo que não faz desde o empate por 1 a 1 com o Volta Redonda, em 29 de março, quando levou a campo um time integralmente reserva.

Mancuello ou Gabriel teriam liberdade para flutuar entre funções que já fizeram no Flamengo: de armador ou ponta-direita. Tal opção é improvável em função de o colombiano Cuéllar estar sem ritmo de jogo e pelo fato de a partida pedir um time mais agressivo.

Cuéllar daria maior poder de marcação ao meio do Flamengo (Foto: GloboEsporte.com)

Fonte: globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Melhor deixar com 10 mesmo. Gabriel no time é a mesma coisa de jogar com menos um como o Elvis falou aí.

  • Com Gabriel o time joga com um a menos.
    #forapeteleco

  • Sério? De todas as (possíveis) escalações publicadas aqui, (quase) ninguém ainda sugeriu a escalação do Cuellar ou Ronaldo no lugar do M. Araújo? Vixe! &;-D

    • quem é o empresário do Cuellar? do Ronaldo? Sabe quem é o do Araujo? André Cury, que por sinal é representante do Barcelona no Brasil! E por sinal nosso time quem escala são empresários! Só pra você ter uma ideia o Carlos Leite é empresário do Everton-Gabriel-Rômulo. Você acha que hoje quem escala Gabriel? Quem leva jogador pra seleção?

    • Eu estava pronto para falar dessa escalação, que é a correta para o jogo. Se escalar assim vamos ganhar com mais tranquilidade.

    • Escalamos iguais, tirando somente o fato do Réver que está na sua esquerda e no meu caso coloquei o Vaz ali.

  • Prefiro por meu avô de muletas na ponta direita que ver novamente o gabilixo no time ainda mais na final de hoje! !!

  • https://uploads.disquscdn.com/images/5977371590c53f640ed8aa69d269b25329c0282ae0a5a9d729422d534f306bff.jpg

    O Flamengo precisa sufocar o católica, Rodinnei pode fazer essa função; Gabriel “mais técnico” que ele, contudo ninguém mais suporta-o, e acho que Zé vai jogar contra se escalá-lo, já estou até vendo o primeiro erro e as vaias pra cima dele, a pressão vai ser grande hoje; A outra ideia seria colocar o Mancuello na direita, e escalar o Paquetá ou o Sávio, Contudo a intensidade que Zé gosta ficaria somente na esquerda. Hoje temos que liquidar a fatura!

  • O fla tem um ótimo jogador chamado Thiago Santos , que joga na ponta direita, só que infelizmente teve uma lesão séria no começo do ano

    • Isso é verdade

  • Pode ser que eu me engane, mas acredito que vamos no 4 – 2- 3- 1 com:
    Muralha –
    Pará, Rever Vaz e Renê –
    MA , Arão –
    Everton, Trauco Centralizado e Mancuello pela ponta direita –
    Guerrero

  • Gabriel não, pode ser até o Juan de ponta ou o goleiro Thiago, mais o Gabriel não.

  • Everton já não chuta bem com a perna dominante, imagina com a direita.
    Melhor manter o lado esquerdo com Trauco e Everton e ir ou de Matheus Sávio ou de Rodinei (vão jogar com jogadores improvisados no lado direito).
    SRN

    • M Sávio ou Rodinei, concordo

  • Acho q o ideal seria a entrada do Trauco no meio novamente. Pode colocar Mancuello na direita, ou Everton na direita( que não é a sua posição) mas mesmo esses jogadores atuando em posições improvisadas, atuam melhor que o Gabriel em sua posição ORIGINAL. Gabriel já atuou no meio, na esquerda, na direita, como segundo atacante TB como armador, NAO RENDEU EM NENHUMA. Substituam a vaga do Gabriel no banco por algum garoto da base. Tem muito menino querendo mostrar serviço e perdendo espaço pra esse caras q só mostram nada mais do mesmo. Sávio é um. Em dez minutos fez mais q Gabriel

    • Se nenhum jogador da base tem plenas condições de barrar o Gabriel, já podem fechar a base.

  • MURALHA-PARÁ-REVER-VAZ-RENE-M.ARAUJO-CUELLAR-W.ARÃO-TRAUCO(ESQ)-EVERTON(DIR)-GUERRERO.

    • Quem fica no meio é o W. Arão nada de Trauco ou Everton parem de inventar moda !!!

  • MURALHA-PARÁ-REVER-VAZ-RENE-M.ARAUJO-W.ARÃO-CUELLAR-TRAUCO(ESQ)-EVERTON(DIR)-GUERRERO.

  • Gabriel não, trauco de lateral é melhor. Rener é nervoso.
    Se entrar com Gabriel, já entra em desvantagem em campo

  • Escolha difícil entre Mancuello e Gabriel. Dois horrorosos.

    • Impressionante como o Matheus Sávio (não que seja a solução para o problema) que nas duas vezes que entrou jogou bem, não é nem cotado para começar.
      SRN

      • Mais fácil colocar ele na direita, teríamos garantia que com Everton na esquerda. E matheus sávio o time teria mais poder de ataque

        • Na direita mesmo.

      • Acho que contra o adversário mais cansado ele vai bem mesmo, não sei se de saída ele seria tão bom.

        • Pior do que o Gabriel ele teria que se esforçar muito.

  • Mancuello no lugar do Rômulo e o restante permanece o mesmo time, teve um bom volume de jogo domingo. Segundo tempo se necessário substitui Mancuello por M. Sávio e Everton por Vizeu ou Damião caso não esteja ganhando, se tiver com um bom placar coloca o M. Sávio no lugar dele pois o mesmo não pode jogar 90 minutos ainda.

  • Flamengo precisa vencer hoje de qualquer jeito! E aí trabalhar com tranquilidade para o título do Carioca no domingo.. com clima leve.. nosso ST passará de 100mil.. Vamos Flamengo!

  • olha até o Paraney podia ser melhor q o Gabriela ali…

  • Peteleco, ciscador e chutinho de frango..

  • Sou mais o Matheus Sávio no lugar do peteleco, mas acho que o Zé vai preferir guardá-lo no banco para o segundo tempo… conforme se desenrolar a partida.. outra opção era colocar mais um atacante de área.. Vizeu ou Damião… porém parece q o Zé vai mesmo de Peteleco.

  • Desarrumar o lado que está encaixado para tentar arrumar o outro só pode ser ideia de jerico… fôlego…

  • colocar dois atacante guerreiro e damião a zaga vai ser improvisada.
    muralha – pará – rever – vaz – trauco – marcio araujo – arão – everton – savio – guerreiro – damião

    • Eu ia de guerrero e vizeu.

      • Com dois atacantes vamos perder volume de jogo

        • Essa equipe treinada pelo o Zé ruela, só faz a “velha” jogada: toca no X e lança no / aí vai até a lateral e manda o cruzamento no O + L1 pra aérea e seja o que Deus quiser. Então com dois centroavante essa jogada teria sentido. O flamengo não faz muita jogadas pelo meio de campo, é quase raro ver um toque ou lançamento pelo meio dos zagueiros adversários.

          • Os caras virão para jogar no contra ataque e jogarão talvez por uma bola.. Porém teremos que ficar com os rebotes. E ao mesmo tempo precisaremos ser cautelosos.. ja que estatisticamente o nosso time perde muitos gols.. e caso não façamos os gols.. no mínimo temos que garantir que não tomemos..
            1 a 0 é goleada.

            E por isso defendo que dominemos o meio campo.

            • O time dos caras é “mamão com açúcar”, um time que tem como objetivo ser campeão da liberta não pode perde para um time desse, temos que jogar pra cima, sufocar os 90 minutos, por isso defendo a formação com 2 atacante.

              • Então.. se dominarmos o meio.. vamos encurralar os caras..
                Aí eu acho que hoje o Guerrero fará 3..

    • só vi o guerrero de atacante o outro é um pedaço de merda

  • Nem li. Gabriel não tem condições. Coloquem algum garoto, Rodinei ou até o Mancu, que anda meio mortão mad pelo menos sabe cruzar.

  • Sávio na direita, Gabriel no banco, Mancuello no lugar do Rômulo.

  • Todos sabemos que o Gabriel vai jogar, tomara que a torcida não vaie, se não o rendimento dele, que já não é bom, vai ficar pior.

    • Tem que vaiar é muito, inadmissível o técnico escalar ele depois depois de várias atuações horrendas seguidas. Até pq se não vaiar o ze vai continuar colocando esse cara de titular.
      Entramos com -1

      • Anti modinha.

      • Tbm não queria ele no time pela suas limitações porém, o Zé ruela tem um fetiche pelo o Gabriel que até já disse que o mesmo pode substituir o Diego. Se a torcida vaiar o jamal o rendimento individual e tbm coletivo da equipe vai cair, acho esse jogo mt importante para ficar com birra com jogador, eu não importo com a escalação a única coisa que quero são os 3 pontos.

      • Concordo..
        Torço muito para o Ricardo.. acho um técnico com muito futuro..

        Mas nem eu nem ninguém aguenta o Gabriel..
        Não vou achar ruim se vaiarem o esse jogador.

    • Concordo, tem que apoiar, quase certeza que ZRuela vai escalar Peteleco.

    • Libertadores, ninguém vai vaiar não, a menos, talvez, se o Flamengo fizer a pior apresentação desde aquela derrota na copa do brasil para o atlético mineiro, e o torcedor realmente notar um time se rastejando pelo campo.

  • Põem o Ederson na direita e já era. Fim de papo e manda o Gabriel embora.

  • Se quizer deixar o time mais ofensivo sem perder o volume de jogo.

    ……………..Guerrero………..
    ….Everton…Trauco..Sávio
    ……………Mancuelo………..
    …..M. Araújo…..Arão………
    René…Vaz…Réver…..Pará

    • Formação estranha, nunca jogou assim.
      Melhor 4-1-4-1

      Muralha
      Pará, Réver, Rafael Vaz, Trauco
      MA
      Arão, Sávio, Mancuello, Everton
      Guerrero

      2×0

      • quando o Diego joga essa é a formação, um 4-2-3-1

        • É vdd, é que apareceu invertido, com três volantes, virou um 4-3-2-1
          Ae fica muito engessado retranca.

    • Quem vai agarrar desses aí? Pois já escalou 11 jogadores.

      • Achei tão óbvio.. que achei desnecessário colocar o muralha ali..afinal ele só joga naquela posição não é mesmo.

      • Kkkkk
        Acabei colocando o time ofencivo demais

    • …………….Guerrero………..
      ….Everton…Trauco. Savio
      ……….Mancu….Arão ………
      René…Vaz…Réver…..Pará
      ………………..Gk

  • Ele não vai abrir mão do Gabriel.

    Concordo? Não concordo.

    Mas vai variar, Sávio vai entrar, talvez dois atacantes.

    Colocar o Trauco mais a frente não é o mesmo com o Rodinei. Entrou bem sim, em uma parcela do jogo. Não sei, vejo no Trauco muitas outras qualidades, de movimentação, posicionamento, que pode jogar a frente, Rodinei, pra início de jogo, eu não sei.

    De início vai Gabriel, espero que jogue bem, vou torcer.

  • ……………Guerrero……………
    Everton……………………Sávio
    ………Cuellar……..Arão………
    …………….M. Araújo…………..
    Trauco…Vaz….Réver….Pará
    ……………..Muralha……………

    • Eu tiraria o cuellar colocaria Paquetá ou mancuelo e na frente manteria o Sávio ou colocaria o Rodney dobrando com para.

      • BOA, se precisar depois, tirar o cuellar e bota damião vizeu, mancuello…

    • Só trocaria Cuellar por Mancuello, time mais ofensivo.

  • Não sei nem o porquê da discussão, todos sabem que o Gabriel vai jogar

    • Gabriel não jogou Domingo, temos q ter esperança kkk

      • Kkk, vdd, mas tinha o Berrío.

      • “Esperança é a última que morre”…. nesse caso foi a primeira a morrer..

    • Concordo

    • Vai que o ZRuela inova… Fé!
      SRN

  • Deveria ir com 2 atacantes de área. Poderia colocar o Vizeu ou o Damião ao lado do Guerrero. O time chileno está com a zaga improvisada e sem reposição no banco. Gabriel e Renê não dá!

    • 4-4-2 tb seria interessante

  • O Mancuello vai entrar na vaga do Rômulo com ctz, poderia entrar com o Mateus Sávio pela direita, o Everton fica na dele pela esquerda, ele rende mto mais ali.

    • Eu tb faria isso.

  • Coloca o Matheus savio na direita e Everton na esquerda.

  • Minha escalação ideal devido as circunstâncias..

    4x3x2x1

    ……………Guerrero ………….

    Mancuello…………….Everton

    ……….Cuella……..Arão………
    …………….M. Araújo…………..

    Trauco….Vaz….Réver….Pará

    ……………….Muralha……………

  • É simples: qualquer opção tática acima DESDE QUE Gabriel não seja titular.

    • Impossível, é 12° jogador do ZRuela.

  • Prefiro o Pará com o Rodinei na direita, deixa o Trauco na lateral mesmo,ainda acho o Renê muito limitado, pelo menos ofensivamente tem apoiado pouquíssimo nas partidas.

    • O legal que o lado esquerdo vai estar a todo vapor trauco mancuello e Everton, e o lado direito como já foi testado uma vez, fica muito bom com Para Arão e Rodnei, mas infelizmente pelo oq conhecemos nosso treinador vai escalar seu pupilo canela de mosquito

  • Porque o GE Nunca chama o Flamengo de Mengão ?

    • Eles devem ter um acordo($$) com aquele time sem cor que deve R$ 1,2 bilhão do estádio presenteado pelo governo anterior e que eles insistem em chamar de “timão”…

  • A melhor opção é a última, com as entradas de Cuellar e Mancuello e barrando de vez o Gabriel. Poderia fazer duas linhas de 4 ou até menos o famoso 4-1-4-1. Se fosse duas linhas de quatro, poderia jogar pelo meio Márcio Araújo e Cuellar, na meia esquerda o Mancuelo e na direita o Arão que geralmente faz boa dupla com o Pará naquele lado. Ou se fosse nesse esquema 4-1-4-1, seria o Márcio mais recuado, Cuellar e Mancuello fazendo a saída de bola, Arão bem na direita e Everton na esquerda com apenas o Guerrero na frente. Opção não falta pra deixar o Gabriel de fora, mas essa não é a opção do Zé Ricardo.

    • Concordo. Vamos ter fé que o ZR vai inovar….

  • Pararei seria a melhor opção….. O Rodinei não é tão veloz mas cruza melhor que o Berrio, acho que surpreenderia é muito os chilenos.

    • Também é uma boa opção

    • Só pra constar, o Éverton se,pre que vai para direita joga muito mal porque chuta mal e não tem perna direita para cruzamento.
      Mancuello tem se provado ineficiente na ponta.
      Gabriel n serve nem para roupeiro da Gávea
      SRN

    • Rodinei seria bom se fosse fora de casa (quando precisamos de velocidade pro contra – ataque), mas em casa precisamos de jogadores pra ajudarem na criação (já que os chilenos vão vir fechadinhos).

      • Depende se o Fla fizer 1×0 logo no início terá os contra ataques a seu favor.

  • Gabril nem se pudermos jogar com 12.
    Gabriel nem para ser candula do flamengo serve.

    Gostei da opção com Everton na direira e Trauco na esquerda com René na lateral, e Mancuelo no lugar do Rômulo.

  • Tudo menos Gabriel

  • Prefiro Cuellar e Mancuello….

Comentários não são permitidos.