Flamengo pode decidir sua vida na Libertadores nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, contra a Católica. Uma vitória aliada a um tropeço do San Lorenzo diante do Atlético-PR, em Curitiba, dão a vaga ao Rubro-Negro. Após decisão intensa contra o Fluminense no último domingo – o Fla venceu por 1 a 0 -, Zé Ricardo, em conjunto com a comissão técnica, optou por priorizar o descanso aos seus atletas entre segunda e terça-feira em treinos mais leves e não testou nenhuma formação nesta semana.
O sistema deve ser o mesmo do Fla-Flu, e a dúvida fica por conta do ponta direita: Everton (com Trauco na esquerda) ou Gabriel? Confira as duas opções abaixo e uma terceira menos provável.
Gabriel na ponta direita e Mancu mais recuado
Se Gabriel voltar na vaga de Berrío, suspenso, o Flamengo terá o mesmo time que atuou na maior parte da vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense – Mancuello substituiu Rômulo aos 17 minutos da etapa inicial. Longe de ter que atuar como um camisa 10 e bem mais próximo do que fez na Argentina, Mancu foi bem no Fla-Flu. É menos combativo que Rômulo, porém muito mais ofensivo e com alto poder de finalização – na final, chegou duas vezes com perigo. O volante piauiense, aliás, nem é opção, pois não se recuperou da leve entorse no joelho direito.
Na semifinal do Carioca, contra o Botafogo (2×1), o Flamengo iniciou no 4-1-4-1 (4-3-3 ou 4-5-1 atacando), com Márcio Araújo à frente dos zagueiros, e Everton, Rômulo, Arão e Gabriel alinhados. A exemplo do ocorrido no Fla-Flu, o time jogou muito bem e não deu chances ao adversário.
O baiano não foi bem ofensivamente na derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR, partida na qual Zé utilizou o mesmo esquema do triunfo sobre o Alvinegro – Everton não jogou, e Trauco ficou pela esquerda. Gabriel tocou muito para o lado e para trás, evitando jogadas mais ousadas.
Com Trauco na ponta e Renê na lateral, Everton pode reeditar entrosamento com Pará
É bom destacar: no sistema de Zé Ricardo que fez do Flamengo candidato ao título brasileiro, os pontas trocavam de lado. Mas se o técnico optar por Trauco na frente, Everton será inevitavelmente ponta-direita e dificilmente se revezará com o peruano. O gringo foi meia nos dois jogos contra o Atlético-PR, duelos em que Renê ocupou a lateral esquerda. No Rio, ficou mais centralizado, e Diego, no sacrifício, virou atacante. Em Curitiba, atuou aberto.
Curiosamente Trauco só foi meia ou ponta quando Everton não jogou. No primeiro duelo com o Furacão, o 22 ficou fora por conta de pancada na coxa sofrida contra o Vasco. Já em Curitiba foi ausência em função do pisão que levou no tornozelo esquerdo do botafoguense Fernandes.
Na direita e de pé trocado, Everton poderia reviver o entrosamento que tem com Pará, seu amigo pessoal e a quem dá liberdade para ultrapassagens quando atuam pela mesma faixa de campo. Um gol que exemplifica bem este entendimento é o primeiro da vitória por 3 a 1, marcado por Diego, sobre a Chapecoense no Brasileiro do ano passado.
Cuéllar de volta ao time após mais de um mês?
Por Mancuello não ser um jogador de marcação, Zé Ricardo ainda teria à disposição a possibilidade de recolocar Cuéllar na equipe principal, algo que não faz desde o empate por 1 a 1 com o Volta Redonda, em 29 de março, quando levou a campo um time integralmente reserva.
Mancuello ou Gabriel teriam liberdade para flutuar entre funções que já fizeram no Flamengo: de armador ou ponta-direita. Tal opção é improvável em função de o colombiano Cuéllar estar sem ritmo de jogo e pelo fato de a partida pedir um time mais agressivo.
Fonte: globoesporte.com
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Tudo menos Gabriel
Prefiro Cuellar e Mancuello....
Gabril nem se pudermos jogar com 12.
Gabriel nem para ser candula do flamengo serve.
Gostei da opção com Everton na direira e Trauco na esquerda com René na lateral, e Mancuelo no lugar do Rômulo.
Pararei seria a melhor opção..... O Rodinei não é tão veloz mas cruza melhor que o Berrio, acho que surpreenderia é muito os chilenos.
Também é uma boa opção
Só pra constar, o Éverton se,pre que vai para direita joga muito mal porque chuta mal e não tem perna direita para cruzamento.
Mancuello tem se provado ineficiente na ponta.
Gabriel n serve nem para roupeiro da Gávea
SRN
Rodinei seria bom se fosse fora de casa (quando precisamos de velocidade pro contra - ataque), mas em casa precisamos de jogadores pra ajudarem na criação (já que os chilenos vão vir fechadinhos).
Depende se o Fla fizer 1x0 logo no início terá os contra ataques a seu favor.
A melhor opção é a última, com as entradas de Cuellar e Mancuello e barrando de vez o Gabriel. Poderia fazer duas linhas de 4 ou até menos o famoso 4-1-4-1. Se fosse duas linhas de quatro, poderia jogar pelo meio Márcio Araújo e Cuellar, na meia esquerda o Mancuelo e na direita o Arão que geralmente faz boa dupla com o Pará naquele lado. Ou se fosse nesse esquema 4-1-4-1, seria o Márcio mais recuado, Cuellar e Mancuello fazendo a saída de bola, Arão bem na direita e Everton na esquerda com apenas o Guerrero na frente. Opção não falta pra deixar o Gabriel de fora, mas essa não é a opção do Zé Ricardo.
Concordo. Vamos ter fé que o ZR vai inovar....
Porque o GE Nunca chama o Flamengo de Mengão ?
Eles devem ter um acordo($$) com aquele time sem cor que deve R$ 1,2 bilhão do estádio presenteado pelo governo anterior e que eles insistem em chamar de "timão"...
Prefiro o Pará com o Rodinei na direita, deixa o Trauco na lateral mesmo,ainda acho o Renê muito limitado, pelo menos ofensivamente tem apoiado pouquíssimo nas partidas.
O legal que o lado esquerdo vai estar a todo vapor trauco mancuello e Everton, e o lado direito como já foi testado uma vez, fica muito bom com Para Arão e Rodnei, mas infelizmente pelo oq conhecemos nosso treinador vai escalar seu pupilo canela de mosquito
É simples: qualquer opção tática acima DESDE QUE Gabriel não seja titular.
Impossível, é 12° jogador do ZRuela.
Minha escalação ideal devido as circunstâncias..
4x3x2x1
...............Guerrero .............
Mancuello................Everton
..........Cuella........Arão.........
................M. Araújo..............
Trauco....Vaz....Réver....Pará
...................Muralha...............
Coloca o Matheus savio na direita e Everton na esquerda.