Qual modelo de estádio caberia na Gávea?

Compartilhe com os amigos

O Flamengo se reuniu no início da tarde desta sexta-feira (12) com a prefeitura do Rio de Janeiro para assinar um protocolo de intenção para a construção de um estádio acústico na Gávea, sede do clube carioca, com ocupação de 25 mil lugares.

Levando em consideração todas as exigências dos moradores, que vão desde estacionamento à barulho, separamos alguns modelos de estádios que possam servir de exemplo. Confira;

ARENA DA BAIXADA

Atualmente com capacidade para 43 mil pessoas, a Arena da Baixada segue com as exigências dos moradores da Gávea: Pequeno e acústico. É um estádio de tamanho razoável que se encaixaria dentro do espaço destinado ao Flamengo. Ocuparia o lugar total disponível.

*A área pintada em vermelho é, aproximadamente, a ocupação da Arena da Baixada “encaixada” na Gávea.

Dados obtidos pelo Twitter @notavel

RED BULL ARENA (EUA)

Tem a mesma capacidade do projeto inicial do Flamengo: 25 mil lugares. Embora ultrapasse um pouco em tamanho, há maneiras de minimizar, já que é uma Arena extensa por conta dos extras (lanchonete, shopping e afins) dentro.

*A área pintada em vermelho é, aproximadamente, a ocupação da Red Bull Arena “encaixada” na Gávea.

Dados obtidos pelo Twitter @notavel

A título comparativo, temos como exemplo a La Bombonera, que apesar de ter capacidade para 49 mil pessoas, um dos setores é inclinado e ocupa pouco espaço. Ele ocupa a mesma área da Red Bull Arena. O Independência (23 mil lugares), comandado pelo Atlético Mineiro e América Mineiro e também o Allianz Parque (43 mil lugares), do Palmeiras, são em áreas residenciais e ocupa basicamente a mesma área da Red Bull Arena.

ARENA DO GRÊMIO E MARACANÃ

O primeiro tem capacidade para um pouco mais de 60 mil pessoas e não caberia pois ultrapassaria o terreno do Flamengo. O Maracanã, por sua vez, é o maior da listagem com ocupação de quase 79 mil lugadores, além de ultrapassar o terreno destinado ao Flamengo, ocuparia parte das áreas residenciais. Veja uma comparação entre a Arena da Baixada (azul), Arena do Grêmio (roxo) e Maracanã (amarelo):

Dados obtidos pelo Twitter @notavel

Estádios com o campo escavados não podem ser feitos no local pois a área é aterrada. Portanto, padrões europeus de estádios acústicos não foram levados em conta.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • que o flamengo faça um estádio na gávea que atenda todas as exigências, da cbf e da comebol, isso já é suficiente para não dependermos do maracanã…

  • Atenção bandeira, da pra fazer um estádio​ acustico pra pelo menos 30 mil na Gávea seguindo como exemplo​ a arena da baixada, temos que evitar ao máximo o auto custo de jogar no Maracanã mesmo que o Flamengo seja o seu gestor.

    • Dá não. O limite imposto pelo poder público foi esse. O Flamengo queria 40 mil.

  • Esse terreno vale uma fortuna e o Fla não o utilizou durante décadas…

    • Para quem tem pouco espaço, esse é o projeto de renovação de um estádio antigo, em Portland. Lembra La Bombonera, e o teto em concha permite uma ótima acústica para o estádio, transformando o espaço num verdadeiro caldeirão.

  • Como tem gente mal informada aqui… Acordem, esse eh o plano da diretoria, eles ja falaram isso varias vezes, ter 2 estádios, um pequeno e outro grande. Anotem ai, sairemos de 0 para 2 estádios, podem apostar… A Gávea sera daqui a 4 anos o que hoje eh o estadio da Ilha, no sentido de ser um estadio p 20-25 mil lugares p os jogos menores, mas com maior valor de ingresso… Enquanto a Gávea não fica pronta, usaremos a Ilha como o tal estadio pequeno. Quanto ao tal estadio grande, 40 mil lugares ou mais, a principio a primeira opção eh sim o Maracanã… caso contrario iremos construir um novinho. Pretendemos sim ter 2 estádios e p esta diretoria nada eh impossível, quem viver vera… SRN !

    • Acorda do teu sonho, isso aqui é vida real. Administrar 2 estádios é suicídio. “Caso contrario construiremos um novinho”, se fizerem isso será como assinar o comprovante de burrice em ter construído um mini estadio pra 25mil

      • Ô filhão, te esqueceu que o Fla é o maior clube do Brasil? Quanto mais patrimônios tiver, melhor, ser o maior não é viver com o mínimo.

      • Se for permitido a realização d shows no estadio d gávea penso que vai ser bem lucrativo

      • Suicídio não deve ser. Há anos o Flamengo tem um departamento voltado para assuntos de estádio. Se desejam é pela sua viabilidade, não concorda?

        O que me preocupa não é o agora, mas sim o depois. A concessão do Maracanã são 30 anos. Sabe se lá quem poderá assumir há uns anos a frente e desalinhar tudo que está sendo feito agora?!

      • Cara, ou vc eh vascaino, ou eh analfabeto ou eh burro mesmo… kkkk EU nao quero nada, eu nao estou sonhando, QUEM quer e esta sonhando eh nossa diretoria, eu estou apenas informando o q ela ja falou aos 4 ventos : 2 estádios sim, isso é um plano, um desejo deles, mas nao segnifica q sera assim, q eles vao conseguir… Agora, eles sao super “burros e incompetentes” e vc eh o super “expert especialista” em gestao, kkkkkk Antes de vomitar qualquer merda, aprenda a interpretar texto, amigao, podia dormir sem essa, ok !? SRN

        • Você usa as palavras “iremos construir; pretendemos” e diz que essa não é uma vontade sua também? Então eu acho que não sou eu o Burro e Analfabeto aqui. Saiba se expressar que vc vai ser mal compreendido com menos frequência. E quanto aos dois estadios (gávea e maracanã/outro estadio proprio maior), especialistas afirmam que, se mal planejada a administração deles, o risco de prejuízo é grande. Tudo bem que para o Flamengo ,que hoje em dia consegue crescer seu orçamento de maneira quase que milagrosa no cenário financeiro nacional, conseguir parceiros, patrocinadores e um acordo de Naming Rights (muito necessários pra que a dívida gerada vinda da construção seja amenizada) não é um desafio tão difícil. Mas mesmo assim, erros acontecem. E um erro como esse seria fatal. Veja a situação do curintia que com aquela historia de itaquerão pra cá, itaquerão pra lá, itaquerão, itaquerão… Nao conseguiu firmar nenhum Naming Right por causa da própria torcida e da mídia também, mesmo sendo um clube da elite do Br. E hj sofre pra pagar enquanto o palmeiras foi lá, com muito menos alarde fez o estádio dele, conseguiu um baita Naming Right da Allianz, e hj tá aí brigando lá em cima, sem ter sentido nos cofres como o rival. Mas enfim, também confio na diretoria. Se estão querendo fazer, é porque vai dar certo. SRN!

  • As imagens estão sobrepostas em cima do modelo atual, ainda teremos a arena MacFla, o que diminui os espaços ainda mais.

    • Nao amigo, a Arena McFla nao tem nada a ver com a area do estadio de futebol, ficara do lado oposto do terreno, um nao interfere em nada com a outra.

  • Para a galera megalomaníaca! Esse projeto é de revitalização da Gávea, nossos dirigentes sabem q o Fla precisa de um estádio maior, mas uma arena multiuso para 25 mil pessoas em uma área nobre será muito lucrativa. Se o Maraca for parar em mãos estranhas o Fla pode construir outro estádio maior em outra região e a duas arenas serão lucrativas.

  • Caramba, como o Maraca é gigante não é!?

    • Acho que é o complexo inteiro que está sendo destacado.

      • Nao amigo, eh so a area do estadio mesmo, se for o complexo amigo, da 2 gaveas inteiras

  • Confio na Diretoria e sei que, sabedores dos custos e dos bastidores, saberá tomar a decisão melhor para o Mengo, embora acho difícil administrar os custos de dois estádios próprios (o da ilha é provisório), um na gávea e o maracanã, este último por concessão. Mas, estou tranquilo. Creio que Bandeira e cia sabem o que estão fazendo.

    • quais as referencias? bacana demais. mas acredito que deveria se seguir o modelo palmeiras. com cerca de 40mil

      • eu também mas pena que o governo não deixar expandir a nossa área.

        • isso

    • Quantas cabeças? Apesar de bonito, parece que cabem poucos! &;-D

      • 18 mil pelo que vi no google.

    • É lindo, mas parece muito pequeno.

    • Tem de ser fechado

  • Axo q o Flamengo não mexe em nada ate sair o resultado da licitação fo maracanã afinal d contas o Flamengo não esta nadando em dinheiro. Agora com a saida da lagardene da licitação ficou livre o caminho para o flamengo!
    SRN

    • A Lagardére saiu da compra da concessão, talvez volte para a licitação; pode haver outros interessados inclusive.

      • Cara esse contrato firmado pelo flamengo e governo e prefeitura pela Gávea serviu para afastar de vez a lagardene pois a maior fonte de renda é o flamengo e tendo estadio o Maracanã vai ficar as moscas, a retirada da lagardene nao foi estratégia foi medo de prejuizo…
        SRN

    • Não pense assim. Com nova licitação tudo começará do zero. Não é garantida a vitória do Flamengo na disputa. A Lagardère pode voltar, o que seria normal. Eu outras podem buscar assumir.

      Que vença a melhor proposta, mas de maneira justa.

      • ?Meu ponto d vista deve ser o msm da diretoria pois se vier o Maracanã vai ter q gastar. Foi so isso q eu qz dzr !

    • Massa! muito top o interno; o externo é legal, mas podia ser melhor; por dentro é top, sem dúvida.

    • Essa na minha opinião é a melhor de todas!

    • Acho que não cabe na gávea! não é só a capacidade que importa… tem contrução dentro desse estádio e fica bem largo que ultrapassaria as ruas.

    • Mas se couber meu amigo esse é o estádio perfeito, nem parece que só cabe 25 mil pessoas kk

      • É só adaptar, Luan.

        • tlg mas sla não entendo de construção de estádio, só que a área da gavea é muito pequena.

  • Amigos EBM é um estrategista, o que ele ganhou hoje foi uma Às na manga para negociar o Maracanã. A capacidade do estádio da Gavea pode ser muito variável dependendo do projeto, se o governador andar na linha com o Fla e liberar nova concessão a Gavea é para 25 mil , mas se pisar na bola sai estádio próprio para no mínimo 40 mil. Bingo!

    • EBM é fodástico!

  • Estádio de saco cheio com esse tipo de matéria, assunto chato pra caramba parece até período de férias. A própria Diretoria cuida de encher o saco da torcida com esse assunto, onde uso vira pauta, se vai ser para 20 mim, 25 mil, 40 mim, 45 mim, se vai ser em Niterói, na Gávea, na Barra ou na pqp. Se não vai fazer nada, se vai administrar o Maracanã ou arena da Ilha. Esse tipo de assunto e preocupação que torna o Brasil o país do 7 X 1.

    • Ué, mas se deixar o assunto morrer, daí é que não sai mesmo.

      • Então pega, contrata um espaço escritório de engenharia, manda fazer um projeto que se encaixe no menor espaço dos prováveis, apresenta e ponto final. Apresenta a viabilidade econômica e diz que está buscando parceiros e está a decidir onde será e quando será iniciado. Não precisa criar toda essa atmosfera que vem sendo criada, ora o assunto é o combalido Maracanã, ora é construção de estádio. Torra a paciência.

        • Arquitetura pra ser mais exato. Não desmereça minha profissão. SRN

          • Perdoe a ignorância kkk

            • Sem stress kkkk engenheiro tem competências muito diferentes do arquiteto. Quem não sabe confunde e bota de fora nossa profissão, a qual é tão importante quanto de um engenheiro. SRN

  • Srn

  • Se liga, constroem um estádio para 25 mil na Gávea, blz. Assumem o maraca para jogos maiores, blz. Ótimo, lindo. Mas se não assumir o maraca, o que faz? Vai jogar uma reta final de brasileiro ou um mata-mata de liberta na Gávea? Sla, confuso. Não é uma crítica, só não dá pra entender muito esse planejamento.

    • Mas o estádio não sai antes da definição do Maracanã , se o Fla não ficar com o Maraca o plano B é um estádio em outro local com capacidade maior.

    • Nada impede o Flamengo de jogar no Maracanã com outra concessionária, desde que ela não seja a Lagardère.

  • Como assim estádio acústico? Seria o mesmo que um estádio todo coberto, ou apenas um revestimento parcial e talz? Foi mal pela burrice. Kk

    • Acho que coberto pra diminuir o volume um pouco do grito da nação pra não atrapalhar os motoristas kkkkk

    • Acho que, no mínimo, semi coberto, como o do CAP! que também é cheio de vizinhança, no mesmo quarteirão inclusive, muito próximo mesmo, nem do outro lado da rua não é.

  • o Atletico Mg pretende construir um estadio para 42 mil pessoas e estacionamento para 3,300
    o total do custo ficaria abaixo dos 400 milhoes sem o terreno pois seria doado pela Mrv

  • O FLAMENGO deve fazer um Estádio nos moldes da Arena da Baixada ( e, vamos parar de chamar Estádio de Arena, no Brasil, é Estádio. Arena, deixa p/ os Gringos, PQP! )
    Se, fazer c/ o teto retrátil ( Abre/Fecha) vai melhorar, e muito, à Acústica!
    SRN!

    • Teto retrátil é maneiro, mas encarece bem

    • Esta neura eu não tenho não… mas que seja.

  • Eu vi o estadio do Atletico de Madrid
    tem uma parte da arquibanca que é em cima da rua,aproveitando o espaço e dando maior capacidade

  • Faz um estádio básico, e com maior capacidade, 40.000 pessoas. Um estádio pro flamengo de 25.000 pessoas eh desnecessário. Vai continuar dependendo do Maracanã. Ou o Flamengo toma conta do Maracanã ou não joga mais lá, pra nada. Eles vão ceder, pois o maracana depende do Flamengo. Um estádio inclinado, do naipe do Boca, seria o ideal. 40.000!!!!!

    • Eu acho que a limitação nao é por conta do espaço, nao sou engenheiro, mas devido a localização e a exigência do isolamento acústico, nao teria como o isolamento ser favorável com públicos muito maiores… Acredito que independente do tamanho, o Flamengo fará o melhor possível dentro das limitações impostas, a diretoria é muito competente!

  • O Palmeiras vai pagar p estadio dele somente com a venda dos naming rights,venda de camarotes e 10 shows por ano, sem precisar botar um centavo. Isto é possível pra nos.

    • Ate acho possível mas existem porens.
      São momentos econômicos diferentes no país.
      Palmeiras não gerencia o estádio.
      Palmeiras não fica com toda a renda.

      • Toda renda do futebol é do Palmeiras, toda renda de Shows é da Wtorre que tem direito e prioridade prioridade de fazer uma quantidade de shows por ano, acho q são 10 shows.

        • O Palmeiras não sei se vende mais barato ou da um setor do estádio para a wtorre

          • Mas pode ser um negócio mesclado tb, de repente o Flamengo pode entrar com parte da grana, oras.

        • É muito mais favorável para a WTorre. O acordo é que ela ficou com a soma de naming rights (300M por 20 anos), camarotes (vendidos por 100M) alimentação estacionamento (95M por 8 anos de contratos), patrocínios (135 a 150M), cadeiras cativas (sem estimativa) e shows (1 a 2M por show). Ela bancou a construção e tem a cessão é por 30 anos, logo esses contratos acima serão renovados no futuro trazendo mais receita. Não sei o custo de manutenção. Fonte: globoesporte

          • Acho um acordo muito bom, o Palmeiras não botou um centavo do bolso, não tem dívida com banco e ainda sim fica com toda bilheteria. Melhor que isso não tem jeito, investidor nenhum vai botar 500 milhões em um estádio de futebol sem um bom retorno

  • O modelo será o da arena da baixada e a mrv vai tocar essa obra.
    Acabei de ver na minha bola de cristal.

  • Sou Flamengo demais, gosto muito dessa diretoria, mas esse estádio eu não gostaria que saísse do papel. Sinceramente, acho uma burrice administrar 2 estádios como o Flamengo almeja fazer . No Brasil não tem time que faça isso. E pra que disser que o Atletico mg faz, o independencia tem suas despesas “divididas” com o america mg e o mineirão é do estado, sendo cobrado pouco de taxa por jogos lá. E isso seria impossível aqui no RJ devido ao governo quebrado que não quer assumir o maracanã. Sobraria pro Flamengo ter que manter dois estadios. Sendo o maracanã dividido com o fluminense (oque eu não concordo também). Se for fazer um estádio que seja grande, do tamanho que a nação merece, estádio pra 50-55 mil lugares estaria ótimo. Modular, com opção de fechamento do anel superior (em caso de jogos de menor importância, jogos que seriam jogados na arena da ilha ou nesse estadio da gavea). E só lembrando que o maracanã, que não é nosso, custa uns 40 milhões por ano em manutenção e já tá com a cobertura danificada (reportagem da globo). Prefiro gastar pra manter uma coisa 100% nossa. Construir isso é jogar dinheiro fora!

    • É que um estádio de 55 mil a maior parte do ano tem tendência a dar 20 mil mas o custo operacional continua de 55 mil.

      • Fechando um setor do estádio seria como se ele não existisse. Sem funcionarios, sem despesa alguma.

    • Parceiro, a partir do momento que teu time é o maior do Brasil, não pense pequeno, isso é coisa de série B. SRN (Flamengo tem que dominar a porra toda)

  • muitos torcedores pedem estadio para 50,60 mil lugares mas esquece que 80% do ano o time não leva 20 mil, a media do flamengo esse ano e de 23 mil torcedores. caso o flamengo assuma o maracanã e se tivesse mais de 200 mil socios e todo jogo tivesse 70 mil no maracanã ate entenderia a euforia para um estadio para 50 ou 60 mil mas nessa media um de 25 mil esta de bom tamanho, na inglaterra a maioria e estadio com capacidade pequena.

    • É por isso que o planejamento da diretoria é construir para 20, 22 mil e usar o Maracanã para jogos maiores. Mas se o Maracanã não ficar disponível, estende-se o contrato por mais 3 anos na Ilha expande-se a Gávea para 50 mil. Isso que a diretoria comentou na época.

      • Se decidirem construir um estádio para 50~60mil, AFUNDAREMOS o Maracanã de vez, sem falar no fato de assumir custos extravagantes em vista do seu porte; portanto, acredito que o estádio certamente ficará disponível para o Flamengo. A questão é QUANDO… &;-D

      • a gávea não suporta 50 mil, espaço pequeno

    • É por isso que defendo a construção na casa dos 30mil (apesar de 25mil não ser ruim). Atende as necessidades para jogos médios e pequenos e serve de backup caso tenhamos novos problemas em relação à concessão do Maracanã (já que agora, não poderemos mais mandar jogos fora do RJ)… &;-D

    • Dos times pequenos , os grandes estão construindo estádios maiores.

      • depois de quantos anos

    • Você só pode estar de brincadeira!
      Qual é a média de público dos jogos do Flamengo no Maracanã este ano?
      Muito maior do que 40 mil…
      Amanhã será apenas o 1° jogo do brasileirão e o Flamengo já vendeu quase 40 mil ingressos e o número vai aumentar bem ainda…
      Agora imagine o clube uma potência esportiva, com um elenco cada vez mais estrelado e vitorioso!
      O Maracanã antigo para mais de 100 mil seria pequeno.

      • A MEDIA DO FLAMENGO EM 2017 E DE 23 MIL, não estou falando da media no maracanã, estou falando da media em 2017. entendeu

    • Lembrando que, com estádio próprio, a tendência era o número aumentar, já que o Flamengo teria condições de fidelizar o ST e demais torcedores;
      Aliás, o time já vêm melhorando a olhos vistos, o que também é outro fator para aumento de torcida; já já sairemos da crise (pouco otimista né), o que é mais um fator… e por aí vai…
      agora, o estádio pequeno na Gávea, tenho a impressão, que foi planejado nos tempos em que se podia jogar fora do estado, pois seria sempre um backup, agora só restará o Maracanã, então talvez fosse bom repensar o tamanho, de pequeno para médio.

    • Mas se o estadio for muito pequeno a media vai cair mais ainda

      • ACHO QUE NÃO

  • Flamengo deveria desistir do maracana. Estádio razoável pro tamanho do clube seria acima de 40mil. 25 é bem pouco.

  • Para um estádio desse é possível o Flamengo fazer uma arquibancada com aqueles antigos assentos do Maracanã antes da última reforma. Rubro negro que torce de verdade assiste ao jogo em pé e aqueles eram ideais. Setor popular e que se ganharia na quantidade. O problema é que os moradores não querem pobres rondando a área, este é o motivo no qual irão tentar barrar a remodelação da Gávea.

  • Estou feliz e puto !

    • É dois, parceiro. Kkkkk SRN

  • Galera dá uma aliviada nos sonhos,estádio ideal para o Flamengo é coisa pra daki sete a dez anos! Fato.

  • Prezados Rubro Negros,

    Estádio para 50 mil o custo de manutenção é muito alto, o ideal era o flamengo construir um estádio entre 30 a 40 mil, mais a área não permite, caso façam uma arquibancada bem alta poça ocorrer de fazer para 30 mil, fora isso é impossível, sei que todos querem estádio de 70 mil, mais é inviável, pois seria preciso encher todos os jogos para se manter, e sabemos que o EBM só ficará até 2018, o próximo que chegar não sabemos se manterá a política de AUSTERIDADE, então vamos focar em um estádio de 25 a 35 mil na gávea que ficará de bom tamanho, atrás dos gol nada de cadeira, só arquibancada.
    Jogos de grande apelo vamos para o Maracanã, utilizando pouco, o estado chegará a um acordo rápido.
    Nada de utopias e vamos que vamos, nada do flamengo, tudo pelo flamengo.

    SRN
    JUNIOR
    Estácio-RJ

    • A questão é que tem que decidir o destino do Maracanã:
      * Se assumí-lo, o 2o. estádio de 25~30mil seria excelente;
      * Se não (sem maraca), um estádio de no mínimo 45mil.

      • Até começar a construção (vai demorar muito) o Maracanã já deve ser decidido o que será feito

        • Maracanã pra assumir tem que ser com um parceiro, se pegar sozinho…

  • Meu Deus galera,esse estádio vai ser construído em 3 anos,o mesmo tempo de contrato com a arena da ilha.Vai servir para jogos de pequeno porte,futebol feminino e categoria de base,além de valorizar a Gávea e ,consequentemente,o patrimônio do clube.Tenham paciência… Flamengo vai tentar acordo com o Maracanã e se não conseguir,vai providenciar um estádio para jogos de grande porte,uma coisa não anula a outra.Essa diretoria só nos dá orgulho,sabem o q fazem.SRN.

    • Quem liga pra futebol feminino ? precisa tre estadio pra futebol feminino ? pra publico fantasma ?

      • a partir de 2019 clube que não tiver uma equipe de futebol feminino não joga a libertadores.

        • Tudo bem, mas não precisa de estadio para o futebol feminino entende . So campo, pois não existe publico.

    • Este estádio não sai em menos de 5 anos.

      • Bandeira falou 3 anos, é o tempo que se gasta em geral para se fazer um estadio de grande porte. só como ex.

        • O tempo de construção pode ser de 3 anos , mas o inicio , pode contar vai levar no mínimo mais 3 anos.

    • Vai encher o rabo de dinheiro com show, UFC, loja, visitação, naming rights, camarotes, etc. Isso é business. Vai gerar recurso. Não tem nada a ver com o estádio definitivo do Flamengo, que só vai ser decidido após o Maracanã. Não é tão difícil entender isso… E ganhando ou não a licitação, chance de chegar a um acordo para jogar lá é alta. Ambas as partes iriam ceder um pouco e chegar a um acordo. Isso é vida real, não é novela. Os dois lados tem interesse, vão se acertar.

  • E se mudar a orientação do campo de forma que a arquibancada atual fique atrás de um dos gols e não no meio de campo e faz um estádio em formato de U? Acho que daria um estádio com mais de 25k lugares e com possibilidade de ampliação!!!

    • O problema é que a imagem está sobreposta em cima do modelo atual, ainda teremos a arena MacFla, o que diminui os espaços ainda mais.

    • Outro dia v na tv um estadio em que os veículos passam debaixo da arquibancada, uma opção de aproveitamento do espaço

      • É o estádio Vicente Calderón, a agora antigo casa do Atlético de Madrid. Também pensei nessa possibilidade mas o problema é o Jóquei club do outro lado da via. Acho que mudando a orientação do campo dá para fazer um estádio.

  • O Flamengo que construir um estadio para 25 mil pessoas, e assumir a adm. do maracanã ae eu faço uma pergunta isso é viável? Maracanã tem um custo de 40 milhões por anos se o Flamengo construir um outro estadio para 25 mil pessoas qual seria esse custo entre 15 e 20 milhões por anos? Valeria mesmo apena ter 2 estádios? Acho que seria melhor construir um estadio para 45 ou 50 mil pessoas, ou o maracanã, mas que seja apenas 1 estadio dois eu acho que daria prejuízo pq mesmo sem usar estadio também precisa de manutenção.

    • Não. O estádio seria simples, sem altos custos. O maracanã é caro porque é outro nível. O estádio do Palmeiras, por exemplo, custa 15 milhões (43 mil de capacidade). Dá pra fazer um estádio com custo inferior a 10 milhões.

      • estadio não pode ser muito simples né ate pq tem que ser um estadio acústico, não pode ser aberto, mas vamos esperar e ver o que irá acontecer, na semana passada o Wrobel em entrevista aqui no coluna falou que o flamengo está quase fechado com um terreno que já teria a 4º reunião que era um ótimo terreno com ótima localização será que vão desistir? não estou criticando apenas gostaria de saber.

      • O custo do Maracanã é alto porque não é somente o estadio , mas o complexo esportivo.

        • Sim

    • O Maracanã não será apenas do Flamengo, apesar de gerido por ele… &:-D

    • Isso é estádio de futebol americano, maior que o atual maracanã, utopia total um estádio como esse

      • Top mesmo mas nao tem nenhum poste pelo menos pra esconder do sol escaldante do Rio

  • O melhor modelo sem dúvidas é o da Red Bull arena, que é linda e aparenta ter uma capacidade maior do que realmente tem

  • Alguém sabe dizer se aquela arquibancada antiga da Gávea é tombada e por isso não poderá ser demolida?

    • Nah tem isso não, quando começarem as obras aquilo ali vai dar lugar a modernas e confortáveis cadeiras.

      • Tem que ver isso aí.

    • Putz. Só faltava essa

    • Acho que não tem nada a ver, tanto que, por exemplo, mudaram completamente o Maraca…

      • Mudaram daquele jeito né, passando por cima da lei, já que o IPHAN era contra… Acho que o Flamengo não faria isso.

        • Tem razão, a Copa atropelou tudo e todos.

  • O meu maior medo é eles fazerem um estádio com essa capacidade levando na ideia de que são para jogos menores, e ficar só nisso! Pow o Flamengo é maior que 25 mil, o estádio tinha que ter uma capacidade de no mínimo 50 mil, nossa torcida é a maior do mundo! Se ficar só nesse estádio não dá.

    • Mas esse estadio e para carioca e jogos menores, tipo primeira liga. Nao acho que seja o estadio definitivo.

    • Porra, os cara estão administrando o clube desde 2012, de lá pra cá o clube só cresceu, estão com esse projeto com certeza a muito tempo, estão trabalhando pro clube ser bem sucedido, vocês ainda querem criticar? tu faz parte da diretoria pra falar que eles só vão construir esse estádio? DESLIGA A CORNETA, APOIA OS CARA, garanto que eles sabem oquê é melhor no momento, do que muito torcedor emocionado.

      • Desde 2013*. E vamos apoiar, galera!!!!

    • Amigo, o estádio principal que o Flamengo cobiça é o Maracanã. O estádio da Gávea é pra jogos menores.

  • Igual a arena da baixada, inclusive na capacidade, seria o ideal. Se fizer pra 25 é melhor que nada, mas não seria o ideal,..mesmo podendo jogar no Maracanã

  • De um lado arena MC Donald do outro arena burguer king Kkkkkkk

  • Por mim acabava com o joquei e fazia um estadio pra 200 mil !! SRN

    • 200 mil ? Que mundo você vive , com certeza iria quebrar o time só com manutenções . E cada sem noção que aparece .

      • Tirando vc acho que todo mundo entendeu que foi um comentario ironico !! Abraços SRN

        • Mas que podia ser lá podia! Hahaha. SRN

      • Eu acho que foi força de expressão pois a área do jockey eh praticamente do lado do flamengo e deve caber uns 4 flamengos lá. Hauaau

        • Eu acho que o Flamengo ficara mesmo com o Maracanã um bom tempo . Creio que construção de estadio , somente esse na Gávea .

    • Hahahahah. Isso. Já falei isso há um tempao. Quando a gente olha a área do jockey no maps. Eh gigantesca. Tinha que trocar a sede do flamengo com o jockey. Acabar com turf. Não vai ninguém. A nao ser no trofeu Brasil onde os pela sacos e dondocas usam o chapéu mofado que nunca sai do armário. Disputa o troféu Brasil em São Paulo. E faz um jockey lá no caixa prego para os apostadores bêbados e inveterados

      • E aí acaba os esportes olímpicos?

        • Não entendi bem o ponto mas vamos lá. O terreno do jockey cabe um estádio + o que vc quiser lá dentro. Esportes olímpicos, esportes não olímpicos, lojas, museu, e por aí vai

          • O ponto é que, levando em conta que o nosso colega estivesse falando sério, um estádio gigante tera que ter área de estacionamento gigante, com tudo isso que você disse incluído pra não ser decifitário: lojas, museu, shopping, restaurantes… E aí talvez precisem colocar os esportes olímpicos num canto qualquer.

            • Ah tá. Os 200 mil era zoeira dele. Ele quis dizer tb que a área era gigantesca.

          • E o valor dos terrenos ? são grandes também.

            • Vamos por partes. Eu mostrei o tamanho dos terrenos apenas para responder para o almir que nao precisariamos abandonar outras areas do flamengo. Em nenhum momento essa ideia eh viavel. Qualquer ideia sobre o uso do jockey eh apenas um devaneio. Tipo quando a Gente gasta o dinheiro imaginario que ganhamos na mega sena acumulada.

              • kkkkkkk
                mas nem precisa desmanchar o jóquei, o estádio cabe no interior da pista

    • Já foi um parto dar andamento ao projeto da Gávea, vamos deixar os cavalinhos quietos por enquanto…

  • Proponho escalar um time com Chiquinho, Vaz, Wellington, Gabriel e Adryan no time para testarmos a acustica kkkkkkkkkkk

    • Esqueceu o menino Wallace

      • kkk, pode crer kkk

      • Ai vai ter um barulho do caramba de nego xingando ele kkkk

    • César Martins no gol? Kkkkkk

    • Com Ronaldinho no meio de campo e Edmundo no ataque. Nao teria isolamento acústico que aguentasse.
      SRN

  • Tem que ver se cabe a BayArena do Leverkusen, se couber e o ideal.

  • Eu gostaria que tivesse um estádio no estilo dos ingleses antigos…Acho lindão… Deem uma olhada no Liberty Stadium que cabem 20972 pessoas

    • Maneiro! Gostei! Aparentemente simples, sem frescuras, como um estádio desse porte deve ser.

    • Ia ser legal se pelo menos fosse o primeiro estádio do Brasil sem barreiras ou grades entre a arquibancada e o campo, como é na Inglaterra.

      • Tipo a arena da ilha

        • Isso, só que ainda tem uma grade ali na Ilha.

    • Gostei hein… parece perder muito espaço com aquela passarela e monte de saídas enormes… mas é show.

Comentários não são permitidos.