Para garantir os direitos básicos, melhorias aos profissionais da área e proporcionar o desenvolvimento do futebol brasileiro, a CBF abriu no dia 10 de abril, o registro de treinadores de futebol no Boletim Informativo Diário (BID).
Em menos de dois meses, todos os clubes das quatro séries do Campeonato Brasileiro já registraram seus técnicos no sistema. Além dos 128 que disputam a competição nacional, outros 34 profissionais estão cadastrados no site, totalizando 162.
O registro garante aos técnicos a comprovação de direitos básicos, como a previdência, além de conter o seguro de vida e de acidentes pessoais da CBF, nos mesmos moldes dos jogadores. A medida é fruto das reivindicações dos treinadores, principalmente após o acidente do avião da Chapecoense, quando faleceu Caio Júnior. O técnico da Chape na época não teve ao seguro de vida, como os jogadores.
– É ótimo já na terceira rodada das competições ter todos registrados. É positivo para a CBF, para os clubes e para os técnicos. O próximo passo é acrescentar dados. Vamos fazer um trabalho com os treinadores para que eles passem as informações do currículo e fiquemos com uma base completa. O objetivo é ser igual ao registro dos jogadores no BID, disse o Diretor de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol, Reynaldo Buzzoni.
Em reuniões dos Conselhos Técnicos feitas em fevereiro, os clubes participantes do Campeonato Brasileiro aprovaram o registro dos contratos dos técnicos, o que passará a ser obrigatória para participar da competição. Quando houver troca de treinadores, os clubes deverão rescindir o contrato do que deixar o cargo e registrar o novo comandante.