Notícias

Dorival, Oliveira e até auxiliar de Sampaoli: quem empolga o Flamengo?

A irregularidade do Flamengo na temporada e a pressão sobre o técnico fazem com que a diretoria tenha recebido nas últimas semanas várias sondagens de intermediários oferecendo treinadores. Alguns óbvios, outros novidades, mas nenhum agrada neste momento a cúpula flamenguista.

Nomes como de Dorival Júnior, Marcelo Oliveira, Fernando Diniz e até do argentino Sebastián Beccacece apareceram na mesa do presidente Eduardo Bandeira de Mello. O mercado, porém, na visão flamenguista é o maior empecilho para trocar Zé Ricardo. Ninguém empolga.

O mais perto de agradar é Dorival Júnior, que já esteve no clube entre 2012 e 2013, numa passagem apagada. A avaliação é que Dorival foi bem nos quase dois anos de Santos, e teria um material no Flamengo até melhor para trabalhar. Problema aí seria negociação salarial.

Zé Ricardo tem vencimentos na casa dos 100 mil, com gatilhos que bonificam por metas alcançadas. Está virando praxe esses acordos entre técnicos e clubes. Quem defende Zé Ricardo no clube diz que não há nome que empolgue no mercado e que valha a pena investir e abrir mão de um técnico que fez um bom trabalho em 2016, e que custa pouco.

Marcelo Oliveira tem resistência por trabalhos fracos recentes, como a irregularidade do Palmeiras e a demissão entre as finais da Copa do Brasil do ano passado no Atlético-MG. Fernando Diniz, que cogitou assumir um cargo de gerência no Audax-SP, mas não acertou, é considerado inovador, mas no clube há receio de que seja uma aposta arriscada demais para um time cheio de “medalhões”.

Beccacece foi efetivado, no fim e 2015, como treinador da ”La U”, mas não teve uma boa passagem, marcada por muitas indisciplinas de atletas. Bem diferente do trabalho que vinha fazendo no pequeno Defensa Y Justicia, da Argentina, desde 2016 e seu segundo trabalho como técnico.

Com o mercado com nomes que não agradam, Zé Ricardo vai ficando. Resta saber até quando.

Reprodução: Blog do Marcel Rizzo

Yuri Sobral

Ver comentários

  • Dos disponíveis Dorival seria o melhor, acho até que já esteja conversando com a diretoria sobre renegociar a dívida e assumir o time mais a frente.

    • Concordo, e acho que sua passagem não foi tão apagada assim, considerando que tinha um time mais fraco e recheado de garotos que inclusive tiveram suas melhores fases exatamente com o Dorival, que sabe trabalhar com a base.
      Gosto muito do trabalho dele, e acho que ele não é reconhecido por não ter ganho nenhum título de peso.
      Estou na torcida...

      • Pois é, Cuca também não era reconhecido até ganhar o seu primeiro com o Flamengo.

        Nessa última passagem Dorival teve 62% de aproveitamento no peixe, quase o mesmo que o Zé Ricardo porém com um elenco bem inferior.

        • É isso aí, sem falar que ano passado ele chegou a perder mais de meio time por causa de convocações, e mesmo após algumas oscilações naturais pela situação ele retomou o rendimento conquistou uma colocação honrosa e com um elenco muito mais limitado.
          Tenho esperanças de rolar uma negociação nos mesmos moldes de quando o Pet voltou em 2009 e que ele assuma nosso time.

    • Dorival não vem porque em questão de disputa judicial por questão financeira essa diretoria nunca vai ceder nem mil reais que ache ser direito seu ganhar na justiça, o que dirá então 11 milhões. Do lado do Dorival a mesma coisa. Sem falar o risco profissional que ele correria de não encaixar um time recheado de bons nomes.

  • Dorival fez bom trabalho no Santos, 2015, 2016 e um bom 2017, classificando o Santos invicto, pra fase de mata mata da libertadores.
    Ele é bom, já conhece o Flamengo, e usa a base, as melhores peças.
    Rueda também é bom nome, problema é chegar em meio de um trabalho.

    • Em 2015 o Dorival chegou no Santos no meio da temporada, pegou o time brigando pra não ser rebaixado e levou o time à final da CB e terminou o Brasileirão brigando por vaga na Libertadores, isso no ano em que o Santos devia até a floricultura.

      • Exatamente
        Invicto na libertadores
        É ruim? Pra alguns torcedores sim, mas também, hoje o Cuca é gênio, tá tudo errado.

        • Uma das maiores loucuras que eu vejo por aqui, é o pessoal dizendo que o Dorival não é melhor que o ZR, de onde eles tiraram essa conclusão?

          • É um das maiores loucuras mesmo, e olha que nessa coluna eu vejo cada loucura, que é difícil acreditar kkkk

          • Qdo o Flamengo foi campeão carioca uma gurya dizia que o ZRUELA ERA;
            Zpaoli
            Zmourinho
            Zguadiola
            Zkroff
            kkkkkkkkkkkkk

            Outro disse que o ZR é o melhor treinador do Brasil! Absurdo pensamento e visão burra!

          • Kkkk e no final das contas, ele não é nada disso, e não passa de um Zé Ruela.

          • Rodrigo, olha os jogadores do Flamengo;
            Guerrero, Diego, Geovânio, Everton Ribeiro, Conca, Rhodolfo, Trauco, Vinícius Junior, Donnat, Cuéllar, Thiago, Ronaldo e Vizeu, ao meu ver são todos jogadores de altíssimo nível, será que o ZRUELA tem capacidade para comandar essa turma?
            Não falo dos outros por esses serem jogadores experientes e em fase de crescimento gigantesca(THIAGO,VJ, VIZEU E RONALDO)!

          • Acho que o Zé Ruela nem sabe como encaixar esses caras aí no time.

          • Pode ter certeza! Vai colocar Gabriel, Damião e MA, aí esses caras ficarão desanimados e não renderão nada, aguarde. Ser reservas desses 3 sabendo que joga melhor é irritante para os que ficam fora!

    • Rueda é um excelente nome, mas seria melhor tê-lo com uma pré-temporada, mas ainda sim é um bom nome. Dorival, para mim, é o favorito, pois usa a base e ainda prática um futebol moderno e ofensivo.

      • Gui, ZR não tem capacidade de tocar esse vasto elenco do Flamengo, não é falta de experiência, é falta de sabedoria, ele é muito fraco mesmo, estão dando murros em pontas de facas mantendo esse treinador sem entendimento nenhum de futebol!

        • Acho exagero da sua parte, ele pegou um time destruído pelo Muricy e deu organização e nos colocou na briga pelo título. O que atrapalha é a sua teimosia e inexperiente. Não coloque ele no mesmo nível de Cristóvão Borges porque ele não está.

          • Está perdido, Ronaldo, Vizeu, Cuéllar, Thiago, etc...etc...tudo com condições de brigar pela titularidade, as vezes nem são relacionados, MURICY tinha bons zagueiros vc lembra? E muto mais opções que o ZRUELA, por isso não fez nada como vc fala.

            O time de ZRUELA se marca assim;
            Põe 1 volante no Diego, 1 zagueiro no Garrero zoando no seu psicológico e marcando em cima, 2 pontas rápidos em cima dos laterais em um esquema 4-1-4-1 ou 4-4-2 jogando nos contra ataques, pronto, Zruela tem peças para quebrar esse marcação, vencer esse bloqueio, mas não ousa mudar por ter medo d perder e tira o de vencer! Não é somente teimosia, é por ser um aprendiz fraquim mesmo e teimoso para piorar!

            Tem Vizeu que finaliza muito bem, mas prefere o Bondião.
            Tem Cuéllar com uma qualidade inexplicável e Ronaldo no mesmo nível, aí prefere MA e Arão.
            Muralha não sai do chão e tomando uns gols facinho d se defender, Thiago com uma saída e reflexo apurando, crescendo em todos os fundamentos da posição e de muita personalidade, mas ele prefere o Murallha, não existe jogadas ensaiadas, VJ é um atacante que parte para o gol, ele está tirando o estilo mandando que o garoto apenas cruze as bolas na área, é o que estamos vendo e vc diz que é exagero!

    • espnfc espn uol com br/santos/eu-vim-de-santos/15100-quem-assiste-aos-jogos-do-santos-entende-a-demissao-de-dorival

      Sem querer polemizar.

      • Eu assisti vários jogos do Santos, e vou ter humildade pra te perguntar se tem um porque especial na demissão dele.
        Aguardo resposta, tmj.

        • Jovem, não vou poder contribuir sobre seu questionamento porque sequer tenho tido tempo para assistir aos jogos do meu time. Coloquei o texto pois acho pertinente a opinião de um torcedor do Santos sobre o trabalho de seu ex-treinador, a despeito da paixão.

          Lembrei agora que passei os olhos em parte de um tempo de um jogo do Santos pela Liberta, no Pacaembú. Era contra um time vermelho e branco. Até onde assisti estavam jogando um futebol sofrível. Não procurei saber o resultado final dessa partida.

          • Foi contra o Santa Fé, vcs ganharam, acho que 3x2, mas Dorival fez um bom trabalho no Santos, os últimos jogos realmente não foram bons.

      • Pô cara... nego aqui tem resistencia contra tecnico estrangeiro bom, o que dizer do auxiliar do tecnico estrangeiro?

        • O problema Leandro é que o correto seria trazer um estrangeiro em pré temporada, não em meio a temporada, existe a questão do entendimento e adaptação..

          • O ano tá praticamente perdido, a hora de arriscar é agora... eu traria o Rueda.

          • Rueda teria que ser a primeira opção, caso o Dorival não venha. Ele iria dar mais força ao meio de campo, injetar ofensividade e tirar a apatia do time.

          • O loco amigo, saimos da Libertadores e verdade mas nao e motivo para dizer que o ano acabou, ainda ha tempo porem e necessario acordar e nao sei se o Ze estara disposto a isso..

      • Perfeito Rodrigo, não se pode subestimar o profissional, Tito Vilanova no Barcelona certamente seria um grande treinador, era auxiliar de Pep Guardiola e o substituiu, porém infelizmente nos deixou!

        • O próprio Guardiola, quando assumiu o Barça era só o técnico do time B do Barcelona, ainda esqueci de citar o Jair Ventura que ano passado era auxiliar do Ricardo Gomes.

    • Se fosse na época que eu era criança e tava na escola e fazendo aquelas tarefas pra completar a frase, eu completaria com "é pior que o Zé Ricardo".

  • "Quem defende Zé Ricardo no clube diz que não há nome que empolgue no mercado e que valha a pena investir e abrir mão de um técnico que fez um bom trabalho em 2016, e que custa pouco."

    Desculpe desapontar quem defende o Zé Ruela, mas é insano pensar que ele seja melhor que o Dorival, pois não é mesmo.

    • Só tem ele. A questão é que se ele assinar com outro clube, como o Cruzeiro por exemplo, não haverá outro bom nome.

        • Sim, era para ter contratado ele já no Domingo, pois se o Cruzeiro perde em casa contra o Atlético Goianiense, o Dorival iria para lá, porque o Mano com certeza seria demitido.

    • Entendo o seu ponto de vista Rodrigo e não estou aqui pra defender ninguém muito menos puxar "sardinha" para o Zé Ricardo que nesse momento encontra-se perdido com a equipe, porém vale ressaltar que o tempo de trajetória de Dorival e Zé Ricardo é bem maior, portanto é lógico que o Dorival "é mais técnico", tem mais tempo de rodagem e durante esse período oscilou e pode evoluir em alguns aspectos, entretanto no geral não aponto nenhum treinador aqui no Brasil, sendo interessante para o Flamengo, talvez com muito risco Fernando Diniz, um cara de boas ideias mas certamente teria muita dificuldade em implantar seu sistema de jogo em um grupo de jogadores tão cascudos, a solução seria lá fora, eu sinceramente não consigo apontar facilmente um nome, Bielsa seria o melhor nome na minha visão porém não é possível, gosto de Eduardo Coudet, tem ideias legais também....

      • Não sei se com o tempo o ZR vire um bom técnico, embora eu ache que sim, mas não sei se vc lembra do Cristóvão Borges quando assumiu o Vasco em 2011 depois do AVC do Ricardo Gomes, naquele ano ele levor o Vasco até as semis da Sulamericana e terminou o campeonato brasileiro em segundo lugar, mas depois não deu certo nem no Vasco e nem em outro lugar, por onde passadé odiado, já em relação ao Dorival, podemos dizer que ele nunca teve a chance de pegar um elenco capaz de ser campeão nacional.

      • Desculpa. Mas não vejo jogador cascudo no flamengo. Nem medalhão. Vejo caras famosos e bons de grupo e as vezes muito passivos
        Ninguém poe a bola debaixo do braço e chama o time. Pelo contrário, só vejo o para revoltado com algumas coisas em campo.
        Não vejo Diego. Guerrero. Rever criando caso com um Fernando Diniz por exemplo.
        Quem é Zé Ricardo pra tirar o Diego num jogo contra o palmeiras lá em São Paulo. Ele tirou e o cara aceitou na boa.
        Isso é desculpa.

        O lance é que o Fernando diniz não serve de escudo. E eles vão ter que bancar a escolha no início e até o time engrenar talvez leve leve 2. 3 ou 4 jogos. Eles têm coragem pra isso?

        O árbitro salvou o Zé no domingo ou alguém acha que esse discurso de não cai é real?

        • Flavio, quando o Ze assumiu a equipe ninguem imaginaria que poderia fazer aquela substituicao, pura personalidade, isso ele tem de sobra, o que eu quero dizer e que nao sabemos se com Fernando Diniz sera da mesma forma, realmente temos um grupo aparentemente disciplinado, quando digo cascudo, e em alusao a consagrado, varios jogadores com mercado por ai a fora entende, gostaria tambem de ver o Fernando trabalhar, porem penso que para a diretoria seria um risco apostar em mais uma aposta!

          • Tendi e concordo.mas dorival pra mim é uma aposta. Só fez trabalho bom no Santos, no resto passou batido. Só ganhou estadual e série b. Muito pouco pra quem tem anos de técnico e essa banca toda.

          • Perfeitamente, também acho, muitos colocam certos treinadores no topo porém é preciso analisar uma série de situações para "apostar em uma aposta", Fernando Diniz por exemplo pegou um grupo de jogadores absolutamente "desconhecidos" e fez daquilo um time de futebol, capaz de enfrentar qualquer time brasileiro de igual para igual, principalmente na parte tática, claro que os jogadores compraram sua ideia e filosofia de jogo, implantou em uma equipe de pequena expressão mas temos que reconhecer sua ousadia, coragem e qualidade para conseguir colocar em prática e obter resultados, também sofreu bastante para conseguir montar aquela equipe, é preciso encontrar um treinador com uma ideia boa de jogo caso haja realmente a iminente demissão de Zé Ricardo, nossa comissão fixa encabeçada por Jaime de Almeida tem que acabar, pois certamente influencia na escolha dos jogadores, é necessário nos reinventarmos nesse quesito, apenas dizer, o Flamengo tem um DNA ofensivo é fácil, a questão é por em prática e até o momento até mesmo o que conseguimos anteriormente com Zé Ricardo já se foi para o espaço, se antes a ideia era evoluir do que fomos em 2016, agora me parece que estamos novamente partindo para o recomeço.

          • Perfeito.
            Eu remanejo o jaime. Ponho o zé de auxiliar e trago o diniz. particularmente acho que o zé não dura muito não.

    • Concordo com você,o único apto a assumir no lugar do mas esperaria o elenco está todo a disposição dele para ver se vai voltar a fazer o bom trabalho que fez até a eliminação na libertadores.

    • Concordo com você,o único apto a assumir no lugar do Zé mas esperaria o elenco está todo a disposição dele para ver se vai voltar a fazer o bom trabalho que fez até a eliminação na libertadores.

  • Eu iria no Rueda e estabeleceria pra ele uma meta realista pra esse ano levando em conta o tempo para se adaptar ao futebol brasileiro, ir bem num dos mata-mata e no brasileiro pegar uma vaga na libertadores e ano que vem ele já estaria adaptado pra poder trabalhar, já que esse ano tá praticamente perdido, valeria a aposta.

      • pra titulo ta perdido... o que aconteceu em 2009 foi uma aberração estatistica que nunca aconteceu antes e nem depois...

  • Fernando Diniz!
    Coragem diretoria. Tão esperando o tite sair da seleção? Fala sério.

    • Fernando Diniz ficou 17 jogos sem ganhar no Oeste, foi chutado de lá, voltou pro Audax e agora está rebaixado no campeonato paulista. Sem falar no seu forte temperamento, o que lhe faz não ser muito querido no vestiário.

      • Eu acompanhei a série B e o audax este ano. Ele não foi chutado de lá. Era uma parceria entre os clubes. E o esquema tático foi aplicado lá. Os times tinham padrão. Opções. Jogadas ensaiadas. Diversidade tática embora sempre com muita posse. Agora. A qualidade técnica dos caras era horrível.
        Sobre o ponto vestiário. Vdd, ele as vezes deixa o vestiário no limite. Mas é melhor que aquela cara anestésica de sempre.

        • Obrigado pela informação, não sabia dessa parceria. Agora sobre o padrão tático, o Audax de 2017, o que eu vi, era uma bagunça, não existia o mínimo de organização. Pode até ser pela qualidade técnica, mas era aí que o Fernando Diniz tinha que mostrar o seu lado pragmático para vencer os jogos, o dogmatismo não da títulos.

          Acho arriscado demais traze-lo, visto que ainda é uma aposta, e não uma realidade.

          • Concordo que faltou pragmatismo e que ele é uma aposta, mas pra mim vale. Acho que com aquele estilo melhorado e nossa qualidade o flamengo ia sobrar.

      • Sim. Mas uma aposta que vale a pena. O cara fez muito com poucos recursos.
        Acho que com aquele estilo, melhorado e atualizado e com a qualidade do elenco, o flamengo vai sobrar.

        • Questão de poucos recursos é verdade, e o fato dele ter sido jogador e dos bons dá moral a ele para cobrar jogadores...

    • kkkkkk....aí vc falou tudo! Só o Tite mesmo para justificar trocar o ZR!

  • Dorival mandou o Fla no pau, levou uma grana,não merece nem mesmo passar na porta do ninho do urubu. Acredito que Fernando Diniz é boa opção

    • Apenas cobrou o que foi assinado pela vaca da Amorim, nada de absurdo.

      • Negativo, irmão. Ele assinou um contrato de imagem e depois pediu a integração dessa verba ao salário. Deu uma facada nas costas. No meu entender, postura de garoto. Não deveria nem ser cogitado.

    • Não tem identificação alguma com o clube. O clube tentou negociar e ele não quis....prefiro ver ele bem longe da Gávea e Ninho!

    • Fernando diniz treinando time pequeno sai fora Ele n Tem Pressão O Fla Tem Que Pegar Um Tecnico medalhão

  • Infelizmente ninguém empolga...Mas o excelente Zé Ricardo de 2016 ficou assim tão ruim, de uma hora para outra? Não seria problema interno? Kd o vice de futebol? O gerente de futebol?

    • O problema do Zé é o apego a certos jogadores que lhe ajudaram no momento em que o Flamengo não tinha condições de buscar algo melhor no mercado, casos por exemplo de Marcio Araujo e Gabriel, a teimosia em escalar pontas que tem como primeira missão marcar depois somente pensar em construir algo ofensivo, jogadores como Mancuello, Diego, Everton Ribeiro, Conca, jamais farão esse papel e se fizerem pode ter certeza que contribuirão muito pouco para o ataque pois o desgaste é muito grande, sabemos que futebol é preciso ter boa marcação e compactação, porém estão confundindo ocupação de espaços com marcação, esse também é um ponto a ser revisto pelo treinador, nosso time não tem saída de bola de qualidade porque os dois volantes não jogam, um nem qualidade pra isso tem, o time marca 10 minutos a frente e o resto recua, pontos táticos que precisam ser corrigidos.

    • Não ele não ficou ruim de uma hora pra outra. O problema da previsibilidade, espaçamento de jogadores entre si dentro de campo, falta de triangulacoes, jogadas, tabelas é interno. Falou tudo. Fica Zé Ricardo.

Notícias recentes

Arrascaeta revela preocupação com saúde de Filipe Luís após vitória do Flamengo: “Assim vai morrer”

Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…

04/11/2024

Jogador se ‘escala’ para próximo jogo do Flamengo no Brasileirão

Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…

04/11/2024

Marcelo aparece em jogo do Flamengo após rescindir contrato com o Fluminense

Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…

04/11/2024

Empresário quebra silêncio sobre suposta saída de De La Cruz, do Flamengo, para o River Plate

De La Cruz tem contrato válido com o Flamengo até junho de 2028 A imprensa…

04/11/2024

De La Cruz quebra silêncio após especulação de possível saída do Flamengo

De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…

04/11/2024

Estilo Filipe Luís? Flamengo fez 8 gols nos últimos 3 jogos disputados

Ataque do Flamengo voltou a funcionar após período de poucos gols Desde a coletiva de…

04/11/2024