Segundo o acervo do Santos, foram apenas seis confrontos que decidiram pela permanência ou eliminação de um dos dois times. Das seis partidas eliminatórias, apenas um jogo decidiu a fase de quartas de final da Copa do Brasil.
Neste ano, classificado diretamente para as oitavas de final por estar na Libertadores, o Flamengo começou a competição contra o Atlético-GO. No Maracanã, a equipe fez sua estreia com um empate sem gols. Na volta, no Serra Dourada, o Fla levou a melhor ao vencer por 2 a 1 e avançar para as quartas de final.
Campeão paulista em 2016, o Santos estreou contra o Paysandu e vence bem na Vila Belmiro o adversário por 2 a 0. Na partida de volta, no Mangueirão, novamente vitória do Santos, desta vez por 3 a 1 e classificação para as quartas.
Na próxima quarta-feira, o Flamengo recebe o Santos na Ilha do Urubu em partida válida pelas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo começa às 21h45 e a expectativa é de Ilha lotada.
Relembre disputas mata-matas marcantes entre Flamengo x Santos:
COPA DO BRASIL 2000
Na Copa do Brasil de 2000, ambos disputaram a competição desde a segunda fase. Apenas na partida de estreia o Santos conseguiu bater o adversário por 3 a 0, avançando sem a necessidade do segundo jogo. Enquanto os paulistanos enfrentavam o Serra, o Flamengo empatava em 1 a 1 com o River-PI. Ambos saíram vencedores da fase se seguiram assim até que o Flamengo foi derrotado por 4 a 0 pelo Peixe. Na volta, não conseguiu recuperar e perdeu novamente, desta vez por 4 a 2. Apesar da campanha de destaque até então, o Santos caiu na semifinal, após ser batido pelo Cruzeiro com o placar final de 4 a 2.
TAÇA BRASIL 1964
Quando o Campeonato Brasileiro era conhecido como ‘Taça Brasil’, Flamengo e Santos protagonizaram a final de 1964. Com nada menos do que três gols de Pelé e um de Coutinho, o Santos bateu o Rubro Negro por 4 a 1 na partida de ida, realizada no dia 16 de dezembro, no Pacaembu. Paulo Choco marcou o único dos cariocas. No Maracanã, o jogo de volta não influenciou no resultado, já que terminou em um empate sem gols, que culminou na conquista do Peixe.
CAMPEONATO BRASILEIRO 1982
O Santos conseguiu chegar apenas às quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1982, porque, ao enfrentar o Flamengo, foi derrotado pelo placar final de 3 a 2, o que já era esperado. A campanha dos alvinegros nesta edição não era das melhores desde quando iniciou sua participação na fase final da competição. Durante as oitavas, o Santos empatou com o Londrina em 0 a 0 e venceu o segundo jogo por 1 a 0, depois de suar em campo. Neste ano, o Flamengo seguiu firme nas disputas, pegou o Grêmio na final e garantiu sua segunda taça.
CAMPEONATO BRASILEIRO 1983
Um ano depois, as equipes voltariam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro. Desta vez, o duelo marcaria a final. No primeiro jogo, o Santos bateu o Rubro Negro por 2 a 1 com gols de Pita e Serginho Chulapa. Baltazar diminuiu para o Flamengo. A virada, que parecia difícil, veio derrubando na segunda partida. Com gols de Zico, Leandro e Adílio, o Flamengo venceu o Santos por 3 a 0 e, no Maracanã, conquistou sua terceira taça.
TORNEIO RIO-SÃO PAULO 1997
Disputado em sistema mata-mata, começando já nas quartas de final, Flamengo e Santos mais uma vez se encontraram apenas na final. Na primeira partida, o Alvinegro levou a melhor em campo e garantiu 2 a 1 no jogo de ida. Na volta, o Flamengo apareceu mais e as equipes empataram em 2 a 2, entretanto, pela vantagem conquistada na primeira partida, o Santos conquistou a taça e o Flamengo ficou apenas com o vice.
COPA SUL-AMERICANA 2004
No mata-mata internacional, mais uma vez as equipes entraram em campo para protagonizar um duelo de leões por uma vaga entre os melhores da fase de grupos. Em São Paulo, a primeira partida terminou empatada em 0 a 0. No jogo de volta, mais um empate. Desta vez, com dois gols para cada lado, os times decidiram a vaga nos pênaltis. Durante o tempo regulamentar, Ibson marcou dois para o Flamengo, enquanto Basílio e Deivid fizeram os gols alvinegros. A decisão foi levada aos pênaltis e, sem facilidade, o Santos levou a melhor por 5 a 4. A equipe paulista seria eliminada logo nas quartas de final, ao ser derrotada pelo LDU Quito com o placar final de 3 a 5.
Todas as disputas mata-mata entre Santos e Flamengo
1964 – Santos elimina o Flamengo na final da Taça Brasil
16/12/1964 – Santos 4 x 1 Flamengo – Taça Brasil – Pacaembu (primeiro jogo)
19/12/1964 – Santos 0 x 0 Flamengo – Taça Brasil – Maracanã (segundo jogo)
1982 – Flamengo elimina o Santos nas quartas de finais do Campeonato Brasileiro
03/04/1982 – Santos 1 x 2 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Maracanã (jogo de ida)
06/04/1982 – Santos 1 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Morumbi (jogo de volta)
1983 – Flamengo elimina o Santos na final do Campeonato Brasileiro
22/05/1983 – Santos 2 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Morumbi
29/05/1983 – Santos 0 x 3 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Maracanã
1997 – Santos elimina o Flamengo na final do Rio-São Paulo
04/02/1997 – Santos 2 x 1 Flamengo – Torneio RioxSP – Morumbi
06/02/1997 – Santos 2 x 2 Flamengo – Torneio RioxSP – Maracanã
2000 – Santos elimina o Flamengo nas quartas de finais da Copa do Brasil
21/06/2000 – Santos 4 x 0 Flamengo – Copa do Brasil – Maracanã
24/06/2000 – Santos 4 x 2 Flamengo – Copa do Brasil – Vila Belmiro
2004 – Santos elimina o Flamengo da na fase classificatória Copa Sul-Americana
15/09/2004 – Santos 0 x 0 Flamengo – Copa Sul-Americana – Vila Belmiro
22/09/2004 – Santos 2 (5) x (4) 2 Flamengo – Copa Sul-Americana – Raulino de Oliveira
Só conseguimos eliminar eles na “era Zico”.
Vamos ver se melhoramos nossa performance neste novo embate.
Retrospecto ruim,mas 1983 eu tive o prazer de assistir ao vivo.
Bela final.
Ambos times são piores que os times daquela época.
Mas acho que o time atual do santos é ainda mais desorganizado do que o do Flamengo.
Até o Avaí está mais organizado do que o nosso time kkk
Acho que o Arão está afundando muito mais!!
Qdo jogou MA e Cuellar o time já melhorou bem a saída de bola.
Como o time fica muito ofensivo com até 4 atacantes de ofício(pontas, meia e centroavante), além dos laterais que apoiam, esta marcação no meio tem que ser melhor feita. Seria melhor logo jogar com dois marcadores mesmo, o tanto que o Arão ajuda no ataque não compensa. Deixa pra ele ou Conca ou mancu entrar num segundo tempo.