Técnico há mais tempo no cargo na Série A, Zé foge de instabilidade com resultados

Compartilhe com os amigos

Zé Ricardo resistiu à pressão da eliminação na Libertadores. Resiste, também, à instabilidade da equipe nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Completou, no mês passado, um ano à frente do Flamengo. E, agora, é o técnico há mais tempo no cargo entre os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro (era Dorival Júnior, demitido do Santos na última semana), além de ter passado seus antecessores no comando do Rubro-Negro.

O melhor momento de Zé Ricardo à frente do Flamengo foi em 2017, apesar das turbulências já citadas. Neste ano, o treinador conquistou seu primeiro título pela equipe: foi campeão carioca invicto, mesmo atuando quase toda a Taça Rio com time misto por causa da Libertadores.

Zé Ricardo é o técnico da Série A  há mais tempo no cargo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Ainda no primeiro ano como técnico da equipe principal do Flamengo, Zé Ricardo quase conseguiu algo maior: ficou perto de ser campeão brasileiro. Até as últimas rodadas, apesar de ter terminado na terceira posição, atrás de Palmeiras e Santos, o Rubro-Negro brigava pelo título. Ficou com 71, ao lado do vice e nove pontos atrás do campeão.

Zé Ricardo assumiu o Flamengo, depois da passagem pela equipe sub-20, em maio de 2016. E admite que não esperava ficar tanto tempo no cargo. O treinador admite que a pressão, apesar dos bons resultados no ano passado, é grande e entende que o momento de instabilidade ainda não passou, mesmo com a vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, na última quarta-feira, na Ilha do Urubu.

– A média de demissões ainda é muito alta. Não imaginava ficar aqui um ano quando entrei para ser o treinador. Por minha experiência na base, onde normalmente os técnicos ficam médio a longo prazo, não acredito que esse seja um bom caminho. Mas acredito que as coisas tendem a melhorar. Há dirigentes com cabeça pensando mais em relação a isso. Um trabalho sendo interrompido, além de ser sinal de derrota, é realmente a indicação de que toda hora tem que buscar reinício do trabalho. De começar do zero. Tanto para treinador, como para jogador. Mas sei que isso faz parte da vida do treinador. Sabia que a pressão ia ser muito grande, não ia achar que comigo ia ser diferente. Estamos passando por momento instável, de maus resultados dentro do campo. Isso tem que passar também dentro de campo – disse.

Zé Ricardo tem aproveitamente de 63,51% no Flamengo (Foto: André Durão)

A sequência de maus resultados nas seis primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro (quatro empates, uma vitória e uma derrota) fez Zé Ricardo mexer no time. Muralha perdeu a vaga para Thiago; Willian Arão foi substituído por Cuéllar; Pará deu lugar a Rodinei; Vaz saiu para a entrada do experiente Juan.

O discurso da diretoria do Flamengo sempre foi o de não fazer “caça às bruxas”. Durante a sequência negativa, Zé Ricardo se reuniu com Rodrigo Caetano (diretor executivo), Mozer (gerente de futebol) e o presidente Eduardo Bandeira de Mello, mas não para ser demitido. Foram discutidos, ali, caminhos para a evolução da equipe.

O tempo de permanência no Flamengo fez Zé Ricardo superar recentes comandantes da equipe: Jayme de Almeida ficou de junho de 2013 a maio de 2014 (11 meses) e Dorival Júnior trabalhou de julho de 2012 a março de 2013 (oito meses). Seguindo no cargo, passará Luxemburgo, que de outubro de 2010 a janeiro de 2012 dirigiu o time.

Os números de Zé Ricardo são positivos. Ao todo, o treinador disputou 74 jogos, venceu 40, empatou 21 e perdeu apenas 13, com 118 gols marcados e 66 sofridos. O aproveitamento é de 63,51%. Dorival Júnior, por exemplo, deixou o Santos recentemente com 65% de aproveitamento.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Me assusta toda esse apoio da mídia a um técnico fraco. Vai saber quais são as reais intenções.

    • querem que o Flamengo continue do jeito que está, sem brigar por nada sem ganhar nada, pois se arrumar a única coisa que falta(futebol) o Flamengo começará a criar um abismo para outros clubes, famoso campeonato espanhol.

    • Eu tb não entendo. É quase unanimidade. O time jogal mal todo jogo e o tadinho do ZR sempre preservado das criticas.

  • Sinceramente,
    Vi melhoras nesses últimos dois jogos. Vou me calar por enquanto nas críticas ao Zé.

  • 1º: quais bons resultados ano passado? Não ganhamos nada.
    2º: no aproveitamento, “esqueceu” de falar que os outros técnicos tinham Cléber Santana pra armar o jogo e na frente Diogo, e esse tem Diego e Guerrero
    3º: quem é Mozer?
    4º: RC é ótimo pra contratar, a maioria das oportunidades que traz são boas, e muitas das que vão mau, na época da contratação todo mundo queria. Tirando erros de planejamento como Berrío (que não tem nada a ver com um time com posse de bola), ele é bom em ir lá e conseguir trazer pagando pouco (ou nada na operação), e parcelado estilo Casas Bahia. Mas para cobrar, É NULO, não tem perfil nenhum para isso.
    5º: quem é Mozer mesmo? O quê essa figura faz no clube?
    6º: EBM larga de ser teimoso e põe um VP com pulso.

  • cara ano passado pré temporada esse ano etc o cara ainda não deu cara ao time ?? ainda ném se quer teve jogadas ensaiadas passar aos seu grupo uma malicia de cavar faltas ainda mais agora com Otimos batedores de falta até guerrero agora faz gols de falta isso faz ganhar as partidas isso é uma da provas que o zé ricardo está aprendendo na pratica a comandar os profissionais ainda não sabe lidar e ainda não poderá aprender ainda sabe como perdendo o Comando é muita qualidade para pequeno treinador estudioso da base voltava ele para lá ou deixava de auxiliar e tirava o jayme aposentava ele já passou da hora

    • Poisé EBM esta vivendo de passado ele acha q se tirar vai estar fazendo a coisa errada sendo q é totalmente ao contrario.Na minha visão esquece titulos esse ano vamos perde dnv para o palestino daew sim vão ver q os TORCEDORES estavão certos.

    • as duas jogadas ensaiadas do zé bosta:
      1 – falta no ataque, vc recua pro goleiro
      2 – levantar a mão nos escanteios para informar que o céu é azul.

  • O máximo que o Zé Ricardo pode dar ao Flamengo é a vaga na Libertadores, nos pontos corridos a gente perde muitos pontos por causa de erros bobos dele e mata-mata ele é “pipoqueiro” tanto que o time tremeu diante do poderoso Atlético-go.

    • Sem falar do esquema engessado, previsível e da sua “panela”.

    • Técnico ridículo bancado pelo omisso banana de melo. Final do ano espero que saia, pois garanto que não ganha nada esse ano.

      • Vcs tem razão.Lembra oq o Luxa disse quando foi mandado embora “Sabem tudo de finanças Mais de futebol Sabem de nada”

      • Anotado mãe Dinah.

    • Tem muitos times no Br na nossa frente que não tem nem 1/3 dos jogadores que o zé tem nas mãos.

Comentários não são permitidos.