Em entrevista exclusiva para o jornal O Globo, Zé Ricardo, fala como é ser técnico do Flamengo. Relata também sobre a pressão que sofreu e ainda sofre bastante da parte dos mais de 40 milhões de torcedores rubro-negros. A queda na Libertadores, e as atuações abaixo do esperado, colocaram Zé numa situação de extrema cobrança. Na entrevista, ele inclusive revela que que pensou em pedir demissão. No entanto, agora o comandante vê o time novamente em crescimento, buscando evoluir a parte ofensiva do elenco.
Confira logo abaixo a entrevista completa:
No período de maior pressão, o que mais machucou você?
Ninguém gosta de ser criticado o tempo todo, mas faz parte. Em alguns momentos ultrapassa o limite a ponto de você ter problema na família, quando invadem sua privacidade.
Você se refere ao vazamento do seu número de celular?
Foi uma invasão de privacidade. Começaram a chegar mensagens, algumas até davam força, outras agrediam e entravam até em ameaças à segurança. Tem que administrar e seguir.
Já imaginava que o investimento alto do clube geraria tanta cobrança?
Avaliava que seria ano muito difícil em relação a cobranças. A torcida espera muito de nós. Mas só o nome não vai fazer a gente ganhar títulos. Temos estrutura grande, mas que é tocada por pessoas.
No auge da pressão, você pensou em pedir demissão?
Olha, eu não sei se cheguei ao ponto 100, mas cheguei perto. Porque a gente estava fazendo um esforço grande para sair do momento ruim e, mesmo assim, estava com dificuldade. E comecei a pensar se era culpa minha. Mas o pedido de demissão é uma derrota pessoal muito grande. Eu me coloquei numa situação de meu filho me perguntar por que eu desisti. O que eu iria falar para ele, quando ele crescesse, para explicar? Refleti com minha esposa e não tomei a decisão. Confesso que a pressão foi muito grande, mas entendi que era uma questão de provar a mim mesmo que era capaz de seguir.
Foi após a saída na Libertadores?
Aquele foi um momento agudo, mas até ali eu não pensava em pedir demissão. Mas a derrota para o Sport teve uma repercussão muito ruim, uma insatisfação da torcida. E eu respeito muito a torcida. Talvez a palavra certa nem fosse pedir demissão, seria fazer um acordo com a diretoria para encerrar o trabalho. O clube me deu respaldo, a direção sempre foi honesta. A maior cobrança era minha. Eu estava tentando arrumar forças para continuar.
Você reviu o jogo com o San Lorenzo? Mudaria algo?
Revi algumas vezes, foi uma derrota dolorida. A gente não fez um bom jogo no segundo tempo, aceitou demais o jogo do San Lorenzo, mas até levar o primeiro gol não tínhamos sofrido. Não mudaria as substituições. Eu tinha percebido que Berríio tinha mudado o comportamento. E ele teve uma lesão de grau 2. A entrada do Rômulo era natural. E a entrada do Juan no final do jogo foi para a gente suportar aquela pressão. Não vejo que tivesse outras opções a fazer. Quanto ao Sávio, era ele ou Ederson, que voltava de lesão.
Como foi a noite pós jogo?
Não teve noite, não consegui dormir. Você fica pensando por que foi daquela forma. Foi uma dura lição. Sem dúvida, vai servir para a minha carreira.
Por que o time não evoluiu como imaginado em relação a 2016?
Tivemos jogadores que se lesionaram. A gente precisa reencontrar o bom futebol do ano passado e agora acho que estamos crescendo. Claro que foi difícil substituir o Diego. Além de toda a identificação que criou com o clube, fomos obrigados a suprir sua ausência com jogadores de características diferentes. Agora, está recuperando o ritmo.
Cuéllar tem jogado ao lado de Márcio Araújo. Com Éverton Ribeiro, além de Diego e Guerrero, será preciso ter dois volantes mais posicionados?
Esta é uma avaliação que temos. Para potencializar Éverton e Diego, além de Geuvânio, Guerrero, laterais que gostam de jogar na parte ofensiva, precisamos de equilíbrio. Estamos conseguindo, sofremos dois gols em cinco jogos. Nossa saída de bola ainda precisa melhorar, a segunda fase da construção das jogadas também. Mas estamos voltando a ter um jogo bem construído. O time andava se desfazendo da bola rapidamente, pela ansiedade. E um dos pontos importantes do nosso modelo de jogo era evitar a perda da bola, o contra-ataque, chegar ao ataque preparado para se defender.
Esperava contar mais com Rômulo?
Ele é excelente jogador e ainda vai surpreender muita gente. Estava com problemas para entrar na melhor forma, mas está voltando. Há coisas curiosas. No início do ano, conversei com o Márcio Araújo que queria colocar o Rômulo em condição o quanto antes, em dupla com o Arão, mesmo o Rômulo não estando na melhor forma. Talvez tenha sido um erro meu. Ele vinha bem. Contra a Universidad Catolica, perdemos sincronismo com a saída dele. E,na época, em jogos em que sofremos contra-ataques, como a final da Taça Guanabara, atribuíram à falta do Márcio Araújo. Mas o que havia era a precipitação no ataque. Sempre estive tranquilo quanto aos volantes.
Você concorda com as críticas de que Márcio Araújo prejudica a saída de bola?
Discordo. Ele é importantíssimo para o grupo, um modelo de atleta e tem evoluído. Contra o Santos, foi exemplar ao lado do Cuéllar. Temos cobrado para que não faça só passes curtos. Ele tem uma leitura de jogo após a perda de bola do time que poucos têm. Temos jogadores talentosíssimos como Guerrero e Diego, com certa dificuldade para marcar e o Márcio compensa isso de forma muito eficiente.
Houve trabalho especial com ele?
Primeiro, conversei com ele para ousar, arriscar. Naquela posição é necessário tentar mais. E durante três ou quatro meses ele fez complementos de treinos, com visão mais profunda do jogo, infiltração.
Após usá-lo como titular, você deu um passo atrás com Vinícius Júnior?
São vários fatores. Ele não está morfologicamente pornto. Tem dificuldade no jogo de quarta e domingo. Mas na função dele, tivemos lesões. Quando ele foi titular com o Avaí, tínhamos poucas opções. A gente entende que ele pode ser mais perigoso, agora, pegando o adversário desgastado. No confronto, tem a dificuldade natural do garoto de 16 anos. Minha preocupação é que ele evolua como atleta. Ninguém esperava que ele já fosse começar a decidir partidas para nós.
Pesou a vontade do Real Madrid para colocá-lo nos profissionais?
Eu conheço o plano de carreira do Vinícius desde que eu era dos juniores. Desde o fim do ano passado sabia que ele começaria a entrar no Campeonato Brasileiro.
Você defende que o Flamengo tenha iniciativa, construa jogo. Mas o time, por vezes, parece mais perigoso em contragolpes…
Estamos tentando ter as duas coisas. No ano passado, muitas equipes nos marcavam perto de sua área. E a gente precisava ter iniciativa, equilíbrio para não sofrer atrás. Neste ano, já vimos outros times marcando nossa saída de bola. E começamos a trabalhar formas de enfrentar a pressão do adversário.
Com os reforços, a expectativa de título aumenta. Como dosá-la num calendário com tão poucos treinos?
Até acho que as pessoas devem ter esta consciência, mas não tenho pretensão de achar que haverá tal paciência. A gente vai buscar entrosá-los nos jogos.
Éverton Ribeiro jogará como meia pelo lado direito? E Geuvânio?
Neste momento, é pela direita, mais aberto, que o Éverton vai se sentir mais à vontade. Numa função a que está habituado. É onde se adapta mais rápido, vindo também por dentro para criar. Geuvânio pode jogar pelos dois lados.
Como fazer o time não sofrer com Éverton ao lado de Diego e Guerrero?
Todos terão que fazer um esforço maior defensivo. O Éverton recompondo, o próprio Diego. E teremos que marcar com força o lado da bola.
Guerrero, Diego, Éverton Ribeiro e mais um meia, como Éderson ou Conca: é utópico vê-los juntos?
Isso demanda uma quantidade de treinamento que não sei se teremos. Em princípio é difícil.
Faltam jogadores íntimos do gol a este Flamengo?
Tudo é fase. A gente andou criando e não transformando em gol. Mas vejo muita qualidade no grupo, ainda mais com os reforços. Tem jogador que, quando está na grande área, parece outro momento do jogo para ele. É natural. Com calma e melhorando nosso jogo de ataque, voltando a jogar bem, os gols vão sair.
Com este elenco, qual a obrigação deste Flamengo? Promete títulos?
Nossa obrigação é ser competitivo. Buscar vitória a vitória. O Corinthians abriu, mas vamos pensar jogo a jogo. Prometo muita luta.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
A sorte desse tecnico e que o time é uma seleção, tecnico fraco, amador é incompetente.
Concordo amigo
Falou tudo
O que podemos fazer ? se o presidente é um bebe rico e mimado, incapaz de reconhecer que o projeto ja deu errado ( libertadores).. ano passado ate entendo, tanto que ele fez um monte de cagadas no time, entregou sulamericana e brasileiro de bandeja, e não critiquei tanto quanto eu critico esse ano...... é um cara que tem todas as possibilidades de fazer qualquer mudança possivel, pq tem a carta branca do bandeira, e ele se dispõe a fazer o mesmo do mesmo..... não consigo ver o flamengo jogar 90 minutos desde o ano passado, é ridiculo, os melhores não jogam, nem tem chance de mostrar o futebol deles..... era cirino, gabriel e os parças dele, só não continuou pq viu que a torcida perdeu a paciencia com ele e ele ja estava se queimando mais ainda... virou a merda do ano, continuando a fazer a mesma coisa... raramente jogou com 3 volantes, ai resolveu testar na LIBERTADORES, fora de casa ( AH, mas o flamengo jogou melhor) fod-se.... jogou melhor pq o time tecnicamente era melhor do grupo.... mas foi eliminado, vaz, marcio araujo,arão, damião, muralha, berrio, gabriel .... vai morrer abraçado com eles, é só questão de tempo !!
Vão me criticar, mas estou muito tranquilo em relação a isso, podem criticar, mas ainda bem que não pediu.
Dos técnicos à disposição não existe um grande nome. Os últimos trabalhos do Marcelo Oliveira foram fraquíssimos e o Dorival além de ter botado o Flamengo na justiça, vinha fazendo um trabalho bem limitado no Santos, não foi à toa que foi demitido, além de não ter ganho nenhum clássico no ano.
O Zé tem suas limitações, suas teimosias, mas todos tem. Sempre disse que pra mim os técnicos pro Flamengo são Sampaolli ou Tite e até aceito o Cuca, talvez com um pouco de pé atrás o Abel, apesar de não ser o ideal. Mas nenhum desses estão livres no mercado, então não vejo nenhum à altura do nosso elenco.
O Zé não está pronto e erra, mas ele tem uma virtude muito importante pra um time como o nosso, sabe armar bem a defesa. Isso pro time que temos é o mais importante, porque se levarmos poucos gols é certo que ganharemos quase todos os jogos, porque com Diego, Everton Ribeiro, Everton (Geuvanio) e Guerrero na frente é certo que os gols sairão independente dos treinamentos e formação, assim como foi em 2009 com Pet e Adriano com o Andrade de técnico.
Pra quem não lembra, o Flamengo jogava com 3 volantes, Airton, Maldonado e Willians. Nenhum dos 3 tinha grande técnica, o Airton chegava a jogar de terceiro zagueiro sem a bola e assim o time levava pouquíssimos gols, deixando o talento dos dois craques decidir os jogos. Hoje, como temos mais peças de qualidade no setor ofensivo, não dá pra usar 3 volantes, mas ter um sistema defensivo forte é fundamental. Contra o Santos foi nítido, eles não ameaçaram a gente, em consequência os gols saem de forma natural pela qualidade do time. Temos deficiência na finalização, isso é um fato, mas acredito que melhorará com a entrada do Everton Ribeiro e talvez do Geuvanio. Mas justamente por essa dificuldade cresce de importância tomar poucos gols, ter um sistema defensivo sólido.
Além disso, na maioria das vezes é ruim trocar de técnico no meio de um campeonato, é arriscado. Já tivemos experiências boas, principalmente com o Joel em duas arrancadas no Brasileirão, a entrada do Jaime em 2013 e até o próprio Zé no ano passado, mas também tivemos experiências muito ruins com Jorginho, Ney Franco, Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira, entre muitos outros. Às vezes os jogadores abraçam o técnico e assimilam o trabalho de forma rápida, mas às vezes o resultado é um desastre. E com o time e as espectativas que temos é um risco que eu não gostaria de correr. Se é pra trocar, troca no final do ano por um treinador top, pra ele ter tempo pra treinar na pré temporada e dar sua cara ao time.
Cara, Dorival é top!! Ganhou 3 titulos com o Santos em um elenco de baixo custo e limitado. De fato ele saio por outros motivos, pois deixou o santos classificado na libertadores, na copa do Brasil e dentro da zona da libertadores no Brasileiro. ZR não conseguiu nada disso com um elenco com folha de 9 MI. Fica a dica. Ah, sobre a entrada dele na justiça, ele tinha direito. A culpa é da Patrícia que fez um contrato com ele sem pé e sem cabeça. Acho que se chama ló, propor um acordo e diluir em seus vencimentos, ele fecha !!!
A grama do vizinho é sempre mais verde. O Santos tem um excelente time, com vários jogadores bons, como Vanderlei, Vitor Ferraz, Kleber, Zeca, Thiago Maia, Renato, Lucas Lima, Vitor Bueno, Copete, Bruno Henrique, Ricardo Oliveira, Kayke, entre outros. Alguns estão machucados, mas faz parte, assim como o Flamengo tinha quando foi eliminado da Libertadores. E foi demitido justamente porque o time caiu de rendimento, não tinha mais um padrão de jogo e não conseguia ganhar um clássico sequer. A torcida estava extremamente insatisfeita.
Ninguém é demitido à toa.
E diferente do Zé Ricardo, o Dorival é um técnico com vasta experiência como profissional, não tem a inexperiência como desculpa pra nada.
br16 -ZR - terceiro, Dorival - Segundo
Libertadores - Zr eliminado - Dorival - Classificado.
Copa do Brasil - ambos classificados.
Br17 - ate a saida o Dorival estava a frente do ZR.
Quem tinha o melhor elenco? zr
Ainda quer comparar?
muitos torcedores não sabem o que falam, tem memoria curta....... um cara me falar que marcelo oliveira e dorival fizeram pessimos trabalhos, mas esquecem que eles são campeões e montaram times e ideologia de trabalho são superiores ao zé ruela....... esse elenco na mão do ABEL, DORIVAL, marcelo oliveira, roger, jair ventura, cuca... esse time tava rodando todos os times e chamando todos eles de minhas putahs !! FACIL
DORIVAL FAZENDO UM TRABALHO LIMITADO ? MARCELO OLIVEIRA POSSO ATE CONCORDAR EM ALGUNS PONTOS, ABEL, JAIR VENTURA , ROGER , RENATO GAUCHO, TODOS NÃO TEM O ELENCO QUE TEMOS HOJE..... ESSE CARA É RIDICULO, PADRÃO DE JOGO SO EXISTE 1, E NUNCA MUDA, PODE FALTAR 7 ATACANTES, QUE ELE VAI BOTAR OS LATERAIS PARA JOGAR ALI, SE NÃO TIVER LATERAL, ELE VAI BOTAR 3 VOLANTES..... NÃO ME FALA QUE ELE É A MELHOR OPÇÃO PARA O FLAMENGO, QUE ISSO NÃO COLA !
!
Isso! Só p lembrar meu parceiro " modinha" q o cara está a mais de um ano no comando. Aí vem " verdadeiros flamenguistas" falar em estatística e aproveitamento. Imagine se por ex, o Dorival estivesse esse tempo todo no comando...
po, imagina o vinicius jr na mão do DORIVAL ? ou o paqueta, vizeu...olha quantos jogadores da base ele ja lançou no santos ....... daria carta branca para ele trabalhar no minimo 1 ano .. ja que o zé ricardo não tem currilo nem expressão nenhuma, vai pra quase 2 anos no flamengo !!
Perfeito!!
Sim. O Dorival vinha sim fazendo um trabalho limitado. O time caiu de rendimento esse ano, deixou de ter um padrão de jogo, não conseguia ganhar um clássico, começou o Brasileirão muito mal e a torcida estava extremamente insatisfeita. Ninguém demite técnico à toa.
Não acho que o Zé seja um gênio e a melhor opção pro Flamengo, mas também não vejo no Dorival e no Marcelo Oliveira uma solução pros nossos problemas.
Os demais técnicos que você citou estão empregados, não viriam agora. O Renato Gaúcho que você citou joga com 3 volantes, em alguns jogos chega a jogar com 4 volantes e agora porque o time está em fase boa é um gênio. Futebol é momento. Se o Grêmio perder duas seguidas ele será chamado de burro. O mesmo Renato já rebaixou o Vasco e saiu do Fluminense com o time quase rebaixado. Não vejo nada de genial na forma que o Grêmio joga, tem uma dupla de zaga boa, com um meio campo que marca muito forte e o Luan que desequilibra na frente e os demais jogadores em boa fase, nada de outro mundo ou um esquema tático ofensivo ou moderno. O Joel arma seus times da mesma forma.
DIGA NÃO AS DROGAS !!
"convicção"
e teimosia mesmo !!
força Zé! tamo junto!! SRN
É só deixar de ser paneleiro e colocar os melhores para jogar que não vai ter alguns tipos de problemas.
Zé Ricardo. Único técnico possível. Podem espernear.
Excelente entrevista de um profissional lúcido, inteligente e estudioso e que erra como todo ser humano. O resto é mimimi de corneteiro bipolar.
Kkkk cara, ele acabou de admitir que não acha que recuou muito contra o São Lourenço, ele acabou de falar que prefere "investir" no Márcio Araújo de 32 anos do que em jogadores mais novos e com um potencial muito maior (Rómulo e Ronaldo por exemplo), ele defendeu a permanecia do Márcio Araújo por sua correria em recuperar a bola nos "buracos" deixados pela marcação, ou seja, pra poder concertar erros táticos da formação que ele insiste em usar. Não se precisa de um jogador que só corre pra recuperar bola com uma meio campo /defesa bem montado.
Um ser humano RECONHECE quando erra, não foi o caso quando reviu o jogo com o San Lourenço
e voce precisa tomar seu remedio para memoria vovô !! SRN
O cara reviu o jogo contra o san lorenzo e nao acha que errou?
Pqp.
Humildade passou longe...
Como vemos não muda é teimoso e acha que é o dono da verdade...
Zé Ricardo pensou no márcio araújo, o baidu da gávea e decidiu não desistir. #forçaguerreiros bem bonita essa relação de vocês. E legal o Flamengo permitir.
Não adianta insistir com Zé Ricardo, é questão de templo ele sair, ser eliminado em alguma competição de mata mata ou ter uma sequência ruim no brasileiro vai ser o fim dela.
Não me iludo com os últimos resultados, contra a chape foi o talento individual de guerrero e Diego que fizeram a diferença, contra o Santos fizemos um bom jogo, não tenho o que reclamar, mas o coletivo do Flamengo e as convicções do Zé Ricardo já deu o que tinham que dar, chrga das insistências em peças que não estão rendendo.
Eu to com medo dele retrancar o time na Vila Belmiro e perdermos nossa vantagem lá.
E VOCE ACHA QUE ELE VAI FAZER O QUE ? se o berrio tiver machucado? vai usar o GABRIEL , se o everton tiver machucado ? vai usar o trauco e colocar o rene na lateral.... se o diego tiver machucado ? vai colocar 3 volantes ..romulo, arão e marcio araujo ..... essa é a variação que ele usa..... fora a que ele coloca o para e rodnei como ala !! que DEUS nos ajude !!