Orlando Berrío desembarcou no Rio de Janeiro “nos braços da galera”. Depois de ser um dos principais jogadores do Atlético Nacional-COL no título da Libertadores de 2016, o colombiano foi contratado pelo Flamengo por cerca de R$11 milhões.
Logo na estreia, no dia 08 de fevereiro, gol marcado diante do Grêmio, em partida válida pela Copa da Primeira Liga. Considerado segundo jogador de futebol mais rápido do mundo, muito se esperava do camisa 28.
Mas, o desempenho foi inconstante. Ficou fora de três jogos da Libertadores devido à expulsão no confronto contra a Universidade Católica. Pouco tempo depois, sentiu um pequeno desconforto muscular, ficando no Departamento Médico por cerca de um mês.
Apesar o mal momento, o atacante foi conseguindo se recuperar dentro de campo. Fez o gol da vitória contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, marcou contra o Palestino, pela Copa Sul-Americana e abriu o marcador diante do Coritiba, no último final de semana. Já são 27 jogos com o manto sagrado, sendo 12 como titular. Anotou cinco gols e distribuiu três assistências.
“O futebol brasileiro é diferente do futebol colombiano quanto à intensidade. No dia a dia trabalho para seguir conseguindo ritmo, me adaptando. Nunca estive adaptado a só um tipo de jogo, um esquema. Trabalho no dia a dia para dar tudo de mim. O mais importante aqui é que o grupo me recebeu muito bem. Cada um dos meus companheiros fala comigo e me dá suporte dentro e fora de campo. Para mim foi muito importante”, ressaltou Berrío.
E nesta boa fase, o colombiano se torna uma alternativa para o técnico Zé Ricardo, para o embate contra o Santos, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Sem poder contar com Éverton Ribeiro e Geuvânio, contratados que não puderam ser inscritos na competição, Berrío pode ser titular do ataque rubro-negro ao lado de Éverton Cardoso e Paolo Guerrero.
A partida acontece nesta quarta-feira, às 21h45, na Vila Belmiro.
E você torcedor rubro-negro? Acha que Berrío é a melhor solução para o confronto contra o Santos? Deixe nos comentários qual o ataque que considera ideal para este jogo decisivo!
Veja mais:
Conca apresenta melhor forma física em treino do Mengão
Diego Alves é destaque em treino de pênaltis
Tem jogado bem nos ultimos 2 meses, e sempre que joga bem é substituido, imagina se jogasse mal….#ForaZéricardo…
Vem calando a boca dessa turminha “modinha” sem paciência. Nego tem que entender, que todo o jogador que vem de fora demora um pouco a se adaptar. Agora Berrío está mostrando mais desenvoltura e entrosamento. Bom jogador e vai dar muitas alegrias. Não só na CBD, no Brasileirão, Sul Americana…
hehehe
verdade, “contratamos o Cirino colombiano”
mas é isso aí… cornetagem não vai mudar nunca!!!
hehehe
Perceber que o cara é grosso e perdeu centenas de chances não é ser modinha. Ele é grosso, só sabe jogar se tiver muito espaço e só tem uma jogada: corre pra linha de fundo e cruza (mau). Onze milhões para um gol por mês é caro. Acho que foi pra dar resposta à torcida, na disputa com Palmeiras, mais do que ele ser a característica do Flamengo, porque o Flamengo é time de posse de bola e não de contra-ataque. Mas será útil em alguns jogos, mas prefiro 1000x um Geuvânio, que é rápido também mas sabe jogar usando uma bola.
Quando falo em modinha é o “imediatista”… Não entrei em aspectos técnicos. Everton (motorzinho), não tem boa técnica também e joga em velocidade…bom, Berrío vem evoluindo, não vê quem não quer…e o retorno ele dará/ou não ao longo do seu contrato, ai o tempo dirá. SRN.
Nada a ver
São características diferentes, é importante você ter ambos os jogadores, justamente para utilizá-los de acordo com a situação de uma partida. Em um jogo em que o Flamengo domina o time adversário e precisa furar o bloqueio, é necessário o Geuvânio, justamente por sua capacidade de drible curto e ser agudo nas jogadas. Já em partidas que o Flamengo já fez 2×0 e está acuado, Berrío é melhor para tentar buscar um gol no contra-ataque. O colombiano não tem grande técnica em drible, mas ele é rápido e calmo na frente com o goleiro, além de ter força física
“Onze milhões para um gol por mês é caro”…. Que papo corneteiro chato… Futebol é CARO. O cara não se adaptou rápido, esqueça o valor, que vai ser sempre CARO!
Geuvânio é um excelente jogador, mas não vai poder proteger a bola numa dividida igual o Berrio, não vai poder ganhar no corpo, e nem vai disparar na mesma velocidade, apesar de tbm ser rápido… São jogadores diferentes. Geuvânio é sim mais jogador, mais versátil, porém é útil ter jogadores com características diferentes no elenco pq as situações mudam a todo instante.
Berrio já tem 5 gols na temporada, éverton tem 7 e tev e muito mais chances e tempo de jogo, a média dele não é ruim se tratando que ele não é um “homem gol”
centenas de chances? e gabriel? e everton normal? e quanto aos outros perebas que já jogaram nesse flamengo da gestão bandeira?
também sempre achei o Berrio muito útil, inclusive ta jogando mais bola que o colega dele que foi adquirido por muita grana, o Borja, no jogo contra o coxa toda torcida vaiou a saida dele, inclusive eu, sorte do zé que deu certo!!
O que tinha de gente reclamando do cara era um absurdo, hoje reclamam até que ele não joga.
Espero que aconteça o mesmo com o Rômulo, que seja apenas uma dificuldade em se adaptar, e que em breve mostre qualidade.
Vimos o exemplo do Cuellar…preterido pelo Zé ricardo, para mim de modo injustificável, está mostrando, que tem todas as condições de ser o titular. Joga por ele e pelo ruim juntos. Rômulo vai ser a mesma coisa…é só o Zé dar a chance para ele atuar mais. SRN.
Cuellar mesmo que viva sua melhor fase não vai ser um Wilian Arão de 2016 por exemplo, onde conseguia marcar e chegar com força no ataque, fazendo o box to box.
Ele consegue ter uma boa saída de bola, se encaixaria com um jogador rápido pra apoiar o ataque.
Sou a favor do 4-1-4-1. Tira o MA e coloca o Geuvanio já que os times sempre usam a retranca contra a gente, assim furariamos a defesa adversária com mais facilidade, quando tivermos a vantagem no placar poderia até entrar com MA pra dificultar o contra ataque adversário. O que não pode é aceitar essa estagnação sem fazer nada.
infelizmente aconteceu alguma coisa com o arão, ele tem estado muito cabisbaixo, sem motivação sei lá….
Ego
Sempre achei precipitado qualquer análise sobre ele nos primeiros meses, que são de adaptação. Mas o que me chamou atenção na entrevista foi a parte em que ele fala “Nunca estive adaptado a só um tipo de jogo, um esquema”. Sem querer ele menciona a falta de variação do time, o que já foi muito cobrado.
Boa observação Jhony. Até os jogadores já sacaram…
Até mesmo os jogadores do outro time já sacaram nosso esquema mecanico de jogo.
Lembram da entrevista do jogador do Santos, dizendo que o nosso técnico não encaixou o time?
É uma vergonha um time do tamanho do Flamengo não tem um departamento de futebol pra cobrar essas coisas.
Verdade.
A gente tem um departamento. Na verdade temos departamento e mais. Temos um vice presidente de futebol que tem poderes ilimitados.
Hoje temos reservas de um nível bom, ele pela direita e Geuvânio pela esquerda, sendo que são jogadores que tem demostrado muita determinação.
Geuvânio atua melhor pela direita, apesar de saber pelos dois lados. Por isso que o Berrío saiu na última partida, para ele jogar no lado certo, assim como o VJ.
O Zé Ricardo (já que não temos outro) deveria abandonar esse esquema, e colocar mais um jogador de saída de bola qualificada, que chegue com mais frequência na área adversária, com bom arremate; eu optaria para Copa do Brasil e Sula, ou Paquetá ou Mancuello
concordo, o flamengo não chuta de fora da área….e não faz infiltrações pelo meio….
“Falta de variação de jogo”, esse um dos problemas, outro problema M.A. não agrega em nada na saída de bola, se for para ter ele em campo, prefiro que venha com 3 zagueiros, pois nem nas jogadas aéreas ajuda em alguma coisa. Mancuello depois de ser desgastado em funções na qual não sabe atuar a gora que tem sido testado na sua real função de volante, porém agora desmotivado e com a torcida que não terá a mesma paciência, inclusive o L. Paquetá demonstrou melhor rendimento nos poucos minutos em campo que ficou, surpreendendo pela disposição que teve, única coisa que faltava nele era essa vontade.
pra mim o titular na direita deveria ser Geuvânio, segunda opção Berrio; na esquerda, titular Everton (por enquanto) segunda opção Vinicius Jr, no meio optaria por Diego e Everton Rb. juntos, e na volancia o Cuellar.
Exatamente no esquema 4141
berrio pra completar elenco, é boa opçao…. aqueles jogos que precisa de um jogador de velocidade e marcar lateral….mas tecnicamente, em fundamentos é um jogador muito limitado, digo ate fraco.. mas compensa na raça, as vezes a torcida prefere isso do que um talentoso dormindo em campo !1
ederson com tumor no testiculo.. vamos orar por ele galera, FORÇA EDERSON !!
Ele é a peça chave pra esse jogo de quarta, como os santistas terão que buscar o resultado, o nosso time terá tudo o que ele quer pra produzir um bom futebol, espaço.