Análise: Rafael Vaz erra de novo, e Flamengo volta a mostrar defesa frágil

Compartilhe com os amigos

O Flamengo se classificou para a semifinal da Copa do Brasil, mas a derrota por 4 a 2 para o Santos, na Vila Belmiro, na última quarta-feira, mostrou velhos problemas que atormentam o time comandado pelo técnico Zé Ricardo desde o início do ano: falhas defensivas, instabilidade emocional… O zagueiro Rafael Vaz, novamente titular, voltou a errar e quase complicou a vida do Rubro-Negro. Mas não só ele.

A atuação do defensor, porém, chamou atenção. Apesar de ter participado da jogada do segundo gol do Flamengo, Vaz foi um dos piores em campo. O zagueiro tentou sair jogando duas vezes no primeiro tempo e errou. Após o intervalo, piorou: cedeu o escanteio que resultou no terceiro gol alvinegro e depois, em outra jogada, perdeu a bola ao tentar tocar para um companheiro na defesa.

Os seguidos lances, que quase terminaram com a eliminação do Flamengo, irritaram os jogadores em campo. O lateral-direito Pará, por exemplo, se dirigiu a Zé Ricardo e falou, se referindo a Vaz: “Pelo amor de Deus, porque não dá um bico na bola?”. As reclamações, dos reservas e de quem atuava, eram nítida.

Mas o sofrimento rubro-negro não foi apenas por culpa de Rafael Vaz. No primeiro tempo, por exemplo, o meia Diego teve duas oportunidades de dar andamento a contra-ataques que poderiam matar a partida, mas o ataque não funcionou como previsto – vale lembrar que saiu dos pés dele o passe para Berrío abrir o placar.

Os erros defensivos, porém, foram decisivos. No lance do segundo gol santista, o atacante Copete subiu sozinho no meio da área, sem marcação, e cabeceou quase no meio. Muralha tentou defender, mas espalmou para dentro. No terceiro, Ricardo Oliveira saiu do meio da área, antecipou Réver e ajeitou para trás – Victor Ferraz marcou. No quarto, o goleiro, que retornava ao time nesta quarta-feira, saiu mal.

Rafael Vaz foi um dos mais criticados da partida entre Santos x Flamengo

Vaz havia saído do time durante o Campeonato Carioca, quando errou saídas de bola contra o Fluminense. Com a lesão de Donatti, voltou melhor, sem arriscar tanto, e recuperou a confiança. Depois, saiu novamente da equipe para dar lugar a Juan, que está retornando de contusão e ficou no banco de reservas atualmente.

Já Muralha voltou ao time nesta quarta-feira. O goleiro, segundo Zé Ricardo, merecia recuperar a posição. Titular absoluto em 2016 e no início de 2017, ele foi para o banco de reservas para dar lugar a Thiago após falhas. O treinador, porém, explicou que houve evolução nos treinos e que seria importante reutilizá-lo em uma partida decisiva.

A defesa rubro-negra, inclusive, tem sofrido – não só contra o Santos. Nos últimos cinco jogos, foram nove gols. Zé Ricardo admitiu, durante a entrevista coletiva, que vai discutir com a comissão técnica e analisar os problemas defensivos, mas preferiu não entrar em detalhes.

As escolhas do próprio treinador também não funcionaram. Apesar de ter Juan no banco de reservas, por exemplo, Zé Ricardo optou novamente por Rafael Vaz, que têm o histórico de falhas. Muralha, que havia saído da equipe por causa de vacilos, também, voltou mal mais uma vez. Gabriel, sem jogar desde a segunda rodada do Campeonato Brasileiro por causa de uma lesão, entrou no segundo tempo e pouco participou.

A instabilidade psicológica da equipe, mais uma vez, também pesou. Assim como na eliminação na Libertadores, para o San Lorenzo, o Flamengo oscilou muito contra o Santos – quando sofreu gols, recuou e não conseguiu repetir bons momentos. E, quando esteve à frente, não soube se proteger bem. Parecia nervoso. Tudo isso quase custou a vaga na semifinal da Copa do Brasil.

Fonte: globoesporte.com

Veja mais:

Zé se diz insatisfeito e evita falar de Vaz. Confira coletiva do técnico

Réver solta o verbo e reclama da postura do time na Vila Belmiro: “Espero que a gente acorde”

Zé Ricardo elogia atuação de Muralha: “Acho que foi bem”

David Braz cita ajuda externa em pênalti: “faltou colocar a camisa do Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Além do Vaz eu tenho uma raiva da cara desse caramujo, bicho preguiçoso, time que já teve de 2000 para cá volantes raçudos como leandro avila, paulinho, wilians, felipe melo, jonathas, as vezes faltava futebol mas sobrava vontade, essa praga fica so andando em campo

  • O Santos não é galinha morta. Único invicto na Libertadores. Quem classificou foi o Flamengo. Ja ficaram para trás Palmeiras, Atlético MG, Corinthians, São Paulo, etc. Quem tem que estar mais puto são seus torcedores. Agora, que não dá para aguentar o Vaz é fato. Até ele fazer aquela cagada, o time esteve muito bem.

  • Vocês sabem que RARAMENTE faço duras críticas aos jogadores do elenco. Pedir para dispensar ou não renovar o contrato, menos ainda! Exceto em 3 casos: 1) mau caráter; 2) falta de compromisso; 3) orgulho e preciosismo. Pois bem: o Vaz já preencheu os dois últimos requisitos citados e me arrisco a dizer que desconfio de mais um… &;-D

  • Não dá pra aguentar mais o Rafael Vaz! Quase coloca tudo a perder por capricho. E falo mais: se tivesse mais cinco minutos de jogo já era. Jogador lento e sem recursos. No Brasileiro já tomamos 3 gols iguais nos últimos 3 jogos. O gol da virada do Palmeiras passou debaixo do pé dele! Esse é um dos piores jogadores da história do Flamengo, superando o coitado do Val… Haja paciência!

  • O mesmo GE publicou há pouco tempo uma matéria com o título “Deixa o menino jogar!”, elogiando o Vaz. Isso é pra quem vai na onda de jornalistas e veículos que não tem senso crítico e parecem até querer ver os perebas se perpetuando no Flamengo.

    • Capacidade técnica e competência ele tem (e não há como negar); o problema mesmo é o equilíbrio mental… &;-D

  • Estou vendo um monte de comentários cobrando o Zé por ter colocado o Vaz e o Mureta… dá pra entender… o Juan está lento demais, junto com o Rever seria passeio do Copete… o Thiago é muito novo e sem experiência, quis dar uma nova oportunidade ao Mureta… se concordo com isso??????? Não, com exceção do Vaz, por alta de opções…o Thiago vc falhando mas mesmo assim eh melhor… o Gabriel nunca deveria ter entrado, e quem deveria sair para entrada do Arao era o Diego que estava morto

  • Já estou me tornando repetitivo mas não posso deixar de falar desses que são os únicos e recorrentes problemas do Fla. Marcio Araújo: titular absoluto pra ZR mas que em todos os jogos não marca toma bola nas Costa como no pênalti marcado e votado atrás não sai jogando exceto pros zagueiros há foi testado todos possiveis companheiros ao seu lado e nenhum deu certo será se quem não tem capacidade é ele ou todos que jogaram ao seu lado. Quando ZR tiver coragem de tirar esse tal de Marcio Araújo Rafael Vaz Pará os problemas do Fla estará resolvidos

  • Como vamos conseguir vender esse fdp depois de ontem?

  • Foi um jogão, mas arrisco a dizer que se houvesse mais uns 5 minutos de jogo o Mengão não se classificaria. O Zé Ricardo é santista? Pq vou te contar, o que ele ajudou o Santos não está escrito.

    Vale ressaltar algumas coisas:
    1) Muralha, Vaz e Márcio Araújo é teste para cardíaco. Um time que quer ganhar alguma coisa não pode ter esses caras de titulares. NUNCA.

    2) Zé Panelobol é muito burro, que merda de mexida no time que ele deu. Tira os únicos pontas que podem oferecer perigo em um contra-ataque e coloca a merda do Gabriel? Tira o Cuellar que estava jogando para ele e pro Araújo e deixa o lixão do Marcinho.

    Só espero domingo para ter fortes emoções de novo.

  • Me arrisco a dizer que se o Vuaden mantem o pênalti, a vaca tinha ido pro brejo!! Este Zé Ricardo tem que levantar as mãos para o céu e agradecer de joelho a quem sobrou na orelhinha do Vuaden “volta que não foi pelnati, o Rever foi na bola”, pq se não seria mais um vexame histórico que só o Flamengo consegue proporcionar!!! #ForaZéRicardo aprendiz de treinador!!!

  • Fora Zé Ricardo pelo amor de Deus!!!!!!
    Muralha Pereba!!!!!Vaz pereba!!!!!! baidu pereba!!!!!! gabriel pereba!!!!!

  • Quero comentar do jogo até a falha do Vaz: Era uma boa partida de forma coletiva, o time conseguia pressionar o santos no campo de defesa deles, trocava passes de forma consciente, conseguia explorar as subidas do lateral adversários, e vinha conseguindo fazer gols, o que normalmente é um parto.
    e de repente acontece o lance de pura irresponsabilidade de um atleta que se diz profissional, espero ver medidas duras daqui pra frente com ele, que não falhou por ser ruim e sim por ser descomprometido, isso é inaceitavel.

    • Bem colocado! A minha maior preocupação com o time não está na escalação, mas no lado psicológico: depois da vacilada do Vaz, nota-se que praticamente TODOS os jogadores cairam de rendimento e se mostraram extremamente tensos e desequilibrados emocionalmente! &;-D

      • não está na escalação? é obvio que o time se descontrolou porque VAZ e MURALHA são horriveis, isso é problema de escalação.
        eu quis dizer que o time tava bem coletivamente, mas o jogo mostrou que esses dois não pode entrar mais em campo.

    • Finalmente um comentário sobre o jogo. Acho que é por aí. O Flamengo fazia um bom jogo até a burrada do Vaz que, com a jogada dominada deveria ter optado por uma jogada mais segura. Porém a instabilidade que o time mostrou depois do gol, consecutivo ao lance, é inexplicável, o Flamengo desconcentrou totalmente depois da jogada, tanto que tomou outro gol de pelada logo em seguida e o que parecia uma tragédia anunciada de mais um vexame não se repetiu, o time voltou a ser competitivo, deu o sangue até o final e só no último minuto dos descontos é que nosso goleiro falhou e tomamos o gol derradeiro. E essa instabilidade momentânea é que quase deu a classificação ao Santos, que por sinal, fez uma grande partida ofensivamente, pois possui ótimos jogadores nesse setor, não é à toa que figura entre os primeiros do CB e está na Libertadores. O primeiro gol dos caras não foi falha de ninguém e se eles tiveram um pênalti bem anulado, nós tivemos um gol anulado, suspeito, tivemos inúmeras chances de fazer o terceiro gol e não fizemos, isso também teria matado o jogo. O fato é que nem por um minuto o Santos teve a classificação em suas mãos e se o Vaz não tivesse entregado aquele córner ou se o time tivesse mantido a concentração, nem sonhado com a classificação como eles sonharam, aconteceria. Aprendizados de uma derrota com gosto de vitória. 1. O Muralha ainda não está preparado para ser titular de novo e com o Diego Alves talvez nem seja mais, mas ainda dependemos dele na Copa do Brasil. 2. O Juan deve barrar o Vaz até por toda a repercussão do lance. 3. O time não pode se desconcentrar tanto por causa de uma falha individual ou um gol, deixamos de nos classificar contra o San Lorenzo por causa disso. 4. O time tem de ter mais lucidez ofensiva para em lances decisivos, se não fizer o gol pelo menos não dar o contra-ataque. 5. Precisamos de uma recomposição defensiva melhor quando decidirmos marcar a saída de bola do adversário. Todos erros que podem ser corrigidos. Finalmente, a torcida do Flamengo tem que entender que não vamos ganhar todos os jogos e quando perdermos e nos classificarmos o objetivo foi atingido, poderia ter sido mais fácil como o próprio Zé Ricardo falou mas pelo menos estamos na semi que é o que importa, afinal se o Flamengo tivesse feito um partida maravilhosa mas estivesse fora da Copa do Brasil eu estaria muito mais furioso. O resto de tudo que li até agora falam pouco sobre o jogo e expressam mais uma opinião pessoal sobre determinados jogadores ou sobre o técnico do que uma análise do jogo. A postura de ter ido para cima do Santos nos deu os dois gols que nos garantiram, não era isso que queríamos e conseguimos? Se o Flamengo tivesse jogado fechadinho teria sido bem mais difícil e talvez hoje não estivéssemos classificados.

      • acho que é até explicavel a desconcentração, o time se viu novamente pelo erro de jogadores mediocre numa posição desconfortavel.
        Não precisamos do Muralha, o Thiago é muito melhor.

    • Na verdade antes do gol o flamengo o flamengo ja tinha comecado a espacar e recuar.

      • discordo, o time realmente foi atacado pelo Santos, mas pô é o Santos na vila, é normal que eles consigam atacar o Fla

  • A péssima atuação do Vaz e do Muralha disfarçaram a mediocridade do Márcio Araújo,péssimo em todos fundamentos é uma afronta o que esse treinador faz com o torcedor, clube cobra ingressos abusivos e empurra na nossa goela esse jogador tão medíocre.

    • Concordo, estao se contentando com as coisas absurdas e esquecendo das coisas horrorosas.
      Ma continha sendo uma heresia.

  • Colocar Gabriel nesse jogo foi sacanagem. Tá certo que não haviam opções de velocidade no banco, mas dava pra improvisar colocando Mancuello pra jogar pela esquerda…

    • Foi um desanimo mesmo ver o Gabriel entrar no jogo, não é possível que esse teimoso de M. fica insistindo nos mesmos caras.

    • Vjr estava no banco. Com uma perna só faz mais que Gabriel.

  • O Zé Ricardo e a diretoria DEBOCHAM da cara do torcedor do Flamengo.
    Ingresso a 300 reais, Victor Hugo cachaceiro, Muralha e Gabriel.
    Eles riem literalmente da nossa cara

    Sacanearam o Thiago, espero que se o Thiago voltar ele entregue pro Zé Ricardo cair.

  • Obrigado Globo. Adeus venda pro Napoli.

    • kkkk

  • Ano ta humilhante msm.

    • humilhante é ver o Rafael Vaz achando que é o Maldini.

  • Na minha humilde opinião acho q na proxima temporada devemos reforçar nossa defesa, pq a parte ofensiva esta funcionando.

    • Uma boa parte acho que já arrumamos (Diego Alves)… só falta 1 zagueiro pra fechar ou a volta do Rodolfo e o Romulo se firmar.

    • E em pensar que há um tempo atrás, era justamente a parte ofensiva que não funcionava! &;-D

  • Sinceramente, acho que tem dinheiro de empresário de jogador na mão do técnico para escalar esse goleiro, que de Muralha não tem nada, na verdade nunca teve, e o Gabriel.

    • Diretoria do Bandeira tem 2 réus em crimes graves de corrupção não duvido nada mesmo.

      • tbm acho .Tem gente recebendo propina para botar certo jogadores

      • Quem são esses que vc cita que são réus e fazem parte da Diretoria?

    • Vc quis dizer “Mufalha” né?

    • Mufalha, Vazmerda, Baidu e Gabrilixo

  • KD os q defende esse tec . Panela , medroso, KD a torcida q fala deixar ele trabalhar, esse ano é só humilhação.

    • Nos classificamos,deixa pra dar chilique quando formos eliminados.

      • Como já fomos na Libertadores, Sul Americana pro Palestino e como já perdemos o Brasileirão ?
        Vai esperar perder o que mais ?

        • Copa do Brasil e sul americana.

          Em 27/07/2017 08:40, “Disqus” escreveu:

          • Então tem que esperar perder tudo no ano pra reclamar do técnico?

            Quando perder tudo você vai voltar com esse pensamento conformista e dizer que temos que esperar perder 2018 também.

      • E por causa dessa mentalidade conformista, acomodada e derrotada que a Flamengo está do jeito que está… motivo de chacota…

        • Motivo de chacota ele foi no passado.

          Em 27/07/2017 09:20, “Disqus” escreveu:

  • O time tem sido o reflexo desse projeto de treinador e do 3º uniforme, AMARELÃO. Não existe mais argumentos para q esse entregador de coletes seja mantido no cargo, ele não é promissor porcaria nenhuma como dizem, ele e Jaime dá no mesmo.

  • Venho repetindo há várias rodadas: com Vaz e MA na defesa é IMPOSSÍVEL passarmos um jogo em branco.

    • Só jogamos no ´´modo lendario´´

  • Ze Ricardo é louco, o cara que me tira Berrío e Everton os melhores em campo e coloca um lateral e o Gabriel, onde que esse cara ta com a cabeça o q que esse Gabriel acrescenta em campo? Já não basta nosso sofrimento com Vaz, Marcio Araújo e Muralha ele pra sacanear me vem com Gabriel

    • Os quatros selecionáveis do Zé Burraldo: Muralha, Vaz, Marcio Araujo e Gabriel, só o Tite não vê. Com esse time em campo tomar de quatro é coisa normal, para esse técnico.

      • Mas você tem que entender que o Santos não foi tão ofensivo assim como estão falando não, a única bola que realmente levou perigo ao gol do muralha foi justamente a do primeiro gol que aliás foi indefensável os outros gols foram todos por conta dos nossos velhos e costumeiros erros defensivos no mais jogamos bem inclusive por duas vezes estivemos a frente do placar com gols feitos em jogadas trabalhadas.

        • Acho que vi outro jogo, o Flamengo oscilou muito, tínhamos, em alguns momentos, o controle da partida aí levamos gol e o time ficou perdido.

        • JÁ sei… tu dormia e acordava durante o jogo… no momento do ataque do Santos, tu dormia…qdo o Fla atacava tu acordava!!

        • Disse tudo! O time vinha jogando bem até o momento da vacilada do Vaz. À partir daí, o pânico se instaurou e o resto, já sabem… &;-D

      • Esqueceu do Arão.

    • Berrío tava morto já no 1º tempo e já tinha um amarelo, além do VJ render mais na esquerda. A saída do Berrío para entrada do Rodinei eu concordo. Agora Éverton não era para ter saído ou, na pior das hipóteses, que entrasse com o VJ na esquerda onde ele rende melhor. Ele me vem com Gabriel que é horroroso por si só e sem atuar há dois meses num jogo decisivo. No final ainda inventou o Arão. A panela que nos eliminou na Libertadores e quase nos eliminou na mesma Copa do Brasil para o poderoso Atlético-GO quase nos proporcionou mais um vexame: Muralha-Vaz-MA-Arão-Gabriel. A panela voltou!!!!!!

    • Falou tudo. Parece até que ele faz de sacanagem, só pra zoar a gente.

    • Berrio só fez o gol nada mais além disso, everton saiu cansado também não concordei com a entrada do Gabriel mas ele entrou para fazer a recomposição defensiva.

      • Vc n viu o jogo, finalizou 3 x, fez um gol, inverteu o lado, ta ficando feio ricardete…

        • Eu tenho nome!

          Em 27/07/2017 08:36, “Disqus” escreveu:

        • Além do mais muitos torcedores estão fazendo o mesmo comentários.

          Em 27/07/2017 08:38, escreveu:

          • Vc esta feliz cm o jogo ontem? A que ponto chegamos pra defender um tecnico.

            • Sim isso é verdade, mas antes do desastroso vaz entrar em ação jogamos bem nem parecia aquele flamengo que sofreu pra vencer o fraquissimo time do coritiba.

              Em 27/07/2017 08:57, “Disqus” escreveu:

        • Não sei pra que inverte o lado se o jogador rende por ali na ponta direita, pra que o Zé faz isso, vai entender.

          • Pra parecer fodah. Ele faz isso como se fosse um visionario.

    • Berrío depois do gol não fez mais nada cara… o Everton cansou, mas tinha outras opções ao invés de colocar o Gabriel… a MERDA toda foram os erros individuais (falam tanto da parte individual quando vence) do Vaz e Muralha (em 2 gols). Esses daí não tem condiçoes de vestirem essa camisa. terrível. SRN

Comentários não são permitidos.