A CBF propôs durante encontro com presidentes dos clubes da Série A do Brasileiro negociar por eles o uso da publicidade estática que ficam ao redor dos gramados. Cerca de 15 equipes aceitaram a proposta, segundo cálculo de uma pessoa a par da negociação.
A Globo explorou durante duas décadas essa propriedade comercial dos clubes. Porém durante as negociações dos direitos de TV do Brasileiro a partir de 2019 abriu mão dos direitos da publicidade estática. A confederação também se ofereceu para negociar uma outra propriedade da qual a Globo abriu mão, os direitos internacionais de TV do Brasileiro, conforme informou a ESPN.
Desde 2011, quando houve a implosão do Clube dos 13, os clubes de futebol da Série A não se sentam todos juntos para negociar em conjunto uma de suas propriedades comerciais.
A CBF argumentou aos clubes que pode assumir esse papel centralizador, por se tratar de um interlocutor em comum a todos eles.
No próprio encontro com a CBF circulou entre os cartolas documento por meio do qual eles autorizam a entidade a representá-los em negociações. Mas o documento não tem valor de procuração. A confederação não pode assinar um contrato em nome dos cartolas.
A confirmação à proposta da CBF, porém, no caso de vários clubes, passa pela aprovação dos respectivos conselhos deliberativos ou administrativos. O documento também é examinado pelo departamento jurídico de alguns clubes.
A taxa cobrada pela CBF para representá-los no caso de um negócio ser fechado é de 10%, segundo cartolas ouvidos pelo blog.
Fonte: Blog do Ohata/Uol
É cilada bino, tudo q a cbf se envolve dar problema.
É muita incompetência (ou muitos interesses paralelos/abscuros) pagar essa fortuna para a CBF… com a CBF suja até a cabeça, seria muito mais fácil e transparente os clubes contratarem uma empresa especializada nesse nicho de mercado.
Mas enfim…. quem disse que os clubes querem se livrar da CBF?
SRN
aí vai pagar muito mais que 10%…
Veja o uniforme: A marca (adidas, Nike e etc…) não dá nem 20% aos clubes, por unidade vendida. Uma camisa, 250 reais, 50% fica com o comerciante
Vai pagar mais? Não sei… não conheço as formas de pagamento nesse tipo de negócio…. publicidade estática é diferente de fornecimento de material esportivo e patrocínio em camisa.
Mas o principal em meu comentário é o não querer se desvincular da CBF, sabe-se lá por quais motivos.
“A taxa cobrada pela CBF para representá-los no caso de um negócio ser fechado é de 10%…”
Nossa como a CBF é boazinha né, tudo para ajudar os clubes. TNC CBF FDP, os dirigentes do clubes tem é que tomar vergonha na cara e emancipar-se da CBF, para que intermediário? Para se F… igual nos estádios, arrumando mais um sanguessuga, CBF é lixo, e quem torço pela seleção da CBF é otário, pois sustenta todos esse sistema corrupto e viciado que caga e anda para o esporte, e só quer lucrar em cima da gente.
SRN #MinhaSeleçãoÉoMengão
Ja brigamos com a FFERJ pelos direitos das placas…
Por que negociariamos com os igualmente corruptos da CBF?
Os clubes que aceitam negociar com essa corja são burros e incompetentes.
La vem rounalheira !!!!
A CBF QUER DA UM NOVO GOLPE NOS CLUBES