Coluna do Torcedor: “Rendimento, cruzamento e saída de bola: A convergência ao fracasso.”

Compartilhe com os amigos
Com o trabalho de Zé em xeque, fica cada vez mais clara as deficiências do clube. Não é de hoje que esse caso é relacionado pelos estudiosos do esporte. Basta um olhar mais detalhado para o futebol apresentado que fica fácil dar nome e sobrenome aos problemas do Fla. Problemas que vão desde o jogador com mais minutos em campo à permanência quase que pertinácia de um sistema tático previsível para os adversários.

Aos mais desavisados, os números do técnico parecem até ser bem convencíveis, no entanto, seu desempenho em campo demonstra que nem sempre os números tem razão. E isso ficou visível na partida contra o Cruzeiro. Sua capacidade técnica parece esgotada e permanecendo cada vez mais longe de títulos, de conquistas.

Seu problema se inicia no meio, de onde nascem as jogadas e não será surpresa. Sempre digo que graças à Cruyff, hoje, jogadores do meio não se podem dar ao luxo de somente marcar, esse estilo de jogo era utilizado na década de 80, até um pouco depois pela Seleção Italiana, a qual Zé Ricardo já se declarou ser fã. Mas não há como parar no tempo com a globalização, a não ser para Zé.

Não enxergo diferença entre o 4-2-3-1 dos medalhões como Levir Culpi ou Vanderlei Luxemburgo para o do Fla. A defasagem, as mesmas jogadas, a falta de intensidade que chega, por muitas vezes, dá sono para quem não está no 220V com um bela Carabao.

Como havia frisado, há uma interseção clara nesses times que aflige o clube: os cruzamentos. Isso é quase que uma relação de causa e consequência, quanto mais levantamentos na área, mais os clubes sofrem, menos trocam passes, menos jogam bem. No atual momento da rodada, o Flamengo é o segundo clube que mais teve cruzamentos errados, apenas atrás do Atlético também previsível de Roger. E não é novidade, até mesmo no ano passado, antes do jogo entre o Flamengo x Palmeiras, o Fla era o que mais cruzava e de forma errada, não muito diferente de agora.

A verdade é que Zé faz o inverso de futebol moderno, onde volante e laterais enfiam as bolas entre os volantes ou zagueiros adversários, no que de fato chamamos de espetáculo moderno, o confronto de ideias táticas dos treinadores. Que para Zé parece ser chato, travestido num discurso humilde de “estudador do futebol”, mas que parece apenas ser uma homeopatia para torcedores míopes. SRN!

Twitter: @UrubuPitaqueiro
Blog: http://urubupitaqueiro.blogspot.com.br/

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Saída de bola horrorosa e os jogadores mais à frente perdem a bola com muita facilidade. Lembro do Mengão na década de 80 quando a bola era mantida em posse e os jogadores não perdiam a posse de bola.. Quando o mengão naquela época não estava de posse de bola , todos os jogadores ocupavam os espaços dificultando as jogadas dos adversários. Exemplo de volante é Andrade e Uidemar, por exemplo.

  • a verdade é que, mesmo sem querer, o Thiago foi o único jogador que acertou um lançamento na partida. Time foca em uma jogada que, quando funciona, é mais por erro do adversário do que mérito de quem faz o lançamento.

  • Frustração. Esse é o meu sentimento em relação a esse Flamengo. Nem puto mais eu consigo ficar.

    2017 começou com ótimas perspectivas pra gente e parecia que, depois de amargar vários anos com times fracos, que não brigavam por grande coisa nos campeonatos que disputávamos para que a casa fosse arrumada, seria o ano da colheita.
    Entramos na Libertadores com um elenco em condições de brigar pelo título, mas graças a erros do nosso “treinador” protagonizamos o vexame de ser o único brasileiro que caiu na fase de grupos (a Chape não passou porque perdeu pontos no tapetão).Coloco essa eliminação na conta do ZR porque jogamos contra Atlético-PR e San Lorenzo fora de casa com meu xará Gabriel no time titular, sem falar na insistência em MA, substituições equivocadas e etc, que fizeram com a gente não fosse capaz de somar um mísero ponto nos 3 jogos fora de casa, o ponto que faltou pra passarmos à fase de mata-mata.

    Aí começa o Brasileiro e de novo as perspectivas são muito boas, afinal o elenco foi reforçado e chegaram caras indiscutivelmente muito bons. Mas, de novo, mais decepção. Perdemos pontos pra times fracos (Avaí, Sport e Atlético-MG em fase ruim e Botafogo com time remendado), só ganhamos de adversários que não almejam grande coisa (Ponte, Chape, SPFC, Vasco e Bahia) e quando começamos a pegar gente grande (Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras) somamos 02 pontos de 09 possíveis e olha que jogamos duas vezes em casa. E por tudo isso o hepta parece que vai ser adiado pra 2018.

    Mas o desesperador é que as rodadas passam e a gente não vê evolução no Flamengo. Temos a posse de bola mas não temos criatividade pra transformar isso em chances de gol, daí a insistência em jogar bolas na área. Não vemos triangulações, jogadas de aproximação e tabelas. E de quem é a responsabilidade pelo desempenho ruim? Obviamente que do “treinador” que tem um elenco muito bom e não consegue tirar desse elenco o máximo que ele pode dar. Sem falar na teimosia de não rever suas convicções (MA titular absoluto e inquestionável e Vaz como primeira opção na reserva, sendo que o Juan já está fisicamente apto) e mexer muito mal no time (ontem esperou até 25 minutos do 2º tempo pra colocar o Geuvânio e tirou o Everton pra colocar o Mancuello, que não tem entrado bem).
    Até tinha comentado após o jogo de domingo aqui no Coluna do Flamengo que eu manteria o ZR até o final de ano e pra 2018 traria um técnico melhor, mas depois de ontem deu pra perceber que não dá mais. Se a gente quiser salvar o ano (temos boas chances na Copa do Brasil e na Sulamericana) temos que mudar. O ZR está perdido e transformando um ano que poderia ser mágico em trágico.

  • Esse treineiro FDP já devia ter saído desde a eliminação na Libertadores. Fraco ao extremo, sabe NADA.

  • Essa rodada será novamente favorável ao Fla, todos concorrente jogaram fora de seus domínios, exceto o Santos, contudo jogara contra o Bahia, eu não gosto muito de ficar secando os adversários pra poder perder nestas situações (quando nosso grupo de jogadores andam em campo sem sangue, sem vontade;). Prefiro que os adversários vençam, talvez assim a diretoria veja que o trabalho do incompetente, não será favorável algum título!

  • Esse esquema do Zé simplesmente destrói as potencialidades dos jogadores.
    Está manjado e só leva o time à posse de bola sem objetividade.
    Só chuveirinho dentro da área.
    Reconheço que o Mengão dificilmente perde, mas também não ganha, e o empate hoje em dia não vale nada.

  • Enquanto Araújo, Vaz forem escalados sempre a culpa será do Zé; o time é previsível, roda, troca passes, mas não possui nenhum criatividade objetiva;
    o time começou a da chutão novamente, e a saída de bola com Cuellar-Everton-Diego e Araújo flutuando, ou melhor escondendo-se entre as linha adversárias; também ontem foi nítido sua presença no ataque, mas sem nenhum poder de chutar a gol, dá um passe enfiada de bola, lembrei do Mauro do Linha de Passe desta semana, sem contar que ontem nas duas jogadas (pra mim existiram as faltas), que resultaram em gol do palmeiras, araujo desiste de marcar o adversário, em uma delas ele chega a fazer aquele ridículo papel de levantar os braços e reclamar, como se ele não fosse o autor principal dos horrores do sistema pífio e transponível do Flamengo. Ontem notei também a fraca atuação do Trauco, dos dois Everton, e principalmente do Diego! e culpabilizo isso também ao nosso fraco treineiro entregador de coletes; pois desde quando o Zé “chegou” ele consegue fazer com que bons jogadores caiam de rendimento; e jogadores medianos joguem, visto o bom desempenho do Ev.Cardoso nas partidas anteriores. SRN… pra mim com Zé não ganharemos nada isso a torcida sente, e deixa desmotivada para apoiar, porque sabe que o time esta entregue nas mãos de um treinador teimoso, que esta desgastando o grupo, e a torcida!

  • Esse presidente enganador e um ignorante em manter esse tecnico ruim no comando do time, tá na hora da torcida fazer igual a do Vasco, quebrar tudo .

    • Amigo no futebol sei que ele manda mal, mas enganador aonde? O melhor presidente que o Fla já teve. Saiba separar os mundos, na boa.

      • ele manda mal em manter algumas coisas no Futebol mais ele mandou bem na contratações o problema dele e insistir no Zé e em outras coisas mas mesmo assim e muito melhor que os presidentes anteriores

        • Ele precisa tomar vergonha e nomear um VP de futebol que entenda do assunto, só isso. Administrativamente, executando as ideias dos “azuis”, tem se mostrado fantástico. No entanto, em se tratando de bola, meu amigo…
          Não quero a demissão de Zé Ricardo, porque não tem ninguém melhor no mercado, mas precisa ter pulso pra sentar numa sala e cobrar resultados “como homem”.
          Ele é muito “boa praça” e se aproxima dos comandados, o que prejudica na hora de tomar atitudes gerenciais importantes.

          • verdade ele já deveria ter procurado alguém mesmo sobre não ter ninguém melhor no mercado que o ZR você deve ta de brincadeira só pode

            • Apenas ontem o Roger Machado caiu do Atlético_MG. Pode ser uma possibilidade, mas quase tão inexperiente quanto o Zé Ricardo. Pode parecer devaneio, mas a “seleção” de Dunga em 2010 corria e se dedicava muito, além de ser organizada. Caiu para a Holanda por causa das cagadas de Felipe Mello. De repente esse cara daria uma injeção de ânimo nesse time, especialmente em Sr. Guerrero, que só cai e reclama. Tá parecendo uma moça.

      • Verdade, se tratando da parte administrativa, até mesmo em contratação é indiscutível, o problema dele é a falta de visão dentro de Campo, aliado a sua teimosia, onde 40 milhões de torcedores enxergam e toda a imprensa também, quanto ele por suas paixões pessoais, releva, mesmo vendo um treinador acumulando vexames um atrás do outro e achando normal!!!

    • Tá maluco ???
      Ou quer que aconteça no Flamengo o que aconteceu com seu vasco ???

  • Cara ontem a culpa foi do Zé…. Dinovo MA jogou nada. Cuellar melhor em desarmes novamente. O Rafael Vaz não sabe da um bote certo. O Pará fez o gol… Mas eh um jogador que só quer ir p cima quando tá sem a bola. Pq com a bola volta TD de novo. ZR parece técnico de time de várzea. E o Flamengo só ganha quando Diego e o ER jogam bem… . Já tá dependente já.

  • Mais perdido que cego em tiroteio…está apostando todas as fichas em: Diego, Everton Ribeiro ou Guerrero…não tem nada de novo, sem conseguir dar um padrão tático, vivendo de “lampejos” individuais. O pior é que ele não vai mudar. O jogo contra o Coxa seria a oportunidade de entrar o Rômulo e colocar ele e Cuelar no time, variar o esquema, coloca o Everton Ribeiro mais no meio e entra com Geuvânio na direita. ficaria muito bom o time, com muito mais organização no meio e com melhor saída de bola. Claro que isso no “mundo estranho de zé” inexiste. Variar jamais. Vamos de chuveirinho que é a tática da moda, fruto de muito estudo e profunda meditação de Zé Ricardo.

  • O ZRicardo está perdido e perdeu a mão sobre si mesmo.

    O que foi ontem aquela mexida do ZRicardo que tirou o Geuvânio que tava destruindo na direita pra colocar o Berrio na direita e deslocar o Geuvânio pro meio…

    Com a entrada dele e depois a mudança de posição, ZRicardo criou e depois ele mesmo resolveu um problema pro Cuca que era o Geuvânio…

    O Palmeiras não sabia o que fazer pra parar o Caveirinha lá pela direita e até saiu nosso primeiro pênalty no Campeonato…

    Precisa alguém dizer a ele que o o Berrio SABE JOGAR pela esquerda e CANSOU de meter bolas açucaradas para o Borja ano passado e que jogou ontem pelo Palmeiras… e MUITAS pelo LADO ESQUERDO do ataque…!!!

    Será que ninguém avisou ao Zé que o Berrio joga também pela ESQUERDA e não precisava deslocar o Geuvânio da direita que entrou MUITO bem nessa posição ???
    E pra completar, o abençoado Bandeira batendo boca de novo com a Torcida…

    Lamentáveis e entristecidas saudações

    • O Zé uma fixação pela direita…é o que você mesmo coloca e muito bem. O velho problema de falta de variação. O Everton Ribeiro tanto faz o meio como a direita, logo porque tem que ficar só na direita, porque não muda o posicionamento…cadê a variação…e Carlos já estamos em meados do ano e pelo que vejo…sei não, mas é temeroso. Será mais um ano em branco…

      • Tristemente estou começando a acreditar ( e isso é deprimente ) que nosso ano “acabou” para o BR/2017.
        Quem sabe a Sula ou a Copa do Brasil…???

    • Tem que colocar Vinicius Junior ele destroi todo mundo por onde passa… Berrío é pra correria.

      • Concordo sobre o Berrio…
        Mas até agora no Profissional só “destruiu” jogando pelo Sub-17.

      • Kkkk moleque, não tem porte pra profissional ainda, ontem Fla só não ganhou por erros da arbitragem

    • Essa do Geuvânio foi inexplicável

      • Infelizmente o retrato do desespero sobre pressão do Zé Ricardo.
        Exemplo…
        Chamaram pra dirigir uma Kombi ano passado e de repente se viu um ano depois com uma Scania Turbo de 8 eixos sem estar pronto pra isso.
        Até pediu pra sair…
        Mas a Diretoria pediu que ficasse ( EBM, RC e Fred Luz ).
        Entristecidas saudações.

  • já era pra ter aberto o olho depois do jogo do gremio ali tava vizivel que o time ta muinto previzivel todo mundo que joga contra o flamengo sabe o geito do mengão jogar nem precisa fazer treino fechado todo mundo sabe o geito que o time joga zé ruela previzivel

  • O Flamengo tá como o Brasil, sempre ouço falar que é o pais do futuro, o Flamengo é sempre o time que vai ganhar tudo ano que vem e esse ano nunca chega

  • Aguardando 2018….

  • Amigos,vão aí algumas “considerações sobre a PELADA de ontem:
    1. Quem disse a R. Vaz que ele é cobrador de faltas? Uma falta na mesma posição em que Guerrero marcou contra o SP e ele se antecipa ao cara pra jogar a bola na lua. O treinador, com todo respeito, tem que ser muito merda pra permitir uma desgraça dessas.
    2. Diego e Everton Ribeiro estão sem pernas. É preciso ficar de olho em nosso departamento de fisiologia, médico e de preparação física. Algo está errado. Diego continua lutando muito, mas as pernas já não estão como antes. Um descanso talvez fosse interessante contra o Coritiba.
    3.Eu até já defendi, mas o que está precisando acontecer pra Marcio Araújo sair do time. será que o treinador não enxerga que esse rapaz não contribui em nada quando o time tema a bola?
    3. Cuellar caiu de rendimento, infelizmente. Ontem era jogo pra ele entrar. Tem penetração na área e é bom no jogo aéreo.
    4. A defesa está muito exposta. Os zagueiros estão ficando sempre no um contra um.
    5. Tiago fez duas ou três grandes defesas ontem, mas já algum tempo ele demora pra sair do gol em bolas profundidades. Há vários jogos ele exita tanto que irrita os zagueiros, que acabam dando chutão para o lado.
    6. Nosso grande problema é não ter disponível no mercado um treinador para substituir nossa grande dor de cabeça no momento, infelizmente.

    • O que temos que fazer é manter a calma e ver o que vai acontecer, tá todo mundo numa fase ruim pelo que a gente esperava, nem só o Fla, veja o Atletico MG, e o próprio Palmeiras, o outro lá ja tá demonstrando que vai voltar para o lugar onde merece, o Gremio tem que acumular ponto pois vai perder quando for jogar a liberta.

  • Gostaria de ver o Marcelo Oliveira

  • E lá se vai mais um campeonato…

  • Ninguém aguenta mais! O cara estar conseguindo fazer o time todo jogar mal.
    Rever não é mais o mesmo, Wiliam Arão caiu de desempenho com ele o colocando como ponta direito, Diego caindo, Everton Ribeiro sem ninguém pra tabelar, Trauco não faz mais nada.
    Isso é o resultado de um coletivo ineficiente, não adianta criticar os nomes individuais quando o coletivo está desse jeito.

    • Concordo em tudo.

    • Concordo plenamente. O coletivo faz o individual aparecer. Claro que muitas vezes o individual resolve, porém não será sempre. É o que vemos agora, o individual sumindo e o coletivo inexistente.

      • Pois é, ainda tem gente criticando Diego, Everton Ribeiro… É MT cegueira.

    • Reflexo da inoperância do treinador…falta comando dentro e fora. Cadê o vice de futebol? BM? Um cara condescendente, que é incapaz de cobrar o Zé? Mozer? Ai fica claro o porque os jogadores entram nessa “hibernação” e ficam acomodados. O Zé não muda nada e vive de lampejos dos jogadores como: Diego, Everton R, Guerrero…e quando o trio não funciona…ferra. E o pior, quando a torcida reclama ainda está errada. Parei.

      • Eu não estou achando os caras acomodados, muito pelo contrário, noto eles se esforçando, Guerrero mesmo saiu todo marcado.
        Zé Ricardo está me tirando todas as energias, é uma marionete na mão desses dirigentes, esses sim são os principais culpado por isso que vem acontecendo.

Comentários não são permitidos.