fbpx

De volta às origens: Entenda por que o Fla lançará uniforme azul e dourado

As mudanças repentinas nas redes sociais do Flamengo levou os torcedores a crer num novo uniforme azul e dourado, assim como aconteceu em 2010. Mas você sabe o motivo para usarem estas cores que tem pouca identificação com o rubro-negro?

O azul e o amarelo (ouro) estiveram presentes na história inicial do Mengão. As cores adotadas remetiam ao azul do mar, do remo, onde originalmente nasceu o Mengão e o dourado.

O uniforme nunca foi utilizado pelo futebol do clube, já que, um ano depois, o vermelho e preto foi adotado como cores oficiais. O autor da escolha foi o então secretário do Flamengo, Nestor de Barros, que justificou que o azul e o amarelo desbotavam rápido demais.

Outro motivo para trocarem as cores iniciais, é que não havia o tipo de tecido e as cores do uniforme disponíveis no Brasil e havia a necessidade de exportação da Inglaterra para o Brasil. Outro clube carioca que passou por isso, ainda no início, foi o Fluminense, que na época vestia cinza.

O Flamengo usou o azul e dourado pela primeira vez em 2010, numa ação de marketing da Olympikus. A torcida não comprou a ideia e apelidou o time daquele ano de Tabajara, fazendo alusão ao time do programa Casseta e Planeta, que fazia sucesso.

A Adidas, para não cometer o mesmo erro da Olympikus, deixou que a torcida criasse o novo uniforme. Em seu site oficial, a marca alemã lançou para o Flamengo a plataforma Adidas Creator Studio, onde a torcida faz o uniforme e também vota nos melhores.

 

O rubro-negro carioca é o primeiro clube não-europeu a participar da plataforma. O uniforme escolhido ainda segue em dúvidas, mas uma coisa é certa: A estreia dele será neste sábado (22), contra o Coritiba na Ilha do Urubu.

Veja mais:

Zé Ricardo se refere da jogo contra o Palmeiras como ‘final de Copa do Mundo’
Kleber Leite elogia contratação de Diego Alves, mas diz que Fla deveria ter ido atrás de Cássio antes
Fla estreará novo uniforme contra o Coxa; as cores devem ser azul e amarelo

82 Comentários

    • tem alguma coisa que impeça os goleiros de usarem essa camisa quando o time estiver usando as outras?

  • Esse da Olympikus nem era tão feio. Horrível era o de 95 que era predominantemente azul, com listras vermelha preta e amarela. Esse sim era péssimo.

  • Essa camisa amarela e zul, de 2010, talvez tenha sido a camisa mais ridícula, esteticamente falando, da história do Flamengo. Horrível, Horrorosa…

  • Uma merda. Poderiam fazer uma camisa diferente, mas com as cores do Flamengo não essa invenção doida nada haver.

  • Rapaziada, a noticia é positiva, só o Top 5 da Adiddas tem direito a uma ação de marketing dessa, com a torcida participando. Vamos apoiar, são iniciativas como essa que fazem o Fla cada vez maior. Ate Barcelona e Real Madrid tem um terceiro uniforme exclusivo a cada ano, muitos chamativos, mas a funcao do terceiro uniforme é essa mesma. Isso é sinal de grandeza do Fla.

    • King,

      Essa parte que você citou é legal.

      Mas e a tal ajuda na internacionalização da marca? Como será que a Adidas vê esse item do Contrato?

      SRN

      • Boa pergunta Andre, tem informação na web ai, pelo que entendi só o Top 5 tem essa iniciativa, Flamengo, Real Madrid, Chelsea, Milan, MU… Todas terão as cores amarela e azul no terceiro uniforme. O Palmeirinha, por exemplo, fica de fora. Acho que o proximo passo é internacionalização.

  • Adidas, refaça os modelos de 87 ou 92 (titular e reserva) e faça deles os nossos únicos. Talvez uma versão delas toda em preto com texturas diferentes onde ficam as faixas. O clássico e o preto não tem erro! Passar bem.

  • Apesar de parecer com a da seleção até que não é feia. Mas se o Fla continuar empatando e perdendo pros grandes vão chamar o nosso time de amarelão, isso vão. KKKKKKK

  • Vão dizer que somos do time dos juízes pqp adidas não Ta nem ai para times brasileiros Ta desrespeitando Flamengo com essas feiuras.

  • Meu sonho seria refazerem o manto rubro-negro de 1981, 82 e 83….exatamente igual, apenas com a diferença de se usar o material de hoje, pois não se usa mais algodão.

  • Acho que o uniforme mostrado acima está bom, mas se contasse com várias listras bem fininhas em algum formato ficaria melhor. Mais azul seria bom. Gostei bastante da ideia, bem melhor que aquele uniforme de 2010 com listras iguais as da rubro-negra. Imagina essas listras de hj em azul e amarelo, q horrível seria

  • O Flamengo podia se modernizar até nisso também. Na Europa é muito comum os times jogarem as partidas de fora da Liga dos Campeões com uniformes alternativos. É bonito, é moderno e permite um número ilimitado de designs e cores.

    No Brasil, vale a superstição, a “tradição”, o medo pra ninguém ousar nos terceiros uniformes.

    O Flamengo ainda pode aproveitar que começou com azul e dourado pra incorporar essas cores na sua “tradição”.

  • Não compraria mas como terceiro uniforme, ficou melhor do que esses times que colocam as cores de caneta marca texto.

  • Quando contratarem o técnico titular eu e minha família comprará com certeza, até lá não gasto mais um real com o Flamengo!

  • Sou conservador com relação ao uniforme, confesso. Não gosto dessa coisa do terceiro uniforme com cores totalmente fora do tradicional. Muda o design mas mantem as cores. Uma das primeiras coisas que fazem uma criança se apaixonar por um time de futebol são as cores, o uniforme, é a identidade do clube.

  • Faz parte do marketing, o terceiro uniforme ser bem exclusivo. Real Madrid tinha amarelo ha pouco tempo, barcelona tambem, isso é normal. Se não gostou, compra o tradicional mesmo.

  • Há 4 anos os craques do time eram Moura, Juan e Angelim. Hoje quando vai fazer foto pra camisa nova vai Diego, Guerrero, Ribeiro…e agora Alves…que mudança de patamar.

    • Muita mudança, sim, BVZ.

      Os caras antigamente ganhavam três, quantro, cinco ou dez vezes menos que esses praiboi de hoje em dia, mas nos deram um Bizilerinho, uma CB e mais uma porrada de Carioquetas ainda por cima treinando em campo de terra batida.

      Que mudança de patamar! Né não, bicho?

  • Quando a porra da adidas vai colocar as listras douradas no fla acorda merda do sem mundial palmeiras tem pq nos nao ? Acorda adidas flamengo esta entre suas cinco camisas mais v

    • As 3 Listras douradas já foi reprovada uma vez em reunião do Conselho. Na época o uniforme ficaria muito parecido com o do lixo do Sport Recife.

  • Mas galera. O terceiro uniforme é pra ser bem diferente mesmo. Eu gostei. Ficou bonito demais. Nem comparar com aquele de 2010 que era horrível. Possivelmente vou comprar. SRN.

    • O que você gostou mais, além do super poderoso amarelo fluorescente, a camisa apertadinha no peitinho ou o calção atochado nas nádegas? hehehe

      Só brincadeira, paz no coração, brother!

  • Essa aí sem as papagaiadas na manga – como a da outra matéria – ficou linda.
    Espero que seja essa versão acima.

  • Voltando às origens?! A última coisa que esses praibois estão fazendo com o Flamengo, é regressá-lo às suas raízes.

    Como que um diretoria que exclui seu maior tesouro, o Bem-vestido humilde, pode estar “voltando às origens”?

    Esse novo uniforme… o que é isso? Que porrinha é essa?! O Manto Sagrado que não é, posso afirmar. Homenagem a LGBTezada??? Uniforme estilo “mamãe, chegay!” Coladinho com cor amarela fluorescente??

    Credo!

    Quem foi que gostou desse pano de chão chegay?? Isso não é o Manto. Manto coladinho na peitinho, bracinho e calção atochado no rego???

    Flamengo, um time dado as casquetagens. Quem diria que eu viveria para testemunhar essa ruptura das tradições e dos bons costumes no meu time do coração em nome do rabo das outras, as “vítimas de uma sociedade machista”.

    Nada mais importa quando, na verdade, estamos malas o suficiente para comprar jogador barão. Os mesmos que nos trouxeram a Libertas e o Bizilero em 2017.

    Neguin virou putinha de jogador, que deve ser a única coisa que interessa a torcida agora.

    De volta às origens… melhor piada pronta da última meia hora.

    ORIGEM:

    “Ponto no espaço ou no tempo que marca o início de algo, o momento ou o lugar em que algo passa a existir ou a acontecer; COMEÇO” (Aulete)

    Tinha roupinha casquete colada e shortinho atochado no brioco em 1895/6??? NÃO! Não há registros de casquetagens nos primeiros Mantos do Mengão.

    Então, eis aqui mais empulhação desmitificada.

  • Que aberração! Maluco tem mau gosto até não poder mais!

    Fala aê, de que vocês gostaram mais?
    1) da cor amarelo fluorescente “mamãe, chegay”
    2) do shortinho “modelo intra-anal” atochado na toba
    3) da camisa apertadinha nas tetinhas e bracinhos
    4) da cabeluda mentira que isso retoma as origens Rubro-negras

  • Criação de sites e aplicativos para celular