Derrota deixa uma pergunta no ar: como furar retrancas jogando em casa?

Compartilhe com os amigos

O Flamengo perdeu a invencibilidade jogando na Ilha do Urubu nesta quinta-feira, depois de ser derrotado pelo Grêmio, por 1 a 0, gol de Luan. O resultado fez com que o “Mais Querido” caísse para a quarta colocação, tendo a distância para o líder Corinthians aumentado de nove para doze pontos.

Apesar da derrota, lições precisam ser aprendidas em decorrência desse revés. Em dado momento do confronto, o técnico Zé Ricardo colocou seis jogadores de ataque em campo em uma tentativa desesperada de conseguir empatar. Foram eles: Diego, Éverton Ribeiro, Éverton Cardoso, Geuvânio, Leandro Damião e Felipe Vizeu.

Mesmo com este “arsenal” de atletas com características ofensivas, o placar não se alterou e a torcida rubro-negra viu a primeira derrota em seu novo estádio. O embate, no entanto, deixou uma pergunta no ar: o que o Flamengo fará para ganhar de times considerados “retranqueiros”?

Alguns torcedores culparam Thiago pela derrota em casa

Sabendo do potencial do clube na Ilha do Urubu, Renato Gaúcho armou o Grêmio de forma defensiva, apostando na velocidade do contra-ataque. E a estratégia deu certo. O único tento da partida foi marcado em uma rápida jogada, que para alguns torcedores contou com falha do goleiro Thiago.

Ao olhar os últimos jogos do Fla na sua casa, o tricolor foi o primeiro que de fato apostou em “fechar a casinha”, deixando para o time da Gávea toda a responsabilidade de propor o jogo.

“Temos que trabalhar melhor o ataque para superar os bloqueios. Estamos trabalhando o tempo todo, mas nem em todas as partidas conseguimos fazer o que a gente pensa. A equipe procurou fazer o que a gente tinha pensado. A gente tentou trabalhar a saída de bola desde os zagueiros, ter a aproximação entre Everton Ribeiro e Diego, mas o Grêmio foi muito forte defensivamente”, avaliou o técnico Zé Ricardo.

No campo de defesa, Flamengo saía pelo meio. Mas, no ataque, as jogadas eram concentradas nas laterais.
Foto: Reprodução / Footstats

O mapa de calor da equipe comprova a dificuldade de infiltrar entre as linhas gremistas. Como válvula de escape, os jogadores buscaram atacar pelos lados. Foram 35 cruzamentos na área adversária, sendo apenas sete corretos. Foi o segundo jogo no Campeonato Brasileiro que o Flamengo mais cruzou bolas na área. Só perde para a partida contra o Botafogo, quando “chuveirou” incríveis 42 bolas.

Apesar de não conseguir ter acertado tantos cruzamentos, o “Mais Querido” finalizou 17 vezes na direção da meta de Léo. E o arqueiro foi peça fundamental na vitória gremista, defendendo oito bolas.

O Flamengo volta a campo neste domingo (16), às 16h, contra o Cruzeiro, no Mineirão.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • E simples,ou mandamos esses jogos com times grandes retranqueiros pro maraca la teremos mas espaço,ou pelo amor de Deus treina esses cruzamentos,principalmente em bola parada.Joga a merda dessa bola no rumo do goleiro e mandar alguem antecipar.Ontem foi varios cruzamentos pessimos.

  • Só assistir aos jogos do Corinthians.

    O Flamengo montou um meio de campo habilidoso e criativo, mas o esquema do zé com pontas não favorece. Em vez de usar o talento dos caras do meio pra entrar tabelando na área, ele prefere montar um time pra fazer chuveirinhos. As defesas agradecem, é o lance mais previsível e treinado por eles. A surpresa de um drible ou uma bola enfiada pela criatividade do meia, pra isso não tem treino.

    O Zé Cuzudo tem um excelente material nas mãos mas não sabe aproveitar.

  • Havaí furou a defesa do grêmio chutando de fora da área, é assim que um time fura defesas fechadas e retrancadas, prefiro mil vezes um chute fora da área do que chuveirinho.

  • Contra times até o 10º lugar, temos 33% de aproveitamento…o que significa dizer que dos 6 jogos que faltam para terminar o turno, 5 jogos são contra times dessa zona, se a média se mantiver kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Tem que instruir a chutar com mais frequência. Temos o Trauco, Diego, Guerrero, Cuellar…jogadores que tem um bom chute de longa/média distância.
    Agora tá parecendo que o time foi programado rigorosamente a direcionar a bola para as beiradas e lançar na área.

    • Desde o ano passado, cara, só agora que vc percebeu isso? Não tem jogada ensaiada, nada… Pega um jogo na reta final, qd precisávamos vencer e estávamos ou empatando ou perdendo, as substituições eram as mesmas, sai alguém aos 35-40 p entrar um outro atacante e cruzar na área, ou então, botava o fernandinho aos 38 e via no que dava, dava sorte e o cara meteu uns gols malucos. Só!

  • Queria ver o pofexô com essa estrutura em suas mãos, com o tempo que esse cara tem, se não atropelaríamos geral. Eu duvido que o futebol entregue seria esse, duvido muito. Um ano, coisa quase impossível no futebol brasileiro, com dinheiro em caixa, com elenco farto, estrutura física, estádio. Perder é normal, afinal são três resultados possíveis, mas apresentar um futebol pobre, sem jogada, sem triangulações, nada, como se tivessem se reunido nas vésperas da partida. Até na minha pelada de perebas de terça nós fazemos triangulações e tabelas.

    • RElaxa que o profexo daq uns dias passa o flamengo com o sport. JA que com nossa sequencia de jogos, estamos fudidos.

      • Fala não!!!

  • Exaltaram o Zé pq conseguiu melhorar o time que era um “bando” com Muricy, mas tal como foi com o Andrade, quem levou aquela bagaça foram os jogadores, agora que necessita do dedo do treinador, com elenco farto de excelentes opções, vemos que não iremos a lugar nenhum se não for na base do talento individual. Não há jogadas trabalhadas, não há, pelo tanto de bola levantada na área que ele gosta, uma jogada trabalhada no primeiro pau escorando para alguém na segunda trave, não há tabelas, raríssimas infiltrações, se é que houve alguma nesse 1 ano e 1 mês de prof Pardal. Desde o ano passado ele faz a mesma coisa, se há necessidade do resultado, ele saca alguém aos 35 do 2º para meter mais um atacante de área para na base do abafa conseguir uma bola vadia e o cara guardar. O RMP e principalmente o MCP já cansaram de falar isso e nego acha que é corneta, que nada está bom. Excluindo o corinthians com a campanha medonha que vem fazendo, o flamengo continuaria atrás, atrás de dois times cujos treinadores têm menos de 9 meses em suas equipes, enquanto que o Zé com mais de 1 ano a frente, com CT nível europa, jogador, babá eletrônica, ônibus, estádio consegue entregar isso que vimos ontem.

  • Jogadores saindo p/ receber o passe na hora errada e passando da bola, chuveirinho o tempo todo sem ninguém aberto na lateral pra pegar um corte, jogadores baixos disputando no alto com volantes altos do Grêmio, ninguém chuta de fora da área, Vaz fazendo ligação direta, Damião cerca muito mas com a bola no pé rende pouco, jogadores confusos batendo cabeça no posicionamento, enfim… A CULPA É NOSSA, O TREINADOR É INQUESTIONÁVEL, “” APENAS PARA RICARDETES “”

  • Uma pena ter um time cheio de estrelas e não ter um tcnico a altura

  • Eu mudaria o esquema para 3-1-5-1 jogando em casa. Colocando everton e berrio como alas e o Rômulo como zagueiro central tipo líbero. Tanto o Everton qto o berrio ja mostraram q fazem bem essa marcação na lateral e fazem a linha de fundo com reposição rápida na hora de defender.
    —————————-thiago—————
    ———‘Rever ——–Rômulo——-Rodolfo(vaz)
    ——————————-cuellar————-
    berrio———–Diego———————-Everton
    —————————————Geovanio
    ————E.Ribeiro —————————————
    —————————–Guerrero————-

  • Uma hora esse dia ia chegar. Times bons e bem armados não perdem para o fla mesmo cheio de craques. Sabem porquê? Esses times treinam, e se fecham mesmo pois sabem que o Fla é só chuveirada na área e na pressão burra e desordenada. Não temos treinador, essa é a dura realidade.

  • É AMIGOS, LIBERTADORES E MUNDIAL SÓ EM 81 MESMO.. GRAÇAS A DEUS ,PELO MENOS EU ASSISTI UMA MERCOSUL, UM BRASILEIRO , DUAS COPAS DO BRASIL E 700 CARIOCAS ……. SRN !!

    • kkkkkkkkkkkkkkkkk é nós! tenho 3 brasileiros e 3 cb 1000 cariocas, e incontáveis eliminações em libertadores, vices de supercopa…o jeito é se contentar com aniversário de mundial e libertadores, pq dessa fonte parece q não sai mais nada.

      • quem viu , viu …quem não viu, não verá mais !! hahahaha

  • Opinião minha…. é interessante colocar a fonte do texto. Quer seja um site, quer seja alguém da coluna.

    SRN

  • Temos jogadores que conseguem dar passes mais complicados e encontrar jogadas, o problema é que não temos nenhuma jogada ensaiada, todo jogo é a mesma história, o time não tem jogadas de triangulação e é extremamente dependente da genialidade do Diego, quando o mesmo não vai muito bem como ontem o time não tem a capacidade de infiltrar na área adversária… SRN

  • Gostaria de comentar alguns pontos.
    1.Sim a bola era defensável,porém pode o Luan passar por 4 jogadores e chutar??Se fosse uma porrada no angulo,indefensável vocês estariam criticando o Tiago ou atentando-se a essa ÍNCRÍVEL pane no nosso sistema defensável onde o MA atrapalhou o Cuellar,o Trauco tabelou com o Luan e na hora de nossos 2 zagueiros..opa 2? 2 não,só tinha o Rever pois o Vaz estava fazendo não sei lá o que no meio campo.
    2.Tivemos cerca de 90 minutos para buscar pelo menos 1 gol e não tivemos NENHUMA chance de arremata dentro da área a exceção de cabeçadas.Fica a pergunta o Flamengo tem alguma tática,algumas jogadas ensaiadas,de tabela ou só ganhamos jogos na individualidade dos nossos jogadores?Apesar de muitas peças só estarem entrando agora no segundo semestre,não deveríamos jogar um futebol mais compacto e envolvente que esse?
    3.Precisando de passes verticais,um chute de meia distancia,criatividade para furar um bloqueio destes porque o CONCA que já está a mais de 1 mês recuperado não entrou?Porque não foi levado o garoto VJr que tem como sua marca o drible preterido por um jogador mediano q nunca ganhou nenhum título relevante mas foi contrato custando 500mil e que acabou de voltar da China ou seja,ainda teria em tese que se “adaptar” ao futebol brasileiro.

    Se alguém souber me responder alguma dessas perguntas ficarei muito grato.

    • Respondê-las é quase impossível Victor, porém gostaria de comentar especialmente a 1a. Como um jogador que tem uma única função em campo, não consegue executá-la no mínimo melhor que os outros? Só lembrar que naquele contra-ataque entregue pelo Diego também não foi ele que nos salvou.
      Ou seja, faz uma única função e ainda a faz MAL pra c…

    • Victor,

      Participando da resenha…

      1. Realmente a falha foi da defesa. O Thiago foi na bola mas como expectador do que como participante da jogada pois o Luan saiu na cara do gol, com a bola em boa posição para o arremate, corpo equilibrado e toda a liberdade para escolher o que fazer.

      2. O Flamengo peca por ter o MA em campo. Ele acaba com qualquer possibilidade de transição de jogada e força que Diego ou ER7 tenham que voltar à linha de zagueiros para a saída de bola. Tanto é que dos 30 minutos em diante do primeiro tempo o Flamengo adiantou totalmente o time e começou a criar oportunidades. Ao adiantar o time a bola não saia do ataque e então nem o Diego, nem o ER7 tinham que voltar para fazer a saída de bola, Isso em uma noite em que os dois não foram felizes nos passes.

      3. Chute de média distância nós temos o Cuellar – que obrigou o goleiro do Grêmio a difícil defesa -, Diego e à partir de agora o Geuvânio. Mas ontem com o time do Grêmio todo compacto atrás e no ferrolho acaba tendo muita gente na frente da bola. As vezes isso ajuda porque bate em um zagueiro e mata o goleiro. Ontem ela sempre passou pelos defensores e foi em sua maioria para o centro do gol.

      SRN

  • O Flamengo vai muito na velocidade e no individual de cada jogador.
    Taticamente é fraco, pega um time bem treinado e vai ser sempre assim.
    Aí te pergunto, o que faz o treinador nesse tempo de Flamengo?nada

  • Pra furar retranca tem que ter passe de qualidade e paciência pra aguardar o momento certo. Ontem vi dois momentos que Diego se irritou com passes “pedradas” ou “na fogueira”.

    OBS: DAMIÃO, SUA ÍNGUA! PARECE UM CONE! A BOLA BATE E VOLTA!!!

  • Nós torcedores analisamos no calor da emoção e só o Flamengo,o Grêmio não fez nada no jogo ,unica bola no gol entrou e foi uma bola defensável , ontem apesar de alguns jogadores ter sido abaixo da média,o goleiro fez a diferença, pro time que o Flamengo tem o goleiro tá muito abaixo do nível do time

  • Acho que o flamengo precisa ser mais eficiente em suas finalizações, como podemos observar o time criou diversas oportunidades, mas n souberam aproveita-lhas. como dito abaixo muito chute no meio do gol. Precisa caprichar mais nas finalizações e ser mais fatal ao aproveitar o erro dos adversários. Acho também que para furar defesas bem postadas o flamengo precisa de jogadores com criatividades como o garoto Vinícius Jr. e o geuvânio, que usam a criatividade para furar a barreira defensiva. Tb acredito que o garoto Vizeu seria um melhor substituto para Guerrero, que na minha opnião fez bastante falta ontem. Saudações Rubro Negras

  • #VemRueda
    #SaiRuela

  • O problema é que o Flamengo só joga bem em velocidade. Temos jogadores inteligentes e rápidos, os quais tocam a bola com velocidade e qualidade. Mas essa rapidez não é tão útil quando se bate de frente com defesas bem postadas, como a do Grêmio. Nao conseguimos furar. E é difícil quando as principais tentativas são cruzamentos aleatórios. Temos que aprender a jogar assim, até porque o Corinthians é nosso maior desafio e ele ainda está por vir.

    Pra aprender a jogar assim, basta treino tático. Bota o nosso time titular pra jogar com o reserva toda na retranca e repete esse tipo de cenário até que os caminhos pro gol se mostrem mais evidentes.

  • Ontem perdemos não pelo individual, mas pelo técnico. Se tivéssemos ganho o jogo seria pelo individual e não pelo técnico.

  • Eu já falei aki que dinheiro não trás títulos. Não adianta trazer Everton Ribeiro, Diego Alves, Cristiano Ronaldo e etc. O problema é essa nossa diretoria de banana que tá no flamengo. Essa diretoria era no começo do brasileiro já ter demitido o Zé peneira. Não era para renovar com Ma, Gabrilixo e etc. O corinthians tá em primeiro é pq quando a imprensa começou chamar eles de quarta força a diretoria cobrou e colocou o time para jogar. Quando outra diretoria de machos assumir o cargo e que entenda de flamengo eu começo a sonhar em títulos…outra coisa que tem que ressalta é aqueles torcedor da ilha, aquilo não é flamengo, só torcedor “PlayBoy” fazendo birrinha quando o time perdia a bola, até agora não entendi pq vaiaram o fernandinho. Estou mt puto com o time,diretoria e essa torcida Nutella. O que fica é só Saudades da “festa na favela”.

    • Sai daí político. Estamos falando de futebol.

    • Vaiaram o Fernandinho porque ele jogou aqui. Fariam a mesma coisa se o Léo Moura jogasse ontem.

  • Com 2 zagueiros altos e seguros, fica difícil fazer chuveirinho. Falta só treino, porque jogadores de qualidade pra tabelar tem.

  • Da pra furá com faca, flecha, prego, farpa. Kkk brincadeira.

  • dessas 17 finalizações do flamengo apenas a cabeçada do vaz foi perigoso e o goleiro fez a defesa dificil, e que historia é essa que os times que vinheram jogar na arena da ilha não vinheram retrancadados????chapecoense veio, ponte preta,são paulo veio tbm, a diferença é que o grêmio tem time bom é armado parecido com o corinthias,já esses times não são bons..então vamos ter trabalaho contra times bem armados na defesa, como exemplo corinthias,grêmio…

    • Que isso Douglas??? Chute do Everton no Travessão, chute perigoso de direita do ER7 no meio do Gol e em cima do goleiro e umas 2 ou 3 de dentro da área em cima do goleiro novamente…

    • Teve o chute o do Cuellar da entrada da área em boa trama do ataque que o goleiro fez boa defesa colocando para escanteio.

      Tinha muita gente na frente da linha da bola. O Renato colocou o velocista Éverton no lugar do Lucas Barrios e o cara jogo de lateral recuado.

      O Edílson que sempre se caracterizou pelas subidas ao ataque estava desesperado na defesa tomando muitas vezes 2 contra 1 com o Diego ou ER7 caindo por lá.

      Só que a troca de passes – principalmente o penúltimo passe (penúltimo porque não se conseguia entrar na defesa do Grêmio) – não foi das mais felizes ou eficientes ontem.

      Tem dia que se chuta de fora da área, a bala resvala na zaga ou montinho artilheiro e mata o goleiro. Ontem as bolas passaram pela zaga e foram em sua maioria para o centro do gol.

      SRN

  • Pra furar retranca é preciso o time ser bem treinado, que saiba inverter o jogo, fazer tabelas, triangulações, dribles etc. Não ficar no chuveirinho implantado pelo Zé Retardo.

  • Impossível colocar a culpa no Goleiro. O Luan, deu sorte no lance e ainda chutou forte, saiu errado e entrou no canto. ER7 errou praticamente tudo. Flamengo precisa chutar umas 20 bolas, errar uns 10 gols para uma bola entrar, diferentemente do Grêmio e Corinthians que chegam 3 a 4 vezes no gol e balançam a rede. Falta efetividade. Parece mentira, mas sempre quando acreditamos no Flamengo, este joga um balde de água fria na gente, PQP… Agora é tirar pontos fora dos grandes…SRN

  • Se fura retrancas com time bem treinado, que sabe variar as formas de jogar. Com trabalho bem feito do cara que fica no banco de reservas. Fora isso só com a sorte de meter um gol rápido numa daquelas chuveiradas a esmo.

    • Pois é Leandro. Isso torna-se cada vez mais evidente para quem acompanha o futebol e principalmente o Mengão.
      Mas, para não sermos chamados de antiflamenguistas, vamos deixar o cara trabalhar, afinal ele não teve tempo para treinar o time, o elenco já vem cansado da última temporada cheia de viagens…
      Enfim, temos que enaltecer a luta e entrega não é?

  • O Grêmio estava bem armado. O que vi meu caro Zé foi chuveirinho toda hora, ligação direta e uma falta de criatividade gritante. O que vem acontecendo é a superação individual, que não teve, pois os principais jogadores estavam mal. Ai pegou. Cadê o drible? Tabelas? Triangulações? Tem treinado isso mesmo? Duvido. São esses fundamentos é que furam as retrancas. E o meio continua ruim com a presença do pereba que não sabe fazer a primeira bola e se atrapalha e ao time também, sobrecarregando Cuellar e Diego. O pior é que ele vai continuar. O resto as imagens falam mais que palavras.

  • No lance do gol, concordo que a bola era defensável, mas no início da jogada do Luan respeitaram demais o atacante, e em vez de darem logo um bico na bola pra ela ir parar lá no aeroporto, deixaram ele carregar. O chute final, que Thiago esperava uma pancada, saiu mascado e ele, mal colocado, aceitou. Isso foi aos 25 do primeiro tempo. Tivemos mais 65 minutos pra furar aquela retranca do Renato e não conseguimos. Sem Guerrero, a marcação se concentrou em Diego e o Flamengo não andou. A única defesa difícil do goleiro do Grêmio foi a cabeçada de Vaz, o resto dos chutes era sempre em cima dele. Faltou calma, na hora de decidir.
    Já ganhamos um Brasileiro em cima do Grêmio, em pleno Estádio Olímpico. Perder um clássico é absolutamente normal, em casa ou fora. Ainda estamos na briga, apesar da nossa sequência dos próximos 6 jogos ser a pior dos times que estão na ponta. Nada está perdido, e o Corinthians ainda vai perder alguns pontos, nesse longo campeonato. A lição precisa ser aprendida logo, pra que possamos jogar melhor contra times que vem só pra se defenderem, mas que têm jogadores de qualidade e que decidem, como o Grêmio. E quem disse que não podemos ganhar no campo deles, no returno?
    Nada esta decidido. É continuar trabalhando, que os resultados aparecem. SRN

  • Bom isso nao e o fim do mundo equipe ta em formaçao vai render mtos frutos,temos q crucificar ninguem,nao q o treinador tenha culpa mas precisamos de um tecnico de ponta enfim mas dificilmente vamos ser campeao time nao e confiavel Corinthias ganhou gremio la nos nao ganhamos nem aqui,acho interessante esse titulo nervosismo,bando de jogadores velhos,rodados nos poupe ne colunista titulo deveria ser esse :Fla esbarra na sua incompetencia,ja era titulo,mas uma vez vamos ver corinthias campeao, q esses caras tem hein? com time comum foram campeoes do mundo,hoje com time mediocre sem investimento e reforços de peso tao arrebentando no Brasileiro,um dias desses foi campeao brasileiro,momento pra refletir,desculpe desabafo. Sinceridade Flamengo Perdeu uma grande Chance de ser campeao,tudo era a nosso favor melhor time,melhor momento,melhor administraçao,fazer o que ne! otimo dia a todos.

    • Equipe em formação quase em Agosto?

      • Lembrando que começou em maio de 2016….
        Somente 1 ano e 2 meses, quando a média nacional não chega a 6 meses, mas tá tudo maravilhosamente bem…

  • o que precisa é os jogadores jogarem bem, não adianta ter bons jogadores se não estiveram em bom dia, Diego jogou abaixo do que se espera, e Everton jogou muito mal.
    Senti falta de Guerrero hj, muitos reclamam mas ele é um cara que briga la na frente e tem técnica. tem dias que nada da certo, falta inspiração, Na minha opinião o foco tem que ser copa do brasil e sulamericana , brasileiro tem que jogar com seriedade claro, mas não acredito mais em titulo.

    • 75 pontos em disputa. É possível. Não vai ser fácil, mas é possível.

      • Também acredito ser possível ainda Anderson, pensando estatiscamente, porém tecnicamente tá difícil.
        Claro que não dá pra fazer terra arrasada, porém já está muito repetitivo conversas do tipo,”o que fazer pra furar retrancas?” etc, e “quais lições tirar de tal partida?” Convenhamos que são perguntas e respostas que já nos fazemos desde o ano passado, sendo que este é o trabalho mais longo da série A.

        • O time está todo remodelado. Vai pegar ritmo. A equipe deste segundo semestre é a melhor do Brasil, muito superior à do ano passado.

Comentários não são permitidos.