“O Flamengo é povão”, diz comentarista sobre o perfil da torcida do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Na última semana reacendeu-se o debate sobre o perfil do torcedor rubro-negro, graças a precificação dos ingressos da Ilha do Urubu. Hoje debateremos sobre quais são os perfis de torcedores do Flamengo.

O Resenha, que agora é todos os dias às 20 horas, ao vivo, debateu o tema “Qual o perfil do torcedor do Flamengo?”. O comentarista Rodrigo Ferreira, da TV Coluna do Flamengo, disse que a torcida do Flamengo é povão por sua origem popular.

– O perfil do torcedor do Flamengo é isso. A gente está acostumado com os primórdios daquele Maracanã, dos geraldinos, dos arquibaldos, o Flamengo é povão. O Flamengo ao lado do Corinthians são os que mais alimentam isso. A gente vive num país desigual, onde poucos tem muito e muitos tem pouco. Então é natural que a maior parte da torcida do Flamengo ser da classe média pra baixo. Esse é o perfil se a gente alimentar de que é a maioria e acho que o Flamengo não deve abandonar isso. O Flamengo podia reforçar e trazer essa essência do Flamengo. Flamengo é o Flamengo por conta desses torcedores.

Veja mais:

Veja o Resenha sobre o perfil do torcedor do Flamengo na íntegra e deixe a sua opinião:

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • No Itaquerão pobre também tem muitas dificuldades pra entrar.Tenho amigos sócios e o problema é o mesmo.A diferença é que em SP não tem meia entrada pra todos e poucas gratuidades(professor, militar,politico,idoso ET)No Rio é um absurdo, fui no cinema ia pagar inteira e a moça me cobrou meia,porque ela falou que todos apresentaram a carteira de estudante(ela sabe que a maioria é falsa)Enfim aqui em SP é inteira e acabou.Meia só pra estudante em idade compatível.

  • A tendencia é que só torcedores que possam pagar ingressos relativamente caros possam ir aos estádios no futuro. Se somos 40 milhões de torcedores do Flamengo, é mais do que claro que a grande maioria destes torcedores, espalhados pelo Brasil, nunca viram e nunca verão um jogo do Mengão em um estádio.
    Mas o time tem que ter um programa de sócio torcedor que contemple a manutenção dessa massa com outros benefícios. É essa massa que dá audiência na TV, que compra camisas e outros produtos com a marca do clube. É assim que Real Madrid, Barcelona, Manchester e outros arrecadam muito dinheiro e se mantém fortes e conquistam muitos títulos, angariando assim, novos torcedores.

  • Então volta em cena, o ST ultra-econômico de R$ 9,90… &;-D

  • “Entrega o teu caminho ao Senhor, Confia Nele e o mais Ele fará.” Salmos 37:5

  • 0,25 % da torcida são sócios torcedores. Ou seja um número insignificante, mas para a diretoria esses quem conta…$$$

    • Não são só esses que contam, mas quer dizer que quem ajuda o clube de forma mais incisiva não deveria tbm ter mais privilégios? Talvez se todos ajudassem o clube sendo sócio torcedor já teríamos um estádio enorme, inclusive barateando o preço dos ingressos. Outra coisa, se não tenho dinheiro p ir ao estádio mas tem torcedor que tem e paga bem por isso, fazendo nosso clube ter sempre um bom lucro p ter um grande time, estou satisfeito, qro ver meu mengão campeão, se for sentado na arquibancada é bom, mas se for na cadeira de um boteco tbm é bom. SRN

      • Perfeito!!!! Não mudo uma vírgula no que você disse!

      • Todo mundo quer ter direitos.Na hora que pesa o bolso,o cara compra um celular caro,mas não compra camisa oficia, paga sócio.Eu e muitos não nadam em dinheiro, mas fazemos sacrifício pelo Flamengo. Parece que está na moda reclamar de tudo no sofá via internet.Reclamam até de quem quer ajudar o clube.

        • O grande problema que vejo é que alguns que não são sócio e não tem condições de comprar os ingressos caros estão demonizando os sócios torcedores. Só que o cara que é sócio torcedor está ajudando o clube, que bom que temos torcedores com dinheiro p ajudar. No mas é torcer em casa e qdo tiver condições ir no estádio até o flamengo ter condições de ter um estádio com capacidade maior, podendo assim reduzir os preços dos ingressos.

    • Aprende com JereNegro, falou tudo!!! Quer ver jogo de graça e ter time para ser campeão não existe…
      Claro que o que conta é $$$ vai pagar os jogadores como???

  • Petistas detect! Espírito de pobreza, ninguém merece!

    • Não se trata de PT. Não tenta politiizar isso não. O Flamengo já era gigante muito antes do PT existir. Se vc está satisfeito em pagar 150,00 por um ingresso, ou tem um descontinho de bosta por ser ST, parabéns pra vc. Falo por mim, tenho ojeriza do PT, não sou miserável nem tenho espírito de pobreza, e não estou satisfeito com essa elitização do clube. Fui fundador da Torcida Jovem em 1969 (agora a minha amada Jovem, infelizmente, virou facção criminosa) e vejo o povão há muito tempo apoiando o Flamengo. Nada a ver com política partidária, ideologia ou coisa que o valha. E pra sua informação, Eduardo Matarazzo Suplicy, de uma das famílias mais ricas e influentes de SP, sempre foi do PT.
      Pega leve, mermão. Não generaliza. SRN

      • Só acho que a diretoria não tem culpa, do salário min ser uma miséria, das leis trabalhistas serem uma merda, do “custo Brasil” ser absurdo, que o empresário só se fode, ainda mais com essas leis de meia entrada é gratuidades etc… O Flamengo não tem culpa que o país é uma merda… Ele precisa montar um time forte tem que pagar em dia, não tem mais o maraca da geral, de 100 mil pessoas, as coisas mudaram só cego que não vê!

        • Concordo que a culpa não é do Flamengo, mas ele tbm não pode virar vítima da situação do país. Se o Flamengo quiser continuar a ser o “time do povo”, não pode abrir mão do povão em troca de meia duzia de ST. A diretoria tem que ter essa sensibilidade, de saber que está no Brasil e não na Europa. Existem mil outras possibilidades de fazer dinheiro com a grandeza da marca FLAMENGO, sem precisar achacar o torcedor mais humilde. Só cego não vê.

      • Eu entendo ,até concordo em partes.O Flamengo ganhou muitos títulos, por causa da torcida, a maioria era muito pobre nos anos 80.Confesso que eu era adolescente e tinha medo, no começo. Depois acostumei ao Maracanã, balançando com 120 mil.O culpado é o custo,nada é de graça. A gente não pode ir na casa de alguém que a gente goste,pra dar sempre prejuízos a ela.Visitar a mãe, levar nada e assaltar a geladeira. Rs.,rs…Eu ao menos não fazia isso.Seria uma boa se pudesse fazer o torcedor pobre trabalhar como voluntário,na operação do estádio,e em troca 2 jogos,ganhasse ingressos.Mas conhecendo o povo,Flamengo, teria muita dor de cabeça e processos.Enfim o Maracanã antigo não existe mais,e o mundo mudou. Pra pior,mas mudou.
        Infelizmente eu sempre tive/tenho muito medo da Jovem, são bandidos e afastam as boas pessoas.
        SRN.

        • Eu deixei de ir ao Maracanã quando aderiram à pasteurização da FIFA, transformaram “Estádio” em “Arena”, com cadeirinha, ar condicionado, mas com uma latinha de cerveja a 30,00 e cachorro quente a 50,00. Tbm sou da época que a torcida do Flamengo, quando perdia, aplaudia o adversário. Era rivalidade, não inimizade e intolerância, que geram a violência.
          Quanto aos torcedores, nunca dão prejuízo ao clube. O que dá prejuízo é má gestão, roubalheira e soberba.
          Clube que tem o futebol como carro-chefe deve ser administrado meio a meio, coração e razão. A diretoria tem que entender que torcedor raciocina com o coração. A torcida comprou a ideia de organizar primeiro a bagunça e depois ir atrás dos títulos. A bagunça já não existe mais, agora é a fase de títulos, e o Flamengo não pode prescindir do seu torcedor mais fiel, o do povão. Acho um tiro no pé querer gerir o Flamengo, um clube popular brasileiro, como se fosse um PSG, Real Madrid ou Barcelona, sem ter a consciência de que Brasil não é Espanha, nem França ou Alemanha.

  • Agora é dos modinhas e dos selfiers!!
    Que povão pode pagar sócio torcedor e ainda 150 paus num ingresso???
    Tempo da geral já foi!!

    • MImiMImiMImi

  • Independente da Classe social…quem nasce Flamengo morre Flamengo e a identificação é pela humildade da torcida de se orgulhar do simples que vem do povo e pela raça amor e paixão que cada integrante da nação tem.

    • Assino embaixo.

    • Mandei errado.

  • Sempre falei isso, e agora vejo com tristeza o Flamengo se elitizando, se afastando de suas origens populares, e dando mais valor a cento e poucos mil sócios torcedores do que aos outros 39.9milhões de torcedores que não o são. A longo prazo, será certamente um belo tiro no pé. Que o bom senso prevaleça, e que os “executivos” da empresa Flamengo S.A. descubram finalmente que o Flamengo é um clube, o mais popular do mundo (ainda), que lida com emoções às vezes extremadas. Abrir a boca de surpresa quando o time vai mal e a torcida faz manifestação na porta de seus suntuosos gabinetes, não deveria ser uma novidade para os “executivos”. Para a torcida, o que importa é jogar bem e ganhar títulos. Os “executivos” devem aprender urgentemente essa verdade. Ter a Nação do lado deles é o que deve nortear todas as suas ações, e colocar ingressos a 150, 200 reais, é um erro.

    • #FlaElite

  • nessa minha vida aprendir que o fla e povão, mas o fla trabalha pra elite. quando e pra se glorificar que tem 40mi enche a boca mas trabalha pra ter somente 100 mil socios e faz de tudo pra entra so eles no estadio, o clube tem que trabalhar pro povão, camisa mais barata, ingresso assecivel, se vender pra todos os jogos garanto que vai vender todos antecipados, e não vai precisar elitizar o estadio, nada contra quem tem dinheiro mas o esporte principalmente os times de futebol e a unica alegria de muitos que não tem como ter outra opção e so tem o jogo na quarta ou domingo no qual se diverte.

    • infelizmente este pensamento romântico socialista é sobreposto pelo “capetalismo opreçor”.

      • não me diga!!

        • kkkkkkkkkkkkk

Comentários não são permitidos.