Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

O zagueiro rápido do Flamengo tem que ser fabricado

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicação: 27/07/2017
82 Comentários
Atualização: 27/07/2017
Compartilhar

Atualmente existe grande debate sobre a nossa defesa e muitos acenam com a nossa carência de um zagueiro rápido. Esta peça, fundamental para alguns, está e sempre esteve em falta no mercado e, se forçarmos com muita benevolência o nosso critério, há menos que cinco no Brasil. No Flamengo, no meu entendimento, não há nenhum.

Recentemente, um comentarista disse que um dos erros estratégicos do Flamengo foi não contratar um zagueiro rápido. A afirmativa me parece rasa. Uma coisa que temos que ter bem clara é que o problema de gols sofridos pelo Flamengo não passa pelo zagueiro rápido, seja lá o que você entender como tal. Os erros nos últimos gols que o time levou são de treinamento.

O nosso goleiro é jovem e passou 2016 todo no banco depois da conquista da Copinha. São 16 jogos no ano, 13 desde que assumiu a titularidade. Analisando friamente as jogadas dos gols, a minha impressão é que dava para Thiago ter se adiantado em todas e abafado os chutes. É interessante observar como Muralha tomava gols de cabeça defensáveis e Thiago toma esses gols de infiltração. Vem aí Diego Alves e para o Brasileiro e a Sulamericana nossos problemas serão resolvidos no quesito, mas cabe um puxão de orelha no treinamento, tanto dos goleiros, quanto da defesa. Há indefinição sobre quem deve interceptar a bola infiltrada.

O conceito de zagueiro rápido é complexo e abrange diversos atributos. Para a maioria dos entendidos do assunto, é um zagueiro capaz de se recuperar e reagir bem às investidas dos atacantes adversários, que corra pequenas ou médias distâncias de forma efetiva para disputar com os corredores dos outros times e que saiba minimamente o que fazer com a bola nos pés (Sim. Não adianta ter a bola e não saber o que fazer com ela).

Quem é assim no futebol atual? Marquinhos do PSG, Leonardo Bonucci da Juventus são alguns exemplos dos que mais se aproximam do conceito. Fato é que o artigo é tão escasso que Guardiola por mais de uma vez recuou volantes para fazerem o serviço com Mascherano, Alaba, Touré, Alonso, portanto não é um problema regional.

O Flamengo possui cinco nomes para as vagas. Réver e Rodolpho são os titulares, embora o novo contratado esteja no DM, Juan e Vaz são os reservas imediatos e o jovem Léo Duarte está no fim da fila. Todos pesados e lentos, apesar de possuírem alguma técnica. Não seria interessante, como já há a tendência mundial de procura dessas peças, até mesmo como uma possível peça de exportação, promover treinamentos na base para criar estes jovens valores no clube?

Vamos ser sinceros, o último zagueiro da base bem utilizado foi Samir, que foi para a Udinese ser lateral esquerdo, antes teve Welinton, execrado pela torcida. Já que não temos formado zagueiros para o time principal com tanta eficiência, por que não investir em treinamentos modernos que municiem nossa base com esse tipo de jogador? Uma vez, Muricy falou sobre Léo Duarte como um zagueiro rápido e que iria receber chances no time principal. Não foi possível devido à debandada dos zagueiros naquele momento e a saída abrupta do treinador, mas humildemente discordo do multicampeão.

Acredito que tanto Léo Duarte como Denner podem vir a ser este zagueiro rápido que falam por aí. Mas o treinamento de cada tipo de zagueiro não é o mesmo. Precisa promover a explosão para que o zagueiro possa se recuperar rapidamente no um contra um, precisa estimular a visão tática do jogo para que o zagueiro saiba para onde a bola vai a seguir e possa fazer, ele mesmo a cobertura, precisa criar o hábito deste jogador de saber dar um passe, mesmo quando sob pressão, para que um passe errado não nos acometa de contragolpe e perigo.

O outro, aquele Zagueirão, pode continuar trabalhando o cabeceio para cortar escanteios e lançamentos e fazer as faltas no início das jogadas, mas cada vez mais precisamos formar este jogador moderno, que possa auxiliar o time em todos os momentos e não apenas ficar dando chutão para frente.

E você? Acha que o infame zagueiro rápido é o que está fazendo falta ao Flamengo? Concorda que ele deve vir da base ou tem uma solução diferente?

Referência:

ROCHA, André. Zagueiro técnico e veloz: raridade que vale ouro no mercado. Disponível em: < https://andrerocha.blogosfera.uol.com.br/tag/zagueiro/> Acesso em 26/07/2017

Anderson Alves, O otimista.
Follow @alvesotimista

____________________________________________________

Veja também:

  • Rômulo como titular? Comentaristas debatem;
  • Zé Elias (ESPN): “Se você toma três gols da mesma forma, é porque algo não vem sendo treinado”;
  • Fla tem o 3° melhor aproveitamento como visitante no Brasileirão;
Assuntos:Flamengothiago
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Anderson Alves
Seguir
Colunista do Coluna do Flamengo
82 Comentários
  • Wagner Alves disse:
    26/07/2017 às 13:39

    Isso se o técnico e parte da torcida não queimarem eles.

    Flamengo tem a transição mais turbulenta da base pro profissional, a impaciência da nação por um grande título e a pressão da comissão por resultados fazem os garotos serem excessivamente blindados.

    Reply
    • Gleu Costa disse:
      26/07/2017 às 14:18

      concordo.

      Reply
    • Anderson disse:
      26/07/2017 às 15:48

      Mas isso precisa mudar. Se não for agora que temos uma boa safra e um excelente elenco, não sei quando será

      Reply
  • Fábio L. Souza disse:
    26/07/2017 às 13:54

    Zagueiro Rápido kkk Berrio e Cirino.

    Reply
  • Almir Albuquerque disse:
    26/07/2017 às 14:01

    Tudo isso porque o Rhodolfo se machucou, porque quando ele voltar acaba esse papo.

    Reply
    • Anderson disse:
      26/07/2017 às 15:47

      Fui buscar as estatísticas para argumentar e Rodolpho ainda não levou gol conosco. Mas não acho que o problema é a saída dele. Vamos torcer pelo retorno.

      Reply
  • Léo Faria disse:
    26/07/2017 às 14:11

    Esse Dener é ruim demais e no sub20 os outros zagueiros são tão ruins quanto.

    Reply
    • Francinei Castro disse:
      26/07/2017 às 14:51

      Ele faz gols, no sub 20 fez gols decisivos, porque ele seria ruim?

      Reply
      • Léo Faria disse:
        26/07/2017 às 15:52

        Fazer uns golzinhos não torna ele um bom zagueiro, talvez um bom atacante.
        Ele é lento,não tem tempo de bola e é péssimo no 1 contra 1.

  • Gleu Costa disse:
    26/07/2017 às 14:14

    Resposta curta. NÃO.

    Reply
  • Gleu Costa disse:
    26/07/2017 às 14:16

    Hoje não existe mais gol por culpa de zaga… Hoje se fala em sistema defensivo, time compacto onde 9, 10 jogadores são responsáveis por Defender e Atacar.

    Reply
    • Pedreiro do hawaii disse:
      26/07/2017 às 14:41

      Pois é Gleu Costa, na minha opinião o time joga muito espaçado, ZR não confia muito no sistema defensivo que montou, por isso faz uso de um “cão de guarda” a frente da zaga, para fazer essa função de “rapidez”. Apesar das falhas, o time não toma muitos gols, mas como consequência sobrecarrega o meio campo, principalmente quando o time precisa girar mais a bola, também durante as transições para o ataque e quando há a necessidade de infiltração dos volantes para furar a defesa adversária.

      Reply
      • Paulo Vinícius Siviero disse:
        26/07/2017 às 14:54

        Aí eu discordo! O gol feito pelo Cuéllar contra o Santos foi da ponta da grande área.
        Só que Cuéllar não é igual ao Arão, que volta e meia joga de centro-avante (Muricy que o diga!), mas pq somos um time que leva poucos gols? Não temos pontas. O que nós temos são alas ofensivos.
        Se analizar, o Trauco e o Éverton às vezes se esbarram na marcação do time adversário. Isso é certo? Talvez, mas como faz no contra-ataque? Manda um tijolo pro Guerrero se virar com 3 ou 4 jogadores até o time sair lá de trás.

        O Cuéllar pode até jogar de cão de guarda, mas não é algo só do Flamengo não. 90% dos times tem o seu “toró” no time.

        OBS: O Caramujo não foi citado pq ele não joga pelo Flamengo em campo. SRN

      • Pedreiro do hawaii disse:
        26/07/2017 às 15:13

        hahahahahahaha, eu não sei se você fez brincando ou achou que eu estava falando do Cuellar, mas, de fato, se for partir do principio que o Marcio Araujo não joga pelo Flamengo, tudo o que falei sobre o volante que restou, no caso o Cuellar, foi errado.

    • Anderson disse:
      26/07/2017 às 15:23

      Gleu, tudo beleza. Quando o time toma um gol a culpa é sempre de alguém. Se os 10 de linha fizerem bem suas funções e o 1 não fizer, é caixa. Se um na linha de defesa vacilar, é caixa. O time só toma gol quando alguém vacila. Nos casos dos últimos gols, o problema parece ser treinamento. Entra zagueiro e sai zagueiro, lateral, volante e os mesmos erros se repetem.
      Um monte de soluções para os gols podem ser apontadas aqui, mas parece que a jogada não foi treinada. O Thiago poderia encurtar, o Réver e o Juan poderiam ter interceptado com um carrinho, o Vaz poderia ter se aproximado do jogador e abafado, a linha de defesa poderia ter saído para deixar os atacantes em impedimento. São muitas soluções, mas uma delas tem que ser treinada. SRN

      Reply
    • alfredo disse:
      26/07/2017 às 15:25

      Tipo a desgraça do coritia

      Reply
    • Fernando Roncari disse:
      26/07/2017 às 20:07

      Não existe erros individuais ?

      Reply
  • Rodrigo Alves disse:
    26/07/2017 às 14:17

    Com rever com contrato ate o proximo ano, deveríamos logo lapidar o menino leo duarte

    Reply
  • Robinho Ribeiro disse:
    26/07/2017 às 14:19

    torcida muito impaciente!! queima todo mundo!!! Pra jogar no Flamengo já tem q ter muita personalidade, nao basta só saber jogar!! Sao vários exemplos de jogadores bons que o flamengo descartou e fez sucesso em outros times!! O preco da grandeza

    Reply
  • Felipe disse:
    26/07/2017 às 14:19

    O problema não está sendo a velocidade e sim o posicionamento, reparem nos gols que o Vaz sempre está olhando a bola ao invés do seu marcador, os gols do Sassá e do Henrique não foi pela velocidade e sim porque não teve acompanhamento. Juan e Réver sempre fazer a cobertura das barrudas que o Vaz comete durante os jogos, mas ele não consegue fazer o mesmo. Podem até falar que o Réver e o Juan falharam, mas eles estavam naquele momento fazendo cobertura do jogador que está marcando na lateral, pois se o jogador passar eles estarão ali e caso tenha um cruzamento curto também, logo a culpa desses gols foram do Vaz.

    Reply
    • Francinei Castro disse:
      26/07/2017 às 14:49

      Por o Vaz ser lento e não acompanhar o atacante tentando travar a bola.

      Reply
    • Francinei Castro disse:
      26/07/2017 às 14:49

      Os volantes e laterais deixa espaço no meio campo, eles tem que jogar mais compactado.

      Reply
  • heptafla disse:
    26/07/2017 às 15:12

    Léo Duarte não é um zagueiro lento não. E o Dener também não é lento. O problema da zaga do Flamengo é treinamento. Compactação.

    Reply
    • alfredo disse:
      26/07/2017 às 15:23

      Ou seja,parece uma defesa juvenil.

      Reply
  • Eduflamengo Mengão disse:
    26/07/2017 às 15:23

    será que o marcio araujo n daria um bom zagueiro….tem senso de cobertura, rouba bem as bolas é rapido e a saida de bola seria com os volantes….

    Reply
    • El3ment disse:
      26/07/2017 às 15:26

      Se ele já é afobado no meio, imagina de último homem?
      #seloko

      Reply
      • Eduflamengo Mengão disse:
        26/07/2017 às 15:28

        entre ele o vaz e ruan …..prefiro ele…..eu tentaria ao menos nos treinos….

      • El3ment disse:
        26/07/2017 às 15:29

        Eu colocaria o Leo e arriscaria a entrada do Vaz no lugar do Caramujo. Márcio Araújo iria recuar toda as bolas pro goleiro. Só de pensar o medo ja corrói.

      • Eduflamengo Mengão disse:
        26/07/2017 às 15:40

        jesus … critica o caramojo de zagueiro e coloca o vaz no meio?
        ai sim …ele vai pensai que é o zico e dar lansamento e cobrar falta toda hora kkkk

      • Francis Souza disse:
        26/07/2017 às 15:44

        O pior é que ele já faz isso… eu gostaria de entender o que se passa na cabeça do Vaz… será que ele acredita que o passe dele é tão bom assim ou ele faz isso porque ele é doido mesmo?? Sobre as faltas eu já desisti de entender de onde ele tirou a ideia de que sabe bater

      • Anderson disse:
        26/07/2017 às 15:49

        O problema é comando. Não é possível que o técnico não veja isso.

      • El3ment disse:
        26/07/2017 às 15:47

        Melhor que ser -1

      • Anderson disse:
        26/07/2017 às 15:40

        Eu não arriscaria não, mas confesso que já pensei.

    • Vinícius Quintanilha disse:
      26/07/2017 às 15:32

      Márcio tem 1,72 de altura e tem uma força física ridícula (numa disputa de bola com o Mina ele se ferrou). Ou seja, já perdeu no jogo aéreo.

      Reply
      • Eduflamengo Mengão disse:
        26/07/2017 às 15:43

        mas zagueiro alto e rapido onde tem….contrata o bolt então…kkk

    • Francis Souza disse:
      26/07/2017 às 15:38

      Se ele tivesse 18 anos era um caso a se pensar, encher ele de macarrão com frango pra ganhar uns 40 kg e ficar com corpo de gente… agora com 33 já era

      Reply
      • Eduflamengo Mengão disse:
        26/07/2017 às 15:42

        mas o cara corre o jogo inteiro…

      • Francis Souza disse:
        26/07/2017 às 15:45

        Ai o cara cruza a bola na area e sobe ele o Pratto pra cabecear… o que acontece?

      • Eduflamengo Mengão disse:
        26/07/2017 às 15:49

        se fosse assim o guerrero n perdia um gol de cabeça …e o rever e vaz eram artilheiros pois o flamengo ultimamente só cruza bola na area…

      • Francis Souza disse:
        26/07/2017 às 15:55

        Se você colocar o MA marcando qualquer um desses três na área eu duvido que de certo…. E o Flamengo não faz cruzamento, dá chutão pra área de qualquer jeito, assiste lá pra ver o nível dos levantamento de bolas do Flamengo

      • Eduflamengo Mengão disse:
        26/07/2017 às 15:52

        posicionamento e impulso tb contam n é só altura….
        mas é suguestão de treino quem sabe né?
        O SAMIR ERA ZAGUEIRO E HOJE É UM BOM LATERAL…QUE GERALMENTE SÃO BAIXINHOS…

      • Francis Souza disse:
        26/07/2017 às 15:57

        Claro que existem exceções… o Romario fazia gol contra gigante, mas se já viu alguma bola salva de cabeça pelo MA?

      • Eduflamengo Mengão disse:
        26/07/2017 às 15:46

        claro que pra mim o leo duarte seria melhor…mas esta fora no momento…e claro que isso seria yeste em varias jogos treino…..
        n estou sugerindo hoje contra o santos…

    • Anderson disse:
      26/07/2017 às 15:38

      Além do que o Vinícius pontuou tem a questão das entregadas de bola depois que as rouba. Quanto mais perto do gol, mais perigo. Se Rômulo não fosse tão lento, iria sugeri-lo

      Reply
    • VFSC disse:
      26/07/2017 às 15:57

      Com aquele tamanho todo? hahaha

      Reply
  • El3ment disse:
    26/07/2017 às 15:27

    O problema da defesa é Zelão! Muahahahaha

    Reply
    • Anderson disse:
      26/07/2017 às 15:30

      Pode ser.

      Reply
  • Vinícius Quintanilha disse:
    26/07/2017 às 15:30

    Esse negócio de zagueiro rápido é balela. Os zagueiros rápidos e técnicos estão na Europa, pois no BR ficam apenas os rebatedores.

    O mais importante para esses jogadores é a força física, imposição no jogo aéreo, tempo de bola e leitura de jogo para roubadas de bola. Vi um Galo ganhar a Libertadores com Réver e Leonardo Silva na zaga. Vi um Manchester United vencer uma Champions com Ferdinand e Vidic. Vimos uma Juventus, mesmo com zagueiros veteranos, parar o poderoso Barcelona.

    Reply
    • Anderson disse:
      26/07/2017 às 15:35

      Chiellini e Bonucci citado no texto da Juventus. Bonucci não é veterano e é um zagueiraço. Mas eu entendo o que quer dizer. Acho que aqui ou nós criamos esse zagueiro na base, ou compensamos com saída de um goleiro líbero, que é como a Alemanha do 7×1 jogava.
      Ah, e Leo Silva na época da libertadores do Galo estava muito no auge. Muito mesmo

      Reply
    • Adriano Furlaneto disse:
      26/07/2017 às 15:48

      Vinícius permita-me discordar em parte. Não é necessário ter jogadores de defesa (não só zagueiros) “velozes”, dependendo da circunstância. Um time que joga fechado por exemplo não precisa. Hoje a maioria dos times que estão a frente na classificação estão jogando muito fechados. O Flamengo tenta jogar muito ofensivamente e em função disso sofre muitos contra ataques. É claro que dá pra melhorar trabalhando posicionamento mas acho difícil solucionar de forma definitiva. A solução seria ter um ataque que fosse realmente eficiente a ponto de compensar os gols sofridos. Não posso comentar jogos de equipes europeias pois pouco assisto. Mas posso comentar sobre o Atlético mineiro de Rever e Leonardo Silva. Tinham um baita goleiro, volantes eficientes e até atacantes marcadores como o Luan, mas mesmo assim tomavam muitos gols, assim como nós estamos tomando. A diferença é que o ataque deles era mortal e faziam mais gols do que levavam. Enquanto não tivemos esse ataque jogadores de defesa rápidos podem sim fazer diferença. A volta do Rodolpho pode amenizar isso é também a entrada do Diego Alves que vai acabar fazendo a diferença em algumas situações e se passarmos a ganhar ninguém mais vai reclamar.

      Reply
  • Francis Souza disse:
    26/07/2017 às 15:34

    O problema da zaga é a ruindade do zagueiros…. não é necessário um zagueiro rápido pra zaga funcionar é necessário zagueiros que prestem
    Ou alguém acha que o Rhodolfo é mais rápido que o Vaz

    Reply
    • Anderson disse:
      26/07/2017 às 15:37

      Eu acho até que o Vaz é mais rápido que ele, mas é mais burro também. O problema do sistema defensivo é ousadia. Normalmente os zagueiros não são parte do sistema que trabalha em 30m. O que cria um buraco entre a zaga e o meio.

      Reply
      • Francis Souza disse:
        26/07/2017 às 15:39

        Isso que eu falei… o Vaz é o zagueiro mais rápido dos que o Zé usa, mais o mais rápido e o mais ruim, o Welliton era rápido também e o que resolvia???

      • Thiago disse:
        26/07/2017 às 17:28

        O problema do sistema defensivo do flamengo tem dois nomes. VAZ E MA. o Dia que esses dois sairem, teremos um sistema defensivo eficiente, pois os dois SEMPRE entrega gols contra times mais organizados e com mais tecnica.

    • cALIBAN disse:
      26/07/2017 às 15:55

      Saudades de um zagueiro tipo o Leandro que saía driblando tranquilo os atacantes.

      Reply
      • Fernando Roncari disse:
        26/07/2017 às 20:03

        Pois é parceiro … Infelizmente igual a ele não surgirá mais … Na minha opinião o Leandro foi o maior jogador de defesa que já pisou nesse planeta … SRN

  • Márcio Pimentel disse:
    26/07/2017 às 15:41

    É raro ter zagueiros rápidos no Brasil, porque o sistema de jogo brasileiro é diferente da Europa, onde utilizam 30 metros, e lá precisam de zagueiros rápidos, já aqui os zagueiros ficam muito perto da grande área, portanto não é questão de rapidez e sim de posicionamento, exemplos: Corinthians com o Balbuena e o Pedro Henrique; não tem nenhum rápido, muito pelo contrário, é muito lenta; Santos com David Braz e Lucas Veríssimo, mais uma dupla lenta, citei essas duas por serem as que tomaram menos gols neste Brasileirão, com 7 e 10 gols respectivamente. O que falar da zaga menos vazada do ano passado, que foi a do Atlético-PR com o Thiago Heleno e Paulo André, bota lento nisso, portanto não são zagueiros rápidos que necessitamos, e sim de um bom sistema defensivo, que tal segurar mais os laterais e mudar pelo menos um dos volantes, entrar o Arão ou o Romulo, para ter uma saída melhor de bola e deixar os homens habilidosos da frente resolverem, já que temos o Everton Ribeiro; Diego; Guerrero e o proprio Evferton que está em grande fase, e ainda pode ser utilizado o Vinicius Junior e o Geuvanio, portanto eles resolvem lá na frente, não é com Pará; Trauco; Marcio Araujo que irão resolver, portanto defendo a tese de segurar os laterais e um dos volantes, portanto sempre teríamos 5 defensores protegendo o nosso goleiro e ainda contaríamos com ajuda dos atacantes que sempre retornam para ajudar (Everton e ER). SRN

    Reply
    • Anderson disse:
      26/07/2017 às 15:54

      Então, é bem por aí. O futebol brasileiro tem poucos zagueiros rápidos. O Corinthians citado não sente falta porque se defende até com o Juiz. Não precisa de zagueiro rápido, porque jogam atrás a maior parte do tempo. Sobre prender os laterais seria um tiro no pé. Vamos sempre ter inferioridade numérica no ataque.

      Reply
      • Márcio Pimentel disse:
        25/08/2017 às 10:58

        Bom dia Anderson! Eu sei que este post tem 30 dias, mas venho reativá-lo para uma lembrança…creio que o que te falei na postagem, acontece justamente neste “NOVO FLAMENGO” do RUEDA, e por incrível que pareça, o que foi proposto por mim, não sou nenhum “gato mestre”, mas estava na cara, um time que não toma muito gol, segura os seus laterais (inclusive prontamente rebatida por você, dizendo que o ataque ficaria sempre em menor número) ou o seus volantes e libera os laterais (caso tenha excelentes jogadores como o Juan e Leo Moura de 2009)…vi alguns jogos do Atlético Nacional, e o time tinha zagueiros lentos e com idades semelhantes aos nossos, mas era muito bem protegido pelos laterais, e por um volante que sabe jogar muito que era o Mejia. Portanto o sugerido foi; segurar os laterais e trocar pelo menos um volante, para a entrada de Arão, já que ele estava com Márcio Araujo e Cuellar. Foi apenas uma lembrança e o que quero mesmo é ver nosso Mengão cada vez mais forte na disputa de todos os campeonatos. Abraços e SRN.

      • Anderson disse:
        25/08/2017 às 18:38

        Fala, Márcio. Beleza?
        Então, como Rueda ainda está chegando vou aguardar mais para ver a montagem das estratégias. Me parece que é bem por aí que você tem falado. Ainda assim, acho que o time deveria repensar a entrada de Trauco e Rodinei ou para. O peruano por exemplo tem muito bom entrosamento com Guerrero. Mas gostaria de ver o time que ele montará a partir do momento que não tiver mais preocupações em ganhar ou perder. TMJ

  • VFSC disse:
    26/07/2017 às 15:55

    Acho que é bobagem. Então os zagueiros “lentos”, não teriam mais mercado no país. O que ocorre no Flamengo é que o time avança demais a última linha, sem ter a cobertura do primeiro volante (M. Araújo). Já repararam como o MA caminha em campo? Ele é um cara sem inteligência tática, que fica correndo atrás dos atacantes adversários em vez de planejar ações defensivas. Acredito que o time poderia melhorar bastante (principalmente fora), se um dos laterais desse cobertura à zaga, que ao invés de 2, teríamos 3 homens na contenção. Lógico que isso deveria ser (bem) treinado, para que surtisse efeito. Acredito que Rômulo tb. possa dar mais qualidade nesse setor.

    Reply
    • Thiago disse:
      26/07/2017 às 17:26

      “Já repararam como o MA caminha em campo? ” eu ja venho falando isso a tempos, quando ele vê que é um cara bom, ele simplesmente larga a marcação deixa a bomba estourar la na zaga.

      “Ele é um cara sem inteligência tática, que fica correndo atrás dos atacantes adversários em vez de planejar ações defensivas.” —Isso é tatica pra enganar os trouxas que acham que ele corre muito. EM vez de antecipar ele tenta correr atras do atacante, assim da a sensação que ele tem “raça”. SO besta acredita nisso.

      Reply
  • Agnaldo mengão disse:
    26/07/2017 às 16:03

    Ou se

    Reply
  • Rodrigo Alves disse:
    26/07/2017 às 16:14

    Com rever com contrato ate o proximo ano, deveríamos

    Reply
  • Wesley leite disse:
    26/07/2017 às 16:16

    coloca o berrio na zaga.

    Reply
    • Luiz Carlos disse:
      26/07/2017 às 16:39

      O Berrio cairia bem nas casas de aposta no Jóckey

      Reply
  • Silvio Simões disse:
    26/07/2017 às 16:24

    Também acho que deveriam colocar o Berrio de zagueiro e Guerreiro de cabeça de area.

    Reply
    • Fla10mengo disse:
      26/07/2017 às 18:04

      Kkkkkkkkk. Muito boa. Mas pelo tanto de faltas que o guerrero faz, a gente estaria ainda mais fudid*

      Reply
    • Fernando Roncari disse:
      26/07/2017 às 20:01

      Kkkkkkkkkkkkkkk

      Reply
  • Vinicios Mendes disse:
    26/07/2017 às 16:29

    Pra posição de zagueiro o Duarte tem uma velocidade acima da média sim, deveria ter tido sequência ano passado pois esse ano o Rodolpho nem seria necessidade, cometeu erros normais mas fez jogos muito interessantes principalmente ao lado do Juan.

    Reply
  • Thiago disse:
    26/07/2017 às 17:23

    Sinceramente, eu acho que é medo de falar, pois nos últimos 4 jogos, os gols tomados foram de responsabilidade DIRETA e INDIRETAMENTE do VAZ.

    DIRETAS: Contra o grêmio e o segundo gol do palmeiras foram falhas diretas, já que no primeiro o Vaz foi tentar dividir uma bola no meio de campo e deixou um buraco no lado esquerdo da Zaga, onde o Luan aproveitou, já que o Volante que faz a cobertura era o MA que ao invés de atrapalhar o atacante, atrapalhou o Cuellar. No segundo, o Mina avançou sem nenhum problema já que o carrapato do MA nem pra trombar com o cara, tentar dar um carrinho fez, tocou de boas pro Roger guedes que entrou sozinho no lado esquerdo da zaga por que o VAZ saiu pra tentar cortar o passe e errou o bote.

    INDIRETAS: No primeiro gol do Palmeiras o Willian recebe a bola nas costas do Rever, e quem estava acompanhando o mesmo? VAz, que nao conseguiu chegar no cara. No gol do Coritiba novamente bola lançada e atacante entrando nas costas do zagueiro da direita, e quem estava acompanhando ??VAz. …

    Ou seja, de 4 jogos, em 3 o VAZ FALHOU.
    Já no JOGO contra o CRUZEIRO a culpa foi de quem ???? MA, que DIZEM que faz uma bela cobertura, mas no gol do sassa ele entrou sozinho pelo lado direito, e no segundo lance de perigo do CRUZEIRO, o sassa mesmo com a marcação do MA, deu um lindo corte no mesmo e fominha nao tocou pro SOBIS.

    OU SEJA, nosso sistema defensivo tem dois jogadores que fazem o mesmo nao ser eficiente, MA e VAZ que sempre entregam um gol nos jogos contra times que tem tecnica melhor, que sao mais organizados. COmo eu sei que os dois estaram em campo hoje, ja que o ZR NUNCA muda suas convicções, reparem nos gols que o santos ira fazer no flamengo. Ja estou prevendo que vamos tomar gols, eliminados eu acho que nao vai ser.

    Reply
    • Pedro Victor disse:
      26/07/2017 às 17:48

      Percebi isso também. Totalmente displicente um Zagueiro sem fundamentos basicos que eu não aguento mais ver sendo escalado.

      Reply
  • Marcos Giovanni disse:
    26/07/2017 às 17:54

    Desculpe. Dos últimos 4 gols tomados pelo Flamengo, Muralha defenderia pelo menos 3, pois ele sai muito bem nesse tipo de bola. Thiago ainda está muito verde, infelizmente. Graças a Deus vem aí o paredão da gávea Diego Alves. SRN.

    Reply
    • Marcio Makaay disse:
      26/07/2017 às 19:22

      Concordo

      Reply
  • DefendaSeuDinheiro disse:
    26/07/2017 às 18:52

    Perfeito, assim como tem que treinar melhor os goleiros, laterais,volantes,etc..

    Reply
  • André N Lessa disse:
    26/07/2017 às 19:19

    Anderson,

    Uma vez que tenhamos a forma de jogar definida, cabe a base formar jogadores que melhor se encaixem na filosofia de jogo do Flamengo.

    Com isso a cada safra teremos no mínimo jogadores acostumados com a forma de jogar do Flamengo. No meio disso tudo naturalmente vão aparecer os bons de bola, os de composição de elenco e os moedas de troca.

    SRN

    Reply
  • George Barbosa disse:
    26/07/2017 às 19:38

    Faz falta sim… Muitos clubes brasileiros promovem muitos zagueiros da base, e muitos vingam e acabam indo pra Europa. Temos no elenco, zagueiros bons, porém lentos, principalmente Rafael Vaz, que está visivelmente fora de forma, não consegue acompanhar atacantes rápidos se infiltrando..Nessa sequencia de gols ele sempre aparece na foto…Juan está visivelmente sentindo o peso da idade; Rever é um zagueiro bem regular mas tbm é pesado e não é mais jovem; Rodolpho parece ser um pouco mais rápido do que os outros, mas tem um periodo de adaptação… Resta aí Léo Duarte que é jovem rápido, não é brilhante mas é seguro, e outras jóias da base… mas precisa coragem do treinador, pra testá-los…

    Reply
  • Jacinto Silva disse:
    26/07/2017 às 19:45

    Leo Duarte é um zagueiro Rápido , pena que José Ricardo não dá chance para o garoto da base se firmar . Eu apostaria nele e em outro zagueiro experiente, lembra de Juan quando começou ? Ele jogava ao lado de Gamarra e faziam uma otima dupla, experiência e juventude

    Reply
    • Helbert Sousa disse:
      27/07/2017 às 07:45

      Zagueiro que marca a bola, leva gol. Zagueiro que marca atacante como Gamarra e Juan eram craques.

      Reply
  • Pedro Henrique Santos disse:
    26/07/2017 às 20:39

    parei de ler qnd li Welinton sendo uzado de exemplo. na minha opnião nunca vi ninguem pior que ele nem em futebol amador em time algum do mundo. pra mim foi o profissional mais bem pago da historia do futebol, pelo futebol q tinha.
    qnd ele saiu em definitivo do flamengo eu quase chorei de alegria.

    Reply
  • Helbert Sousa disse:
    27/07/2017 às 07:42

    Gamarra não era rápido e foi um dos melhores que já vi na vida. Zagueiro bom é aquele que marca o atacante e não a bola.

    Reply
  • julio Martins disse:
    27/07/2017 às 10:20

    Estamos falando e precisando de um zagueiro alto e rápido. Já temos o que precisamos.
    com um pouquinho de treinamento e adaptatividade o negão Berrio, dava que chiava!
    Queria vê, atacante no mundo, chegar primeiro que ele na bola!
    Só faltou ele sugerir isso!

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Joia de R$ 293 milhões, Cristian Araújo participa do 1º treino com os profissionais do Flamengo

8

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

15 29
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino aproveita passe de Royal e marca 1º gol do Flamengo contra o Benfica

6 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

100 46

Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

27 10
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

49 1

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

3
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  2. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  3. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

  4. Eduardo em EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

    Caso haja a oportunidade de trazer, por quê não? É um jogador que tanto pode jogar ao lado do Arrascaeta…

  5. Joãozinho Trepidação em Porto faz proposta ao Flamengo para contratar Daniel Sales, promessa da base

    Além de Johnny, D. Salles é outro garoto da base que merece toda atenção. Muito bom de bola.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo