Zé Ricardo fala sobre briga no clássico: ‘Acho que nossa sociedade vive crise de civilidade’

Compartilhe com os amigos

O elenco do Flamengo retornou ao trabalho na tarde desta segunda-feira (10), realizando atividades no Ninho do Urubu, contando inclusive com um jogo-treino ante ao Barra Mansa, vencido por 7×1 pelo Mengão. Após as programações esportivas realizadas, o técnico Zé Ricardo foi à sala de imprensa, para conceder entrevista coletiva.

Durante a sua participação, Zé falou sobre a confusão acontecida após o clássico no São Januário, onde o Fla saiu vencedor por 1×0 e vândalos, que se identificavam como torcedores do Vasco, protagonizaram uma verdadeira guerra com a PM.

”Lamentável. Fui um dos primeiros a sair, antes das primeiras bombas. Tentei retornar para ver o que estava acontecendo. Seguranças pediram para retornar. Acho que nossa sociedade vive crise de civilidade”, disse o treinador.

O técnico do Fla ainda acrescentou: ”Acho que é uma questão muito profunda. Eu que sou professo, trabalhei 20 anos na rede privada e público. É uma questão de educação e a consequência é muito ruim. Penso que o que aconteceu sábado tem muito a ver com isso. Com falta de investimento na educação. Não esperava naquela proporção. Apenas um jogo de futebol”.

O próximo compromisso do Flamengo será na quinta-feira (13), contra o Grêmio, na Ilha do Urubu, sendo este um clássico jogo de 6 pontos, já que a distância das equipes na tabela é de apenas 1 ponto, com o Mengão ficando a frente.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O problema é de incentivo negativo. Leia-se: pena; punição. E não apenas punição. Mas punição eficiente. Partindo do pressuposto que todo ser humano é racional — racional, nesse caso, não é sinônimo de inteligência e/ou cultura acumulada –, o torcedor saberá seus limites quando houver punição eficiente diante deles. Fora isso, esqueça.

  • Em 1950 o índice de analfabetismo no Brasil era insuportavelmente maior que o atual. O investimento na educação era infinitamente menor. Perdemos em casa a final contra o Uruguai e a torcida em sua totalidade apenas lamentou. Não houve invasão de campo nem atos de violência. Naquela época só se ensinava nas escolas matemática, português e assemelhados, nada de “cidadania”, respeito à natureza, às minorias ou lições congêneres. Será mesmo que o problema tem raiz na causa apontada por Zé?

    • Meu caro, os tempos são outros. O acmpet no comentário acima falou muito bem. Hoje os pais não educam como antes, falta respeito às instituições de ensino, os jovens não aprendem desde cedo a ter disciplina. Educação é a base, meu caro. Sem ela, esse quadro geral da nação não mudará.

    • Existe educação didática e educação civil, da sociedade. O cara pode ser analfabeto e bem educado na comunidade, são coisas distintas

      • Exato. Mas Zé reclama por mais investimento na educação.

  • Penso quê 30% falta de escolas e 70% é falta de educação e princípios em casa, de pais e mães quê colocam filhos no mundo pro governo educar,aí teremos bandidos, cafajestes o qual me falta adjetivos pra enumerar!! Conheço várias pessoas sem estudo e de um caráter e uma educação invejável!!

    • Certissimo !!

    • O Zé está certo. Você também está certo.

  • Nao concordo, se fosse problema de educacao nao tinha briga de torcida na Inglaterra, Italia, etc. Esse ano mesmo teve confusao em Turim quando a Juve perdeu a Champions…

    O problema e de fanatismo, parece ate religiao. E isso piorou muito desde que Eunuco voltou pro Vice. Estao tentando se esquivar da responsabilidade, a culpa é 100% do Vasco e sua situacao de guerra politica interna, e odio ao Flamengo, estamos matando eles de inveja! Kkkkkk

    • Briga tem em qualquer lugar da terra, meu caro. O que vimos ontem foi análogo à uma guerra. Concordo que o problema é o fanatismo, mas, se a pessoa não sabe onde começa e onde terminar seu amor por um time, muito disso é por falta de cultura e educação.

      • Concordo, mas o problema do Vasco esse ano é politico, ate o presidente admitiu. Agora botar culpa na educacao e apenas uma tentativa de isentar o clube e seu presidente de suas responsabilidades. Claro que nenhum profisssional do esporte faria uma acusacao dessas…

        • Meu caro, NADA justifica os fatos pós jogo de ontem. Seja política, seja futebol, seja dinheiro. “Agressão” é válida quando é por legítima defesa. Por futebol, por política, por time A ou B, é fútil. Eu acho que colocar a culpa no clube é tentar isentar a culpa da falta de educação. Se houvesse civilidade, colocaria as torcidas juntas e não haveria nada. Você já reparou que há jogos em que em determinado setor há pessoas de ambos os times e elas assistem, brincam e permanecem em paz? Agora você já reparou que a maioria dessas pessoas são VISIVELMENTE pessoas educadas? Eu já tive o prazer de assistir a um jogo no Maracanã, sentei-me ao lado de um Botafoguense e sua esposa, comemorei os gols do meu time, eles comemoram o gol do time deles, rimos, comversamos, outros torcedores fizeram a mesma coisa e por aí lá vai. Sintetizando, não importa o time, o clássico, o estádio, o presidente, a eleição, sem educação, sem preceitos éticos e morais, sem civilidade, sem disciplina, as cenas de ontem continuarão existindo nos estádios brasileiros.

          • Cara continuo corcordando em parte com vc, mas vc acha que ta faltando educacao na Inglaterra ou na Italia? Porque tem tanta briga de torcida na Europa? Sera que e falta de civilidade? Eu moro no USA ha quase 20 anos, ja viajei muito tambem, nao acho que e problema de educacao, porque se assim fosse todo jogo tinha briga.

            O principal culpado é Eurico Miranda, ele sabia que estavam tendo protestos, é ano de eleição por la e virou uma guerra interna. Esse ano ja teve varios protestos, segurancas do ube agrediram torcedores da oposicao, tava na cara que iria piorar a cada jogo. Porque ele marcou esse classico para o estadio que ja teve varios problemas esse ano?

  • Concordo plenamente!! Em uma sociedade educada com base na família, respeito ao próximo e principalmente com escolaridade, com certeza isso não acontece e se acontece não é com tamanha selvageria. Enquanto nossas escolas forem recantos de liberdade exacerbada, na qual os jovens não aprendem o que é respeito, disciplina, ética e moral, enquanto as penitenciárias continuarem a ser verdadeiras faculdades do crime onde não há a devida ressocialização visando à educação, enquanto a família continuar sendo molestada pela programação baseada em lascívia de tantas emissoras, esse quadro não vai mudar tão cedo, infelizmente.

  • PQP bandido não quer saber de educação não fio, se fez merda tem que punir mas infelizmente aqui no Brasil é tudo na bala.

    • Um dos maiores fatores da marginalização é a falta de educação, meu caro.

  • Parabéns professor, é isto aí mesmo!
    Aqui é Flamengo.
    SRN

  • Kkkkkkk eu tmb sou professô
    Quero saber as condições dos nossos zagueiros para quarta e não se ele é “professo”

    • Já tem várias matérias dizendo as condições dos Zagueiros. Basta procura las e fazer seus comentários lá, na página certa.

      • O meu comentario era sobre a falta do r do professor e o resto era so pra completar !
        E página errada foi aparecer fotos de Edmundo e Eurico na coluna do flamengo !

      • Então quer dizer q coletiva de imprensa não pode perguntar sobre os contundidos ?

Comentários não são permitidos.