O elenco do Flamengo retornou ao trabalho na tarde desta segunda-feira (10), realizando atividades no Ninho do Urubu, contando inclusive com um jogo-treino ante ao Barra Mansa, vencido por 7×1 pelo Mengão. Após as programações esportivas realizadas, o técnico Zé Ricardo foi à sala de imprensa, para conceder entrevista coletiva.
Durante a sua participação, Zé falou sobre a confusão acontecida após o clássico no São Januário, onde o Fla saiu vencedor por 1×0 e vândalos, que se identificavam como torcedores do Vasco, protagonizaram uma verdadeira guerra com a PM.
”Lamentável. Fui um dos primeiros a sair, antes das primeiras bombas. Tentei retornar para ver o que estava acontecendo. Seguranças pediram para retornar. Acho que nossa sociedade vive crise de civilidade”, disse o treinador.
O técnico do Fla ainda acrescentou: ”Acho que é uma questão muito profunda. Eu que sou professo, trabalhei 20 anos na rede privada e público. É uma questão de educação e a consequência é muito ruim. Penso que o que aconteceu sábado tem muito a ver com isso. Com falta de investimento na educação. Não esperava naquela proporção. Apenas um jogo de futebol”.
O próximo compromisso do Flamengo será na quinta-feira (13), contra o Grêmio, na Ilha do Urubu, sendo este um clássico jogo de 6 pontos, já que a distância das equipes na tabela é de apenas 1 ponto, com o Mengão ficando a frente.
Kkkkkkk eu tmb sou professô
Quero saber as condições dos nossos zagueiros para quarta e não se ele é “professo”
Já tem várias matérias dizendo as condições dos Zagueiros. Basta procura las e fazer seus comentários lá, na página certa.
O meu comentario era sobre a falta do r do professor e o resto era so pra completar !
E página errada foi aparecer fotos de Edmundo e Eurico na coluna do flamengo !
Então quer dizer q coletiva de imprensa não pode perguntar sobre os contundidos ?
Parabéns professor, é isto aí mesmo!
Aqui é Flamengo.
SRN
PQP bandido não quer saber de educação não fio, se fez merda tem que punir mas infelizmente aqui no Brasil é tudo na bala.
Um dos maiores fatores da marginalização é a falta de educação, meu caro.
Concordo plenamente!! Em uma sociedade educada com base na família, respeito ao próximo e principalmente com escolaridade, com certeza isso não acontece e se acontece não é com tamanha selvageria. Enquanto nossas escolas forem recantos de liberdade exacerbada, na qual os jovens não aprendem o que é respeito, disciplina, ética e moral, enquanto as penitenciárias continuarem a ser verdadeiras faculdades do crime onde não há a devida ressocialização visando à educação, enquanto a família continuar sendo molestada pela programação baseada em lascívia de tantas emissoras, esse quadro não vai mudar tão cedo, infelizmente.
Nao concordo, se fosse problema de educacao nao tinha briga de torcida na Inglaterra, Italia, etc. Esse ano mesmo teve confusao em Turim quando a Juve perdeu a Champions…
O problema e de fanatismo, parece ate religiao. E isso piorou muito desde que Eunuco voltou pro Vice. Estao tentando se esquivar da responsabilidade, a culpa é 100% do Vasco e sua situacao de guerra politica interna, e odio ao Flamengo, estamos matando eles de inveja! Kkkkkk
Briga tem em qualquer lugar da terra, meu caro. O que vimos ontem foi análogo à uma guerra. Concordo que o problema é o fanatismo, mas, se a pessoa não sabe onde começa e onde terminar seu amor por um time, muito disso é por falta de cultura e educação.
Concordo, mas o problema do Vasco esse ano é politico, ate o presidente admitiu. Agora botar culpa na educacao e apenas uma tentativa de isentar o clube e seu presidente de suas responsabilidades. Claro que nenhum profisssional do esporte faria uma acusacao dessas…
Meu caro, NADA justifica os fatos pós jogo de ontem. Seja política, seja futebol, seja dinheiro. “Agressão” é válida quando é por legítima defesa. Por futebol, por política, por time A ou B, é fútil. Eu acho que colocar a culpa no clube é tentar isentar a culpa da falta de educação. Se houvesse civilidade, colocaria as torcidas juntas e não haveria nada. Você já reparou que há jogos em que em determinado setor há pessoas de ambos os times e elas assistem, brincam e permanecem em paz? Agora você já reparou que a maioria dessas pessoas são VISIVELMENTE pessoas educadas? Eu já tive o prazer de assistir a um jogo no Maracanã, sentei-me ao lado de um Botafoguense e sua esposa, comemorei os gols do meu time, eles comemoram o gol do time deles, rimos, comversamos, outros torcedores fizeram a mesma coisa e por aí lá vai. Sintetizando, não importa o time, o clássico, o estádio, o presidente, a eleição, sem educação, sem preceitos éticos e morais, sem civilidade, sem disciplina, as cenas de ontem continuarão existindo nos estádios brasileiros.
Cara continuo corcordando em parte com vc, mas vc acha que ta faltando educacao na Inglaterra ou na Italia? Porque tem tanta briga de torcida na Europa? Sera que e falta de civilidade? Eu moro no USA ha quase 20 anos, ja viajei muito tambem, nao acho que e problema de educacao, porque se assim fosse todo jogo tinha briga.
O principal culpado é Eurico Miranda, ele sabia que estavam tendo protestos, é ano de eleição por la e virou uma guerra interna. Esse ano ja teve varios protestos, segurancas do ube agrediram torcedores da oposicao, tava na cara que iria piorar a cada jogo. Porque ele marcou esse classico para o estadio que ja teve varios problemas esse ano?
Penso quê 30% falta de escolas e 70% é falta de educação e princípios em casa, de pais e mães quê colocam filhos no mundo pro governo educar,aí teremos bandidos, cafajestes o qual me falta adjetivos pra enumerar!! Conheço várias pessoas sem estudo e de um caráter e uma educação invejável!!
Certissimo !!
O Zé está certo. Você também está certo.
Em 1950 o índice de analfabetismo no Brasil era insuportavelmente maior que o atual. O investimento na educação era infinitamente menor. Perdemos em casa a final contra o Uruguai e a torcida em sua totalidade apenas lamentou. Não houve invasão de campo nem atos de violência. Naquela época só se ensinava nas escolas matemática, português e assemelhados, nada de “cidadania”, respeito à natureza, às minorias ou lições congêneres. Será mesmo que o problema tem raiz na causa apontada por Zé?
Meu caro, os tempos são outros. O acmpet no comentário acima falou muito bem. Hoje os pais não educam como antes, falta respeito às instituições de ensino, os jovens não aprendem desde cedo a ter disciplina. Educação é a base, meu caro. Sem ela, esse quadro geral da nação não mudará.
Existe educação didática e educação civil, da sociedade. O cara pode ser analfabeto e bem educado na comunidade, são coisas distintas
Exato. Mas Zé reclama por mais investimento na educação.
O problema é de incentivo negativo. Leia-se: pena; punição. E não apenas punição. Mas punição eficiente. Partindo do pressuposto que todo ser humano é racional — racional, nesse caso, não é sinônimo de inteligência e/ou cultura acumulada –, o torcedor saberá seus limites quando houver punição eficiente diante deles. Fora isso, esqueça.